Autor Tópico: Senhoras e Senhores: descubram vendo as fotos o tamanho dos SENSORES !!!!!!!!!!!  (Lida 6416 vezes)

FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 09 de Setembro de 2014, 08:13:19
Muito bacana esse teste, sem muitos critérios rigorosos, tipo 'olha lá um ursinho passando no muro, já que estou com 5 câmeras diferentes, vou testá-las'. Não houve a preocupação em ser rigoroso, com ambiente controlado, etc. Bem legal isso pois se aproxima do dia a dia nosso.

Particularmente gosto mais dos testes assim, mais práticos, do que os que possuem muito rigor científico (não tirando o mérito desses).

Talvez se este teste fosse realizado com bastante rigor, buscando a melhor foto de cada sistema/sensor, teríamos diferenças mais gritantes... Ou não!! :ok:

Quando o Fernando cria esses testes sempre fico curioso em qual será o próximo. Qual será o próximo??
« Última modificação: 09 de Setembro de 2014, 08:15:37 por FMSalles »


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #46 Online: 09 de Setembro de 2014, 08:17:18
Muito bacana esse teste, sem muitos critérios rigorosos, tipo 'olha lá um ursinho passando no muro, já que estou com 5 câmeras diferentes, vou testá-las'. Não houve a preocupação em ser rigoroso, com ambiente controlado, etc. Bem legal isso pois se aproxima do dia a dia nosso.

Particularmente gosto mais dos testes assim, mais práticos, do que os que possuem muito rigor científico (não tirando o mérito desses).
Talvez se este teste fosse realizado com bastante rigor, buscando a melhor foto de cada sistema/sensor, teríamos diferenças mais gritantes... Ou não!! :ok:
Quando o Fernando cria esses testes sempre fico curioso em qual será o próximo. Qual será o próximo??

Concordo e acho que se fosse com rigor, as diferenças seriam maiores.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 09 de Setembro de 2014, 14:47:36
Também achei ótimo a iniciativa do Fernando. Sempre aprendo alguma coisa, mesmo que seja no nível da observaçao mais detalhada, ou seja, testes informais podem sim ser úteis, mass espera-se que nao sirvam de parametros restritos em escolhas. Isso porque a falta de critérios, digamos, mais rigorosos, podem induzir a comparaçoes injustas por vários motivos relacionados, por exemplo,  ao tratamento das imagens (próprios de cada camera), ambiente de luz (artificial e natural mutável) e aos equipamentos físicos (cameras/sensores e objetivas). O ideal é ter o maior conjunto  de igualdade equivalente possivel para o comparativo, tarefa seguramente bem complicada. Processamento igual (raw, mesmo software de conversão para jpg), configuraçao de camera semelhante (ruido off, warn off, etc..) lentes primes ou não, aperturas equivalentes (e nao nominais), luz artificial (e portanto constante e controlada) e por ai vai. É bem trabalhoso, mas seguramente oferece elementos fortes para uma avaliaçao mais racional e objetiva..
Assim, testes informais sao meras curiosidades, no meu entender, mas nao deixam de ser bem interessantes, principalmente quando as nossas favoritas se saem bem... Mas cada vez me convenço mais que nao será uma FF que me fará tirar grandes fotos;  o exemplo são  fotos maravilhosas que vejo por ai tiradas com cameras de sensores menores (mas nem tanto, rs..)
« Última modificação: 09 de Setembro de 2014, 14:52:56 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 09 de Setembro de 2014, 18:48:46
A rx100 me impressionou bastante!  :o
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 09 de Setembro de 2014, 19:33:12
Fernando

Parabéns pela iniciativa, não é todo dia que uma pessoa consegue reunir todos esses equipamentos e ter tempo e paciência para disponibilizar para todos.

Gostei bastante dos seus comentários.

O legal é que mesmo sem tanto rigor, é possível cada um se identificar com um tipo de equipamento. Eu em geral procuro resultados com características da foto 5.

Lentes Antigas + Sony E-Mount