Autor Tópico: Senhoras e Senhores: descubram vendo as fotos o tamanho dos SENSORES !!!!!!!!!!!  (Lida 6420 vezes)

Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #30 Online: 06 de Setembro de 2014, 16:40:17
Tentando desconsiderar as diferenças entre as objetivas, procurando observar detalhes finos independente da nitidez e bastante confuso entre a 4 e a 5, a sequência que arrisco dizer, do menor sensor para o maior é: 3 < 2 < 1 < 5 < 4. Talvez o 4 e o 5 se invertam, mas vou deixar assim o palpite. :ok:

Minha análise é exatamente a mesma!  :ok:
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 07 de Setembro de 2014, 13:10:04
Mas a questão do erro no foco faz parte da pegadinha?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 07 de Setembro de 2014, 13:49:28
Eu considerei que as fotos foram feitas usando as mesmas configurações em todas as câmeras. dentro do possível, é claro.

Se não foi assim, o tópico não faz muito sentido.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


MarioM

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
  • “Fotografia: Amor, paixão e aventura."
Resposta #33 Online: 07 de Setembro de 2014, 13:55:22
Não é assim que faz uma comparação, editando.
Já vi algo similar, mas eram sensores diferentes, com mesma medida focal, iSO,etc.
Estas fotos foram manipuladas, as lentes diferentes. Acho que é uma brincadeira.
Não serve  como parametro.
Nikon D3 - 24-70mm F/2.8 -85mm -F/1.4
Nikon D800 - 70-200mm F/2.8 -85mm f/1.8
Fuji X-T1 - XF 60mm F/2.4 - XF55-200mm - XF 18-55mm - XF27mm F/2.8 - XF 14mm F/2.8 - Leica 2.8/24 Elmarit R
Fuji X-E2 &  Fuji X-E1- Pancake Nikon serie E 50mm F/1.8 - Leica 90mm F/2.8 Elmarit R


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 07 de Setembro de 2014, 17:31:04
Bom.... tentei, na medida do possível, manter as mesmas configurações com o que tinha em mãos... certamente não consegui manter uma equivalência exata, mas no máximo uma aproximação. Basicamente, fia pequenas alterações do BW e exposição no LR, apenas para manter uma homogeneidade maior...

Vamos conferir os equipamentos e suas configurações (e as fotos originais, sem make nem filtros....rss):

Foto no. 1:
- Câmera Sony RX100 (f/3.5 - 1/200s - iso 100 - DF 56mm)


Foto no. 2:
- Câmera Olympus EP5 + zuiko 25mm 1.8 (f/5.0 - 1/200s - iso 200 - DF 50mm)


Foto no. 3:
- Câmera Sony CyberShoot W710 (f/4.6 - a/125s - iso 100 - DF 10mm*? não sei exatamente o eq. no formato 35mm)


Foto no. 4:
- Câmera Fuji XM1 + 16-50mm 3.5-5.6 (f/5.0 - 1/200s - iso 200 - DF 51mm)


Foto no. 5:
- Câmera Canon 5D MarkII + 50mm 1.8 (f/4.5 - 1/350s - iso 200 - DF 50mm)


*     *     *
Sony A5100 + 16-50mm


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #35 Online: 07 de Setembro de 2014, 17:51:13
Eu gostei do teste! É claro que temos diversas falhas na metodologia do teste e tudo o mais, mas dá sim pra ter uma ideia. Até mesmo para aqueles iniciantes que acham que não vão perceber diferença de uma bridge para uma MFT ou APS-C, serve de referência!

E gostei também porque confirmou, mesmo que cegamente, meu fanatismo pela RX100, já que meu palpite foi que a foto feita por ela seria com sensor maior do que a feita pela m4/3. Voltando e analisando as fotos 1 e 2 novamente, apenas aumenta aquela certeza de que, em tamanho pequenos, a diferença é quase inexistente.

Por fim, porém não menos importante, os gatos espalhados pelas fotos fizeram toda a diferença! :D
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #36 Online: 07 de Setembro de 2014, 18:46:48


Por fim, porém não menos importante, os gatos espalhados pelas fotos fizeram toda a diferença! :D

É o que eu sempre digo, o equipamento é o de menos. Contanto que você tenha um gato.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 07 de Setembro de 2014, 18:48:41
Exceto pela questão da falta de foco na foto 5 eu achei o teste  bacana. Acho que se fosse refeita só está imagem teríamos uma comparação mais justa, pois realmente o ursinho está desfocado nesta imagem.

Mas este tipo de teste é sempre bem-vindo.


