Autor Tópico: Problema com renderização Vídeos  (Lida 31406 vezes)

diverdico

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 13 de Setembro de 2014, 17:22:52
Boa noite, gostaria de pedir ajuda neste forum.

A meio ano, montei um pc para editar videos filmados pela minha GOPRO 3+
O pc tem a seguinte configuração e s.o. :

Motherboard Asus M5A97 R2.0 (90-MIBJK0-G0EAY0MZ)           
AMD FX-8320 3.5 GHz Bulldozer 8-CoreBlack Edition   
 Skt AM3+ 125W Boxed                                         
 Asus R9 radeom 270 DC2OC2GD5  256bit                               
 Disco SSD Samsung 2.5" 840 Evo 120GB (MZ-7TE120BW)                 
 Disco Western Digital Black 1TB SATA III 64MB WD1003FZEX     
 Kingston PC3-12800 1600Mhz 8GB HyperX Black CL10 DDR3         
LC-Power 550W LC5550 V2.2 Silent series     

Windows 7 64bits professional

Utilizo o Sony vegas pro 13 64 bit para edição

E costumo filmar na GOPRO em 1280x720 30FPS ou 1080P 30 FPS

O problema :
Já tentei renderizar de quase todas as configurações possíveis no vegas e testei em outros programas, e no Sony Vegas, e segui vários tutoriais no youtube a explicar o melhor modo para edição para o youtube ou Vimeo, sendo neste caso renderizado nas configurações de "Main Concept AVC ou Sony Concept AVC".
Só que o problema é na qualidade final do vídeo.....
em situações de movimento, o vídeo em lugares de claridade como exemplo o céu, fica de péssima qualidade, notando quadriculados!
Não faço a mínima idéia se é do hardware ou algo que estou fazendo errado.
deixo aqui um link de exemplo do ultimo video que postei, nota-se no céu os quadriculados na hora da descida e pouca nitidez em alguns locais, mesmo depois de ter sido ajustado o sharpen o sony vegas. :
https://www.youtube.com/watch?v=r5YO_9CvZfc&list=UUMMfcH2Zqpfhz1Xws9Oakmg

Se alguém souber e puder me ajudar... Agradeço desde já!
Alexandre - Portugal           


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2014, 21:58:20
Amigo achei a qualidade normal.

Será que quando vc esta assistindo no Youtube esta colocando a resolução normal ou em HD?

E que tombooo!!
Ricardo Ghion


diverdico

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2014, 04:52:48
Amigo achei a qualidade normal.

Será que quando vc esta assistindo no Youtube esta colocando a resolução normal ou em HD?

E que tombooo!!

Bom dia Ricardo! Estou sim :( eu noto essa "má qualidade" principalmente no meu Tablet :( No Smartphone não se nota devido ao tamanho de 4.7 da tela do Samsung S3. Mas no tablet que tenho o Samsung TAB S 8.4, os vídeos ficam um horror! Não só esse como os anteriores que tenho :(
Eu estava na dúvida se seria da placa gráfica .... que teria que ser uma melhor para editar em full .
O tombo, já está curado  :P
Abraços e obrigado


Dr Saygon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2014, 23:21:38
Boa noite!

Vamos tentar...

1. Essa é trivial, mas... tenho que perguntar :-) Comparando as suas filmagens originais com as editadas no Vegas, a diferença é tão perceptível assim? Tente colocar lado a lado, por exemplo.

2. Houve mudança na edição a nível de imagem (contraste, cor, brilho e etc.)?

3. Em quantos Mbps está renderizando? Valores baixos resultarão em baixa qualidade de imagem, semelhante ao problema que relatou.

Quase 100% dos meus vídeos no Youtube foram renderizados no Vegas. Dê uma conferida e me diga se percebe o mesmo problema:

http://www.youtube.com/user/DrSaygon

Estranho é que o seu equipamento é capaz de fazer isso com muita facilidade.


diverdico

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2014, 06:35:55
Boa noite!

Vamos tentar...

