Autor Tópico: X-T1 ou X-E2? Qual comprar?  (Lida 3260 vezes)

vsouza

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
    • Vinicius Souza Photography
Online: 09 de Setembro de 2014, 16:20:36
Boa tarde pessoal,

Me apaixonei recentemente pela Fuji após experimentar X100 e ver como as cores saem da câmera, seus filmes, a assistência da Fuji, o comprometimento com o cliente (fazendo upgrade de uma máquina de 2011), etc.

Resolvi abrir mão do meu sistema Alpha e já estou investindo numa X100s, e gostaria de uma com lentes intercambiáveis. Tenho a oportunidade de pedir a um amigo para comprar fora para mim, queria a opinião de vocês...

Mais dials, wheater sealed, flip screen, viewfinder enorme (OVF e EVF) e ergonomia são suficientes para justificar 500 dólares de diferença numa X-E2?

X-E2 que acredito ter o mesmo sensor da X-T1 e mesma funcionalidade de conexão com smartphone (que pra mim será ideal em viagem pra lua de mel).

Conto com a ajuda de vocês!  :ok:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2014, 16:28:49
Se tiver a grana extra X-T1, se não tiver a X-E2 vai fazer o mesmo trabalho e te dar a mesma felicidade.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2014, 16:45:08
...são suficientes para justificar 500 dólares de diferença numa X-E2?

Em minha opinião sim, totalmente. A usabilidade da câmera é fantástica, mas não adianta ficar comparando detalhes técnicos, vc tem que imaginar uma X100 preta (agora tem outros acabamentos chegando...), mais sólida e com uma corcunda sobressaindo 1 cm mais ou menos. Coloque nessa "concunda" um EVF como se fosse o de uma FF, ignore menus pois todos os ajustes principais de uso essencial estão em diais externos, uma pequena saliência para a mão ter mais segurança, um autofoco incomparavelmente melhor e um sensor idem (se gostou da X100 que não tem o X-Trans, ficará bem satisfeito com o novo). Adapte uma 27mm f/2.8 panqueca e vc tem a melhor X100s do mundo (sem o silêncio absoluto ou o flash fill-in fantástico desta, é claro)... :ok:

« Última modificação: 09 de Setembro de 2014, 16:46:42 por efilho »


vsouza

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
    • Vinicius Souza Photography
Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2014, 17:14:23
Valeu :ok:

Pope, realmente 500 dólares é 50% de uma 56mm 1.2, é algo a se levar em conta.

Efilho, sábado vou por as mãos na X100s, já espero uma melhora significativa do ISO alto e gama de cores. Estou quase convencido a adiantar a aquisição da 56mm 1.2 e investir na X-T1 mesmo. Esse viewfinder gigante, split-screen, e que rotaciona ainda talvez seja o grande diferencial, fora a possibilidade de virar OVF.

Vocês tem ou já tiveram a X-E2? Para estúdio, há como desligar o EVF? Ou só "tiro no escuro" mesmo?


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.730
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2014, 18:53:19
Boa tarde pessoal,

Me apaixonei recentemente pela Fuji após experimentar X100 e ver como as cores saem da câmera, seus filmes, a assistência da Fuji, o comprometimento com o cliente (fazendo upgrade de uma máquina de 2011), etc.

Resolvi abrir mão do meu sistema Alpha e já estou investindo numa X100s, e gostaria de uma com lentes intercambiáveis. Tenho a oportunidade de pedir a um amigo para comprar fora para mim, queria a opinião de vocês...

Mais dials, wheater sealed, flip screen, viewfinder enorme (OVF e EVF) e ergonomia são suficientes para justificar 500 dólares de diferença numa X-E2?

X-E2 que acredito ter o mesmo sensor da X-T1 e mesma funcionalidade de conexão com smartphone (que pra mim será ideal em viagem pra lua de mel).

Conto com a ajuda de vocês!  :ok:

X-T1 NÃO tem OVF, apenas EVF que é ligeiramente mais rápido que da X-E2. É tão ligeiramente que não pode ser levado em conta
Ela é maior, pero no mucho. Pode até ser um pouco + ergonômica, mas isso tu resolves com um grip no X-E2. Por outro lado, conheço gente que deixou a X-T1 de lado pois não curtiu o EVF centralizado.
A X-T1 é weather sealed, mas a grande maioria das lentes da Fuji não (acho que por enquanto só uma é).

Por outro lado, 2 vantagens da X-T1:

a) Flip screen
b) Permite disparo remoto pelo celular (coisa que inexplicavelmente não existe na X-E2)


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2014, 18:58:34
Se você vai manter a x100S, eu pegaria a XT-1 para ocasiões que necessitam de uma câmera mais parrud ou lentes intercambiáveis.
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.632
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2014, 20:35:16
X-T1 NÃO tem OVF, apenas EVF que é ligeiramente mais rápido que da X-E2. É tão ligeiramente que não pode ser levado em conta

Eu diria que é imperceptível. Dizem que o foco sim é consideravelmente mais rápido, mas eu não vi muita diferença.

Citar
Ela é maior, pero no mucho. Pode até ser um pouco + ergonômica, mas isso tu resolves com um grip no X-E2. Por outro lado, conheço gente que deixou a X-T1 de lado pois não curtiu o EVF centralizado.

Eu gosto especialmente disso na X-E2: Por ser menor, quando se faz foto urbana, o pessoal leva menos a sério. Já teve gente me perguntando se eu ia passar na DePlá depois...  :hysterical:   O importante é que a pessoa relaxa, pois ela tem uma cara menos profissional, menos DSLR.

Citar
Por outro lado, 2 vantagens da X-T1:

a) Flip screen
b) Permite disparo remoto pelo celular (coisa que inexplicavelmente não existe na X-E2)

Apesar de parecerem bobagem pra alguns, estes recursos são muito bons pra mim. A X-A1 que eu tinha antes tinha flip screen, e senti falta com a X-E2.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2014, 20:47:55
Coloque nessa "concunda" um EVF como se fosse o de uma FF

Eu acho que isso paga a diferença. Testei as duas câmeras na Photoimage, coisa de loco esse EVF da T1. Maravilhoso!! Gigante mesmo!!
D600 - E-M10


vsouza

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
    • Vinicius Souza Photography
Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2014, 20:49:56
Obrigado pelas respostas, mas pra mim ainda ficou uma dúvida sobre a foto em estúdio por conta do EVF.

Na Sony eu podia ir no menu e desligar o "Live View", e o EVF funcionaria "como ótico". Há essa opção nos dois modelos?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2014, 20:58:52
Eu penso assim: o que vai lhe fazer feliz e satisfeito? Se for para economizar 500 dólares e ficar remoendo: podia ter pego a X-T1, blá blá blá....

Claro que lente é mais importante mas você pode começar com o corpo top e depois com o tempo você vai comprando o seu arsenal de lentes. Daqui uns 2 anos quando sair uma evolução do X-T1 e você julgar importante você já tem lentes e só troca o corpo.

Pude testar a X-T1 na BH e na Photoimage, o EVF e possibilidades de controles dessa máquina é coisa de louco. A imagem vai ser a mesma da X-E2. Outro fator interessante é o AF que eu achei mais rápido que o da X100S.

No fim das contas a decisão é sua.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.730
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2014, 21:55:12
Obrigado pelas respostas, mas pra mim ainda ficou uma dúvida sobre a foto em estúdio por conta do EVF.

Na Sony eu podia ir no menu e desligar o "Live View", e o EVF funcionaria "como ótico". Há essa opção nos dois modelos?

Como assim "funcionar como ótico"?


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.730
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Setembro de 2014, 22:01:06

Apesar de parecerem bobagem pra alguns, estes recursos são muito bons pra mim. A X-A1 que eu tinha antes tinha flip screen, e senti falta com a X-E2.

Pois é, acho que pontuei isso justamente por sentir falta, principalmente o flip screen (vim de uma Canon 60d). Por outro lado acho que um flip screen iria "engordar" demais uma câmera no estilo da xe2.


vsouza

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
    • Vinicius Souza Photography
Resposta #12 Online: 09 de Setembro de 2014, 22:06:42
http://www.youtube.com/watch?v=GKtuALmPmZs

Essa é a maneira que se "desliga" o EVF nas Sony Alphas e Mirrorless. Queria saber se é possível fazer isso na Fuji X-T1 para poder usar em estúdio?

Como no vídeo pra estúdio estaria configurado em ISO mínimo, uma abertura de F5.6 ou menor e uma velocidade de 1/125s no mínimo, por exemplo. O EVF provavelmente me mostrará tudo escuro, o que fará eu fotografar as cegas. Tem como desligar o Live View como faço nas Sony Alpha?



efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 09 de Setembro de 2014, 22:06:47
Na Sony eu podia ir no menu e desligar o "Live View", e o EVF funcionaria "como ótico". Há essa opção nos dois modelos?

Se vc quer dizer ativar/desativar o Live View, sim. Muito prática, ela tem um botãozinho no lado direito da "corcunda" onde vc pressiona e, sequencialmente, é selecionado:

- EVF ou Display LCD com sensor de olho (tirou o olho do EVF o Display é ativado, e vice-versa)

- só EVF, permanentemente ligado

- só Display, idem

- só EVF com sensor de olho (mais econômico de bateria)  :ok:


vsouza

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
    • Vinicius Souza Photography
Resposta #14 Online: 09 de Setembro de 2014, 22:11:43
Ah, achei. Tem essa opção sim no menu da Fuji.

Compartilhando: http://www.dpreview.com/forums/post/53550032