Autor Tópico: Olympus - assistência técnica...  (Lida 18742 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #15 Online: 19 de Setembro de 2014, 17:32:49
É... Lamentável a Oly! Pelo jeito o Cláudio tá crente de sair do sistema M4/3 e ir para outro (eu aposto em Fuji ou A7).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #16 Online: 19 de Setembro de 2014, 17:37:31
É... Lamentável a Oly!

E pensar que já foi a queridinha aqui do MF, com esta área mais movimentada que as da CaNikon  ;)
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



claudio souza

  • Trade Count: (44)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 278
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 19 de Setembro de 2014, 17:40:54
O negócio é vender tudo olympus.
Vou pra Sony.
Fiz isso...


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 19 de Setembro de 2014, 17:45:06
É... Lamentável a Oly! Pelo jeito o Cláudio tá crente de sair do sistema M4/3 e ir para outro (eu aposto em Fuji ou A7).

Eu até compraria uma Fuji. Mas fiquei pensando, se eu comprar uma A7r, mato dois coelhos com um tiro, pois já uso ela no estúdio. A Fuji serviria só pra fotos de viagem, passeios, etc.

Mas eu tenho um set de objetivas FD, que uso adaptadas na OMD, posso comprar uma XT1 só pra usar essas FD, já vale a compra.

Vamos aguardar como a olympus resolve, temos pelo menos duas em1 daqui do forum lá. Se não resolverem, pau neles.

Eu não tenho nenhum acordo de exclusividade com equipamentos, se apple pisa na bola como pisou comigo, eu meto o pau. Olympus idem. Canon também. Mas vamos ser justos, eu enviei a camer semana retrasada, e este defeito no dial está sendo reparado mundo afora.

Se fosse um problema com a apple já tava cheio de fanboy aqui rebatendo, ainda bem que olympus não tem seguidores fanáticos.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #19 Online: 19 de Setembro de 2014, 17:46:59

Se fosse um problema com a apple já tava cheio de fanboy aqui rebatendo, ainda bem que olympus não tem seguidores fanáticos.

Já teve..........agora sumiram todos  :hysterical:
« Última modificação: 19 de Setembro de 2014, 17:47:13 por ALEXFIGUEIREDO »
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



André_Ely

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #20 Online: 19 de Setembro de 2014, 17:48:02
André,  não sei informar,  acho que ainda esta com ele em mão... O problema da assistencia é sempre esse,  os caras nunca informam qual componente está com defeito...ficam nesse lero-lero e nada...

Nos mantém atualizado por aqui, Mauro, do que ele pretende fazer com a câmera.
Informação demais nunca é atrapalha.

Abs


André_Ely

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #21 Online: 19 de Setembro de 2014, 17:56:35

Eu não tenho nenhum acordo de exclusividade com equipamentos, se apple pisa na bola como pisou comigo, eu meto o pau. Olympus idem. Canon também. Mas vamos ser justos, eu enviei a camer semana retrasada, e este defeito no dial está sendo reparado mundo afora.


Penso assim tb.

Estou dando a eles o benefício da dúvida justamente pelo pouco tempo que a câmera está lá (enfim, a peça teria que vir do exterior, aquela coisa toda). E o defeito, aparentemente, está sendo reparado em outros lugares.

A título de consolo, ano passado espererei oito meses para a assistência da Canon aqui de Porto Alegre trocar uma lente de uma SX230HS minha.

Mas confesso que não pretendia esperar tudo isso pra arrumarem agora a EM1.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 19 de Setembro de 2014, 17:56:49
Já teve..........agora sumiram todos  :hysterical:

Ë normal depois de cada marca dar seu vexame, como o vazamento na 5D3, a D600 com sujeira crônica, etc., as pessoas entendem que nós todos fotógrafos estamos no mesmo barco, e nosso ponto em comum deveria ser o amor pela fotografia, sem importar a cor da alça.




Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 19 de Setembro de 2014, 17:57:51
O que deveríamos fazer é relatar este caso à olympus internacional, eles costumam interferir.