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 07 de Setembro de 2014, 19:15:17

É o que eu sempre digo, o equipamento é o de menos. Contanto que você tenha um gato.

...hehehe....


 :eek: :eek: :eek:
Sony A5100 + 16-50mm


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 07 de Setembro de 2014, 19:17:53
Exceto pela questão da falta de foco na foto 5 eu achei o teste  bacana. Acho que se fosse refeita só está imagem teríamos uma comparação mais justa, pois realmente o ursinho está desfocado nesta imagem.

Mas este tipo de teste é sempre bem-vindo.

Está certo... vou ver se refaço, com um pouco mais de rigor. Confesso que tudo foi feito meio às pressas, à minha filha, aos gatos... (..um deles inclusive quase derrubou a XM1, deu daqueles super pulos e passou raspando na câmera...)

Valeu!!
Sony A5100 + 16-50mm


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 07 de Setembro de 2014, 19:38:25
Bom, como disse anteriormente, isso não foi um teste rigoroso, apenas uma curiosidade minha, aproveitando que estava com as câmeras...

Minhas opiniões sobre essa experiência (que me fez repensar o fato que não me desfazer de uma delas, que já tinha anunciado, mas agora depois desse "teste" vou ficar, hehe...):

1. O sensor da "compacta" (foto 3) na verdade foi apenas para contrastar mesmo com as outras... não iria colocar ela, mas daí resolvi deixar; não tem o que falar, só serve mesmo para registro olha lá...

2. As diferenças entre os sensores M4/3 e de 1" são bem poucas, de modo que a RX100 está muito bem no páreo, com a vantagem se poder carregar no bolso da calça!! E olha que utilizei na EP-5 uma lente TOP, a zuiko 25mm f/1.8!! Claro, não estou dizendo que uma seja melhor que a outra... tem situações que a sony não vai conseguir os mesmos resultados da dupla ep5+25mm; mas apenas constatando que para uma câmera "compacta" com lente zoom embutida, essa Sony atingiu um patamar de excelência!!!

3. Uma coisa que me incomoda no sensor m4/3 é algo que não consigo explicar direito, mas que comparando com os sensores APS-C e FF, não tem a mesma "dimensão" (acho que esse é o termo que entendo poder exemplificar o que seria...?). Não sei, a sensação que tenho é que as imagens desses sensores parecem que sempre estão "cropadas"... não é exatamente isso, mas há uma "profundidade" nas FF, e mesmo nas APS-Cs, que não é o mesmo nas m4/3.... não é somente o DoF, mas algo relacionado também ao ângulo de visão...

4. Já a diferença entre APS-C e FF, de fato é perceptível a diferença especialmente em relação ao DoF... mas, esse sensor X-Trans da Fuji tem me impressionado muito!!! No meu caso, como estou em busca de uma câmera menor com um sensor maior, acho que a Fuji ganha muitos pontos nesse quesito. SE desconsiderar o desfoque da imagem 5 (FF), a meu ver a XM-1 está em pé de igualdade com a 5DMII !!! Eu estava pensando em vender a XM1, pois achei ela (primeira impressão) muito "leve", dando a sensação de fragilidade... mas agora, isso já não me incomoda... as imagens dela são iguais da minha ex-Xpro1, com o diferencial do novo processador (mesmo da EX2, X100s e XT1!!); não demora mais os quase 2 segundos para processar a gravação da foto no cartão.. é quase imediato!!

Bom, pessoal... agradeço a todos pela participação, pelos comentários e opiniões!! Se sobrar um tempinho, vou refazer em outras condições, tentar ser mais rigoroso, e posto aqui novamente para a gente verificar se de fato as opiniões continuam as mesmas, ok!!

Abraços!!!  :ok:
Sony A5100 + 16-50mm


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #41 Online: 07 de Setembro de 2014, 19:47:28
Achei o teste bem interessante.  :ok:

E a diferença de DOF entre a 4 e 5 responde até uma discussão que estava havendo em outro tópico sobre se o tamanho do sensor afeta a profundidade de campo. Pelas configurações praticamente iguais entre as duas câmeras, na prática afetou, pois o menor sensor teve maior DOF entre as duas (4 e 5).

