Depois de tantas críticas, opinões, achismos, depoimentos sobre a questão de assistência e garantia no Brasil dos principais fabricantes de câmeras fotográficas, resolvi dar uma pesquisada em fontes confiáveis para poder ter uma base fundamentada para “conclusões”.
É perfeitamente compreensível o desgosto de quem tem um equipamento qualquer com defeito e não consegue assistência ou peças. É uma realidade especialmente verdadeira para equipamentos eletrônicos, câmeras e seus componentes, assim como para qualquer dispositivos eletrônico em geral, que se tornam prematuramente descartáveis.. Alguém já viu o custo de “conserto” de um HD? (é inviável, custa mais q um novo). Ou de placas lógicas de PCs, scanners, gps, chips de memória, monitores LCD sofisticados e congêneres? Seria muito diferente para câmeras digitais “antigas”, isto é, fora de linha, e que nunca foram distribuídas oficialmente pelos fabricantes no país e que, para piorar, tem raríssimos exemplares “importados” no país? Realisticamente falando: não!! Encontrar peças e/ou quem arrume câmeras fora de linha por aqui é quase um milagre.. Será que um fabricante que não importou tais produtos teria alguma obrigação de ter peças, equipamentos, técnicos treinados e estrutura para tal assistência? Mesmo que desejássemos isso, parece ser que não combina muito com o sistema (capital sustentável/sobrevivencia/lucro/prejuízos..). Mas segundo alguns usuários aqui do fórum, a Fuji seria um caso a parte, resolveria “tudo”, tem uma eficiente assistência, preocupação com o consumidor, etc.. Nesse tópico em especial não faltam reclamações sobre a “rede” de assistência técnica no Brasil, Olympus principalmente, mas como é a "rede" da Fuji? Bom, lamento, mas também não tem rede alguma (muito menos a Sony para cameras), somente um departamento localizado em SP (Av. Ver. Jose Diniz) que atende a todo o território nacional. Pelo que dizem, parece que eles são eficientes em resolver os problemas de garantia, mas seria o mesmo levando uma Fuji “antiga”, fora da garantia e de linha, e que eles nunca importaram oficialmente para o Brasil, como o exemplo de uma Olympus do post1? Com 99,9% de probabilidade eles não darão assistência e não terão peças, o que parece mais do que óbvio, em termos estritamente comerciais. Anos atrás, eu mesmo levei uma Fuji AF Date lá e eles não quiseram pegar nem para avaliação. Por essa minha experiência deveria concluir que a Fuji não dá assistência, não presta, etc, etc..? Absolutamente não! Tenho consciência que vivo no Brasil e em um mundo consumista em que tudo se torna descartável em pouco tempo (vide smartphones). E as opiniões esparsas negativas e positivas que vemos nos fóruns podem ser consideradas a ponto de as tomarmos como regra e generalizar a partir de tão poucos exemplos? Para responder e ter uma base um pouco mais fundamentada, resolvi pesquisar reclamações de usuários sobre as principais marcas de câmeras no RECLAME AQUI e no PROCON. O resultado esta nos links abaixo, mas que em resumo ficou assim:
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Fuji: 100% das reclamações atendidas e 69% solucionadas.
http://www.reclameaqui.com.br/busca/?q=fuji-
Olympus: 100% das reclamações atendidas e 66,7% solucionadas.
http://www.reclameaqui.com.br/busca/?q=olympus-
Nikon: 95% das reclamações atendidas e 54% solucionadas
http://www.reclameaqui.com.br/5574342/nikon-do-brasil-ltda/garantia-nao-coberta-por-ser-produto-adquirido-no-exterior/-
Canon: 39,4% das reclamações atendidas e 59,4% solucionadas
http://www.reclameaqui.com.br/busca/?q=canon Com esses dados em mãos é possível afirmar de forma mais segura quem oferece melhor ou pior assistência no Brasil e a Olympus esta longe de ser a pior, é segunda melhor, basta conferir os números. No ranking 2013 do Procon a Olympus não tem sequer uma reclamação.
Quanto à garantia mundial e ao tempo pedido para reparo, convém também conhecer os termos, procedimentos e abrangência dos principais fabricantes, a partir de documentos dos seus próprios sites, para nao patinarmos na ignorância sobre o assunto baseando-se em meras opiniões “achistas” e relatos emotivos. Tomar como base de julgamento tais “fontes” para julgar um produto ou marca, ou seja, generalizar ou tornar “regra geral” a partir de poucos casos particulares é um equivoco lógico.. Antes de nos indignarmos é melhor conhecer os termos e condições de garantia efetivos dos fabricantes para podermos comparar e conhecer a “regras” que, infelizmente, sempre beneficiam mais os fabricantes em detrimento dos consumidores, principalmente nos países periféricos como o nosso.
Em termos comparativos menciono só um exemplo em relação ao prazo para conserto de 90 dias da Olympus (marca q tenho mais familiaridade e itens) para garantia de determinados produtos comprados fora do país. Obviamente é muito, mas e a concorrência? Vejam o fragmento de um comunicado da Nikon do Brasil a um usuário:
"O reparo do equipamento pode levar até 180 (cento e oitenta) dias, contados da aprovação do respectivo orçamento e, o equipamento pode ser enviado para reparo pela Nikon dos Estados Unidos sem qualquer ônus para o cliente e sem aviso prévio, sob responsabilidade da Nikon do Brasil." http://www.reclameaqui.com.br/5574342/nikon-do-brasil-ltda/garantia-nao-coberta-por-ser-produto-adquirido-no-exterior/.
Nesse caso, e provavelmente em outros semelhantes em que ela não tenha peças nem equipamentos, a Nikon não recusa prestar assistência, apesar dos absurdos 180 dias de prazo e de não reconhecer a garantia internacional da câmera. Portanto, os 90 dias de prazo da Olympus para produtos que ainda estejam na garantia internacional é “aceitável”, considerando as imensas limitações burocráticas e de logística do país.
Afinal, quais fabricantes de câmeras e lentes oferecem garantia mundial para seus produtos e em quais termos? No artigo abaixo do Photoprice temos uma relação geral. Pelo que consta no artigo, somente a Pentax e Sigma, mas convém conferir os certificados de cada produto e se eles tem representantes no país. Dei uma rápida pesquisada nos termos gerais de garantia e coloquei um resumo abaixo com os links para quem quiser conferir:
Resumo de garantia dos principais fabricantes de câmeras: http://www.photoprice.ca/article/warranty-us-canada-grey-market Nikon: garantia mundial somente para Lentes, Flash e Cameras de Filme:
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https://support.nikon.com.br/app/answers/detail/a_id/17339/~/garantia-da-nikon-digital-imaging-
https://mynikonlife.com.au/buy/warranty-policy/-
http://nikonasia-en.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/4723/~/things-to-consider-before-purchasing-a-nikon-product-
FUJI: não tem garantia mundial (texto extraído de pdf do site Fuji USA)
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"This warranty applies only to Fujifilm brand products imported to the U.S.A. by Fujifilm
U.S.A. and sold by Fujifilm U.S.A. to authorized dealers. This warranty does not apply to
Fujifilm U.S.A. brand products imported and sold in the U.S.A. by unauthorized dealers,
distributors, or other sellers. Fujifilm U.S.A. Inc. may at its sole discretion, refuse to
honor the warranty of any such unauthorized product that may be presented for repair".
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OLYMPUS: nao tem mais garantia mundial irrestrita para linha de cameras, que agora depende do produto e do certificado de garantia que o acompanha (o que dá margem para n combinações de modelo com local e influencia regional)
“Our World Wide Guarantee for digital cameras and accessories has been valid since 1 April 2004, and now, as of September 2014, it will become a European Service Warranty. Whether your OLYMPUS product is eligible or not depends on the model and the card that was enclosed with the product”. http://www.olympus.co.uk/site/en/c/cameras_support/repair_service/warranty_regulation/ -
SONY: não tem garantia internacional para os seus produtos, somente local e desde que os produtos tenham sido adquiridos de distribuidores oficialmente. Como Fuji e Olympus, a Sony tem uma única autorizada para câmeras fotográficas para atender todo o território nacional, que fica em Taubaté (o mesmo da Olympus, que atende a cameras mais sofisticadas - nome e endereço esta em um tópico do forista Luiz, q nao consegui localizar).
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PENTAX e SIGMA: pelo artigo do Photoprice as únicas que oferecem garantia internacional explicita (mas não sei se tem representante no Brasil).
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CANON: não tem garantia internacional (segundo o Photoprice)
Espero que essas informações sirvam de subsídios para avaliações mais fundamentadas sobre marcas e suas assistências. Em termos de garantia mundial sabemos que não mais é irrestrita e que depende do produto, do certificado que o acompanha, do mercado ao qual foi destinado, da concorrência, da abrangência comercial, etc.. Podemos ainda contar com a boa vontade do fabricante para resolver localmente defeitos de fabricação para linhas profissionais, mesmo que não conste garantia mundial no certificado, como mostra alguns relatos de usuários. Para quem quer comprar tranquilidade, deve considerar seriamente avaliar os termos do certificado de garantia, pois ele pode variar para um mesmo produto, dependendo da sua origem e destino, comprados no Brasil ou exterior.
Mas se quisermos economizar deixando de comprar de vendedores oficiais, aqui ou fora, se preferirmos recorrer ao “importabando” ou comprar no mercado paralelo, melhor comprar como se fosse um “usado”, com os riscos inerentes.