Autor Tópico: Iluminação LED: Sugestões para estúdio  (Lida 8957 vezes)

thiago.paz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 09 de Março de 2014, 11:43:21
Acho que estou começando a entender linha de raciocínio do Léo.

Eu não sei se é também a intensão do alcure, mas a minha pretensão também e fazer videos no estúdio. E pelo que eu conheço da minha t4i, vou poder usar no máximo um ISO 640 para videos em alta definição.

Pra um lance bem versátil, se tratando de fazer foto e video com luz continua, a luz halogena tem mais vantagens do que o LED, com exceção do calor????

Vocês conhecem esse equipo("Red head lighting")?http://www.ebay.com/itm/New-3-800w-Studio-Video-Red-Head-Continuous-Lighting-Kit-/290716680304?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item43b0108070
Iluminação halogena xing ling. Nas especificações diz que são 800w cada um.
Canon EOS 650D | Canon EOS Rebel SL1 | Canon EF 85mm f/1.8 USM | Canon EF 50mm f/1.8 II | Tamron 17-50 f/2.8 (non VC) | Yongnuo YN-568ex II | Yongnuo YN-560ex III | Yongnuo RF-603 II | Yongnuo YN-300 | Sekonic L-308s


Gustavo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
Resposta #16 Online: 09 de Março de 2014, 13:40:37
O problema que a intensidade de luz que você vai precisar para fazer fotos com configuração semelhantes a usadas com flashes. Essa intensidade necessária de luz, que no flash é em avos de segundo, vai incomodar os modelos.

Tem certas horas em ensaios externos que prefiro usar o flash do que o rebatedor (entenda-se luz vinda do sol, luz contínua), porque cega a pessoa. O rosto dela não sai relaxado na foto. Luz contínua, sendo sol, fresnel, led e etc tem desse problema. A única opção que eu vejo é usar uma potência menor (o que é comum no led apesar da sua alta eficiência) e aumentar o iso.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #17 Online: 09 de Março de 2014, 13:53:51
O problema que a intensidade de luz que você vai precisar para fazer fotos com configuração semelhantes a usadas com flashes. Essa intensidade necessária de luz, que no flash é em avos de segundo, vai incomodar os modelos.

Tem certas horas em ensaios externos que prefiro usar o flash do que o rebatedor (entenda-se luz vinda do sol, luz contínua), porque cega a pessoa. O rosto dela não sai relaxado na foto. Luz contínua, sendo sol, fresnel, led e etc tem desse problema. A única opção que eu vejo é usar uma potência menor (o que é comum no led apesar da sua alta eficiência) e aumentar o iso.

Esse lance de rebatedor é mais para quem quer economizar uma grana eu acredito, um flash faz o mesmo trabalho do rebatedor e muito mais, é só regular a potencia e/ou usar difusores e pronto. A vantagem é que com flash eu posso fotografar na maioria das vezes sozinho, sem precisar de assistente, coisa que com rebatedor não dá.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Gustavo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
Resposta #18 Online: 09 de Março de 2014, 14:31:14
Eu gosto de rebatedor por não me preocupar com a temperatura de luz e também pelo tamanho da fonte de luz, o que eu uso é de 1m. Se fosse usar uma sobrinha desse tamanho, seria mais um trambolho e necessita de muita potência, talvez 2 ou 3 speedlights. Ou teria que aumentar o iso e ter uma grande abertura, mas com o agravante de subir a velocidade do shutter pra compensar na luz contínua do sol e acabar ultrapassando a velocidade de sincronismo. Mas isso depende do dia e do lugar também, as vezes dá pra usar a sombrinha tranquilamente mesmo.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #19 Online: 09 de Março de 2014, 18:45:27
Eu gosto de rebatedor por não me preocupar com a temperatura de luz e também pelo tamanho da fonte de luz, o que eu uso é de 1m. Se fosse usar uma sobrinha desse tamanho, seria mais um trambolho e necessita de muita potência, talvez 2 ou 3 speedlights. Ou teria que aumentar o iso e ter uma grande abertura, mas com o agravante de subir a velocidade do shutter pra compensar na luz contínua do sol e acabar ultrapassando a velocidade de sincronismo. Mas isso depende do dia e do lugar também, as vezes dá pra usar a sombrinha tranquilamente mesmo.

Softbox é o que julgo "substituir" o rebatedor
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 09 de Março de 2014, 20:52:15
Eu também não complicaria o simples. Vai de flash, com rebatedores, com difusores, com ou sem assistente. Luz contínua como opção eu só indicaria pra produtos, e fresnel, de preferência com k constante e portáteis, tipo dedolight.

Não tem melhor custo x benefício e controle do que um sisteminha de flashes.

E siga o conselho de quem tem bastante experiência com o tipo de foto que você quer fazer, quando falo experiência eu tô falando de experiência mesmo, de quem já quebrou a cara, já aprendeu com os erros e com os acertos, aliás, se aprende mais com os próprios erros do que com qualquer coisa.

Eu sou um péssimo fotógrafo de pessoas, mas mesmo pra produtos, não recomendo led.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 09 de Março de 2014, 20:59:09
Softbox é o que julgo "substituir" o rebatedor

Softbox tem luz suave. Rebatedor, prata ou dourado, não é tão suave. Cada um tem uma qualificação diferente da luz. Abortar qualquer das opções acaba por limitar o que se pode fazer...
JVc.


HERIBELTHON

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo, Design e Laboratorista
    • http://https://heribelthonstudio.webnode.com/
Resposta #22 Online: 07 de Setembro de 2014, 18:26:48
Eu não substituo flash por nada, principalmente tochas que tenham controles de potencias, ao usar luz continua no estúdio ainda corre o risco de tremer a foto se usar um zoom maior já que leds não oferecem uma potencia suficiente como flash e se não quiser usar ISOS altos vai ter que baixar a velocidade ai o risco é grande, fotografar pessoas em tripés limita 95% das fotos, não rola.  :no:
HERIBELTHON STÚDIO O Nº1 da Família Novarussense https://www.facebook.com/HeribelthonStudio/photos_albums


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 07 de Setembro de 2014, 19:28:49
Esse lance de rebatedor é mais para quem quer economizar uma grana eu acredito, um flash faz o mesmo trabalho do rebatedor e muito mais, é só regular a potencia e/ou usar difusores e pronto. A vantagem é que com flash eu posso fotografar na maioria das vezes sozinho, sem precisar de assistente, coisa que com rebatedor não dá.

Para fotografar algumas bijuterias tenho que usar rebatedores de mais de 2m para dar a luz que quero e não mostrar o estúdio na peça. Imagine a complicação que seria usar um softbox no lugar. Rebatedores são peças super baratas e fundamental em qualquer estúdio que se prese.


Patricia.smp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Feminino
Resposta #24 Online: 19 de Setembro de 2014, 09:24:23
 :ponder: :ponder:
Bom dia,

Estou iniciando ainda na carreira, fotografo apenas festa infantil e alguns batizados, já fiz festas em vários tipos de iluminação. Meu equipamento é de entrada, t3i, flash 430, softbox, tripé, e algumas lentes não tão claras qto eu gostaria..:/ (erro de iniciante no momento da compra)

Minha dúvida é com relação a aquisição de led, se é possível usá-lo fora da sapata da câmera, num tripé, para iluminação de área externa.

Tenho uma festa infantil de 5 anos dia 5/11, será numa área completamente aberta, com pouca (quase nenhuma) iluminação, um descampado mesmo, mesmo que eu configure minha câmera (iso, abertura..) ainda sim não poderei usar velocidades tão baixas, crianças de 5 anos são muuuuito agitadas! Não sei se só com flash 430 consigo iluminar o ambiente o suficiente, não quero caras brancas e fundo escuro..

Poder dar um help?


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #25 Online: 19 de Setembro de 2014, 10:04:20
@Patricia.smp seu caso é complicado porque ambientes abertos costumam ser aterrorizantes! Ainda mais quando há pouca iluminação auxiliar e o equipamento não tem bons resultados em ISO alto.

Nesse seu caso específico, recomendo flash mesmo e nesse caso, usar um mini softbox no flash e jogar ele diretamente nas pessoas (ou usar um difusor lambency que é ideal para esse tipo de situação), assim em ambos os casos o resultado fica muito bom e bem melhor do que se usar o flash só com o copo plástico (difusor stoffen/omnibounce).

O LED é útil para iluminação sutil, pois dá um realce bacana no sujeito (mas se todo o resto estiver mal iluminado acaba ficando estranho).
« Última modificação: 19 de Setembro de 2014, 10:04:45 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure