Autor Tópico: Prioridade A e S...isto pode se tornar um vício....? !  (Lida 9570 vezes)

Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #60 Online: 15 de Setembro de 2014, 09:43:25
Cada coisa tem seu momento. Se eu vou fotografar no estúdio, usando lightmeter, tem que ser no manual, simplesmente por ser o único jeito.

Se estou tirando fotos do meu filho, uso prioridade de abertura.

Em viagens, as vezes quero aproveitar o momento e registrar sem compromisso, uso A ou P.

Em shows eu usava prioridade de abertura e fotometria na trava de exposição, pois a luz mudava demais.

Todos os caminhos levam ao mesmo lugar, ou seja, a uma foto boa (ou péssima), e isso depende da capacidade do fotografo e não dos automatismos.

Com carro é a mesma coisa, se vou viajar a São Paulo a negócios em uma bmw série 6, cambio automatico, mas se estou de corvette conversível no domingão, cambio manualzão pra domar o v8.
"Em shows eu usava prioridade de abertura e fotometria na trava de exposição, pois a luz mudava demais"

Claudio,vc poderia falar mais sobre isso?Nunca compreendi direito esse lance de "trava de exposicao"..
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #61 Online: 15 de Setembro de 2014, 10:04:12
Silvio, em prioridade, o ajuste muda conforme a cena exibida na ocular. Dai vc pode apontar para a cena que quer fotometrar, travar e mudar a composicao, sem mudanca na medicao.
D600 - E-M10


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #62 Online: 15 de Setembro de 2014, 10:18:09
Silvio, em prioridade, o ajuste muda conforme a cena exibida na ocular. Dai vc pode apontar para a cena que quer fotometrar, travar e mudar a composicao, sem mudanca na medicao.
interessante!Mas se eu usar flash em ttl,isso funciona?Testarei qd sair do trampo
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #63 Online: 15 de Setembro de 2014, 12:56:49
Vocês costumam usar os modos "criativos" e de cena das câmeras? Eu NUNCA parei pra mexer nisso em nenhuma câmera que não fosse saboneteira.
Ví o vídeo que postaram da SL1 em outro tópico e esses modos oferecem opções bem legais. A gente fica nessa de ter controle sobre a imagem e acaba torcendo o nariz para os modos automáticos, até esquecendo que eles existem, haha
Acho que o lance é ser cabeça aberta!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #64 Online: 15 de Setembro de 2014, 13:05:17
Toc, aqueles "recursos" todos da SL1 já existem em outras Rebel faz um tempo, e são todos para JPEG. Só coisa pra brincar mesmo, rsrs...

Mas só uma coisa. Os que eles chama de "modos criativos", pelo menos nas câmeras da Canon, são justamente os modos manual e semi-manuais (M, Av, Tv e P).




De qualquer forma, eu nunca uso os modos básicos. Na verdade, minhas câmeras atuais nem mesmo têm modos básicos, apenas os modos criativos e o "full-auto", rsrs...
« Última modificação: 15 de Setembro de 2014, 13:06:05 por Humberto Yoji »


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #65 Online: 15 de Setembro de 2014, 13:24:10
Toc, aqueles "recursos" todos da SL1 já existem em outras Rebel faz um tempo, e são todos para JPEG. Só coisa pra brincar mesmo, rsrs...

Mas só uma coisa. Os que eles chama de "modos criativos", pelo menos nas câmeras da Canon, são justamente os modos manual e semi-manuais (M, Av, Tv e P).




De qualquer forma, eu nunca uso os modos básicos. Na verdade, minhas câmeras atuais nem mesmo têm modos básicos, apenas os modos criativos e o "full-auto", rsrs...

