Autor Tópico: Dica de lente Canon para fotografia de miniaturas de carros.  (Lida 5170 vezes)

Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Online: 13 de Setembro de 2014, 01:27:40
Eu costumo fotografar miniaturas de carros, com tamanho em torno de 25cm a 35cm. Com câmera compacta, de sensorzinho minúsculo, fica fácil, pois consigo essa profundidade de campo de +- 30cm com f/8 ou até menos, com menos luz e menor distância do objeto.

Mas ao usar a APS-C da Canon, a coisa fica mais difícil com a lente 18-135 do kit. Como tenho que delimitar a cena para que pegue apenas a miniatura e parte do fundo (coisa de uns 40cm de largura no máximo), não posso usar a lente muito curta (senão aparece até o teto). Mas não posso usar muitos milímetros também, pois o carro fica com aspecto achatado, menos "dramático" digamos assim. O local onde fotografo tem apenas uns 2,5m de espaço livre para eu tomar distância, o que também inviabiliza distâncias focais muito grandes.
Depois tem outra questão: para eu conseguir os 30cm de profundidade de campo, acabo tendo que usar f/22, o que não gosto porque, além de precisar de mais luz (ruim para as miniaturas que têm partes plásticas) ou mais exposição, ainda faz aparecer qualquer sujeirinha que exista no sensor, dando mais trabalho na pós.

Mas vamos às perguntas:

1) Expostos os fatos, às leis da física me impedem de conseguir o resultado desejado ou há alguma dica que eu possa usar para ter fotos em um espaço de 2,5m do objeto, com profundidade de campo de uns 30cm, limitando a cena a uns 40cm e sem ter que usar f/22?

2) Qual seria a lente mais indicada para essa situação?

Agradeço desde já.
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2014, 02:37:01
Com alguns cálculos aqui não achei solução nos números. Para uma distância focal boa, que é 50mm, para eu ter um ângulo de visão de 40cm com profundidade de campo de uns 30cm, eu teria que estar a 1m do objeto, mas só com f/22. Se eu abrir mais o diafragma perco dof, e se eu me afastar aumento o ângulo de visão. Seria crop a única solução?
« Última modificação: 13 de Setembro de 2014, 02:38:10 por Márcio A.A. »
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2014, 07:10:53
Canon 100mm f/2.8 USM Macro L
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2014, 11:07:01
Se não for imprimir grandes ampliações, acho que dá pra ir de crop.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2014, 11:41:33
Com alguns cálculos aqui não achei solução nos números. Para uma distância focal boa, que é 50mm, para eu ter um ângulo de visão de 40cm com profundidade de campo de uns 30cm, eu teria que estar a 1m do objeto, mas só com f/22. Se eu abrir mais o diafragma perco dof, e se eu me afastar aumento o ângulo de visão. Seria crop a única solução?

Como já fiz alguns testes de nitidez e vi que f/7.1 é a melhor nitidez da Olympus 14-42mm, a solução para manter uma nitidez aceitável, sem muita distorção (aproximadamente 29mm na M4/3, 58mm equivalentes), utilizei empilhamento. Essa miniatura da foto tem 11cm e tirei a foto mais ou menos 70cm dela, feito depois empilhamento no PS, com 8 imagens. Se for um volume grande de fotos, dá bastante trabalho, mas o resultado, pra mim, foi excelente.

Link para a foto: https://flic.kr/p/oQTHPJ

Esta foi com uma Zuiko 50mm, 14 imagens: https://flic.kr/p/p6D7zb


- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2014, 13:01:15
As dicas dos colegas são válidas.

Mas tenho feitas varias experimentações e pesquisado muito sobre o assunto. Além da lente é preciso ver todo um esquema de iluminação, ver o espaço disponível, e outros diversos elementos que vão interferir e muito nos resultados. Por isso definir uma lente x, ou outra distância y pode ajudar, mas talvez vai resolver.

Há outros fatores... podemos observar que até em lentes de uma determinada distância focal, tem outras características relativamente diferentes, tais como nitidez maior em uma determinada abertura, distância de foco mínima, contraste, etc, etc.

Por isso é importante determinar qual a distância disponível para a montagem do seu pequeno estúdio, ler sobre 'fotografia still', testar fundos variados, esquemas de luzes, e métodos para rebater flash, tornar luzes menos duras, evitar reflexos indesejáveis, etc....

No fórum há muito material relativo a esse assunto. Em relação a lente sugiro procurar conhecer as especificações técnicas e relatos sobre nitidez, contraste, e ver se são adequadas às suas necessidades.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2014, 15:54:38
Obrigado aos amigos que responderam.

A minha maior queixa é mesmo a profundidade de campo pequena. E, pelo que vi, não vou conseguir mudar as leis da física. rs

Pope, essa lente L deve ser excelente. Só me parece que 100mm deve achatar os planos um pouco mais do que eu gostaria para deixar as miniaturas parecidas com carros de verdade.

vangelismm, pensei que uma solução é essa do crop, mas por mais que a câmera tenha tantos megapixels, sempre dá dó de cortar.

Alexandre Ranieri, é o foco das suas fotos que quero nas minhas. Só que as minhas miniaturas têm o inconveniente de serem maiores. Eu já vi fotos ótimas com empilhamento, mas nunca me arrisquei fazer por achar que dava muito trabalho. Mas o resultado do empilhamento é fantástico. Acho que vai ser essa a minha escolha para burlar as limitações do conjunto. Já tive dando uma estudada e não me pareceu o bicho de sete cabeças que eu achava que era. A parte mais chata parece ser ter que usar o EOS Remote para tirar as fotos sem mexer a câmera. A junção delas no PS até achei simples.

Versiano, boa dica de conhecer o equipamento. Vou procurar dados sobre os settings que dão melhor nitidez à lente, o que associado à dica do empilhamento, deve ajudar muito.

Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2014, 16:07:03
A outra opçao é uma Canon TS-E 45mm f/2.8.
Com ela você altera o plano de foco tranquilamente!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #8 Online: 13 de Setembro de 2014, 16:26:31
Alexandre Ranieri, é o foco das suas fotos que quero nas minhas. Só que as minhas miniaturas têm o inconveniente de serem maiores. Eu já vi fotos ótimas com empilhamento, mas nunca me arrisquei fazer por achar que dava muito trabalho. Mas o resultado do empilhamento é fantástico. Acho que vai ser essa a minha escolha para burlar as limitações do conjunto. Já tive dando uma estudada e não me pareceu o bicho de sete cabeças que eu achava que era. A parte mais chata parece ser ter que usar o EOS Remote para tirar as fotos sem mexer a câmera. A junção delas no PS até achei simples.

Eu uso um disparador com fio na E-PL5, mas na falta deste, o timer de 2s resolve.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2014, 21:28:24
A outra opçao é uma Canon TS-E 45mm f/2.8.
Com ela você altera o plano de foco tranquilamente!


Que show essa lente. Eu já tinha ouvido falar, mas não sabia como era o funcionamento. Fui ver no youtube. Faz milagre.
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #10 Online: 13 de Setembro de 2014, 21:34:43
Eu uso um disparador com fio na E-PL5, mas na falta deste, o timer de 2s resolve.

Eu preciso é comprar um tripé decente. O meu é muito vagabundo, e qq toque na câmera já muda alguma coisinha na posição. Por isso vou ter que usar o EOS Remote, para acertar os focos e disparar sem encostar na câmera.
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2014, 23:24:20
Eu costumo fotografar miniaturas de carros, com tamanho em torno de 25cm a 35cm. Com câmera compacta, de sensorzinho minúsculo, fica fácil, pois consigo essa profundidade de campo de +- 30cm com f/8 ou até menos, com menos luz e menor distância do objeto.

Mas ao usar a APS-C da Canon, a coisa fica mais difícil com a lente 18-135 do kit. Como tenho que delimitar a cena para que pegue apenas a miniatura e parte do fundo (coisa de uns 40cm de largura no máximo), não posso usar a lente muito curta (senão aparece até o teto). Mas não posso usar muitos milímetros também, pois o carro fica com aspecto achatado, menos "dramático" digamos assim. O local onde fotografo tem apenas uns 2,5m de espaço livre para eu tomar distância, o que também inviabiliza distâncias focais muito grandes.
Depois tem outra questão: para eu conseguir os 30cm de profundidade de campo, acabo tendo que usar f/22, o que não gosto porque, além de precisar de mais luz (ruim para as miniaturas que têm partes plásticas) ou mais exposição, ainda faz aparecer qualquer sujeirinha que exista no sensor, dando mais trabalho na pós.

Mas vamos às perguntas:

1) Expostos os fatos, às leis da física me impedem de conseguir o resultado desejado ou há alguma dica que eu possa usar para ter fotos em um espaço de 2,5m do objeto, com profundidade de campo de uns 30cm, limitando a cena a uns 40cm e sem ter que usar f/22?

2) Qual seria a lente mais indicada para essa situação?

Agradeço desde já.

Aprenda a usar Focus Stacking que seus problemas estarão resolvidos.


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2014, 23:25:13
Fiz um teste de empilhamento, rápido e sem cuidado nenhum com a iluminação, e não é que funciona e é fácil?! Coloquei umas luzinhas de natal no fundo só para deixar desfocado.
Foram 10 fotos. Usei 50mm e f/8, com distância do objeto de menos de 40cm. Esse Porsche tosquinho tem 24cm e é meu "boi de piranha", usado para testar qq coisa. rs



Obrigado pessoal! :ok:
« Última modificação: 13 de Setembro de 2014, 23:26:56 por Márcio A.A. »
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2014, 23:46:10
Aprenda a usar Focus Stacking que seus problemas estarão resolvidos.

Já está provado que esse é o caminho mesmo. Dá para usar a melhor abertura da lente e mesmo assim deixar tudo aquilo que se quer em foco. Perfeito!
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2014, 07:46:11
Fiz um teste de empilhamento, rápido e sem cuidado nenhum com a iluminação, e não é que funciona e é fácil?! Coloquei umas luzinhas de natal no fundo só para deixar desfocado.
Foram 10 fotos. Usei 50mm e f/8, com distância do objeto de menos de 40cm. Esse Porsche tosquinho tem 24cm e é meu "boi de piranha", usado para testar qq coisa. rs
Obrigado pessoal! :ok:

Esse é o caminho.  :ok:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________