Autor Tópico: Sigma 85mm f/1.4 + Canon 5D Mark II: primeiras apreciações  (Lida 3220 vezes)

Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Setembro de 2014, 14:55:14
Olá pessoal,

Finalmente, depois de uma looonga espera (...já nem tinha mais previsões), acabo de adquirir esta objetiva que sempre tive vontade de testar:

Sigma AF 85mm f/1.4 EX DG HSM


(foto: http://www.photozone.de/canon_eos_ff/602-sigma85f14eosff)

Por acaso, estou com uma Canon 5D MarkII aqui também para poder realizar os primeiros "testes" (na verdade não são testes, mas "apreciações"!!!)
No link acima (da foto) tem as especificações gerais e um teste de laboratório desta lente.

Bom, não sou de ficar falando muito sobre os equipamentos, prefiro postar os resultados e fazer uma avaliação pessoal... vamos rapidamente aos Prós e Contras:

PRÓS:
1. Excelente construção, bem parrudona e pesada, mas num tamanho que ficou bem balanceado na MArkII (na caixa, vem o bag de proteção e 2 parasóis, um para usar em FF e outro para APS-C!!);

2. Excelente qualidade de imagem, nitidez impressionante!! (pra quem curte...);

3. Adorei o Dof (em 1.4 é absurdo.. vejam abaixo nas fotos...), criando aquele efeito de destacar bem a figura do fundo;

4. Bokeh maravilhoso, com 9 lâminas no diafragma, não fica tão crispado... bem "cremoso" e "gostoso", rss;

5. Preço: comparando com as Canon-Nikon, é metade do valor e, ás vezes menos da metade... com qualidade bem equivalente!!!

CONTRAS:
1. Auto-Foco: por uma ldao é bem rápido, bem mais que a Canon 1.2 L!! Porém... na markii não é sempre que ele crava, mas claro que de modo geral dá super conta do recado, não chegar a ser um impedimento... o maior "contra" mesmo, é o tal do "ponto de foco gaguejante"... isso depende muito da cópia, já vi relatos que não tem isso, mas outros que tem esse "probleminha": dependendo da situção, o AF fica "indeciso", e vc tem que desviar ele para poder focar; mas tb nada que seja um impedimento...

2. Aberração cromátia: em determinadas situações tb, é possível ver alterações nas bordas, com cores roxas-azuladas (...mas visível somente se der crop, e especialmente nas aberturas maiores, como é comum nessas objetivas super claras);


EM RESUMO:

Fiquei agora mais "abalado" do que nunca, rsss.... na verdade não iria ficar com essa lente, neste momento tumultuado ($$)... Maaas... puxa, os resultados obtidos com essa dupla não consigo nunca nas mirrorless.... e agora, e agora???? Mudar tudo de novo?????????

Eu adorei.... cada vez mais a gente vai se "auto-identificando" com uma tipo específico de "estilo" na fotografia... e o meu é especialmente voltado para retratos, e as Sigmas sempre tem me agradado muito (...assim como a 35mm 1.4, essa 85mm me agradou igualmente, acho que ficaria bem tranquilo com essa dupla!!)

As vinhetas mais acentuadas em aberturas grandes nas Sigmas, podem ser consideradas 'defeitos', e que precisam ser corrigidas... mas no meu gosto, eu até prefiro... não só essas vinhetas como também o aspecto da nitidez acentuada no centro da imagem.... nas Canon percebo que tudo é mais "equilibrado", o que pode ser um fator positivo, em regra geral, mas para mim... veja, digo no MEU gosto, eu prefiro esses "efeitos"!!! Gosto pessoal mesmo...!!

Ok, vamos aos exemplos então, boa apreciação a todos!!!  :ok:

*     *     *


"MINI-ENSAIO" DE......... G-A-T-O-S !!!!


1. F/1.4 - 3000S - ISO200


2. F/1.4 - 750S - ISO200


3. F/1.4 - 2000S - ISO200


4. F/1.4 - 1000S - ISO200


5. F/1.4 - 500S - ISO200


6. F/1.4 - 8000S - ISO200


7. F/1.4 - 750 - ISO200


8. F/1.4 - 750S - ISO200


9. F/2.0 - 180S - ISO200


9a. CROP (Vejam a nitidez em f/2.0!!!)


10. F/1.4 - 250S - ISO200


*     *     *


Olha.... não tem como não ficar satisfeito com essas imagens, concordam ou não?!!! Se não, por quais motivos essas imagens não agradam vocês? (...só por curiosidade, ok!!)

Vejam esse outro exemplo, o Dof em f/1.4.... coisa "fina"... mais um pouco e foca um fio de cabelo!!!

