Autor Tópico: Rio do Boi - Cânion Itaimbezinho  (Lida 2423 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 13 de Setembro de 2014, 08:54:36
Chegando de viagem, fui olhar as fotos na tela grande do computador e não resisti. Tenho que postar pelo menos uma foto, a única que tratei até agora.

Uma trilha de cerca de 7km (4,5km pelo meio da mata e 2,5km pelas margens e leito do rio do Boi) leva até o interior do Canion Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra.

Quase 14km ida e volta, que demorei 7h para percorrer. Mas que valeram o esforço.

« Última modificação: 13 de Setembro de 2014, 09:06:05 por Luciano.Queiroz »


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2014, 08:59:43
Linda foto.   :clap:

A caminhada valeu a pena mesmo!

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2014, 09:04:42
Linda foto.   :clap:

A caminhada valeu a pena mesmo!

:ok: valeu Alexandre!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2014, 10:57:19
É uma excelente composição, Luciano. Nosso olhar vai caminhando até o final de maneira gostosa.
Em relação ao tratamente, gostei da parte da água. A vegetação está excessivamente contrastada e a tentativa de recuperar as informações das montanhas ao fundo um pouco exagerada. Gostaria de ver o céu um pouco menos presente também.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2014, 11:02:59
É uma excelente composição, Luciano. Nosso olhar vai caminhando até o final de maneira gostosa.
Em relação ao tratamente, gostei da parte da água. A vegetação está excessivamente contrastada e a tentativa de recuperar as informações das montanhas ao fundo um pouco exagerada. Gostaria de ver o céu um pouco menos presente também.

concordo contigo...

a latitude da cena era tão alta lá que não teve jeito.. tive que fazer várias fotos e combinar no photoshop.. não sei se posso dizer que é um HDR porque não estão totalmente mescladas as exposições no quadro todo..

A água e paredão do lado direito é uma foto, o céu é outra e o paredão do lado esquerdo outra... pelejei de tudo quanto foi jeito aqui pra ter uma imagem aceitável, mas meus conhecimentos de tratamento só permitiram assim...
« Última modificação: 13 de Setembro de 2014, 11:05:16 por Luciano.Queiroz »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2014, 11:07:49
concordo contigo...

a latitude da cena era tão alta lá que não teve jeito.. tive que fazer várias fotos e combinar no photoshop.. não sei se posso dizer que é um HDR porque não estão totalmente mescladas as exposições no quadro todo..

A água e paredão do lado direito é uma foto, o céu é outra e o paredão do lado esquerdo outra... pelejei de tudo quanto foi jeito aqui pra ter uma imagem aceitável, mas meus conhecimentos de tratamento só permitiram assim...
Entendo. É uma situação complicada mesmo. Acho que não necessariamente temos que ver toda a cena. Talvez seja melhor priorizar certas coisas. Tem como voce postar uma foto só aqui? Só pra ver como ficou.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2014, 11:37:57
Entendo. É uma situação complicada mesmo. Acho que não necessariamente temos que ver toda a cena. Talvez seja melhor priorizar certas coisas. Tem como voce postar uma foto só aqui? Só pra ver como ficou.

Exposição pro lado direito da cena:


Exposição pro lado esquerdo da cena:


