Autor Tópico: Como captar imagens nítidas e ricas em detalhes em uma compacta barata?  (Lida 5577 vezes)

AlamBaier

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Holá! Sou novato em fotografia. Gostaria da opinião de vocês, sobre qual seria a melhor câmera para mim.

O fato é que depois de juntar um dim-dim vou finalmente fazer uma viagem internacional (Uruguai) e gostaria de registrar com centenas de fotos de qualidade todos os momentos. Tenho uma verba de até R$750,00 para a câmera. E gostaria de encontrar um bom equilíbrio entre:
-Tamanho (um equipamento fácil de transportar)
-Fotos nítidas e limpas
-Preço

O que me incomoda nas compactas que já usei (cyber-shot dsc-W220) é que quando se dá zoom na imagem ela é cheia de pixels cinzas (ruído). Pelo que li o que faz a diferença nessa "nitidez" que busco é o sensor da câmera, certo?

olhei cameras como:
Kodak PixPro AZ501 (Não é compacta)
Sony DSC-H300 (Não é barata)
Sony Cyber-Shot DSC-WX200 (Será que tem a qualidade que espero?)

Será que tem alguma compacta que consegue obter imagens com detalhes limpos nesse preço? O que me sugerem?

Grato!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2014, 12:28:27
Nesse preço, infelizmente não.
Não estou muito por dentro do que existe em termos de canon e panasonic nessa faixa de preço, mas são as melhores marcas.
compactas com imagens limpas e nítidas (mesmo assim dentro de um limite), só as compactas premium, que ultrapassam seu orçamento.
as compactas "normais", se tiverem controle manual e se vc souber usá-los, vc tbém pode obter bons resultados com elas. É a minha dica... escolher um modelo canon ou panasonic com controles manuais e aprender a usá-los. Acho que nessa faixa de preço vc encontra algo dessa marca com essas características. mas realmente não tenho modelos pra indicar, andei afastada do fórum e fiquei por fora, hehe.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2014, 13:16:07
Como captar imagens nítidas e ricas em detalhes em uma compacta barata?

Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares. Quando souber a resposta, me conta que eu também quero saber.  :D

Brincadeiras à parte, é difícil achar o equilíbrio entre tamanho/qualidade de imagem/preço. Um interfere diretamente no outro. A não ser que você opte por uma m43, que é o melhor sistema de todos. :D

Mas voltando ao balanço, depende muito da sua exigência. Tem gente que acha foto de iPhone ótima. Você acha? Tem gente que não se incomoda de carregar um tijolo de câmera, enquanto outros ficam extremamente irritados. Tem gente que tem verba praticamente ilimitada também. Por isso, é muito difícil te ajudar, pois só você tem esses parâmetros. Aqui, você só vai achar o equilíbrio dos outros; nunca o seu.  :ok:
D600 - E-M10


AlamBaier

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2014, 13:24:19
Tudo bem Helena?
Obrigado pela resposta. Obrigado pelas dicas. Vou dar uma olhada nessas marcas. Você já ouviu falar da Sony Nex F3? Encontrei umas usadas nessa faixa de preço.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2014, 13:27:00
É ótima, pode ir na NEX sem medo.
E acabei de me lembrar de uma coisa...
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=104602.0
outra excelente opção. O Ranieri é colega nosso do fórum há um tempão, é de confiança.  :ok:
Se for até o fim do anúncio, verá que ela está custando R$ 650,00 com frete grátis.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2014, 13:35:06 por Helena Bsb »


AlamBaier

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2014, 13:30:15
Então Kokimoto... Entendo o que você está dizendo. Como a única cÂmera digital que já tive é de mais de 4 anos atras (sony dsc-W220) estou muito por fora. Preciso de uma direção.
Sei que por esse valor que coloquei não vou ter uma imagem perfeita. Mas qual a melhor que eu conseguiria?
Ao procurar a câmera devo focar minha atenção na lente? Nos megapixels? Ou onde? Sou principiante mesmo.
Como não tenho a intenção de trabalhar com fotografia, não estou disposto a gastar R$1.500 numa câmera profissional, pois seria um desperdício para mim.
Não estou muito ligado em fidelidade de cor, ou fotografar em baixa luminosidade, ou outro recurso avançado...
Seria mesmo apenas para registrar minha viagem, e depois algum aniversário de parente ou um passeio ao parque.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2014, 13:32:26 por AlamBaier »


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2014, 16:07:56
Se é para viagem vc não ficará satisfeito com camera de pouco zoom. Ontem comprei (ganhei) uma camera Canon SX240 usada no Bomnegocio.com. Eu já tinha a canon sx160, mas sem querer vi essa SX240 quase de graça e comprei. Pequena, boa em ambientes de pouca luz, zoom de 20X. Acredito que vc iria gostar.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2014, 16:22:13
Eu viajo com zoom de 4x e fico satisfeito
D600 - E-M10


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2014, 16:31:33
Se é para viagem vc não ficará satisfeito com camera de pouco zoom. Ontem comprei (ganhei) uma camera Canon SX240 usada no Bomnegocio.com. Eu já tinha a canon sx160, mas sem querer vi essa SX240 quase de graça e comprei. Pequena, boa em ambientes de pouca luz, zoom de 20X. Acredito que vc iria gostar.