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Raphael Valente

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
  • Transmita bons sentimentos!
Resposta #42 Online: 07 de Setembro de 2014, 20:01:05
Achei legal o teste e mais legal ainda a constatação do forista que os fez.
Nikon D7100 - 10-24, 18-105, 35 1.8G, 70-300VR e Tamron 17-50 2.8.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/raphavalente/


Marcos Capelini

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
    • Blog Fotorabiscos
Resposta #43 Online: 08 de Setembro de 2014, 21:12:15
Na mesma linha deste post do Fernando, quem quiser pode arriscar um palpite com as imagens do link abaixo:
http://blog.mingthein.com/2014/08/24/can-you-tell-the-difference/
Panasonic GM1, GX1 (infravermelho)
Lentes Panasonic 20mm f/1.7, 12-32mm,  SMC Takumar 50mm f/1.4, Michael Lens 35mm f/1.6 (C-mount)

Blog: FotoRabiscos
Flickr: infravermelho/convencional


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #44 Online: 08 de Setembro de 2014, 22:18:36
Bom, como disse anteriormente, isso não foi um teste rigoroso, apenas uma curiosidade minha, aproveitando que estava com as câmeras...

Minhas opiniões sobre essa experiência (que me fez repensar o fato que não me desfazer de uma delas, que já tinha anunciado, mas agora depois desse "teste" vou ficar, hehe...):

1. O sensor da "compacta" (foto 3) na verdade foi apenas para contrastar mesmo com as outras... não iria colocar ela, mas daí resolvi deixar; não tem o que falar, só serve mesmo para registro olha lá...

2. As diferenças entre os sensores M4/3 e de 1" são bem poucas, de modo que a RX100 está muito bem no páreo, com a vantagem se poder carregar no bolso da calça!! E olha que utilizei na EP-5 uma lente TOP, a zuiko 25mm f/1.8!! Claro, não estou dizendo que uma seja melhor que a outra... tem situações que a sony não vai conseguir os mesmos resultados da dupla ep5+25mm; mas apenas constatando que para uma câmera "compacta" com lente zoom embutida, essa Sony atingiu um patamar de excelência!!!

3. Uma coisa que me incomoda no sensor m4/3 é algo que não consigo explicar direito, mas que comparando com os sensores APS-C e FF, não tem a mesma "dimensão" (acho que esse é o termo que entendo poder exemplificar o que seria...?). Não sei, a sensação que tenho é que as imagens desses sensores parecem que sempre estão "cropadas"... não é exatamente isso, mas há uma "profundidade" nas FF, e mesmo nas APS-Cs, que não é o mesmo nas m4/3.... não é somente o DoF, mas algo relacionado também ao ângulo de visão...

4. Já a diferença entre APS-C e FF, de fato é perceptível a diferença especialmente em relação ao DoF... mas, esse sensor X-Trans da Fuji tem me impressionado muito!!! No meu caso, como estou em busca de uma câmera menor com um sensor maior, acho que a Fuji ganha muitos pontos nesse quesito. SE desconsiderar o desfoque da imagem 5 (FF), a meu ver a XM-1 está em pé de igualdade com a 5DMII !!! Eu estava pensando em vender a XM1, pois achei ela (primeira impressão) muito "leve", dando a sensação de fragilidade... mas agora, isso já não me incomoda... as imagens dela são iguais da minha ex-Xpro1, com o diferencial do novo processador (mesmo da EX2, X100s e XT1!!); não demora mais os quase 2 segundos para processar a gravação da foto no cartão.. é quase imediato!!

Bom, pessoal... agradeço a todos pela participação, pelos comentários e opiniões!! Se sobrar um tempinho, vou refazer em outras condições, tentar ser mais rigoroso, e posto aqui novamente para a gente verificar se de fato as opiniões continuam as mesmas, ok!!

Abraços!!!  :ok:
Realmente concordo em alguns pontos:
1. Eu também acho o sistema M4/3 por tudo que ele oferece em termos de recurso, lentes, AF, tamanho, etc... mas sempre achei que falta um "tchan" a mais quando olhava as minhas imagens feitas com esse sistema (e não é nem nitidez, falo de algo mais que é difícil de explicar)
2. O sensor da Fuji realmente encanta pela retenção de detalhes. Ainda acho que ele tem uma tendência no WB de dar uma "amarelada" nos tons de pele e o AF que ainda precisa dar mais um passinho na sua evolução
3. O sensor APS-C com a sua evolução consegue atender totalmente quem é hobbista e amador. Se queremos FF é porque podemos gastar mais por isso e também encontra-se nesse sistema uma diferença de imagem que só nós que entendemos um pouco de fotografia podemos reparar.

Gostaria que esse teste tivesse um método mais correto mas valeu a pena pelo compartilhamento de experiências.

E o Fernando continua em busca do santo graal (qual câmera ele vai ficar por mais de 1 ano?).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales