Autor Tópico: ISO alto em baixa luz?  (Lida 4928 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Online: 16 de Setembro de 2014, 17:51:52
Eu sempre tive uma grande dúvida, de por que o desempenho em ISOs altos é tão pior em baixa luz do que em alta luz, mesmo que a exposição final seja a mesma. Pra mim sempre foi óbvio que isso acontecia, mas nunca entendi o porquê. Da mesma forma, com flash o desempenho em ISOs altos é muito melhor do que sem flash, novamente mesmo que a exposição final seja a mesma.

Daí vi uma explicação de um usuário em um fórum gringo, e queria saber dos colegas se realmente faz sentido. Segundo ele, em baixa luz as frequências próximas do azul são bem mais fracas e aí, pra compensar, os canais azuis são saturados ao extremo, aumentando demais os ruídos. Em luz alta todas as frequências estão mais equilibradas, o que aumentaria menos os ruído. Da mesma forma que com flash.

E aí? Faz sentido para vocês? Não sei se é exatamente isso (até porque no escuro eu sempre acho tudo mais azulado, rsrs), mas pra mim parece uma explicação satisfatória.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2014, 18:03:14
Acompanhando  :snack:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2014, 19:20:47


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2014, 19:28:55
Eu diria que eh oq a luz mais fraca cria mais sombreamentos, tons mais escuros, onde exige mais "pigmentacao" e por isso o ruido se destaca.

Seestou certo ou errado ou nao sei, mas eh o que veio no exato momento que li a pergunta, baseado na minha experiencia visual.

Ja as informacois tecnicas de como o sensor eletronico funciona eu nao tenho ideia.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2014, 19:30:13 por C R O I X »


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2014, 19:32:50
O ruído nas imagens digitais é uma relação entre o sinal captado e o ruído inerente à eletrônica da câmera. Nas áreas claras, o sinal é mais forte, então a relação sinal/ruído é melhor. Da mesma forma, nas áreas escuras, essa relação fica menor, logo o ruído fica mais perceptível.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2014, 19:55:14
O ruído nas imagens digitais é uma relação entre o sinal captado e o ruído inerente à eletrônica da câmera. Nas áreas claras, o sinal é mais forte, então a relação sinal/ruído é melhor. Da mesma forma, nas áreas escuras, essa relação fica menor, logo o ruído fica mais perceptível.

Mas se o ISO usado é o mesmo e a exposição final é a mesma, controlada pelo tempo de exposição, não faz muito sentido pra mim... Por que fotografar em 1/4000s no claro gera menos ruído do que fotografar em 1/100s na sombra, usando o mesmo ISO a e abertura? Aumentar o tempo de exposição não aumenta o sinal?
« Última modificação: 16 de Setembro de 2014, 19:55:44 por Humberto Yoji »


Fotobureau

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2014, 20:39:40
Essa resposta poderá ser dada, sem erros, por um engenheiro em eletrônica mas "creio" que vem de uma deficiência inerente ao sensor eletrônico que tenta trazer informação em áreas escuras, mesmo com ISOs mais baixos. Em uma foto digital dificilmente o preto fica chapado como nos cromos ou mesmo negativos que utilizam processos químicos para captação e não eletrônicos. Deve ser por aí...


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2014, 21:19:08


Mas se o ISO usado é o mesmo e a exposição final é a mesma, controlada pelo tempo de exposição, não faz muito sentido pra mim... Por que fotografar em 1/4000s no claro gera menos ruído do que fotografar em 1/100s na sombra, usando o mesmo ISO a e abertura? Aumentar o tempo de exposição não aumenta o sinal?

O sinal é a quantidade de luz que chega no sensor. Pode ser muita luz por pouco tempo ou pouca luz por um tempo maior. Se a exposição é a mesma, o sinal é o mesmo. E o ruído deveria ser o mesmo. (Sem considerar longa exposição e ruído devido a temperatura).
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2014, 21:24:08
Pode ser muita luz por pouco tempo ou pouca luz por um tempo maior. Se a exposição é a mesma, o sinal é o mesmo. E o ruído deveria ser o mesmo. (Sem considerar longa exposição e ruído devido a temperatura).