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2014, 11:38:49
Interessante as considerações do Peter Parker.
Uma cena bonita, mas muitas vezes ingrata para fotografar.
Particularmente achei um pouco forçada também. Mas fica difícil uma análise criteriosa sem ter estado no local e na hora da foto. Ainda tem q ver se dava para esperar ou ir numa hora ou uma situação melhor. Me parece o tipo de lugar q seria ideal ficar por perto vários dias até encontrar a situação ideal. Mas isso quase sempre é impossível, pois ficamos presos a horários, distâncias , infraestrutura, grana....
Já tive sorte de me deparar com cenas similares em momentos oportunos para fotografar. Mas se não tivesse tido sorte, como já aconteceu várias vezes, teria q dispensar a foto, por mais vontade q tivesse de fazer e por mais q eu tenha perdido tempo de chegar ao local... Simplesmente não poderia retornar ao local outras vezes e nem permanecer no mesmo. Mas, parece paradoxal , faz parte do prazer da fotografia.
A sugestão da foto única para vermos é bem interessante.
Penso, e posso estar errado, q esta foto possa ficar melhor em termos de aproveitamento e equilíbrio da exposição com uma edição diferente. A composição já está muito bonita para meu gosto.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #8 Online: 13 de Setembro de 2014, 11:40:29
Que linda essa segunda, Luciano. Infinitamente mais linda do que a que voce postou aqui. Acho que passa maior sensação de mistério e beleza do local. Esqueça os detalhes. O que importa são as sensações. ;)
p.s. Me refiro a foto "exposição para o lado esquerdo da cena"
« Última modificação: 13 de Setembro de 2014, 11:43:04 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2014, 11:41:57
Que linda essa segunda, Luciano. Infinitamente mais linda do que a que voce postou aqui. Acho que passa maior sensação de mistério e beleza do local. Esqueça os detalhes. O que importa são as sensações. ;)

:ok: mas pro meu gosto a subexposição da parte de baixo me incomoda..
« Última modificação: 13 de Setembro de 2014, 11:45:04 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #10 Online: 13 de Setembro de 2014, 11:47:14
Interessante as considerações do Peter Parker.
Uma cena bonita, mas muitas vezes ingrata para fotografar.
Particularmente achei um pouco forçada também. Mas fica difícil uma análise criteriosa sem ter estado no local e na hora da foto. Ainda tem q ver se dava para esperar ou ir numa hora ou uma situação melhor. Me parece o tipo de lugar q seria ideal ficar por perto vários dias até encontrar a situação ideal. Mas isso quase sempre é impossível, pois ficamos presos a horários, distâncias , infraestrutura, grana....
Já tive sorte de me deparar com cenas similares em momentos oportunos para fotografar. Mas se não tivesse tido sorte, como já aconteceu várias vezes, teria q dispensar a foto, por mais vontade q tivesse de fazer e por mais q eu tenha perdido tempo de chegar ao local... Simplesmente não poderia retornar ao local outras vezes e nem permanecer no mesmo. Mas, parece paradoxal , faz parte do prazer da fotografia.
A sugestão da foto única para vermos é bem interessante.
Penso, e posso estar errado, q esta foto possa ficar melhor em termos de aproveitamento e equilíbrio da exposição com uma edição diferente. A composição já está muito bonita para meu gosto.


Cara... é impressionante o quanto o cansaço afeta o psicológico sem a gente saber..

Eu já vinha cansado de alguns dias de atividade física intensa. E na hora da foto já tinha percorrido 3,5h de caminhada intensa com 7kg nas costas (equipamento, comida, água, etc..) Me sentia bem na hora, mas vendo depois as fotos, vi o quanto errei em muitas coisas que nunca erraria em outras situações.. (enquadramento, exposição, etc)

1hora depois, o sol já tinha subido, só que por conta do inverno, iluminou os 2 paredões mas eu ficava em posição de contra luz só.. impossível. E já estava voltando porque era perigoso ficar no meio do mato no escuro. Chegamos de volta 1h antes do por do sol, mas dentro da mata já estava escurecendo bem.

Ano que vem volto lá no verão, com sol mais alto.. espero conseguir coisa melhor..

Com mais calma depois vou tentar um outro tratamento tirando os excessos e posto aqui.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2014, 11:49:58 por Luciano.Queiroz »


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2014, 11:49:50
Ficou linda...  :clap: :clap: :clap: já fotografei do alto, mas ai ficou muito mais interessante... :)


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2014, 12:06:02
Um outro tratamento.... qual preferem?

a primeira:


a segunda:


outra sugestão?
« Última modificação: 13 de Setembro de 2014, 12:07:03 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2014, 12:07:23
Ficou linda...  :clap: :clap: :clap: já fotografei do alto, mas ai ficou muito mais interessante... :)

valeu.. :ok:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2014, 12:13:51
Desses 2 que voce postou aí eu prefiro a segunda. Mas ainda continuo preferindo aquela mais escura :).

Já tentou trabalhar um pouco só aquela? Talvez um filtro graduado de leve na área mais escura...
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya