Autor Tópico: Pilo, a pilha AA que dura para sempre e é recarregada em três segundos  (Lida 3717 vezes)

DMZamora

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Resposta #15 Online: 03 de Setembro de 2014, 13:07:00
Quanto a carro movido a ar ou água, isso é balela. Até dá para fazer um carro movido a ar comprimido, mas não tem nenhuma vantagem.

Na verdade o carro não é movido "a água", mas sim a hidrogênio, obtido por eletrólise, o que acaba não sendo eficiente. Em 2006 resolveram o problema, mas mais uma vez, não se ouviu mais falar do assunto :)

http://super.abril.com.br/tecnologia/carro-movido-agua-446658.shtml
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Resposta #16 Online: 03 de Setembro de 2014, 14:14:11
Na verdade o carro não é movido "a água", mas sim a hidrogênio, obtido por eletrólise, o que acaba não sendo eficiente. Em 2006 resolveram o problema, mas mais uma vez, não se ouviu mais falar do assunto :)

http://super.abril.com.br/tecnologia/carro-movido-agua-446658.shtml
Mais uma complexa operação de cachorro correndo atrás do rabo só pra dizer que o carro é "movido" a água.

O motor do carro é movido a hidrogênio, que é extraído da água usando boro, que depois precisa ser reciclado usando... eletricidade! Enquanto isso já tem um monte de carro elétrico rodando lá na Califórnia.
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DMZamora

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Resposta #17 Online: 03 de Setembro de 2014, 14:46:23
Mais uma complexa operação de cachorro correndo atrás do rabo só pra dizer que o carro é "movido" a água.

O motor do carro é movido a hidrogênio, que é extraído da água usando boro, que depois precisa ser reciclado usando... eletricidade! Enquanto isso já tem um monte de carro elétrico rodando lá na Califórnia.

A palavra chave é eficiência.  Quanto hidrogênio poderia ser extraído por uma quantidade X de boro? Quanta eletricidade seria necessária para reciclá-lo? Não faço a menor idéia. Pode até ser que valha a pena.

O problema maior é que qualquer sistema desse tipo que venha a ser viável e eficiente, atrairá automaticamente a atenção da "turma" do petróleo, que tratará de abafar o assunto.
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AlexandreS

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Resposta #18 Online: 03 de Setembro de 2014, 15:42:06
Motores a combustão interna utilizando derivados de petróleo funcionam mais ou menos da mesma maneira a mais de um século. O primeiro motor de ciclo Otto foi construído em 1876. De lá para cá inseriu-se a eletrônica, mas o processo em sua essência é o mesmo.

Não sou adepto de teorias de conspiração, mas também acho impossível que em 130 anos ninguém tenha inventado algo diferente, seja a nível de processo, seja a nível de combustíveis alternativos.



« Última modificação: 03 de Setembro de 2014, 15:42:33 por AlexandreS »

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Resposta #19 Online: 03 de Setembro de 2014, 17:41:50
Motores a combustão interna utilizando derivados de petróleo funcionam mais ou menos da mesma maneira a mais de um século. O primeiro motor de ciclo Otto foi construído em 1876. De lá para cá inseriu-se a eletrônica, mas o processo em sua essência é o mesmo.

Não sou adepto de teorias de conspiração, mas também acho impossível que em 130 anos ninguém tenha inventado algo diferente, seja a nível de processo, seja a nível de combustíveis alternativos.
Veja bem, vou falar com certa propriedade, com base no que me lembro da faculdade de engenharia mecânica.

As petroleiras não tem como impedir nenhum tipo de desenvolvimento dentro das universidades. Podem no máximo não custear pesquisas, mas há muitas outras entidades que tem interesse nisso.

O fato de a gasolina ser utilizada há tanto tempo tem duas explicações. Uma econômica e bastante obvia: é uma alternativa bem barata. Claro que devido ao fator escala.

A segunda explicação é mais técnica. A quantidade de energia na gasolina é muito alta. 50 litros de gasolina pesam uns 45 quilos, e têm energia para rodar uns 600 km. Acabando o combustível, é possível encher o tanque em 5 min e sair rodando. Com os carros elétricos atuais, você tem uma autonomia bem menor, é demora várias horas para "encher o tanque". Claro que isso talvez se resolva conforme as pesquisas forem avançando, mas é bom lembrar que os fabricantes de baterias gastam milhões em P&D e ainda temos celulares cuja carga dura um dia e levam uma hora para recarregar.

O motor de ciclo Otto foi inventado há mais de um século sim, e só não foi substituído até agora porque ninguém achou uma alternativa mais eficiente.

Algumas ideias alternativas:
Motor ciclo Diesel
Motor Wankel
Motor ciclo Brayton/Stirling
Célula de combustível

Nenhuma delas apresentou potencial para substituir o Otto. Mas engana-se quem pensa que a tecnologia evoluiu pouco. Combustíveis, materiais, eletrônica, processo de fabricação...  Daria um mês de papo isso.

Mas pra terminar, pra quem disser que não há pesquisa forte de alternativas, é só lembrar que a NASA, com seu humilde orçamento, pesquisa células de combustível desde o século passado.

Onde houver uma ideia inovadora, há potencial para ganhos milionários. Um único setor não consegue impedir isso.




(PS. Não, as farmacêuticas não tem a cura do câncer escondida para ganhar dinheiro com o tratamento.)
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Kokimoto

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Resposta #20 Online: 03 de Setembro de 2014, 18:53:38
E aquele motor que, no meio do ciclo otto, injeta água para aproveitar o calor gerado pela explosão? A água expandia rapidamente e empurrava o pistão mais uma vez.

Mas acho que é totalmente anti ecológico e ainda teria o problemas dos sais deixados pela evaporação.
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Resposta #21 Online: 03 de Setembro de 2014, 22:43:39


E aquele motor que, no meio do ciclo otto, injeta água para aproveitar o calor gerado pela explosão? A água expandia rapidamente e empurrava o pistão mais uma vez.

Mas acho que é totalmente anti ecológico e ainda teria o problemas dos sais deixados pela evaporação.

Nunca ouvi falar, mas o princípio parece interessante.

Se funcionar, pode ser bastante ecológico, pois diminuiria muito o consumo de combustível.

O resíduo de evaporação imagino que não seria um problema enorme, pois os motores atuais já levam em conta resíduos da combustão.
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AlexandreS

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Resposta #22 Online: 04 de Setembro de 2014, 11:59:39
E aquele motor que, no meio do ciclo otto, injeta água para aproveitar o calor gerado pela explosão? A água expandia rapidamente e empurrava o pistão mais uma vez.

Mas acho que é totalmente anti ecológico e ainda teria o problemas dos sais deixados pela evaporação.

Que eu lembre, injeção de água (na realidade, é injeção de uma mistura de água e metanol) era usada em alguns aviões da segunda guerra, como por exemplo o P47 Thunderbolt e o P51 Mustang. Já li um pouco  sobre isso, mas nunca achei algo realmente técnico. Alguns falam em aumento da temperatura da câmera, outros - e que eu acho mais plausível -, dizem que a injeção de água/metanol diminuiria a a temperatura da câmara de combustão, agindo como um anti-detonante químico. Também aumenta a densidade da massa de ar, possibilitando uma maior quantidade de mistura no cilindro e consequentemente maior potência, mesmo que por poucos instantes. Os P47 tinham um tanque atrás motor com 57L de mistura água/metanol, que eram utilizados em momentos críticos, como manobras ou fuga.

Parece que nas corridas de dragster, muitas vezes essa mesma mistura é jogada sobre as borboletas de admissão do motor momentos antes da largada, também com a finalidade de resfriar as câmeras de combustão e permitir uma sobrealimentação durante os segundos que dura a aceleração.




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SRMuniz

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Resposta #23 Online: 04 de Setembro de 2014, 16:23:45
Interessante...


Kokimoto

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Resposta #24 Online: 04 de Setembro de 2014, 19:24:56
Tentei achar mas não consegui. Tinha um brasileiro que fez um motor desses.

Ele injetava água no cilindro entre cada admissão/exaustão. Assim, tinha os dois efeitos: resfriava o motor, não precisando mais de radiador, e também usava essa energia térmica para gerar movimento. Segundo ele, a água injetada no cilindro quente gerava força para empurrar o pistão.

Vou tentar achar de novo!
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Danilo Mello

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Resposta #25 Online: 11 de Setembro de 2014, 22:26:47
Vou dar meu parecer aqui.

A pilha tamanho AA fornece 1.5V nominalmente. Supondo que ela possua uma carga de 2000mAh (o que é próximo do real). Podemos calcular a energia armazenada nela em mWh:

2000 mAh = 2 Ah;

E = Q.V; E = 2 Ah x 1,5 V; E = 3Wh; 3 W x 3600 s = (aprox) 10.000 J (10 kilojoules)

portanto a pilha pode fornecer 10 kilojoules de energia ao que for necessário. Ao sacodir a pilha, você a acelera do repouso até uma velocidade e depois para ela novamente. vamos supor que você atinja uma velocidade de 1m/s ao sacodir e que a pilha seja extremamente pesada, chutando o balde! que a pilha seja feita inteiramente de ósmio (o material mais denso da tabela periódica). Uma pilha de diâmetro de 1cm e 5cm de altura terá uma massa de aproximadamente 300 gramas. A cada sacodida você irá fornecer uma energia cinética à pilha

Ec= mv²/2 = 0,3*1^2/2 = 0,15 J

Supondo que ao frear a pilha, toda a energia cinética que você forneceu a ela seja integralmente transferida à carga da pilha, uma sacodida irá carrega-la em 0,15 joules.

Seriam necessários aproximadamente 70 mil balançadas da pilha para carregar a sua carga completa de 2000mAh. é claro que eu assumi que a tensão da pilha é constante durante toda sua descarga, que a eficiencia da transformação de energia cinética apra a pilha é de 100%, bla bla bla. aproxiomações. iria ser cômico pois para carrega-la em 3 segundos eu ia precisar balançá-la com uma frequencia de 20kHz  :hysterical:

meu veredito é que isso não pode não, arnaldo.


às criaturas que choram dizendo que carros movidos a ar comprimido são ecológicos se esquecem que teremos um grande motorzão a diesel comprimindo todo esse ar. Só vamos trocar o local onde a poluição é gerada ea energia continuará sendo consumida, muito provavelmente tão eficientemente quanto motores a combustão interna nos carros. Para mim a melhor solução é o etanol de 1ª geração e o etanol celulósico, sendo que este segundo está começando a se tornar um processo eficiente com as primeiras usinas aparecendo agora, mas o futuro promete!

quanto ao flash, não se preocupem! eu já descobri a solução. fotógrafos farão um breve curso com a fat family para carregar a bateria enquanto tiram fotos
« Última modificação: 11 de Setembro de 2014, 22:37:22 por Danilo Mello »


Alexandre Ranieri

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Resposta #26 Online: 11 de Setembro de 2014, 22:45:13
A pilha não chega a 2.000mAh.

Citação de: Nicolas Toper <nico@mxmtech.net>
Pilos store just about a hundred mAh but they get recharged very fast. We're trying to improve the figure and industrialize them. To give you an idea, we get 8 mW per Pilo (when you shake) which means it's working fine for TV remote or mp3 player but not necesseraily for Mouse/Trackpage/Keyboard.

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Danilo Mello

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Resposta #27 Online: 11 de Setembro de 2014, 23:31:33
A pilha não chega a 2.000mAh.

é verdade. uma pilha AA padrão chega a 2000 mAh. Eu não havia lido que a pilo alcançava somente 100mAh (aprox). portanto o numero de balançadas são 3500 para cada 100mAh. ainda é um valor ridículo. para ser viável. eu peguei aqui uma pilha e consegui balançar ela umas 4 vezes por segundo. seria em torno de 15 minutos sacudindo ela vigorosamente para carregar os 100mAh.


Alexandre Ranieri

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Resposta #28 Online: 12 de Setembro de 2014, 07:39:36
Por isso que ela não é uma pilha para equipamentos que exigem carga todo o tempo.
Não valeria a pena ficar agitando ela tanto tempo para carregar por inteiro.

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