Autor Tópico: RX100 MK 1 ainda vale a pena?  (Lida 1648 vezes)

tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Setembro de 2014, 09:10:42
Pessoal, estou querendo comprar uma compacta premium mas não quero gastar muito. No ML tem umas RX100 MK1 por 1200 a 1350. Tem a RX100 MK2 por 1850 por aí. A MK3 é muito mais cara, já chega em 2800. Na briga do preço ficam somente a MK1 e MK2. Mas, como a lente das duas é igual e eu não pretendo gastar com acessórios pra colocar no hotshoe, ainda compensa pegar a MK1 nos dias de hoje por esse preço?
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2014, 13:52:32
Pessoal, estou querendo comprar uma compacta premium mas não quero gastar muito. No ML tem umas RX100 MK1 por 1200 a 1350. Tem a RX100 MK2 por 1850 por aí. A MK3 é muito mais cara, já chega em 2800. Na briga do preço ficam somente a MK1 e MK2. Mas, como a lente das duas é igual e eu não pretendo gastar com acessórios pra colocar no hotshoe, ainda compensa pegar a MK1 nos dias de hoje por esse preço?

Não sei informar se compensa pelo preço, uma vez que não sei se o preço está bom, mas sem dúvida alguma, se o preço estiver bom, compensa por ser uma bela compacta Premium.

Claro que se você tem grana para um Fusion 2014, você estará mais bem servido do que com um Focus 2010, mas no fundo ambos vão te levar ao mesmo lugar, concorda? E óbvio que você terá que pagar mais, se quiser os mimos extras do Fusion, certo?

As três tem o mesmo tamanho de sensor, e todas tem uma lente de qualidade. A RX-100 I é da primeira geração, e as seguintes trouxeram algumas melhorias, mas no fundo qualquer uma das três vai te entregar qualidade de imagens muito semelhantes.

Eu tenho a MK1 e estou plenamente satisfeito. Se você não tem ou não quer gastar mais que os R$ 1200,00 citados, vá fundo na MK1 e não irá se arrepender.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2014, 14:17:13
Pois é cara, não quero gastar mais que isso, acabei de comprar essa samsung nx300, a rx100 será pra minha esposa. Eu só estou no aguardo de uma resposta do Nelson Nakamura e do Anderson Piram, pra saber se algum deles vende a Mark 2 por um preço equivalente a esses 1200. Se não conseguir, pretendo pegar essa mark 1 mesmo hehe.

Por esse preço dava pra pegar outra dessa NX300 da samsung, mas ela achou grande e prefere uma menor. Mas eu não abro mão da qualidade não. :D
« Última modificação: 09 de Setembro de 2014, 14:19:32 por tnsantos »
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2014, 15:48:24
O preço da RX100 (mark I) no Paraguai está na faixa dos 450 dólares, então se encontrar por 1200~1300 reais já no Brasil pode considerar um bom preço sim.

Quanto a compensar do ponto de vista de atualidade, sem dúvidas, não há grandes avanços significativos em qualidade de imagem nas greações seguintes, ou melhor, até existe a revisão no sensor, a lente mais rápida na mk3, etc, mas nada que justifique um valor tão alto ou que desmereça a mk1. O grande lance são estes extras de usabilidade, como EVF pop-up, filtro ND, visor articulável, etc... mas ainda assim, acho que a mk1 e mk3 convivem tranquilamente.

Por fim, essa questão de abrir mão ou não de qualidade de imagem versus portabilidade é muito particular. Pra mim uma RX100 seria muito útil pra deixar no console do carro, levar no bolso da calça jeans ao fazer um passeio qualquer, uma viagem à negócios onde não se quer levar um equipamento maior, uma jantinha à noite na cada de um conhecido que pareceria bizarro chegar com uma DSLR, etc. E para todas estas situações, o simples fato de poder colocar a câmera no bolso e, caso não precise dela, nem tirar, já salva a pátria. Ainda que pequenas, uma NX300 ou NEX da vida podem não ser levadas para algumas ocasiões assim por precisar carregar num estojo ou mochila...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2014, 16:08:02
E então Elder, eu nunca tinha dado bola pra compacta premium, mas depois que eu vi um review da rx100 mark 3 eu pirei pra ter uma. Mas não posso gastar 800 dólares agora. Quem sabe daqui a dois anos quando ela baixar mais o preço eu compre uma pra mim e fique usando tanto o sistema nx da samsung qnt a rx100 kkk
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S