Autor Tópico: PS com Clicio Barroso na EDUK  (Lida 2130 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Online: 09 de Setembro de 2014, 19:51:45
Ola!

Alguem assistindo?

Vamos trocando ideias aqui sobre esse curso  :ok:

Abraço!
M Rezende


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2014, 20:26:15
Sempre gostei do Clicio como professor...é muito claro e didático! Ele é ótimo nisso!


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2014, 20:38:34
 :ok:

Assistindo agora, perdi o comecinho.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Carlos Forti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2014, 20:42:43
Sempre gostei do Clicio como professor...é muito claro e didático! Ele é ótimo nisso!

É a primeira vez que vejo uma aula dele, mas estou adorando a didatica dele. Tudo bem explicado e sem ser chato (ou é porque não sei nada mesmo de PS) :D
Analista de sistemas, consultor de TI, desenvolvedor e fotógrafo amador... Lendo e aprendendo

Canon T3i + EF-S 18-55mm + Flash Yongnuo YN-468-II


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2014, 20:49:57
Acompanhando agora..


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2014, 21:00:52
É a primeira vez que vejo uma aula dele, mas estou adorando a didatica dele. Tudo bem explicado e sem ser chato (ou é porque não sei nada mesmo de PS) :D

Já tinha assistido alguns vídeos dele sobre o Lightroom no YouTube e a didática dele é muito boa.  :ok:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2014, 08:12:26
Reprise  hoje as 09 horas


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2014, 10:07:13
Eu tenho o livro de LR dele...e é incrível como ele escreve bem, com clareza mesmo quando entra nos mínimos detalhes!

M Rezende


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2014, 10:39:48
Confesso que não tenho muita paciência com esse assunto, e menos paciência ainda quando a reporudção do vídeo fica travando, rsrs. Mas dos poucos minutos que assisti, gostei muito de uma dica dele: fotografar em Adobe RGB e, se preciso, converter para sRGB apenas na exportação final, quando for levar para imprimir, por exemplo. Assim, todo o tratamento é feito em um formato com mais informação, e só lá no finalzinho você muda o formato se precisar.  :ok:


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2014, 11:35:21
Confesso que não tenho muita paciência com esse assunto, e menos paciência ainda quando a reporudção do vídeo fica travando, rsrs. Mas dos poucos minutos que assisti, gostei muito de uma dica dele: fotografar em Adobe RGB e, se preciso, converter para sRGB apenas na exportação final, quando for levar para imprimir, por exemplo. Assim, todo o tratamento é feito em um formato com mais informação, e só lá no finalzinho você muda o formato se precisar.  :ok:

Essa primeira parte foi na veia referente a espaço de cor. Recebo muito, mas muito material mesmo com problema de perfil de cor e na hora que imprime sai tudo muito estranho. Sempre mando uma amostra de cor, um target, para não ter confusão

É legal ter o arquivo em AdobeRGB no minimo ou ProPhoto como ele comentou e converter para sRGB na cópia.
Vamos supor que queira um fine art, ou  uma impressão em canvas? Pega a edição original  com perfil de cor do substrato ou Adobe RGB. A diferença em grandes tamanhos é notório


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2014, 12:13:16
Pergunta, fotografar e manter o espaço de cor AdobeRGB não me parece vantajoso se vc não usa monitores wide-gamut e bem calibrados. Não adianta ter informação a mais se vc não consegue visualizar corretamente, e neste caso, pode ficar pior ainda, pois vc trabalha o tempo todo achando que está vendo uma cor, e na saída a cor gerada acaba sendo outra. Seria mais um ponto de perda desnecessário, que não existiria se vc trabalhasse sRGB do início ao fim.

Claro que se vc usa monitores wide-gamut, aí a coisa muda de figura.

Ou estou errado ???? 

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #11 Online: 10 de Setembro de 2014, 20:54:59
Alexandre, pela sua lógica (que eu não contesto) o ProPhoto não tem utilidade já que não é possível capturar e muito menos reproduzir nada neste gamut

Essa moçada mais velha de impressão e estudo de cor, como o próprio Clício, Alex Vilagas, etc defende que vc deve trabalhar em TIFF 16 bits ou no minimo AdobeRGB

Acredito que a logica deles seja que numa pós produção, "esmagando" ou "esticando" alguns picos/cumes no AdobeRGB  cai dentro da faixa sRGB assim mantendo a qualidade melhor que capturado e manipulando em sRGB

Desculpe se estiver sendo muito infantil nesta informação, mas se eu imprimir uma imagem em AdobeRGB sendo o arquivo em sRGB satura tudo, vai  informação errada pra maquina, que  tem como referência a abrangência das cores visíveis anotadas nos gráficos do sRGB e Adobe RGB (conclusão minha), tipo a cor de pele é o pico de vermelho no sRGB mais amarelo, só que o pico de vermelho no AdobeRGB é outro e a quantidade de amarelo tb.
Acredito que  numa mesma "imagem"vc tenha mais informação de cores usando os gamuts  em questão  e a diferença está no incremento das variações de cores. Em foto pequena isso não aparece mas nas grande...  :doh:

É uma lógica meia esdruxula minha, obviamente que existe uma grande chance de estar errada e um pouco confusa :shock:

Abs

Marcio


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #12 Online: 11 de Setembro de 2014, 19:14:43
O curso foi em horário diferente hoje?  :ponder:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________