Pois é, isso que a lógica diz, mas na prática não é isso que vemos... Pouca luz por tempo mais longo sempre gera mais ruído que muita luz por tempo mais curto, mesmo que o tempo não seja uma longa exposição. Em fotos com flash, uso ISO4000 tranquilo e às vezes 6400. Em fotos sem flash, não passo dos 2500, e ainda assim às vezes a foto fica com mais ruído. Eu sempre digo que o flash mascara o ruído, mas nunca entendi direito o porquê...


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2014, 21:46:49
Mascara porque melhora a iluminação. Casamento de dia ao ar livre também melhora o ruído...
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2014, 21:58:54
Mas se o ISO usado é o mesmo e a exposição final é a mesma, controlada pelo tempo de exposição, não faz muito sentido pra mim... Por que fotografar em 1/4000s no claro gera menos ruído do que fotografar em 1/100s na sombra, usando o mesmo ISO a e abertura? Aumentar o tempo de exposição não aumenta o sinal?

Não é bem assim. A velocidade da luz não varia, o que muda nisso tudo é o tempo que o sensor fica exposto à ela ou o quanto o sensor se programa para "receber" a luz. O ISO é como se fosse um "overclock" do sensor: Ele passa a trabalhar com uma frequência acima do seu padrão, e quanto mais "overclock" sofrer, mais ruído gerará. NA verdade, quando você eleva o ISO você não está elevando a exposição e gerando ruído, mas sim está fazendo o contrário: está elevando o ruído para gerar a exposição.

É difícil colocar em palavras, mas é basicamente isso que acontece!
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2014, 22:17:18
Acho que o pessoal ainda não está entendendo o que estou falando... E vi que meu post inicial está mesmo bem mal escrito, ahahah. Alcure, eu não disse que a velocidade da luz varia, tá maluco? Rsrs. E não tenho ideia do que seja overlock, eheheh...

Deixa eu explicar novamente. Quando eu fotografo de dia, muitas vezes uso ISOs elevados, como 3200, pra conseguir mais velocidade. Isso me gera pouco ruído, mesmo com esse ISO altos. Mas quando eu fotografo de noite (ou em locais escuros), usando o mesmo ISO3200, isso gera muito mais ruído. E não é só coisa da minha cabeça, a maioria das pessoas que trabalha com eventos diz a mesma coisa.

Simplificando. Imagina se eu fotografar um cartão cinza médio zerando o fotômetro. Se for em local bem iluminado, não terei muitos ruídos mesmo com ISO3200. Agora se fotografar esse mesmo cartão cinza médio, também zerando o fotômetro e com o mesmo ISO3200, mas em local escuro, a quantidade de ruídos será maior. O que varia nessas duas situações é, obviamente, o tempo de exposição - que é maior no local escuro. De resto, tudo igual.

Será que só o tempo de exposição mais longo é responsável pelo aumento do ruído? Notem que não estou falando de longas exposições, eu sempre uso tempos  de pelo menos 1/100s em eventos.


Tomara que agora eu tenha conseguido explicar, desculpem o post inicial confuso... Faltlou foi dizer que era sempre no mesmo ISO:doh:


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2014, 23:45:21
Eu ainda acho que se fizer esse experimento com um cartão cinza o resultado será igual. Vou tentar fazer e posto aqui.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2014, 23:50:38
Eu diria que eh oq a luz mais fraca cria mais sombreamentos, tons mais escuros, onde exige mais "pigmentacao" e por isso o ruido se destaca.

Não tinha visto sua resposta, Marcio, mas pode bem ser isso mesmo...


Eu ainda acho que se fizer esse experimento com um cartão cinza o resultado será igual. Vou tentar fazer e posto aqui.

E se o Marcio estiver certo, o experimento com o cartão cinza vai dar resultados iguais mesmo. Testa lá e posta aqui, por favor (não tenho cartão cinza aqui, eheheh).

Só um detalhe. Quando for fazer o teste, não use luz fluorescente. Segundo o autor do comentário que postei inicialmente, a luz fluorescente aumenta mais os ruídos justamente porque não tem muitas frequências azuis. Então quaisquer resultados sob luz fluorescente ficariam iguais (ironicamente, só tenho luz fluorescente aqui em casa)...
« Última modificação: 17 de Setembro de 2014, 00:14:03 por Humberto Yoji »


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #14 Online: 17 de Setembro de 2014, 00:50:34
Acho que o pessoal ainda não está entendendo o que estou falando... E vi que meu post inicial está mesmo bem mal escrito, ahahah. Alcure, eu não disse que a velocidade da luz varia, tá maluco? Rsrs. E não tenho ideia do que seja overlock, eheheh...

Deixa eu explicar novamente. Quando eu fotografo de dia, muitas vezes uso ISOs elevados, como 3200, pra conseguir mais velocidade. Isso me gera pouco ruído, mesmo com esse ISO altos. Mas quando eu fotografo de noite (ou em locais escuros), usando o mesmo ISO3200, isso gera muito mais ruído. E não é só coisa da minha cabeça, a maioria das pessoas que trabalha com eventos diz a mesma coisa.

Simplificando. Imagina se eu fotografar um cartão cinza médio zerando o fotômetro. Se for em local bem iluminado, não terei muitos ruídos mesmo com ISO3200. Agora se fotografar esse mesmo cartão cinza médio, também zerando o fotômetro e com o mesmo ISO3200, mas em local escuro, a quantidade de ruídos será maior. O que varia nessas duas situações é, obviamente, o tempo de exposição - que é maior no local escuro. De resto, tudo igual.

Será que só o tempo de exposição mais longo é responsável pelo aumento do ruído? Notem que não estou falando de longas exposições, eu sempre uso tempos  de pelo menos 1/100s em eventos.


Tomara que agora eu tenha conseguido explicar, desculpem o post inicial confuso... Faltlou foi dizer que era sempre no mesmo ISO:doh:

Agora entendi melhor seu questionamento, mas eu já respondi sua pergunta: Elevar o ISO não é aumentar a sensibilidade e ficar mais sensível, mas sim aumentar o ruído para ficar mais sensível. Nos filmes o ISO era diferente: era a película que continha elementos que aumentavam a sensibilidade, já com o eletrônico não, isso é com base em frequências (procure por SNR, ou melhor, Signal Noise Ratio). TODO equipamento eletrônico se baseia num conceito simples entre SINAL e RUÍDO, e é na relação entre ambos que fica aparente o ruído na fotografia.

As vezes o sinal é tão forte que o mesmo se ressalta sobre o ruído, que fica quase inexistente, mas nem sempre isso ocorre e quando a informação do sinal (no caso fotográfico sinal seria o ambiente a ser fotografado) é fraca (pouca luz), a relação entre o sinal e o ruído diminui (ficam equivalentes), logo, um não se destaca sobre o outro, gerando uma "confusão de imagem".

É similar a uma radio: Quando o sinal é forte você mal escuta o ruído da transmissão, mas ao se afastar da antena vai perceber que ainda que você receba o sinal, vai ouvir chiados etc. Isso é porque o sinal ficou tão fraco quanto o ruído, logo, ambos passam a se misturar. O mesmo ocorre na fotografia: Trabalhamos basicamente com luz, e por isso, quanto mais abundante ela for, mais ela se sobressai.

Então pela lógica a resposta está aí: Quando o ambiente tem muita luz (muito sinal), esta se sobressai ao ruído (sensor fotográfico) e acaba o tornando menos perceptível, mas à medida que o sinal enfraquece (pouca luz), o ruído passa a ser transmitido na mesma intensidade que o sinal, gerando uma imagem confusa (que é o ruído nas fotografias). Por isso que eu afirmo: ISO = RUÍDO.

Sensor = Receptor de sinal
ISO elevado = Ruído elevado
Muita luz = Sinal elevado

A maior evidência desse fenômeno é o color noise, que é quando o sensor começa a confundir as cores em função do ruído e gera artefatos ao transcrever o sinal para o arquivo.

Espero ter explicado corretamente, pois utilizei a lógica por trás da eletrônica para basear minha explicação. Radio, Microondas, Televisão, Câmeras, Celulares etc todos tem o mesmo princípio: só muda a fonte do sinal para que passem a operar.

 :ok:

Aproveitando: Overclock é um jargão utilizado na informática onde um processador é designado e vendido para operar a 1ghz, mas que dentre diversas alterações, como por exemplo, a alteração na voltagem e amperagem transmitida ao mesmo, ele passa a operar com velocidade acima da padrão, tornando-se mais rápido. É igual você comprar um carro 1.0 e colocar turbo nele: vai consumir mais só que vai andar mais.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2014, 01:02:43 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure