Autor Tópico: Trabalhos para amigos  (Lida 2635 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Online: 15 de Setembro de 2014, 10:02:16
Oi amigos!

Alguns amigos que tem filhos me chamam para fotografa-los, oque e ótimo e penso ser um reconhecimento. O problema e quando e evento, festa de aniversario pois esses amigos são amigos de minha esposa e de meu filho e os convidam para festa. Tenho me sentido um pouco incomodado, pois meu filho e pequeno e por vezes solicita por mim, e ai e que eu me incomodo. Afinal eu estou trabalhando...Ok, o contratante e meu amigo, ele sabe que meu filho esta ali, ele já conhece meu trabalho, acredito que não se chatear, e não e alguém que ira falar mal do meu trabalho por isso (espero  :assobi:)...

As vezes eu acho que devo fazer um preço menor...As vezes passo para outros fotógrafos...mas isso tb e um dilema, pois se o cara te conhece, conhece seu trabalho e te chama e pq ele quer vc la fotografando...

Em algumas festas tb senti vontade de me divertir com meu filho  :D

enfim....essa situação me deixa perdido...O que vcs pensam sobre isso...

Abraco
M Rezende


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2014, 10:07:07
Se vai fotografar profissionalmente, não leve seu filho. A não ser que alguém vá e tome conta dele e ele não fique pedindo sua atenção. Os amigos costumam pedir pra você levá-lo. Não leve e diga que ele não te permite trabalhar corretamente. Outra opção e não aceitar o trabalho e dizer que você quer ir pra curtir com seu filho.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2014, 10:17:50
Profissão complicada essa de vocês, heim. Quem tem amigo dentista não fica pedindo "ó, da uma olhada aqui no meu pré-molar que ontem a gengiva estava sangrando..."

Eu diria que ou iria como convidado e tiraria umas fotos da decoração e do parabéns, sem cobrar e sem compromisso, ou iria como profissional, sem família, e entregaria fotos de qualidade garantida.

Mas no fim vai depender muito de como é sua amizade com esse povo, o nível de intimidade e o quanto você se sente confortável aceitando ou negando esse tipo de pedido.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2014, 11:13:38
Marcelão, não tenho filhos, mas muitas coisas me incomodam em fotografar para amigos. Algumas vezes levo minha namorada, e a coitada passa quase que a festa toda lá sem mim. Mesmo ela conhecendo meus amigos, não gosto muito dessa situação.

E outra coisa é o preço. Para amigos nunca consigo cobrar o preço cheio, sempre rola pedidos de descontos, e tal. O que é bem chato, porque fica bem complicado recusar o desconto, assim como recusar o trabalho. Sei lá, ando pensando seriamente em não fazer mais eventos de parentes e amigos, e simplesmente repassar a colegas de confiança...


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2014, 11:38:00
Nessa  situação geralmente a minha esposa vai com meu filho, ai nao preciso me preocupar com elel.

eventos pra amigos pra mim é assim:
a) Me contrata, pelo valor que eu cobro, no maximo desconto pra pgto a vista, e convida minha esposa e filho.
nesse caso, eles nao vao comigo,  e eu nem sento na mesa com eles.
b) me convida e eu nao levo nem compacta.  Nesse caso, eu curto a festa com minha família. Quando é assim, o fotografo contratado nem amigo meu é.
E eu prefiro assim.

quando alguem me convida e pede pra levar uma maquina pra dazer umas fotinhos sem compromisso eu ja recuso xe cara. Ou vou pra trampar ou vou pra festar..


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2014, 13:37:47
 :ponder:

 É complicado...


sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2014, 14:16:22
Oi amigos!

Alguns amigos que tem filhos me chamam para fotografa-los, oque e ótimo e penso ser um reconhecimento. O problema e quando e evento, festa de aniversario pois esses amigos são amigos de minha esposa e de meu filho e os convidam para festa. Tenho me sentido um pouco incomodado, pois meu filho e pequeno e por vezes solicita por mim, e ai e que eu me incomodo. Afinal eu estou trabalhando...Ok, o contratante e meu amigo, ele sabe que meu filho esta ali, ele já conhece meu trabalho, acredito que não se chatear, e não e alguém que ira falar mal do meu trabalho por isso (espero  :assobi:)...

As vezes eu acho que devo fazer um preço menor...As vezes passo para outros fotógrafos...mas isso tb e um dilema, pois se o cara te conhece, conhece seu trabalho e te chama e pq ele quer vc la fotografando...

Em algumas festas tb senti vontade de me divertir com meu filho  :D

enfim....essa situação me deixa perdido...O que vcs pensam sobre isso...

Abraco
M Rezende

Rezende que coincidência,  estava (estava não, ESTOU pois vai ser nesse sábado) com essa duvida também me perturbando. Nem imaginei essa possibilidade de alguém postar no fórum, fiquei surpreso!!
Bom mas fui contratado pela amiga de minha esposa para evento infantil, como temos filho, imagino que a amiga lá quer que minha esposa o leve (obvio).
O pior foi na hora de fechar o serviço, quando ela  me diz "Vai ser divertido seu filho lá na festa, estou com saudades dele"
Realmente e muito dificil, mas cheguei ate dizer que ia pensar em  leva-lo, ela quase teve um infarto  :aua:

Deve ser muito frustante ficar trabalhando , e algum familiar querendo atenção  ;)
Vou ate acompanhar seu tópico nessa semana pra ver também as opiniões do pessoal aqui.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2014, 14:35:43
Nessa  situação geralmente a minha esposa vai com meu filho, ai nao preciso me preocupar com elel.

eventos pra amigos pra mim é assim:
a) Me contrata, pelo valor que eu cobro, no maximo desconto pra pgto a vista, e convida minha esposa e filho.
nesse caso, eles nao vao comigo,  e eu nem sento na mesa com eles.
b) me convida e eu nao levo nem compacta.  Nesse caso, eu curto a festa com minha família. Quando é assim, o fotografo contratado nem amigo meu é.
E eu prefiro assim.

quando alguem me convida e pede pra levar uma maquina pra dazer umas fotinhos sem compromisso eu ja recuso xe cara. Ou vou pra trampar ou vou pra festar..

Achei essa a postura menos traumática para todos!


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2014, 15:57:19
Eu comecei a pouco tempo, mas como só faço eventos infantis e todos sabem que tenho filho, fica assim:

Se for amigo bem íntimo, meu marido vai e fica com minha filha (aconteceu só uma vez). Eu até sentei na mesa com eles um pouco, no intervalo que fiz pra lanchar. Acho que isso não me atrapalhou em nada. Nos demais casos eu vou sozinha.

Se eu não fui contratada, nem levo a câmera.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2014, 23:29:32
Se vai fotografar profissionalmente, não leve seu filho. A não ser que alguém vá e tome conta dele e ele não fique pedindo sua atenção. Os amigos costumam pedir pra você levá-lo. Não leve e diga que ele não te permite trabalhar corretamente. Outra opção e não aceitar o trabalho e dizer que você quer ir pra curtir com seu filho.

Penso exatamente assim. Não dá para misturar as coisas. Nunca levei família onde fui fotografar profissionalmente.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2014, 08:03:40
Pessoal,

Só um detalhe que parece não estar claro. NUNCA levo meu filho quando vou trabalhar! Se meu filho está, é obvio que minha esposa tb está e cuida dele, foram convidados!

Abraço,
M Rezende


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2014, 08:16:57

b) me convida e eu nao levo nem compacta.  Nesse caso, eu curto a festa com minha família. Quando é assim, o fotografo contratado nem amigo meu é.
E eu prefiro assim.

2x


Rodolfo Guerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
    • Flickr do Rodolfo Guerreiro
Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2014, 08:55:58
Rezende, comigo aconteceu o seguinte: ainda não trabalho profissionalmente, fui fazer na amizade um ensaio de gestante num parque. Levei minha filhinha de 10 meses e minha esposa. Minha esposa tudo bem pois ela me ajuda, mas fiquei preocupado com os horários da minha filha (hora da papa, hora do soninho, etc). O casal gostou das fotos, mas acho que me desconcentrei um pouco do objetivo e particularmente não gostei do resultado. Mas cada caso é um caso. Abraços.
Nikon D7000  |  Nikon D3100  |  17-50mm - f/2.8  |  18-140mm - f/3.5-5.6  |  18-55mm - f/3.5-5.6  |  50mm - f/1.8D  |  flash nikon sb700

Flickr: www.flickr.com/photos/rodolfoguerreiro


ccelio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2014, 09:22:29
Bom dia!

Também não sou profissional mas fiz um still para um amigo que disse não poder pagar um profissional. O problema é que o produto enviado tem vários defeitos de produção e etiqueta com riscos, que ficam muito evidentes na foto, quanto mais nítida pior fica. O amigo não quer se dar ao trabalho de produzir pelo menos um frasco do produto em perfeito estado para fotografia....

Complicado... me arrependo de não ter dito que não faço isso desde a primeira vez.


Abraços

C.Celio


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Setembro de 2014, 10:01:20
Bom dia!

Também não sou profissional mas fiz um still para um amigo que disse não poder pagar um profissional. O problema é que o produto enviado tem vários defeitos de produção e etiqueta com riscos, que ficam muito evidentes na foto, quanto mais nítida pior fica. O amigo não quer se dar ao trabalho de produzir pelo menos um frasco do produto em perfeito estado para fotografia....

Complicado... me arrependo de não ter dito que não faço isso desde a primeira vez.


Abraços

C.Celio

Num caso desses, manda a foto ruim pro sujeito e pronto. Ele que se lasque em apresentar um produto mal feito ao mercado. Sua parte está feita.