Autor Tópico: Duvidas básicas sobre microfotografía (fotomicrografia)  (Lida 2952 vezes)

Jorgito1234

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 08 de Setembro de 2014, 16:35:07
Oi pessoal:

Estou começando no mundo da fotografía e tenho dúvidas ao respeito.
Preciso fotografar a ponta de uma fibra óptica (são de diámetro de 125 micrómetros), para estabelecer possíveis irregularidades no contorno dessa face.

Além disso, o foco debe estar a uns 5 centímetros da lente.
Qué tipo de lentes posso utilizar? será possível tirar fotos assim?

Muito obrigado pelo apoio galera!


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2014, 18:13:04
Oi pessoal:

Estou começando no mundo da fotografía e tenho dúvidas ao respeito.
Preciso fotografar a ponta de uma fibra óptica (são de diámetro de 125 micrómetros), para estabelecer possíveis irregularidades no contorno dessa face.

Além disso, o foco debe estar a uns 5 centímetros da lente.
Qué tipo de lentes posso utilizar? será possível tirar fotos assim?

Muito obrigado pelo apoio galera!

Acho que não existe, nem usando as melhores macros, mas um adaptador de câmera para microscópio deve existir, assim como para lunetas que deu uma revolucionada na área. Outra coisa muito mais simples e barato são aqueles microscópios USB, é basicamente um tubinho transparente com uma fenda, para o que vc quer deve servir.


ROGÉRIO-RJ

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2014, 20:43:47
Não sei qual o seu equipamento, mas existem lentes macro que permitem uma aproximação extrema. Além disso, vc tem alternativa relativamente barata que permite uma aproximação além do limite da lente, trata-se do uso de tubos de extensão. Essa é uma opção barata, pois são dispositivos sem elemento ótico e podem ser usados combinadamente, ou de forma unitária. Muito provavelmente atenderão às suas necessidades. Outra opção é o uso de anéis inversores, que permitem que vc utilize lentes comuns invertidas na câmera e também são uma opção barata.   
O problema é a iluminação do objeto, pois quanto maior a aproximação, mais difícil fica a utilização de flash. Aí vc terá que ver um esquema alternativo (como por exemplo, usar cabo de extensão para usar o flash fora da câmera, ou dispositivos de disparo remoto).
É só pesquisar, de acordo com o seu equipamento, quais as opções disponíveis e o $$$.
Amador / Entusiasta
Canon 5DC e 5D MKII - Canon 24-85 f3.5-4.5 - Canon 100L f/2.8 macro - Sigma Art 50mm f/1.4 - Manual Zuiko 50mm f/1.4 - Manual Fujinon EBC 50mm f/1.4 - yashinon 28mm f/2.8 - helios 58mm f/2 -Yashinon 28mm DS-M f/2.8 - Meyer Optik Görlitz 200mm f/4

https://www.flickr.com/photos/rogerio_rj/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2014, 20:57:05
Macro a este nível não dá. É Microfotografia, com microscópio mesmo. O Nattis foi ótimo na dica, um microscópio barato USB seria a primeira opção.

O normal para este tipo de fotografia é usar um microscópio mesmo, com um adaptador para conectar a câmera. O microscópio deve ser to tipo com iluminação incidente, tipo petrográfico, metalográfico e similares. Os por transmissão como os biológicos comuns não servem.

Procure uma instituição de pesquisa, uma universidade que tenha curso de engenharia metalúrgica ou geologia


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2014, 08:21:16
Experimenta com uma Canon MP-E 65 em um corpo APS-C. Nesta combinação a lente faz foto macro equivalente a 8:1 (5:1 da lente mais fator de corte APS-C). Tirando fotos do braço dá para ver o formato dos pelos. Não tenho certeza se seria ampliação o suficiente para a fibra. Se não o for é possível ir além de 8:1 usando um fole, lente invertida, etc. Poderias contactar o Tácio Phillips a respeito (dados de contato em http://www.macrofotografia.com.br) que ele poderá te ajudar. Se por um acaso estiveres no Rio de Janeiro podemos fazer alguns testes com a MPE-65 para que vejas se a ampliação é suficiente para o que desejas. Até tenho um fole, mas ainda preciso dominá-lo adequadamente...

Podes contactar o Tácio sem estresse. Ele é super acessível e definitivamente poderá te indicar a direção adequada. Já que tens interesse no tema uma ótima pedida seria fazeres o curso de foto macro dele, pois lá verás todas as opções disponíveis, podendo experimentar com muitas delas.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2014, 08:23:09 por jauvane »
JVc.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2014, 08:29:21
Como disseram acima, materiais para macrofotografia não serve para sua necessidade. Para vc, só microscópio eletrônico.

Na faculdade tinha um aparelho desse, justamente para fotografar a superfícies metálicas (metalografia). Era só focalizar e "fotografar", e a imagem era transferida imediatamente para o computador, possibilitando ainda uma ampliação.
Procure alguma instituição e converse com eles.