Autor Tópico: Preciso que alguém avalie minhas fotos,pra não me acomodar.  (Lida 2935 vezes)

Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 10 de Setembro de 2014, 01:12:31
Das que vc postou, gostei mais da 4 e da 5. Gosto de rosto bem iluminado, a não ser quando é clara a intenção do fotógrafo de deixar o rosto na sombra, pelo uso de uma luz mais dramática, por exemplo. Nesse sentido a foto 1 e 3 me desagradam, na 1 os olhos estão escondidos e na 3 a composição está bem poluida, não sei pra onde olho na cena. A 4 tem um certo contraluz, que combina perfeitamente com o ambiente e a cena em si, minha preferida. Na 2 o segundo plano matou a foto, EMHO.

Lembre-se que é muito difícil avaliar se vc está pronto para o mercado por um simples recorte de sua produção. Estar pronto para o mercado envolve consistência no resultado já vc não vai fazer uma ou duas fotos em um ensaio mas pelo menos umas 100, por exemplo. Supõem-se que elas obedeçam um padrão de qualidade, linguagem e tratamento.Deverá pensar em como entregará o produto para o cliente, se digital ou se em fotolivro, sendo que nesta última opção deve-se pensar em diagramação também. Fora as questões mercadológicas.

Tente fazer um ensaio inteiro, do início ao fim com alguém e poste o resultado completo depois. Faça isso pensando que no resultado final que terá que atingir para satisfazer o cliente, lembrando que não serão entregues apenas 6 fotos para o cliente.   


allef120

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • Sonhar e viver fotografia!
    • 500px
Resposta #16 Online: 10 de Setembro de 2014, 08:14:37
Das que vc postou, gostei mais da 4 e da 5. Gosto de rosto bem iluminado, a não ser quando é clara a intenção do fotógrafo de deixar o rosto na sombra, pelo uso de uma luz mais dramática, por exemplo. Nesse sentido a foto 1 e 3 me desagradam, na 1 os olhos estão escondidos e na 3 a composição está bem poluida, não sei pra onde olho na cena. A 4 tem um certo contraluz, que combina perfeitamente com o ambiente e a cena em si, minha preferida. Na 2 o segundo plano matou a foto, EMHO.

Lembre-se que é muito difícil avaliar se vc está pronto para o mercado por um simples recorte de sua produção. Estar pronto para o mercado envolve consistência no resultado já vc não vai fazer uma ou duas fotos em um ensaio mas pelo menos umas 100, por exemplo. Supõem-se que elas obedeçam um padrão de qualidade, linguagem e tratamento.Deverá pensar em como entregará o produto para o cliente, se digital ou se em fotolivro, sendo que nesta última opção deve-se pensar em diagramação também. Fora as questões mercadológicas.

Tente fazer um ensaio inteiro, do início ao fim com alguém e poste o resultado completo depois. Faça isso pensando que no resultado final que terá que atingir para satisfazer o cliente, lembrando que não serão entregues apenas 6 fotos para o cliente.


Entendi, no próximo ensaio vou tentar trabalhar com o flash pra a iluminação ficar correta. Tenho um ensaio esse fim de semana,venho com as fotos na próxima segunda. Valeu cara obrigado pela as sabias palavras.
SONY A37K + 18-55  l  YN 460


allef120

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • Sonhar e viver fotografia!
    • 500px
Resposta #17 Online: 10 de Setembro de 2014, 08:24:51
Vasconcelo, a questão de iluminação tem muito de relativo. Quando me referi as fotos do 500px,  citei quais achei escuras e onde estavam escuras. Então, perceba q me referia a pontos importantes na foto q estão escuras, quando para mim não deveriam estar. Assim, Mantenho o q disse e com certeza no q disse.

Uma observação : A questão de fotometria, de certo modo,  tem um q de relativo. Nem sempre uma cena tem q ser sempre fotometrada no seu todo para zerar o fotometro e nem sempre queremos q seja uma boa fotometria em tudo, por vezes apenas em parte da cena. Existe nesta questão o uso criativo e artístico da fotometria, certo ou errado é um tanto relativo. Mas não é o caso das fotos q citei e onde nelas citei.

Tem na seção de hardware , muito sobre monitores, ajustes e calibração (com equipamentos e com target e olhômetro, q sempre defendo como muito bom e "De Grátis").

Não tenha pressa. Repito o q já disse: Se vc se interessar de verdade (não for apenas fogo de palha) vc tem um ótimo potencial. Talento já da para perceber q vc tem e humildade para entender as limitações e tentar aprender também já demonstrou ter.
Tendo dito tudo isso, coloco-me a disposição para ajudar no q for necessário, mas digo: não vou fazer média, enfeitar o pavão em questões técnicas ou querer ser seu amiguinho falando coisa bonitas. Nunca fui deste tipo. Por isso sou até mal visto por aqui...kkkk

Eu entendi o que você falou referente a foto do 500px. Pra falar a verdade eu quis ''inventar'' um pouco, quis brincar com a luz e não deu muito certo, deixe de fazer o básico pra tentar inventar, sorte que esse ensaio foi apenas pra teste mesmo.

kkkk Sei, eu pretendo me dar 200% na fotografia fazer por amor. Então já que você se dispôs pra ajudar eu vou sempre pedir sua opinião kkk,e em relação a sua fama por aqui,eu até gosto de pessoas que falam a verdade sem medo de machucar,é edificante.
SONY A37K + 18-55  l  YN 460


allef120

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • Sonhar e viver fotografia!
    • 500px
Resposta #18 Online: 10 de Setembro de 2014, 08:27:40
Vasconcelo

Tb não achei escuras, gostei bastante da 3.

Independente dessa pequena amostra, a primeira coisa que recomendo é achar sua linguagem, pois a técnica vc vai acabar aprendendo com a leitura e treino.

Pq Spider e Luzio estao debatendo? Pois se vc não sabe o objetivo da sua foto, como os outros vão saber?

Obrigado pela as palavras, vou tentar achar minha linguagem também sei que preciso disso pra deixar uma boa imagem do meu trabalho,mais adquirir isso como você disse só com a leitura e treino. Vou me esforçar mais ainda, Valeu.
SONY A37K + 18-55  l  YN 460


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 10 de Setembro de 2014, 19:41:47
Lúzio, o MF é um baita "professor" se bem sugado...tem muita coisa boa nestes milhões de posts, cara, leia muito os comentários do corredor polonês e galeria de fotos, arte fotográfica e até papo-furado...gostei da segunda foto que vc postou aqui, não as do link, gostei mesmo...vou escrever abaixo de forma grosseira alguns itens que podem lapidar seu olhar, que tem bom potencial:

- Se vc vai entrar no mercado, incline-se para Canon ou Nikon, pois as lentes estão por todas as partes, e se vc quiser fazer arte com o foco, vai precisar de uma 50mm, ou 35mm...etc, da câmera Sony que vc tem não sei se é fácil acesso e preço.
- Domine ISO, Abertura e Exposição e fotografe só no modo manual (vi que as informações EXIF as fotos do link estavam bem estranhas, como velocidade 1250s para uma modelo parada, etc...
- Leia muito aqui no MF.
- Instale e vire um monstro no Adobe Lightroom
- Veja inteiro estes vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=PF4h9vhtSGA
https://www.youtube.com/watch?v=PwfmDt_5Z9c

- Faça uma conta no Flickr e siga pessoas que te inspiram, exemplo meu:
https://www.flickr.com/photos/chiie/
https://www.flickr.com/photos/66984294@N02/
https://www.flickr.com/photos/emsoto/

- Em um ensaio, siga a dica de grande fotógrafos, leve um tablet ou um Ipod com seu banco de dados de fotos preferidas para na hora do branco, usar uma referência...eu faço isso e deixo a cliente olhar, e me dizer quais ela gosta mais, assim vou mapeando o gosto do cliente ou da modelo.
- Faça um portifólio (pode começar no Flickr), se vc ainda não tem clientes, convide aquela amiga gata, ou aquele casal lindo e ofereça-lhes umas fotos, faça seu portifólio, e sempre tenha o objetivo de trabalhar com álbuns impressos.
- Esqueça o Facebook, mantenha-o em plano paralelo, em pesquisa que eu mesmo fiz aqui no MF, a média geral de "de onde os clientes vêm" foi, 70% indicação, 20% sites, 10% face
 

...acho que grosseiramente isso é tudo que gostaria que alguém dissesse para mim...



allef120

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • Sonhar e viver fotografia!
    • 500px
Resposta #20 Online: 11 de Setembro de 2014, 09:21:41
Lúzio, o MF é um baita "professor" se bem sugado...tem muita coisa boa nestes milhões de posts, cara, leia muito os comentários do corredor polonês e galeria de fotos, arte fotográfica e até papo-furado...gostei da segunda foto que vc postou aqui, não as do link, gostei mesmo...vou escrever abaixo de forma grosseira alguns itens que podem lapidar seu olhar, que tem bom potencial:

- Se vc vai entrar no mercado, incline-se para Canon ou Nikon, pois as lentes estão por todas as partes, e se vc quiser fazer arte com o foco, vai precisar de uma 50mm, ou 35mm...etc, da câmera Sony que vc tem não sei se é fácil acesso e preço.
- Domine ISO, Abertura e Exposição e fotografe só no modo manual (vi que as informações EXIF as fotos do link estavam bem estranhas, como velocidade 1250s para uma modelo parada, etc...
- Leia muito aqui no MF.
- Instale e vire um monstro no Adobe Lightroom
- Veja inteiro estes vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=PF4h9vhtSGA
https://www.youtube.com/watch?v=PwfmDt_5Z9c

- Faça uma conta no Flickr e siga pessoas que te inspiram, exemplo meu:
https://www.flickr.com/photos/chiie/
https://www.flickr.com/photos/66984294@N02/
https://www.flickr.com/photos/emsoto/

- Em um ensaio, siga a dica de grande fotógrafos, leve um tablet ou um Ipod com seu banco de dados de fotos preferidas para na hora do branco, usar uma referência...eu faço isso e deixo a cliente olhar, e me dizer quais ela gosta mais, assim vou mapeando o gosto do cliente ou da modelo.
- Faça um portifólio (pode começar no Flickr), se vc ainda não tem clientes, convide aquela amiga gata, ou aquele casal lindo e ofereça-lhes umas fotos, faça seu portifólio, e sempre tenha o objetivo de trabalhar com álbuns impressos.
- Esqueça o Facebook, mantenha-o em plano paralelo, em pesquisa que eu mesmo fiz aqui no MF, a média geral de "de onde os clientes vêm" foi, 70% indicação, 20% sites, 10% face
 

...acho que grosseiramente isso é tudo que gostaria que alguém dissesse para mim...

Você chegou em um ponto que eu também tinha dúvidas, a questão das câmeras; Eu tenho muito medo de investir em lentes para sony pois sei que no futuro vou ter que mudar de ''lado'' e começar a usar Canon ou Nikon. As lentes/acessórios da sony tem uma diferença absurda de preço comparada a Canon ou Nikon, Mas tem um porém,as marcas de acessórios Tamrom,Yongnuo e Sigma já começaram a fabricar acessórios e lentes para Sony e o preço vem diminuindo cada vez mais, Essa é minha grande dúvida, pois sei que se comprar lentes melhores consequentemente terei um trabalho muito melhor,não dá pra alcançar um nível muito alto com uma 18-55 mesmo tirando o 100% dela e da câmera. Consigo tirar o 100% dos dois,mas a qualidade é totalmente inferior e deixa a desejar (Pelo menos a mim).

Seguirei todos os seus conselhos,agradeço por tudo que falou vai ser de grande ajuda na minha carreira,Obrigado cara valeu mesmo!
SONY A37K + 18-55  l  YN 460