Sim! Eu sei que isso existe faz tempo, só não uso e nunca parei pra explorar, isso que tava falando. Modos "criativos" que falo são esses modos de imagem com efeitos e coisa e tal que a gente costuma torcer o nariz. Só pra brincar mesmo, mas não precisamos ignorá-los  :D


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #66 Online: 15 de Setembro de 2014, 13:25:12
Eu também, vou direto no PSAM... Nunca uso os verdinhos e cenas rsrsrs
D600 - E-M10


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #67 Online: 15 de Setembro de 2014, 13:30:05
Modos "criativos" que falo são esses modos de imagem com efeitos e coisa e tal que a gente costuma torcer o nariz. Só pra brincar mesmo, mas não precisamos ignorá-los  :D


Mas o que eu quis dizer é que "modos criativos" é justamente o contrário, são os modos manuais e semi que são chamados de modos criativos; os modos de cena e automáticos são os chamados modos básicos.


Acho que é bacana sim para brincar, tem alguns recursos que usei algumas vezes para testar e achei interessante até. Principalmente essas brincadeiras de efeito miniatura, ou efeito de câmera de brinquedo, etc... Tem também o PB granulado, que dá um certo efeito "artístico" às fotos, ahahah. Acho bacana experimentar sim, mas pra usar com moderação, rsrs...


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #68 Online: 15 de Setembro de 2014, 14:29:16

Mas o que eu quis dizer é que "modos criativos" é justamente o contrário, são os modos manuais e semi que são chamados de modos criativos; os modos de cena e automáticos são os chamados modos básicos.


Acho que é bacana sim para brincar, tem alguns recursos que usei algumas vezes para testar e achei interessante até. Principalmente essas brincadeiras de efeito miniatura, ou efeito de câmera de brinquedo, etc... Tem também o PB granulado, que dá um certo efeito "artístico" às fotos, ahahah. Acho bacana experimentar sim, mas pra usar com moderação, rsrs...

Te entendi! Eu que usei "criativos" entre aspas justamente por isso, haha

Isso me lembra um causo: uma vez, na loja da Canon em SP, chega um bacana e pergunta qual a melhor câmera pra fotografar já com "aqueles efeitos do Instagram"  :clap:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #69 Online: 15 de Setembro de 2014, 14:38:37
Isso me lembra um causo: uma vez, na loja da Canon em SP, chega um bacana e pergunta qual a melhor câmera pra fotografar já com "aqueles efeitos do Instagram"  :clap:


 :hysterical: :D


Rebel nele!


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #70 Online: 15 de Setembro de 2014, 14:50:06
A E-PL5 faz bracketing com efeitos criativos.

Da mesma foto faz todos os efeitos que a câmera tem, dá pra escolher depois.  :assobi:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #71 Online: 16 de Setembro de 2014, 06:55:20
Eu já tentei e desisti de explicar o básico da fotografia para minha esposa... agora ela já sabe:
Criança correndo tem o homenzinho correndo
retrato, mulher de chapeuzinho
paisagem, põe na montanha
Ufa, mudou a minha vida!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


leonardodemacedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 696
  • Sexo: Masculino
  • leonardodemacedo
    • Aprenda a Usar o Lightroom
Resposta #72 Online: 16 de Setembro de 2014, 07:20:36
Eu já tentei e desisti de explicar o básico da fotografia para minha esposa... agora ela já sabe:
Criança correndo tem o homenzinho correndo
retrato, mulher de chapeuzinho
paisagem, põe na montanha
Ufa, mudou a minha vida!

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Pena que computador não tem "rodinha" também!


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #73 Online: 16 de Setembro de 2014, 08:07:34
Criança correndo tem o homenzinho correndo
retrato, mulher de chapeuzinho
paisagem, põe na montanha

Genial!! :D :hysterical:
D600 - E-M10


SRMuniz

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 16 de Setembro de 2014, 09:44:48
Eu já tentei e desisti de explicar o básico da fotografia para minha esposa... agora ela já sabe:
Criança correndo tem o homenzinho correndo
retrato, mulher de chapeuzinho
paisagem, põe na montanha
Ufa, mudou a minha vida!

Agora entendi para que serve aqueles modos!