Generalização perigosa. Já fui usuário de super-zoom, mas hoje prefiro 1000x uma câmera com pouco zoom, mas uma lente melhor e um sensor um pouco maior. Aliás, nas minhas viagens 90% das fotos com DSLR são feitas com uma 35mm fixa.

Saindo fora das DSLR e câmeras mais caras, se vc quer uma compacta pesquise pela Canon S110. Sensor de 1/1.7", lente 24-120 equivalente com abertura máxima de f/2.0-5.9.  É uma compacta premium muito honesta, com configurações automáticas e manuais, fotografa em RAW (que acho não ser o seu caso, mas vale a pena estudar) e acredito que vc consiga com o Nelson Nakamura por algo próximo aos R$ 700,00 (pesquise por ele aqui no fórum). Acho que não existe melhor custo x benefício nesta faixa de preço, a não ser claro que vc realmente goste de zoom.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2014, 16:38:55
Generalização perigosa. Já fui usuário de super-zoom, mas hoje prefiro 1000x uma câmera com pouco zoom, mas uma lente melhor e um sensor um pouco maior. Aliás, nas minhas viagens 90% das fotos com DSLR são feitas com uma 35mm fixa.

Saindo fora das DSLR e câmeras mais caras, se vc quer uma compacta pesquise pela Canon S110. Sensor de 1/1.7", lente 24-120 equivalente com abertura máxima de f/2.0-5.9.  É uma compacta premium muito honesta, com configurações automáticas e manuais, fotografa em RAW (que acho não ser o seu caso, mas vale a pena estudar) e acredito que vc consiga com o Nelson Nakamura por algo próximo aos R$ 700,00 (pesquise por ele aqui no fórum). Acho que não existe melhor custo x benefício nesta faixa de preço, a não ser claro que vc realmente goste de zoom.

Acabei de receber o catálogo dele, e de compacta canon, ele tá com a SX270. Por menos de 500 reais.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2014, 16:39:03
Eu sitei o zoom, pois no meu caso costumo viajar em locais de montanhas onde se vê o mar, ilhas e barcos de pesca ao longe. Infelizmente não tenho comigo alguns exemplos, mas é legal explorar o que a vista não enxerga. Claro que fotos em praças, museus, etc já é outra estória. No dia a dia não uso mais de 5X de zoom.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


AlamBaier

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2014, 16:42:27
Obrigado a todos pelas opiniões!
A Canon S110 (ou 120) É de longe a que me foi mais recomendada nos foruns em que perguntei.
E estou tentado a concordar com a opinião da galera de que um sensor maior e uma lente com boa abertura serão uma ótima escolha!
As superzoons são legais e tem suas vantagens, mas acho que não vai muito com meu estilo.

Acho que vou fazer uma pergunta boba, mas... A canon S110 tem equivalente entre os concorrentes? Qual seria minha outra opção nessa linha de produtos?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2014, 16:44:22
Obrigado a todos pelas opiniões!
A Canon S110 (ou 120) É de longe a que me foi mais recomendada nos foruns em que perguntei.
E estou tentado a concordar com a opinião da galera de que um sensor maior e uma lente com boa abertura serão uma ótima escolha!
As superzoons são legais e tem suas vantagens, mas acho que não vai muito com meu estilo.

Acho que vou fazer uma pergunta boba, mas... A canon S110 tem equivalente entre os concorrentes? Qual seria minha outra opção nessa linha de produtos?

Tem a Olympus (XZ-2) e a Panasonic LUmix LX7. A Olympus nem sei se vc ainda consegue encontrar. A Pana, no exterior vc consegue. Aqui é bem difícil. A canon é mais fácil de achar.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2014, 19:58:46
Gilberto, fiz uma viagem pela costa toda, do ES até o PA, com uma Nex F3 + lente kit "ruinzinha" 18-55. Mar todo dia, e não trocaria nunca por uma superzoom. :ok: Fica mais limitado, claro, mas a imagem final é muito melhor.
D600 - E-M10


MineiroBH

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #14 Online: 17 de Setembro de 2014, 13:23:47
Pessoal e a sony RX100?

Sei que ela é mais cara, tal, mas ela é muito, muito superior à  Canon S110? Vale a pena pagar o dobro por ela?