Autor Tópico: Preciso que alguém avalie minhas fotos,pra não me acomodar.  (Lida 2916 vezes)

allef120

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • Sonhar e viver fotografia!
    • 500px
Online: 09 de Setembro de 2014, 14:42:18
Estou começando a fotografar faz 7 meses e pretendo entrar no mercado esse ano. Preciso de críticas ou elogios pra ter mais confiança no trabalho e não me acomodar.

FOTOS NO 500px
http://500px.com/allefvasconcelos
SONY A37K + 18-55  l  YN 460


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2014, 16:54:30
Posta as que vc quer dicas/comentários na galeria.

No link pouca gente vai entrar.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2014, 17:04:01
Avaliando apenas algumas fotos fica difícil opinar sobre sua real capacidade para entrar no mercado ainda este ano. Existe uma série de conhecimentos necessários e capacidade de utilizar tais conhecimentos de forma objetiva, visando determinado fim, q não sabemos se vc tem.
Apenas pelas poucas fotos:
Imagino q seu monitor ou não é adequado a edição de fotografia, ou não está calibrado ou vc está (para meu olhar) vacilando quanto a exposição/iluminação de muitas cenas. Digo por achar inaceitavelmente escuras algumas fotos.
Outra coisa q observei foram vacilos na percepção da cena em algumas fotos.
A primeira foto da galeria (modelo no meio de várias flores e mato) um olho da menina (esquerdo) está totalmente "tampado" por folhas e o direito está totalmente escuro. Na boa: Cena bonita, ideia bonita e finalização muito ruim com este vacilos.
A terceira foto, segue meio q parecido: O rosto numa parte bem escura e a parte de baixo numa muito clara. Uma luz de flash ou rebatedor teria q ser usada para equilibrar a cena e assim podermos ver o rosto da menina corretamente. Até na edição (não seria o ideal) daria para fazer ajustes e salvar esta foto. Mas aí entra a questão do ISO usado e equipamento, pois a qualidade do sensor e o ISO usado são os fatores q vão determinar o quanto poderia ser feito por esta foto sem detonar ela.
A foto da menina de costa está muito escura e também não achei uma composição feliz.
Pelo q vi, imagino q vc ainda tenha muito pouco conhecimento (e experiência para usa-los) e assim creio q seja muito prematuro pensar em algo profissional tão cedo. Tem muito chão pela frente.
Um toque: Observe bem os detalhes na hora da composição para evitar interferências desagradáveis de objetos ou iluminação na cena. As q relacionei estão bem dentro desta falta de atenção ou cuidado. Melhor conter a ansiedade na hora da foto, perder mais tempo, mas fazer algo com poucos erros.
Todos me conhecem e sabem q não sou vaselina e fico a vontade de dizer o seguinte: Com tão pouco tempo de fotografia percebo q vc tem talento, mas vc vai ter q ralar muito para adquirir mais conhecimento e experiência para desenvolver ele.

Qualquer coisa dá um toque.
Dá uma avaliada com relação ao monitor q vc está usando, bem como a questão de calibração do mesmo. Vai ter q entender como isso funciona e também a questão das ampliações das fotos q se relaciona.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2014, 17:08:45 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


allef120

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • Sonhar e viver fotografia!
    • 500px
Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2014, 21:44:28
Nossa cara valeu muito mesmo, eu precisava exatamente dessas palavras. Como você falou as fotos ficaram um pouco escuras mesmo,a calibração do meu monitor é muito ruim acho que deve ser por isso. Penso em trocar de Monitor urgentemente pra melhorar nestes quesitos. Obrigado novamente foi de muita ajuda.
SONY A37K + 18-55  l  YN 460


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2014, 21:51:20
Então meu monitor está descalibrado porque eu nao vi nenhuma foto escura. :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


allef120

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • Sonhar e viver fotografia!
    • 500px
Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2014, 21:58:39
Posto essas fotos para avaliarem também,como o amigo já avaliou algumas postei essas mais ''claras''