11. f/1.4 - 1000s - iso200


11a. CROP:



Bom, e para finaliza, não podia faltar alguns retratos da minha filha né!! Estou muito satisfeito com os resultados dessa Sigma, mesmo com os contras citados acima, quando você abre as fotos no computador.... que alegria para os olhos!!!  :clap:

Valeu pessoal, podem comentar a vontade, ok!! Abraços!!

*     *     *

Ceci....

12. f/1.4 - 750s - iso200


13. f/1.4 - 1500s - iso200


14. f/1.4 - 3000s - iso200


15. f/1.4 - 3000s - iso200


16. f/1.4 - 1500s - iso200


17. f/2.0 - 750s - iso200


18. f/2.5 - 350s - iso200


18a. CROP:


 :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:
Sony A5100 + 16-50mm


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2014, 15:39:35
Realmente impressionante. Agora fico imaginando a nova lente da série Art que será lançada neste mês.
Essas fotos mostram porque FF ainda continua sendo outro nível.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2014, 15:57:15
Realmente impressionante. Agora fico imaginando a nova lente da série Art que será lançada neste mês.
Essas fotos mostram porque FF ainda continua sendo outro nível.

x2

achei muito bom o resultado  :ok:


leonardo.muller

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2014, 21:58:29
Impressionante mesmo em  1.4 a nitidez é excelente.
Necessitou de AF tune?
D700,D7000,D90,D50,Fuji XM-1
28mm2.8,35mm1.8, 50mm1.4, 85mm1.8
24-85mm , 80-200mm 2.8, 18-70mm, 18-55mm
SB900,SB700 YN622TX


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2014, 23:13:42
Fernando, experimentei uma dessas na Photo Image e tive absolutamente as mesmas impressões que você! Construção muito boa, embora um tanto pesada, nitidez ótima e bokeh lindo. Mas o AF é um pouco hesitante, se move rápido mas às vezes demora pra cravar. E as aberrações cromáticas realmente incomodam um pouco em aberturas grandes (não testei em aberturas menores).

Realmente parece uma excelente objetiva, e a versão Art deve ser ainda melhor.


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2014, 02:15:33
Realmente impressionante. Agora fico imaginando a nova lente da série Art que será lançada neste mês.
Essas fotos mostram porque FF ainda continua sendo outro nível.

Pois é Thales... se essa versão já é impressionante, imagine a nova ("art")...!!! Mas aquela velha história: se a X100s já é excelente, agora já tem a X100t... depois vai ter a super-incrível-fantástica-fodástica X100z!!!!!

Agora, em relação ao sensor FF... puxa, é maravilhoso!! Não que os sensores menores não sejam bons, mas... não tem a mesma "dimensão", "profundidade"... um "tchan", sei lá...
Sony A5100 + 16-50mm


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2014, 02:17:13
x2

achei muito bom o resultado  :ok:

Valeu Sasai...ops, agora é Rodrigo, rss!!! Agora consigo escrever seu nome inteiro, hehe....

Uma perguntinha: vc que usa a 5Dc + canon 85 f/1.8.... comparando com as fotos acima, percebe muita diferença??
Sony A5100 + 16-50mm


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2014, 02:20:17
Impressionante mesmo em  1.4 a nitidez é excelente.
Necessitou de AF tune?

Oi Leonardo!!
De fato a nitidez mesmo em 1.4 é muito boa... (mas, difícil de "cravar", no Auto-foco...).
Se der crop em alguns exemplos acima, dá pra perceber que não ficou 100% cravado...
Eu fiz as fotos acima com o AF normal, e em alguns casos, usando o live view com zoom para cravar o foco nos olhos..

Valeu, abraço!!
Sony A5100 + 16-50mm


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2014, 02:26:53
Fernando, experimentei uma dessas na Photo Image e tive absolutamente as mesmas impressões que você! Construção muito boa, embora um tanto pesada, nitidez ótima e bokeh lindo. Mas o AF é um pouco hesitante, se move rápido mas às vezes demora pra cravar. E as aberrações cromáticas realmente incomodam um pouco em aberturas grandes (não testei em aberturas menores).

Realmente parece uma excelente objetiva, e a versão Art deve ser ainda melhor.

Oi Humberto!! Puxa, que legal que suas impressões bateram com as minhas!!! Pelo menos significa que minha percepção não está assim tão "excêntrico-pessoal", rsss... (..já que você é sempre muito lúcido e objetivo nas suas avaliações sobre equipamentos...).

Faço a mesma pergunta para vc (que fiz ao Rodrigo, acima...): acha que dá muita diferença, vc que experimentou essa Sigma, em relação à Canon 85mm 1.8?? Já tive essa Canon, mas faz mais de um ano, não consigo tem referência agora... lembro que o AF dessa Canon é melhor que a Sigma, e gostava muito dos resultados tb!! E ela é mais levinha né!! Por você, trocaria essa Canon pela Sigma? (Pq??)

Valeu, abraço!!
Sony A5100 + 16-50mm