Autor Tópico: Prioridade A e S...isto pode se tornar um vício....? !  (Lida 9521 vezes)

Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 07 de Setembro de 2014, 19:22:36
 
Nunca notei diferença entre os dois, agora entre eles e o manual a diferença é grande, só que apanho muito ainda em usar o modo manual.

bizarro... :ponder: :ponder:


Egg

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 07 de Setembro de 2014, 22:29:56
Os modos semi ou totalmente automatizado foram criados para dar mais conforto e comodidade ao fotógrafo. Pra mim, funciona como câmbio automático de um carro: dirigir um carro automático não te faz pior motorista se você sabe como conduzir um carro de câmbio manual caso necessário. É a mesma coisa no caso da câmera.

Hoje em dia, muita gente acha que bom fotógrafo é o cara que domina totalmente toda a parafernália do equipamento e na boa, isso você consegue simplesmente lendo manuais. Tem gente que acha que se o cara não fotografa totalmente no modo manual, esse sujeito não sabe fotografar. Besteira, até mesmo por que não conheço um fotógrafo contemporâneo que fotografe com o autofoco deligado (salvo nos casos das lentes sem o recurso). Muito mais importante que os recursos técnicos, é a linguagem... É saber transmitir na imagem suas idéias de forma plástica e agradável aos olhos.

Se você sabe o que vai fazer em cada caso (A, S ou M), não vejo problema algum em usar qualquer um deles.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.647
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 07 de Setembro de 2014, 22:55:27
Eu acho mais fácil fotografar no manual e até acho que muitos fotógrafos que usam automatismos a seu favor precisam de prática e treinamento, tudo isso é irrelevante quanto estamos falando de uma bela fotografia.



WagnerBastos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
  • The life is too short for a bad shot!
Resposta #18 Online: 08 de Setembro de 2014, 00:26:13
Acho também que é prática e adaptação.

Eu acho muito mais fácil no manual controlando sensibilidade, abertura e velocidade. Por vezes já me vi apanhando nesses modos de Abertura, quado ia dar um desfoque e nem percebia que para isso a máquina programava uma velocidade impossível para fazer a foto na mão e sem tripé (quem nunca?), por essas e outras acho mais fácil ir ajustando manualmente mesmo em eventos.

Mas acho muito legal aqueles que trabalham com essas prioridades, tem gente que voce vê que está tão adaptado que no meu exemplo acima já aumenta o iso antes do tal desfoque porque prevê a redução da velocidade da câmera antes mesmo de testar, esses "insights" vem com o aprendizado na perseverança e também fazem parte da técnica de cada fotógrafo.

Acho que cada um tem a sua forma de fazer e não tem certo ou errado. O importante mesmo é saber revelar-se na câmera exatamente o que seus olhos estão vendo (ou aquilo que você pretende demonstrar através da marcação de um movimento ou coisa parecida).

Abs,
Wagner

« Última modificação: 08 de Setembro de 2014, 00:28:16 por WagnerBastos »


leonardodemacedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 696
  • Sexo: Masculino
  • leonardodemacedo
    • Aprenda a Usar o Lightroom
Resposta #19 Online: 08 de Setembro de 2014, 00:30:27
Quando comprei minha câmera só fotografava no manual... com o tempo passei a achar isso bobagem...

Se vou fotografar pássaros, por exemplo, uso prioridade do shutter. Se quero variar o DOF uso prioridade do obturador... com ISO auto.

Só uso o manual hoje em dia pra experiências maluquets!

Se você observar e não quiser nenhum setup "maluco" você vai acabar nos mesmos ajustes que os modos A e S te dão.


Gostei da metáfora com o câmbio automático! É isso aí!


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #20 Online: 08 de Setembro de 2014, 07:27:11
E o P, ninguém usa?
D600 - E-M10


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #21 Online: 08 de Setembro de 2014, 07:30:15
E o P, ninguém usa?
Só os "Profissionau"!
Mas sem sacanagem, o P não te dá liberdade nenhuma, por isso eu não uso.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #22 Online: 08 de Setembro de 2014, 07:33:09
Só os "Profissionau"!
Mas sem sacanagem, o P não te dá liberdade nenhuma, por isso eu não uso.

2x

O P é um automático disfarçado.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2014, 07:33:22 por Alexandre Ranieri »

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #23 Online: 08 de Setembro de 2014, 09:01:30
Gostei da metáfora com o câmbio automático! É isso aí!

O exemplo é bom, mas como motorista de carro automático durante muuuuito tempo, hoje tenho dificuldades em pegar um carro manual. Sei passar as marchas, obviamente, mas costumo deixar o carro morrer e dou umas belas raspadas no troca-troca do trânsito pesado. Resultado, depois de 15 anos com carro automático sou um mau motorista de carro manual.

Entendeu a metáfora  ;)
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #24 Online: 08 de Setembro de 2014, 09:08:20
O exemplo é bom, mas como motorista de carro automático durante muuuuito tempo, hoje tenho dificuldades em pegar um carro manual. Sei passar as marchas, obviamente, mas costumo deixar o carro morrer e dou umas belas raspadas no troca-troca do trânsito pesado. Resultado, depois de 15 anos com carro automático sou um mau motorista de carro manual.

Entendeu a metáfora  ;)

Boa, Alex.  :ok:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


WagnerBastos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
  • The life is too short for a bad shot!
Resposta #25 Online: 08 de Setembro de 2014, 09:19:06
Só os "Profissionau"!
Mas sem sacanagem, o P não te dá liberdade nenhuma, por isso eu não uso.

Concordo, mas a grafia está errada... o correto é oS Prophiçionau!  :D


Rodolfo Guerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
    • Flickr do Rodolfo Guerreiro
Resposta #26 Online: 08 de Setembro de 2014, 09:57:07
Uso sempre prioridade de abertura e acho que estou conseguindo bons resultados. Depende de cada um e do tipo de foto que irá ser feita.
Nikon D7000  |  Nikon D3100  |  17-50mm - f/2.8  |  18-140mm - f/3.5-5.6  |  18-55mm - f/3.5-5.6  |  50mm - f/1.8D  |  flash nikon sb700

Flickr: www.flickr.com/photos/rodolfoguerreiro


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.730
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 08 de Setembro de 2014, 10:09:26
Salvo algumas fotografias mais específicas, pássaros por exemplo, normalmente o grosso da "linguagem fotográfica" é ditado pela abertura. Por isso costumo deixar no modo prioridade de Abertura.
 


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #28 Online: 08 de Setembro de 2014, 10:16:15
Salvo algumas fotografias mais específicas, pássaros por exemplo, normalmente o grosso da "linguagem fotográfica" é ditado pela abertura. Por isso costumo deixar no modo prioridade de Abertura.
Concordo!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.011
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 08 de Setembro de 2014, 10:47:39
Em geral uso modo manual, mas usar prioridade de abertura ou de velocidade e compensação de exposição, entendendo como as coisas funcionam, permitem controle semelhante. I.e. se a pessoa usa modo manual mas sempre zera o fotômetro, era melhor usar modos Av/A ou Tv/S mesmo. Se a pessoa usa modo manual e decide onde quer deixar o fotômetro, é equivalente a usar modos Av/A ou Tv/S e usar compensação de exposição de modo equivalente.

Usar Av/Tv e não saber o que ocorre, ou como ajustar o que a câmera calcula para que ao final o resultado seja o que o fotógrafo deseja (e não o que a câmera decidiu) é que deixa a pessoa escrava do equipamento, o que é indesejável...
JVc.