SONY A37K + 18-55  l  YN 460


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2014, 22:43:09
Amigo,

Não sei da sua historia, da suas necessidades X vontades e o que isso impacta no fato/decisão de "entrar no mercado essa ano" mas comecei a pensar aqui...
Existem hoje centenas de fotógrafos no mercado. Ótimos fotógrafos, bons fotógrafos, fotógrafos razoáveis e parece incrível, mas até mesmo péssimos fotógrafos...e eles estão ai  entregando péssimas fotos para um publico de péssimo gosto e péssimo bolso. Teoricamente os ótimos e bons (de fotografia e de negócios) entregam ótimas/boas fotos e tem uma receita, uma satisfação e um reconhecimento tb ótimos/bons...Com certeza cada um com seu mercado e cada um tendo retorno de acordo com o que oferecem ao mercado.
Existem fotógrafos com 20, 30 anos de experiência, assim como fotógrafos que entraram recentemente (como eu)... tem fotografo para todo lado...mas eu ouço dizer e acredito que o mercado é grande e rentável sim, mas não para todos! Em que grupo vc quer estar?

Acho que vc deve pensar em entrar no mercado quando sentir que esta pronto para seu publico (sim, escolha antes quem será ele) e não marcar data para entrar no mercado. Entrar quando se sentir confiante e não marcar uma data. (embora planos com datas sejam um ótimo caminho)

E não pense que estou lhe desestimulando não...pelo contrario! Penso que podemos quase tudo quase sempre, mas se vc entrar no mercado pq marcou data e não pq se sentia preparado, vc pode se decepcionar e como muitos, infelizmente não conseguir ficar...

Sei lá...qq coisa estamos ai, mas suas fotos precisam melhorar...

Abraço,
M Rezende


allef120

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • Sonhar e viver fotografia!
    • 500px
Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2014, 22:51:05
Entendo completamente rezende, preciso melhorar e muito minhas fotografias por isso vim aqui no fórum pedir a opinião de todas. Agradeço pelas as  palavras me fez pensar de um modo diferente agora. tenho apenas 18 anos tenho tempo para estudar, e não preciso urgentemente começar a trabalhar com fotografia. Vou seguir seu conselho e apenas entro no mercado quando estiver totalmente pronto. Obrigado cara abraços.
SONY A37K + 18-55  l  YN 460


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2014, 22:54:36
Então meu monitor está descalibrado porque eu nao vi nenhuma foto escura. :)

Viu no 500 px? Verifiquei aqui rapidamente o meu monitor com um target de avaliação e tudo parece OK. Não vou dizer q está 100%, pois já faz algum tempo q calibrei, mas com certeza não está ruim.
Assim, caro Aranha, dá uma verificada aí, pois tem sim, fotos escuras. Isso se a gente estiver falando das mesmas fotos e se entendeu o q eu disse com relação as fotos.

Ou tem erro no seu monitor ou erro na interpretação do meu texto.

 ;)
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2014, 23:13:32
Viu no 500 px? Verifiquei aqui rapidamente o meu monitor com um target de avaliação e tudo parece OK. Não vou dizer q está 100%, pois já faz algum tempo q calibrei, mas com certeza não está ruim.
Assim, caro Aranha, dá uma verificada aí, pois tem sim, fotos escuras. Isso se a gente estiver falando das mesmas fotos e se entendeu o q eu disse com relação as fotos.

Ou tem erro no seu monitor ou erro na interpretação do meu texto.

 ;)
Então, acho que pode ser mais uma questão de gosto pessoal mesmo. Pra mim, as mais "escuras" são a primeira, a terceira e a quarta, que, aliás, são minhas preferidas. Mas eu não diria que são escuras mas uma priorização das altas luzes. Ele equilibrou as altas e desequilibrou as baixas.  :shock:
Acho que pode ser um caminho, sim. Essa questão de fotometria é sempre relativa. O importante é saber o que se quer, o que não me parece algo já presente no autor das fotos pois as duas ultimas não têm nada a ver com a proposta das primeiras.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2014, 23:14:16 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2014, 23:16:46
Vasconcelo, a questão de iluminação tem muito de relativo. Quando me referi as fotos do 500px,  citei quais achei escuras e onde estavam escuras. Então, perceba q me referia a pontos importantes na foto q estão escuras, quando para mim não deveriam estar. Assim, Mantenho o q disse e com certeza no q disse.

Uma observação : A questão de fotometria, de certo modo,  tem um q de relativo. Nem sempre uma cena tem q ser sempre fotometrada no seu todo para zerar o fotometro e nem sempre queremos q seja uma boa fotometria em tudo, por vezes apenas em parte da cena. Existe nesta questão o uso criativo e artístico da fotometria, certo ou errado é um tanto relativo. Mas não é o caso das fotos q citei e onde nelas citei.

Tem na seção de hardware , muito sobre monitores, ajustes e calibração (com equipamentos e com target e olhômetro, q sempre defendo como muito bom e "De Grátis").

Não tenha pressa. Repito o q já disse: Se vc se interessar de verdade (não for apenas fogo de palha) vc tem um ótimo potencial. Talento já da para perceber q vc tem e humildade para entender as limitações e tentar aprender também já demonstrou ter.
Tendo dito tudo isso, coloco-me a disposição para ajudar no q for necessário, mas digo: não vou fazer média, enfeitar o pavão em questões técnicas ou querer ser seu amiguinho falando coisa bonitas. Nunca fui deste tipo. Por isso sou até mal visto por aqui...kkkk

Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #11 Online: 09 de Setembro de 2014, 23:24:50
Aranha, creio q a primeira precisaria um pouco mais de iluminação no rosto da modelo. Até para destacar o olho direito dela (pois  esta parte do rosto ficou bem sub para meu gosto), já q o esquerdo ficou meio escondido pelo "mato vegetal". A Terceira creio q seria melhor um rebatedor (no mínimo), iluminando um pouco mais a parte de cima da modelo, mas até concordo com o relativo nesta. A de costas, esta está bem fora. Até pelo conceito da foto...

No fim das contas, creio q seja apenas uma questão mesmo de entendimento ou escrita (minha) do texto.
Mas basicamente, por este último post seu, concordamos. Com pequenas divergências quanto a gosto...
Grande abraço, Aranha !
« Última modificação: 09 de Setembro de 2014, 23:28:27 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #12 Online: 09 de Setembro de 2014, 23:33:35
Aranha, creio q a primeira precisaria um pouco mais de iluminação no rosto da modelo. Até para destacar o olho direito dela (pois  esta parte do rosto ficou bem sub para meu gosto), já q o esquerdo ficou meio escondido pelo "mato vegetal". A Terceira creio q seria melhor um rebatedor (no mínimo), iluminando um pouco mais a parte de cima da modelo, mas até concordo com o relativo nesta. A de costas, esta está bem fora. Até pelo conceito da foto...

No fim das contas, creio q seja apenas uma questão mesmo de entendimento ou escrita (minha) do texto.
Mas basicamente, por este último post seu, concordamos. Com pequenas divergências quanto a gosto...
Grande abraço, Aranha !
Essa brincadeira de fotometrar é mais complexa do que se pensa mesmo. O rapaz ainda começou num sol de rachar! Aí é que fica mais complicado mesmo. Há algum tempo eu tinha bastante medo do sol. Procurava sempre um momento de luz mais "redonda". Hoje já encaro qualquer tipo de luz sem medo. De qualquer forma é sempre bom brincar com essas situações de luz mais complexa. Só acho que esse tipo de luz exige maior experiência. Talvez seja melhor começar com situações mais fáceis.

Abraços!
« Última modificação: 09 de Setembro de 2014, 23:34:48 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #13 Online: 09 de Setembro de 2014, 23:39:11
Entendo completamente rezende, preciso melhorar e muito minhas fotografias por isso vim aqui no fórum pedir a opinião de todas. Agradeço pelas as  palavras me fez pensar de um modo diferente agora. tenho apenas 18 anos tenho tempo para estudar, e não preciso urgentemente começar a trabalhar com fotografia. Vou seguir seu conselho e apenas entro no mercado quando estiver totalmente pronto. Obrigado cara abraços.

Isso...estude, pratique! arrepia! Detone!  e quando entrar já entra por cima!  :clap:


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Setembro de 2014, 00:21:19
Vasconcelo

Tb não achei escuras, gostei bastante da 3.

Independente dessa pequena amostra, a primeira coisa que recomendo é achar sua linguagem, pois a técnica vc vai acabar aprendendo com a leitura e treino.

Pq Spider e Luzio estao debatendo? Pois se vc não sabe o objetivo da sua foto, como os outros vão saber?
Lentes Antigas + Sony E-Mount