Autor Tópico: Sony DSC-HX300 x Canon Powershot SX50 HS x Nikon Coolpix P530 - qual escolher?  (Lida 9147 vezes)

Gabriela_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Galera,

To querendo comprar uma câmera semi profissional, tanto para começar a aprender mais sobre fotografia, quanto para utilizar em viagens e tudo mais. Vou ter a chance de pedir para que meus pais tragam pra mim dos EUA, que eles tão indo agora em outubro, e nas pesquisas, levando em consideração o custo x benefício, consegui chegar a três opções:

Sony DSC-HX300 - US$ 419.99
Canon Powershot SX50 HS - US$ 399.99
Nikon Coolpix P530 - R$ 349.99

O preço da Sony já é o máximo que eu posso pagar, mais do que isso já complica. A princípio, eu estava quase decidida pela Canon, mas levando em conta os fatores de que ela não faz fotos panorâmicas na própria câmera (precisa juntar em programa de computador), que ela é mais antiga das três e que o flash dela tem um alcance bem menor, comecei a pensar que talvez não valesse tanto a pena. E aí, o que vocês sugerem?

Até mais!


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2014, 15:06:04
Galera,

To querendo comprar uma câmera semi profissional, tanto para começar a aprender mais sobre fotografia, quanto para utilizar em viagens e tudo mais. Vou ter a chance de pedir para que meus pais tragam pra mim dos EUA, que eles tão indo agora em outubro, e nas pesquisas, levando em consideração o custo x benefício, consegui chegar a três opções:

Sony DSC-HX300 - US$ 419.99
Canon Powershot SX50 HS - US$ 399.99
Nikon Coolpix P530 - R$ 349.99

O preço da Sony já é o máximo que eu posso pagar, mais do que isso já complica. A princípio, eu estava quase decidida pela Canon, mas levando em conta os fatores de que ela não faz fotos panorâmicas na própria câmera (precisa juntar em programa de computador), que ela é mais antiga das três e que o flash dela tem um alcance bem menor, comecei a pensar que talvez não valesse tanto a pena. E aí, o que vocês sugerem?

Até mais!

Eita! Só faltava falar que a Canon também é pior por ter só 12 megapixels!  :shock:

Gabriela, vamos colocar os pingos nos I's. Ou, como diria o ilustre Jack... Vamos por partes!

Semi profissional é um termo utilizado pelo varejo para empurrar equipamentos que lembram as DSLR's (Aquelas grandalhonas de alta qualidade utilizadas em eventos por fotógrafos (esses sim) profissionais. Pois ganham pra isso! Neste caso, já que deseja aprender a respeito de fotografia, também é legal saber como tratar seu futuro equipamento.

Desta forma, o nome mais apropriado as câmeras citadas, é o que mais às diferencia das compactas pequenas (tidas como compactas de bolso) é SUPERZOOM ou, quando dotadas de controles manuais totais, câmeras BRIDGE.

Vamos a algumas comparações que você citou a respeito da Canon SX50HS (Posso lhe adiantar que é uma excelente bridge).

O fato da Canon SX50 ser mais 'antiga' (a minha ainda é um bebê de 2 anos  :D) nem de longe a desclassifica perante a qualquer outra superzoom presente no mercado que só fizeram lançar câmeras cada vez menos qualificadas. Vamos pensar um pouco? Além da Panasonic FZ1000 que ainda nem está nas lojas, qual outra superzoom  lançada depois da SX50 teve alguma melhora real na qualidade das fotos? Quer uma resposta? Nenhuma!

Qual outra tem o equilíbrio entre tamanho de sensor e quantidade de megapixels? A exceção da Fuji HS50EXR, que aumentou o sensor pra compensar os 16mp, nenhuma outra!
Neste ponto, a Canon acertou em manter 12 megapixels no pequeno sensor que habita a grande maioria das compactas. Pois uma das maiores dificuldades das concorrentes é justamente tentar melhorar as fotos com ISOs acima de 400 ou 800.

Pra ter uma ideia, a Sony HX300, em ISO 400 já se nota fragmentos 'estranhos' nas fotos, são os chamados Ruídos. Eles deterioram a imagem ao clarear os pixels para compensar a falta de iluminação ambiente. Nessas câmeras de sensores pequenos e megapixels absurdos (Nikon P520: 18mp, P530: 16mp, Sony HX300: 20mp  :eek:), ao aumentar o ISO para 800 acima, a qualidade fica bem prejudicada.

Dentro deste cenário, a concorrente atual da Canon SX50 é a Panasonic FZ200 ou a Fuji HS50EXR (Qualquer uma delas, se encontrar dentro do orçamento, pode comprar de olhos fechados).  :assobi:

Quanto a fazer panorâmicas na própria câmera, eu faço na Canon SX50 e já fiz em algumas outras, como a Sony HX100 e outras compactas de bolso. Posso lhe garantir que a panorâmica montada pelo próprio usuário ficam bem melhores, utilizando o Assistente de panorâmica da SX50 e depois em programa que a própria Canon disponibiliza com a máquina.

Desculpa o texto longo, só quis trazer algumas informações ao seu conhecimento de forma que não tomasse decisões precipitadas. Pois, em minha humilde opinião, não são câmeras baratinhas não!  :ok:
« Última modificação: 07 de Setembro de 2014, 15:09:10 por marotomt »
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2014, 16:37:35
Tópico fechado no primeiro post.  :D


Andersonn

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2014, 23:49:01
Bom a DSC-HX300 é muito superior tecnologicamente e conta com as lentes Carl Zeiss, fora que o automático da Sony é bem mais inteligente e também conta com ajuste manual, falo de principiante para principiante, não se meta com Canon por enquanto(SX160), eu fiz isso e me arrependi, tirar foto no manual leva tempo para pegar o jeito, não é tão simples como a gente imagina, fora que terá momentos em que você terá que tirar a foto rapidamente, então você vai precisar do automático muitas vezes e nisso com a Sony você estará tranquila, porque o automático dela é muito inteligente. Não estou dizendo que a Canon não é boa, mas geralmente ela é melhor no manual e o auto da Sony é melhor, o pessoal sempre vai indicar Canon porque são profissionais, trabalham com Canon, mas para iniciantes é melhor ter uma câmera boa de automático para não se frustrar até aprender a fotografar, e nisso a Sony garante.

Essa foto do patinho, se eu fose fazer no manual eu certamente perderia o momento porque ele já tava indo embora para longe da beira da lagoa(DSC 730):

https://www.flickr.com/photos/125795130@N06/14603821827/

Essa é minha Canon, automático fraquinho:  https://imageshack.com/i/hlDUGCLjj

Se você for de Sony, não irá se arrepender...


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2014, 09:33:18


O fato da Canon SX50 ser mais 'antiga' (a minha ainda é um bebê de 2 anos  :D) nem de longe a desclassifica perante a qualquer outra superzoom presente no mercado que só fizeram lançar câmeras cada vez menos qualificadas. Vamos pensar um pouco? Além da Panasonic FZ1000 que ainda nem está nas lojas, qual outra superzoom  lançada depois da SX50 teve alguma melhora real na qualidade das fotos? Quer uma resposta? Nenhuma!

Qual outra tem o equilíbrio entre tamanho de sensor e quantidade de megapixels? A exceção da Fuji HS50EXR, que aumentou o sensor pra compensar os 16mp, nenhuma outra!
Neste ponto, a Canon acertou em manter 12 megapixels no pequeno sensor que habita a grande maioria das compactas. Pois uma das maiores dificuldades das concorrentes é justamente tentar melhorar as fotos com ISOs acima de 400 ou 800.

Voce não nunca ouviu falar na Panasonic FZ 200? Me diga em que ela perde pra a a SX50 cite um só item.


Gabriela_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2014, 19:41:05

Desculpa o texto longo, só quis trazer algumas informações ao seu conhecimento de forma que não tomasse decisões precipitadas. Pois, em minha humilde opinião, não são câmeras baratinhas não!  :ok:

marotomt, muito obrigada pelas dicas, o texto longo valeu a pena! ;)
Você praticamente me convenceu a comprar a Canon SX50 mesmo, fiquei na dúvida apenas sobre essa questão que o Andersonn levantou, a respeito da dificuldade que eu devo encontrar, como iniciante, para mexer na câmera. Como é o modo automático dela, dá pra eu aprender gradualmente, sem ser, já de cara, mais complicada?


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2014, 13:49:42
O que o Anderson postou faz muito sentido sim, a Sony tem um bom programa interno que regula a câmera de acordo com as situações.. o que eu alertei foi em relação a qualidade de imagem ao produzir fotos que precisará aumentar o ISO. E neste ponto, mesmo em modo automático a câmera não tem como melhorar a foto se aumentar o ISO. Pois o sensor vai capturar a imagem na resolução máxima e tratar da forma que o processador achar melhor. Mas a canon SX50, assim como as duas outras que citei na postagem sim  (Panasonic FZ200 e Fuji HS50), também tem bons modos automáticos. Como sua ideia é aprender, é bom já ir desapegando desses kits prontos de configurações. Para facilitar a transição, tem o modo 'P', onde vc pode alterar algumas configurações, como ISO, por exemplo e deixar a câmera ajustar a velocidade e abertura. Já seria um bom começo. Dessa forma vc vai aprendendo a configurar a máquina até chegar ao Ápice das configurações que é fotografar em RAW em modo Manual.
Nessas configurações, a câmera passa a ser sua ferramenta e vc não ficará mais refém do processamento automático dela, ficando como limitadores apenas o sensor e a lente. Ai estará pronta para o passo adiante (ex. DSLR)
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


Gabriela_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2014, 11:35:26
O que o Anderson postou faz muito sentido sim, a Sony tem um bom programa interno que regula a câmera de acordo com as situações.. o que eu alertei foi em relação a qualidade de imagem ao produzir fotos que precisará aumentar o ISO. E neste ponto, mesmo em modo automático a câmera não tem como melhorar a foto se aumentar o ISO. Pois o sensor vai capturar a imagem na resolução máxima e tratar da forma que o processador achar melhor. Mas a canon SX50, assim como as duas outras que citei na postagem sim  (Panasonic FZ200 e Fuji HS50), também tem bons modos automáticos. Como sua ideia é aprender, é bom já ir desapegando desses kits prontos de configurações. Para facilitar a transição, tem o modo 'P', onde vc pode alterar algumas configurações, como ISO, por exemplo e deixar a câmera ajustar a velocidade e abertura. Já seria um bom começo. Dessa forma vc vai aprendendo a configurar a máquina até chegar ao Ápice das configurações que é fotografar em RAW em modo Manual.
Nessas configurações, a câmera passa a ser sua ferramenta e vc não ficará mais refém do processamento automático dela, ficando como limitadores apenas o sensor e a lente. Ai estará pronta para o passo adiante (ex. DSLR)

Obrigada, marotomt, você ajudou demais, já decidi que vai ser a Canon mesmo!  :ok:


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2014, 12:20:35
É uma boa escolha... espero que aproveite os recursos e faça boas fotos... tem o tópico dela aqui pra compartilhar as experiências e trocar idéias dos recursos e funções dela.
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


Gabriela_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #9 Online: 11 de Setembro de 2014, 00:27:28
É uma boa escolha... espero que aproveite os recursos e faça boas fotos... tem o tópico dela aqui pra compartilhar as experiências e trocar idéias dos recursos e funções dela.

Apenas por curiosidade, é recomendado tirar as fotos nela utilizando o visor ou o LCD? Pelo que vi, a resolução do visor não é das melhores


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Setembro de 2014, 09:40:32
Que visor voce esta falando? ambos são visores e ambos são LCD.

Se for o que voce põe o olho é o viewfinder. Ele serve pra voce estabilizar a camera no rosto dando mais firmeza, além de ser muito util em dias ensolarados onde voce nao conseguirá ver a imagem na tela LCD sem contar a economia de bateria ao usa-lo dado o tamanho reduzido. Se pretende algum dia comprar DSLR, comece a praticar e usar muito o viewfinder.


Gabriela_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #11 Online: 11 de Setembro de 2014, 11:44:19
Que visor voce esta falando? ambos são visores e ambos são LCD.