1. Essa é trivial, mas... tenho que perguntar :-) Comparando as suas filmagens originais com as editadas no Vegas, a diferença é tão perceptível assim? Tente colocar lado a lado, por exemplo.

2. Houve mudança na edição a nível de imagem (contraste, cor, brilho e etc.)?

3. Em quantos Mbps está renderizando? Valores baixos resultarão em baixa qualidade de imagem, semelhante ao problema que relatou.

Quase 100% dos meus vídeos no Youtube foram renderizados no Vegas. Dê uma conferida e me diga se percebe o mesmo problema:

http://www.youtube.com/user/DrSaygon

Estranho é que o seu equipamento é capaz de fazer isso com muita facilidade.

Bingo Dr Saygon!!!!!

Vamos por partes ;)

Comparação com vídeo original "gopro" formato mp4 bruto  x video renderizado "sony Vegas pro 13" formato mp4   :

O vídeo original, não aparece com nitidez os tais quadriculados,   já o renderizado, apresenta alguma maior nitidez, e realça os "quadriculados"  talvez devido ao Sharpen aplicado no programa. Mesmo assim os valores do Sharpen foram de 0,50.

Comparação aos vídeos no youtube original Gopro bruto x renderizado sony vegas :

Os dois apresentam na mesma a tal queda de qualidade e quadriculados, parece que o vídeo está de baixa qualidade.

Estou renderizando no máximo da capacidade do formato Sony concept AVC , que é de 25000.



Conclusão, vou ter que tentar afinar o modo de edição o melhor possível no sony vegas para tentar solucionar este problema. Pois não vejo forma de ter de renderizar em outro formato  por exemplo o wmp que leva o dobro de bitrates, mas o triplo de espaço :(

Se tiver alguma dica que me possa ajudar no sony, agradeço imenso, troquei de computador para melhorar meus vídeos, pois troquei a GOPRO 2 para a 3+ e estou decepcionado :(

Obrigado!


diverdico

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2014, 07:02:19
segue o link do video original da gopro publicado no youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=uY-B9rKP5Fo&feature=youtu.be


Dr Saygon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2014, 10:44:43
Bom dia, diverdico,

Então, para que eu tenha uma ideia do seu nível de exigência no quesito qualidade, seria legal uma comparação com os meu vídeos. Todos são enviados ao Youtube com 28Mbps. Também, faço gradação de cores e tudo o que tem direito. Veja se o resultado que consegui é algo que lhe agrade. Com relação ao CODEC, sempre utilizo MainConcept/AVC/AAC, ou seja, o resultado final é .MP4.


diverdico

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2014, 18:25:30
Bom dia, diverdico,

Então, para que eu tenha uma ideia do seu nível de exigência no quesito qualidade, seria legal uma comparação com os meu vídeos. Todos são enviados ao Youtube com 28Mbps. Também, faço gradação de cores e tudo o que tem direito. Veja se o resultado que consegui é algo que lhe agrade. Com relação ao CODEC, sempre utilizo MainConcept/AVC/AAC, ou seja, o resultado final é .MP4.

Dr Saygon, ví o seu canal no youtube, mas é difícil de comparar os vídeos, pois não seguem os mesmos quesitos.
Pois seus vídeos são a maioria estáticos e indoor, isso ajuda muito a não ter este tipo de problema. Outra coisa é , não sei com qual máquina fazes as filmagens ;)
Vou tentar fazer os renders com o Main concept e aumentar os bitrates.


Dr Saygon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2014, 22:54:50
Acredito que tenho dois vídeos que poderemos comparar:

http://youtu.be/RWqsnNroF9U
http://youtu.be/gy3wXHndt3M

Enfim, o ideal é utilizar o CODEC MainConcept AVC/AAC MP4 e o maior bitrate possível. Como falei, utilizo 28Mbps. Se a velocidade de upload de minha Internet fosse maior utilizaria 50Mbps.

De qualquer maneira, estou curioso para saber se esses meus vídeos estão próximos do que deseja como resultado final.

Assisti os seus vídeos. Realmente, a quantidade de artefatos é notável. Talvez seja interessante utilizar algum plugin para suavizar isso. Sei que a empresa Red Giant tem um plugin para isso, o nome é "Deartifacter". Nunca utilizei, por isso não posso garantir.


diverdico

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #9 Online: 17 de Setembro de 2014, 09:40:03
Acredito que tenho dois vídeos que poderemos comparar:

http://youtu.be/RWqsnNroF9U
http://youtu.be/gy3wXHndt3M

Enfim, o ideal é utilizar o CODEC MainConcept AVC/AAC MP4 e o maior bitrate possível. Como falei, utilizo 28Mbps. Se a velocidade de upload de minha Internet fosse maior utilizaria 50Mbps.

De qualquer maneira, estou curioso para saber se esses meus vídeos estão próximos do que deseja como resultado final.

Assisti os seus vídeos. Realmente, a quantidade de artefatos é notável. Talvez seja interessante utilizar algum plugin para suavizar isso. Sei que a empresa Red Giant tem um plugin para isso, o nome é "Deartifacter". Nunca utilizei, por isso não posso garantir.

Dr. Saygon, vc também tem o mesmo problema... :( de cara notei alguma perda de qualidade quando foi feito o zoom na placa de informação da trilha.
Depois ao decorrer , também na parte do céu é que se nota os tais "quadriculados" mesmo visualizando em 1080p. :(

Outra questão , ao render do main concept, fazes 28mbs a velocidade  do bit colocas  variável ou constante ?
já no campo mais abaixo : "número de rebanadas" ou "fatias" ou "slices" colocas qual quantidade? de 1 a 32 

Vou tentar de scobrir esse plugin do red

Obrigado


diverdico

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #10 Online: 17 de Setembro de 2014, 09:42:31
vou visualizar o vídeo no meu tablet mais tarde, a tela é de 8.4 , mas tem a resolução de 2560x1600(WQXGA) Super AMOLED e nota-se com mais facilidade ;)


diverdico

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #11 Online: 17 de Setembro de 2014, 10:16:54
http://www.redgiant.com/products/all/frames/

acho que é isso que procuramos....


Dr Saygon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Setembro de 2014, 22:26:11
diverdico,

Já li uma certa vez sobre a baixa qualidade do Youtube, por isso muitas pessoas preferem o http://www.dailymotion.com/

O que me intriga é: será que por melhor que seja a qualidade do vídeo, depois que estiver no Youtube a qualidade final despencará a ponto de gerar as imperfeições?

Com relação ao bitrate, sempre utilizo constante. As outras informações terei que ver no meu desktop. Ficarei devendo.

Vamos nos falando, inclusive estou curioso para saber se obterá bons resultados com o plugin da Red Giant.


diverdico

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2014, 15:55:30
Dr. Saygon, vi de novo o seu video da trilha. Visualizei no meu tablet em 1080p. Acontece a mesma degradação das imagens em movimento :(
Nota-se com maior evidência,  nas partes mais claras, como o céu.
Sobre o dailymotion, acho que a configuração de upload é menor do que ado youtube... vou confirmar.
Sobre o plugin da redgiant... infelizmente acho que só trabalha no premiere :(  instalei um pacote trial e não acho em lado nenhum no vegas... inclusive na instalação perguntava quais versoesda adobe queria associar. :(
Estou editando o resto do vídeo do tombo de bike. Vou renderizar a 50000. Depois mostro o resultafo quando estiver pronto.
Mas acho que vou ter de começar a gravar em 1280x720 60FPS para editar com melhor qualidade.


Dr Saygon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2014, 23:39:49
diverdico,

Sou bastante exigente, mas, acho que achei alguém mais exigente que eu  :D

Confesso que havia sossegado nessa configuração de envio para o Youtube. Agora, também fiquei curioso para descobrir uma solução para esse nosso problema.

Que pena que o plugin não é compatível com o Vegas.

Sem querer te desanimar, os meus vídeos são gravados com 60fps. Sempre em 1080p. Acredito que o melhor é ter um equipamento que grave com maior bitrate. A minha filmadora é capaz de 28Mbps.

Você já assistiu a algum vídeo no Youtube que não tenha essas degradações?