Acho que o pessoal ainda não está entendendo o que estou falando... E vi que meu post inicial está mesmo bem mal escrito, ahahah. Alcure, eu não disse que a velocidade da luz varia, tá maluco? Rsrs. E não tenho ideia do que seja overlock, eheheh...
Deixa eu explicar novamente. Quando eu fotografo de dia, muitas vezes uso ISOs elevados, como 3200, pra conseguir mais velocidade. Isso me gera pouco ruído, mesmo com esse ISO altos. Mas quando eu fotografo de noite (ou em locais escuros), usando o mesmo ISO3200, isso gera muito mais ruído. E não é só coisa da minha cabeça, a maioria das pessoas que trabalha com eventos diz a mesma coisa.
Simplificando. Imagina se eu fotografar um cartão cinza médio zerando o fotômetro. Se for em local bem iluminado, não terei muitos ruídos mesmo com ISO3200. Agora se fotografar esse mesmo cartão cinza médio, também zerando o fotômetro e com o mesmo ISO3200, mas em local escuro, a quantidade de ruídos será maior. O que varia nessas duas situações é, obviamente, o tempo de exposição - que é maior no local escuro. De resto, tudo igual.
Será que só o tempo de exposição mais longo é responsável pelo aumento do ruído? Notem que não estou falando de longas exposições, eu sempre uso tempos de pelo menos 1/100s em eventos.
Tomara que agora eu tenha conseguido explicar, desculpem o post inicial confuso... Faltlou foi dizer que era sempre no mesmo ISO.
Agora entendi melhor seu questionamento, mas eu já respondi sua pergunta: Elevar o ISO não é aumentar a sensibilidade e ficar mais sensível, mas sim aumentar o ruído para ficar mais sensível. Nos filmes o ISO era diferente: era a película que continha elementos que aumentavam a sensibilidade, já com o eletrônico não, isso é com base em frequências (procure por SNR, ou melhor, Signal Noise Ratio). TODO equipamento eletrônico se baseia num conceito simples entre SINAL e RUÍDO, e é na relação entre ambos que fica aparente o ruído na fotografia.
As vezes o sinal é tão forte que o mesmo se ressalta sobre o ruído, que fica quase inexistente, mas nem sempre isso ocorre e quando a informação do sinal (no caso fotográfico sinal seria o ambiente a ser fotografado) é fraca (pouca luz), a relação entre o sinal e o ruído diminui (ficam equivalentes), logo, um não se destaca sobre o outro, gerando uma "confusão de imagem".
É similar a uma radio: Quando o sinal é forte você mal escuta o ruído da transmissão, mas ao se afastar da antena vai perceber que ainda que você receba o sinal, vai ouvir chiados etc. Isso é porque o sinal ficou tão fraco quanto o ruído, logo, ambos passam a se misturar. O mesmo ocorre na fotografia: Trabalhamos basicamente com luz, e por isso, quanto mais abundante ela for, mais ela se sobressai.
Então pela lógica a resposta está aí: Quando o ambiente tem muita luz (muito sinal), esta se sobressai ao ruído (sensor fotográfico) e acaba o tornando menos perceptível, mas à medida que o sinal enfraquece (pouca luz), o ruído passa a ser transmitido na mesma intensidade que o sinal, gerando uma imagem confusa (que é o ruído nas fotografias). Por isso que eu afirmo: ISO = RUÍDO.
Sensor = Receptor de sinal
ISO elevado = Ruído elevado
Muita luz = Sinal elevado
A maior evidência desse fenômeno é o color noise, que é quando o sensor começa a confundir as cores em função do ruído e gera artefatos ao transcrever o sinal para o arquivo.
Espero ter explicado corretamente, pois utilizei a lógica por trás da eletrônica para basear minha explicação. Radio, Microondas, Televisão, Câmeras, Celulares etc todos tem o mesmo princípio: só muda a fonte do sinal para que passem a operar.
Aproveitando: Overclock é um jargão utilizado na informática onde um processador é designado e vendido para operar a 1ghz, mas que dentre diversas alterações, como por exemplo, a alteração na voltagem e amperagem transmitida ao mesmo, ele passa a operar com velocidade acima da padrão, tornando-se mais rápido. É igual você comprar um carro 1.0 e colocar turbo nele: vai consumir mais só que vai andar mais.