Autor Tópico: ISO alto em baixa luz?  (Lida 4977 vezes)

Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #30 Online: 19 de Setembro de 2014, 10:01:11

Uma coisa é recuperar altas luzes, outra é recuperar luzes estouradas. Se estourar, não tem jeito de recuperar mesmo, se for num contra-luz, esquece. Mas se expuser a imagem inteira um pouco acima na hora da captura e depois baixar na pós sempre me deu resultados um pouco melhores sim.

Sim Humberto, eu sei disso, não to tentando recuperar RGB em 255....inclusive deixo sempre ativada a função de apresentação de luzes estouradas na revisão da foto para nem correr o risco.
Porém pra o que eu fotografo ( céu, nuvens, água, nevoeiros ) muitas vezes mesmo não estourando fica muito difícil.
Como vc mesmo disse, se for contra luz aí complica mesmo, surgindo uma situação em que a gente realmente tem que escolher o que é menos pior fazer, ou o que é mais importante preservar.

Por ex recuperar um céu bem claro ou uma área bem clara que está por traz de um elemento como uma árvore fica muito mais difícil, com manchas e aberrações do que preservar esse espaço e subir as sombras das áreas mais escuras.

Até prq fotometrar pra mais ou menos no modo matricial é algo muito subjetivo, e vai depender muito da situação, cada caso será um caso.


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 20 de Setembro de 2014, 00:25:46
"isso pra mim sempre foi mais ou menos claro"  agora vai ficar claríssimo:
http://www.youtube.com/v/WEApLA-YNko

Agora que você sabe que o ISO tem haver o escalonamento de luz recebida e o ruido com interferência eletromagnética dos componentes, talvez de pra entender melhor sua outra pergunta, que é sobre ISO 6400 sem ruido no sol e o mesmo ISO com ruido em ambiente com pouca luz...

Eu particularmente acho que mesmo em 6400 como entra mais luz debaixo do sol os niveis de vermelho/azul/verde estão bem altos e não há necessidade daquele pixel escalonar para um ISO 6400, enquanto as áreas com niveis baixos(pouca luz) ele vê que há niveis baixos e escalona para 6400.

A opnião no trecho acima é o que eu acho... ok?  :ok:

Pensando melhor no que eu mesmo escrevi, o ruido possui muitas partículas brancas, fazendo com que a percepção no claro fique menos evidente que na sombra... isso fica mais claro na foto abaixo... n sei se falei de tudo oq o autor do topico queria saber mas deve ser por aí !  :D kkkkkk

É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr