Autor Tópico: Lentes nítidas, claras.... e 'baratas'  (Lida 7851 vezes)

Bucefalous

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Online: 12 de Setembro de 2014, 03:55:59
Hey galera..
Vou ser específico para ver se tenho uma ajuda...
Eu tenho uma 18-135 e 50mm.

Uso bastante a 18-135 devido ao range... Não sou profissional, apenas um entusiasta..
Após fazer algumas fotos hoje da minha afilhada, reparei em algumas fotos no zoom, uma perda de nitidez, não foi como imaginava perfeitamente... Usei sempre o menor iso possível sem flash, mas a foto seria para um poster e preciso abusar da resolução.. Depois de ver direitinho... minha curiosidade aflorou e fui procurar lentes mais nítidas...

Alguém indicaria Boas opções para comprar de lentes nítidas, claras e, se possível,  baratas? *Barato em comparação com modelos disponíveis de 4/5k.

Estou começando mas esse detalhe me incomodou... aproveitando.. segue algumas fotos que fiz hoje...

[Spoiler]


[/SPOILER]


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2014, 08:13:20
Qual o limite? 1.500? 2.000?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2014, 08:27:29
Cara, duas lentes bem faladas entre os foristas é a Tamron/Sigma 17-50 2.8. Ambas são muito boas, valem o que custam. Eu já tive as duas, e prefiro a Sigma.

A Sigma vc acha entre 1300,00~1500,00 e a Tamron entre 1100,00~1300,00, dependendo do anunciante.

« Última modificação: 12 de Setembro de 2014, 08:28:01 por Mike Castro »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2014, 08:33:10
Bucefalus, independentemente da lente a ser escolhida, acho que vale a pena conferir se a suposta falta de nitidez não seria algum desvio no foco causado pelo equipamento ou pela técnica fotográfica.

Na segunda foto, o colar junto ao braço da nenê está bem nítido. Acho que o foco ficou lá.

Boa sorte.
D600 - E-M10


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2014, 09:42:32
Eu uso a 18-135 junto com a 60D e nunca reparei uma perca de nitidez tão significativa assim...

Concordo com o Kokimoto, verifique se o foco está cravado no seu assunto, aparentemente está faltando o foco mesmo... Sei lá, como seu assunto não ficará se mexendo, tente usar um tripé para não deixar a foto tremida...

Quanto a aquisição da lente... com esse valor acredito que vc encontre boas lentes L da Canon, não é?
Canon


sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2014, 09:55:38
se sua preferencia for zoom iria como o Mike disse acima, tamrom ou sigma.

No caso de uma prime , te indicaria a 50mm 1,4 vc acha por 900 Dilma$ a nitidez é impecável e tem uma construção boa.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2014, 10:07:19
 Se vc esta usando a lente muito próxima do range máximo é isso mesmo, a qualidade não é boa, o modelo novo STM é muito superior, mas o modelo antigo é sofrível.
 Fotos de bebes o pessoal que trabalham com isso quase sempre usa uma 50mm para FF e se for cropada uma 35mm. Lente clara com bokeh neste tipo de foto acho que fica super bacana.


Noob

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2014, 12:06:46
Olá! Não sei se é o caso, mas se atente quanto a velocidade também do obturador, veja o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=uZgL4QYyf6o


Se não quiser ver tudo, olhe em 2:16.

Tem o detalhe também que, geralmente, a maior nitidez da lente costuma ser 2 pontos acima da abertura máxima.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2014, 12:10:11 por Noob »


WagnerBastos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
  • The life is too short for a bad shot!
Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2014, 13:24:56
Em termos de nitidez para a Nikon acho a Tamron melhor que a Sigma além de uma construção melhor.

Pode ter sido as que experimentei.


ocram116

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Setembro de 2014, 13:40:43
Cara, duas lentes bem faladas entre os foristas é a Tamron/Sigma 17-50 2.8. Ambas são muito boas, valem o que custam. Eu já tive as duas, e prefiro a Sigma.

A Sigma vc acha entre 1300,00~1500,00 e a Tamron entre 1100,00~1300,00, dependendo do anunciante.
Também tenho as duas e concordo com o Mike, acho a Sigma melhor!
Antes usava uma 18 105 da Nikon, mas depois que adquiri as duas citadas, além da nitidez que é absurdamente superior, minhas fotos melhoraram muito!


Bucefalous

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #10 Online: 12 de Setembro de 2014, 14:20:03
Agradeço a opinião e as dicas de vocês.
Fui verificar as condições de uso da máquina e cometi algumas falhas citadas aí como o range no máximo e o tempo de exposição. Mesmo assim, uma amiga tem uma lente,  se não me engano, 24-70 e as imagens são bem limpas.

Olá! Não sei se é o caso, mas se atente quanto a velocidade também do obturador, veja o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=uZgL4QYyf6o


Se não quiser ver tudo, olhe em 2:16.

Tem o detalhe também que, geralmente, a maior nitidez da lente costuma ser 2 pontos acima da abertura máxima.
Isso é algo que eu realmente não tinha noção. Valeu muito a pena mesmo.
Bucefalus, independentemente da lente a ser escolhida, acho que vale a pena conferir se a suposta falta de nitidez não seria algum desvio no foco causado pelo equipamento ou pela técnica fotográfica.

Na segunda foto, o colar junto ao braço da nenê está bem nítido. Acho que o foco ficou lá.

Boa sorte.
Eu uso a 18-135 junto com a 60D e nunca reparei uma perca de nitidez tão significativa assim...

Concordo com o Kokimoto, verifique se o foco está cravado no seu assunto, aparentemente está faltando o foco mesmo... Sei lá, como seu assunto não ficará se mexendo, tente usar um tripé para não deixar a foto tremida...

Quanto a aquisição da lente... com esse valor acredito que vc encontre boas lentes L da Canon, não é?
Não se definir o quão significativa foi a perda pq irá para impressão depois. Mas eu aproveitei para pesquisar a respeito desse tipo de lente pq é um interesse meu e acho a 18-135 escura, ainda mais no range máximo. Como minha afilhada estava inquieta, tive que usá - lo .

De qualquer forma, tenho intenção em adquirir uma nova lente que seja versátil, clara e mais nítida,  se possível. A respeito das dicas, vou colocar em prática para diminuir tais distorções. 
Meu uso maior é para retratos e festas de família. Mas já que vou investir,  que seja algo onde eu tenha um bom retorno em qualidade.


carlos_blau

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2014, 23:31:44
A Canon EF 100mm f/2 USM é um espetáculo de lente! Nitidez, bokeh, preço, tamanho do equipamento, velocidade de foco e uma construção bacana tudo na mesma lente... A depender da distância focal que vc está procurando, ela DEVE entrar na lista de "possibilidades". Maaaas, isso é só uma sugestão! hehe  :ok:
Boa sorte aí!
Canon 6D / TS-E 24mm 3.5L II / EF 24mm 1.4L II USM / Samyang 14mm 2.8 ED AS IF UMC
Tripé Manfrotto 055XPRO3 / Cabeça Manfrotto 410 / Filtros Hoya


Bucefalous

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #12 Online: 17 de Setembro de 2014, 02:43:50
A 24-105 e a 85mm são boas opções ? Vi essas duas e a 17-50. ..


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 21 de Setembro de 2014, 23:01:02

A Canon EF 100mm f/2 USM é um espetáculo de lente! Nitidez, bokeh, preço, tamanho do equipamento, velocidade de foco e uma construção bacana tudo na mesma lente... A depender da distância focal que vc está procurando, ela DEVE entrar na lista de "possibilidades". Maaaas, isso é só uma sugestão! hehe  :ok:
Boa sorte aí!
Essa foi a melhor lente Canon que tive. Absurdamente nítida!
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Setembro de 2014, 11:28:28
Bucefalus,

Eu concordo com a sugestão do Sulleiman.
Como você fala que quer uma lente mais voltada a retratos, o melhor custo/benefício é uma 50mm, seja 1.8 ou 1.4.
Elas tem custo relativamente baixo e uma qualidade excelente.

As 85mm são ainda melhores, bem como as 100mm também, contudo são mais caras.
Uma excelente opção é a Tamron 90mm f/2.8 Di VC USD Macro que tem boa qualidade ótica e preço aceitável.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva