Autor Tópico: Duvida sobre luz Contínua para softbox  (Lida 4095 vezes)

felipy2k

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 202
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Outubro de 2015, 16:31:48
Recentemente comprei um softbox octogonal de 80x80 com adaptador para speedlight. Porém ele é rebatido e não direto como a maioria que eu encontro por ai, até agora não sei se fiz bom negocio, se bem que posso rodar o flash para frente mais fica muito perto da camada branca.... tive pouco tempo para testar. Vi que ele aceira um adaptador de luz contínua de 2 soquetes de 150w cada lampada. To na dúvida se vale a pena essa soquete duplo ou 1 soquete único já daria conta.



Canon 6D* 24-105 IS USM*50 1.4 USM* 85 1.8 USM*Canon SL1 + 24 2.8 STM* Canon Speedlight 580 EX II


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2015, 17:53:27
Porém ele é rebatido e não direto como a maioria que eu encontro por ai, até agora não sei se fiz bom negocio...

Se vc usa ele com um speedlite fez um bom negócio

se bem que posso rodar o flash para frente mais fica muito perto da camada branca....

Estará usando ele de forma errada, rebatendo ele vc amplia a luz e tem um aproveitamento maior do acessório, fazendo isso de deixar ele pra frente e bem próximo ao difusor vai ser praticamente o flash direto com se não tivesse com um modificador...

Vi que ele aceira um adaptador de luz contínua de 2 soquetes de 150w cada lampada. To na dúvida se vale a pena essa soquete duplo ou 1 soquete único já daria conta.

Compra uma lâmpada e experimenta fotografar com ela, sem acessório algum, ja vai ter uma ideia se a potência é suficiente ou não pra ter que comprar outras, ou, ver que é melhor usar o flash  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


felipy2k

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 202
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2015, 10:44:04
obrigado pelas respostas amigo!
Canon 6D* 24-105 IS USM*50 1.4 USM* 85 1.8 USM*Canon SL1 + 24 2.8 STM* Canon Speedlight 580 EX II


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2015, 11:55:51
Eu tenho esse mesmo octobox e o suporte para luz continua para uma lâmpada apenas e já usei em algumas fotos que brinquei de estúdio e ficaram boas o que lhe recomendo para que voce tenha controle da intencidade de luz é usar um dimmer



Ou um mais barato desse tipo que voce pode adaptar


Veja como funciona: https://www.youtube.com/watch?v=iL4P3Vz1oIo
Fábio Pedro.


felipy2k

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 202
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2015, 12:00:45
cara muito legal esse primeiro ... eu iria colocar um dimmer mesmo! ... mais ainda estou na duvida se vale a pena comprar o dual!  150w ja é muita coisa;
Canon 6D* 24-105 IS USM*50 1.4 USM* 85 1.8 USM*Canon SL1 + 24 2.8 STM* Canon Speedlight 580 EX II


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2015, 12:11:49
O nome certo disso ai deveria ser sombrinha rebatedora com difusor.

Então óh, cada modificador tem uma função e utilização diferente, então toma cuidado com o tipo de lâmpada, se vc pretende colocar 2 lâmpadas do tipo incandescente, halogena, photoflood ou coisa parecida vai ter problema de aquecimento se for ficar aceso por muito tempo. Até mesmo uma lâmpada PL eletrônica de grande potencia pode aquecer bastante porque esse soft não tem ventilação, e o excesso de aquecimento vai deixando o tecido difusor amarelado.

Ja vi softbox que aguenta lâmpada de filamento potente, esses são fabricados com um tecido mais resistente que o tecido do soft comum, além de ter ventilação.

Mas.... atualmente tem as lâmpadas LED com IRC por volta de 80 e acima, que dependendo da aplicação da pra usar por longos períodos numa boa, essas lâmpadas aquecem pouco. Tem que pesquisar bastante pra encontra-las com boa "potencia" e temperatura por volta dos 5K. Já vi algumas da marca Osram e Philips. Não recomendo marcas comuns e baratas do mercado pq são bem ruinzinhas em IRC, tem problema de temperatura de cor e de frequência (Hz, em filmagens).

Abs
« Última modificação: 15 de Outubro de 2015, 12:14:44 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #6 Online: 15 de Outubro de 2015, 12:18:15
Veja a diferença de preço entre os dois modelos 1 lâmpada ou 2 lâmpadas, pois eu penso que seria legal comprar 2 suportes de uma lâmpada, assim voce tem opção de por luz continua atráz ou laterais ou por cima caso precise de mais de um ponto de luz continua.

Ou mesmo usar duas luzes continuas simultânes para suavizar as sombras uma da outra em caso de iluminação lateral...as aplicações podem ser variadas...

Tem coisas que o flash faz bem, mas outras só luz continua mesmo.

É aquela velha polêmica né...uns defendem e outros reprovam, mas o fotógrafo é quem decide o que usar e quando usar, então voce vai ter que descobrir se essa combinação vai ser realmente útil pra vc.

Veja a opnião desse cara: https://www.youtube.com/watch?v=gkllNppFCDM
Fábio Pedro.


felipy2k

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 202
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2015, 12:22:00
eu ja havia visto esses videos do Alan ... o custo do suporte duplo e o mesmo que o unico .... como nunca usei, so fico pensando se 300w em um unico softbox nao seria muita coisa. Outra coisa que eu percebi nesse octa da Greika e que para inclinar o flash ou lampada quase toca na parte metalica!
Canon 6D* 24-105 IS USM*50 1.4 USM* 85 1.8 USM*Canon SL1 + 24 2.8 STM* Canon Speedlight 580 EX II


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #8 Online: 15 de Outubro de 2015, 12:39:23
desde que devidamente isolado não há problema encostar, mas geralmente se usa lâmpada fria então calor não há ou é minimo se for led menos ainda...

Eu já notei isso e na base do meu octo eu adaptei uma régua de metal para ela correr para frente e para tráz com a finalidade de por uma sapata plastica de flash ou prender o suporte de lâmpada de forma que se eu tiver que inclinar um dos dois nada vai esbarrar.

Não tenho o desenho aqui ou a foto do que fiz, mas posso te passar depois se quiser, mas não é nada demais, seria qualquer coisa que possa ser preso ao suporte que dá mais distância útil a movimentação da cabeça de flash ou do suporte da lâmpada...só de olhar o suporte do octo voce consegue imaginar como fazer.
Fábio Pedro.