Se for o que voce põe o olho é o viewfinder. Ele serve pra voce estabilizar a camera no rosto dando mais firmeza, além de ser muito util em dias ensolarados onde voce nao conseguirá ver a imagem na tela LCD sem contar a economia de bateria ao usa-lo dado o tamanho reduzido. Se pretende algum dia comprar DSLR, comece a praticar e usar muito o viewfinder.

Era o viewfinder mesmo que eu quis dizer, perdoe a ignorância hehe
Foi isso que eu pensei, a minha intenção é justamente começar a acostumar a usar sempre ele, fiquei na dúvida só porque vi algumas pessoas falando que ele tem uma resolução muito ruim, se por isso atrapalharia o uso.


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Setembro de 2014, 14:23:13
Era o viewfinder mesmo que eu quis dizer, perdoe a ignorância hehe
Foi isso que eu pensei, a minha intenção é justamente começar a acostumar a usar sempre ele, fiquei na dúvida só porque vi algumas pessoas falando que ele tem uma resolução muito ruim, se por isso atrapalharia o uso.

É comum realmente ver depoimentos de usuários que dizem que o viewfinder da SX50 é de baixa qualidade, e tals. O que ocorre é que quem faz essas comparações geralmente já tem ou tiveram contato às câmeras DSLRs que, por sua vez possui qualidade indiscutivelmente melhor. Claro que se fizer uma comparação a este nível a SX50 vai ficar muito mal na foto. Mas, assim como o pedro citou, pelo menos ele serve para firmar mais a câmera na hora de compor suas imagens e, no caso da SX50, ainda ganha-se mais em autonomia da bateria. A qualidade do viewfinder dela não é excelente, EU, em minha humilde opinião, acho que é apenas bom, acho que é melhor que não ter. Quem prefere não ter, a Canon SX510 pode ser uma boa opção.
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."




PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #14 Online: 05 de Novembro de 2015, 20:32:36
Olá Gabriela.
Primeiramente parabéns pela escolha. Todas são excelentes câmeras, mas tenho uma SX50HS e sei que não vai desapontá-la.
Não gosto de polemizar, até porque respeito a opinião dos colegas, mas permito-me a liberdade de fazer a correção de algumas imprecisões.
1) Um dos colegas ao auxiliar, mencionou a superioridade da Sony sobre a Canon no modo automático. No entanto na fotografia que ele postou, aparece um outro modelo da Canon, mais simples, então a comparação não é de todo precisa. A diferença para a SX50 não é tanta quanto para o modelo que ele mostrou.
2) Outro colega comentou que esqueceram da FZ200 e de certa forma afirmou que ela não perde em nada para a SX50. Na verdade ela perde em mais de um ítem, conforme a seguir: Menor zoom ótico; menor qualidade da imagem em altos ISOs, notadamente acima de 800, estabilizador da SX50 é magnifico mesmo no zoom extremo ( 50X ) e velocidade tão crítica quanto 1/160 para este zoom ( na verdade pode-se usar velocidades ainda menores ); FZ200 não disponibiliza a opção do Balanço do Branco dedicada à iluminação fluorescente.
Quando comprei a SX50 fiquei justamente na dúvida entre Canon e a FZ200, que aliás é uma baita câmera e por sua vez supera a SX50 em outros diversos ítens.
Um dos pontos fracos da SX50 é a baixa autonomia da bateria. Por isto recomendo usar o viewfinder, pois além da já mencionada melhora na estabilidade, aumenta bastante a quantidade de fotos possíveis com uma carga.
A baixa qualidade do "view.." não é problema visto que o uso dele deve ser apenas para enquadramento, mas para maximizar qualquer visor, você deve fazer o ajuste das dioptrias para a sua comodidade.
Em tempo e para não causar mal estar aqui, todas as câmeras mencionadas e sugeridas pelos colegas são boas, todas tem qualidades e limitações, cabe ao fotógrafo saber tirar o máximo do potencial do seu equipamento.
Quando quiser, poste alguma foto que o pessoal poderá te orientar com sugestões. Tá cheio de mestres aqui.
Abç
PMVG