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 19 de Setembro de 2014, 18:13:49
O que deveríamos fazer é relatar este caso à olympus internacional, eles costumam interferir.

Foi isso que falei,  manda um email com a "os" em anexo para a Olympus,  talves ai tenha uma luz no fim do tunel... Po uma camera do gabarito da om-d ( coisa que não é barato) ser tratado assim é dose pra leão.

O lcd da epl1... Vi que lá fora ainda estão providenciando o reparo,  mas "aqui"  não - conseguir comprar no ebay por R$ 110,00 ( Reais ) , abrir a camera,  e troquei... Acho que ficou mais barato que pedir pra Olympus importar...


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #25 Online: 19 de Setembro de 2014, 20:19:02
Conforme já relatei em outro tópico já fui atendido em garantia pela Oly aqui no Brasil, e esperei 3 meses. Era uma EP3 que comprei para experimentar, mas meu principall era e ainda é Dslr, por isso não senti muita falta.

Agora quero investir pra valer em uma mirrorless  para substituir a dslr e tinha escolhido a EM1. O problema é que investir pesado, pelo menos para mim, em um sistema que não tem boa assistência e o eqpto aparentemente é propenso a problemas (ex: rear dial), torna tudo muito complicado.

Pra piorar a Oly acabou com a garantia mundial. To pensando do em ir de Fuji. Será que estou exagerando?


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 19 de Setembro de 2014, 20:55:05
Conforme já relatei em outro tópico já fui atendido em garantia pela Oly aqui no Brasil, e esperei 3 meses. Era uma EP3 que comprei para experimentar, mas meu principall era e ainda é Dslr, por isso não senti muita falta.

Agora quero investir pra valer em uma mirrorless  para substituir a dslr e tinha escolhido a EM1. O problema é que investir pesado, pelo menos para mim, em um sistema que não tem boa assistência e o eqpto aparentemente é propenso a problemas (ex: rear dial), torna tudo muito complicado.

Pra piorar a Oly acabou com a garantia mundial. To pensando do em ir de Fuji. Será que estou exagerando?
Luiz,  tambem estou pensando nisso, mas são dois peso e duas medidas.... Ache o set de lentes da fuji muito bom,  mas quando olhei as lentes da Samsung confesso que achei muitissimo interessante,  primeiro testei a 30mm f/2  - muito boa para retratos. .. Com um sensor apc-c,  da um boken (blur) "desfoque" muito bonito...,  depois foi a 40mm,  achei as lentes bem construidas e com otimo acabamento.... E o que é melhor - "preço" bbb,  bom,  barato, belo. Olhe o catalogo, e ainda tem a 16 e 20mm,  12-24mm que é perfeita. E ainda tem os famoso conversores de mount.. Da para usar lentes antigas como a canon fd,  carl zess,  as russas- helios   takumar,yashica..etc.
Sem contar que as lentes são praticamente universal na serie nx, so não é possivel usar na nx-mini.
Para que pensa em comprar um corpo dsl mais robusto e bem veloz,  ta chegando a nx30, que pelas especificações,  ta matando a pau.
Abs.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2014, 20:55:46 por Mauro.assis »


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 20 de Setembro de 2014, 18:53:08
Depois de tantas críticas, opinões, achismos, depoimentos sobre a questão de assistência e garantia no Brasil dos principais fabricantes de câmeras fotográficas, resolvi dar uma pesquisada em fontes confiáveis para poder  ter uma base fundamentada para “conclusões”.

É perfeitamente compreensível o desgosto de quem tem um equipamento qualquer com defeito e não consegue assistência ou peças. É uma realidade especialmente verdadeira para equipamentos eletrônicos, câmeras e seus componentes, assim como para qualquer  dispositivos  eletrônico  em geral,  que se tornam prematuramente descartáveis.. Alguém já viu o custo de “conserto” de um HD? (é inviável, custa mais q um novo).  Ou de placas lógicas de  PCs, scanners, gps,  chips de memória,  monitores LCD sofisticados e congêneres?  Seria muito diferente para câmeras digitais “antigas”, isto é, fora de linha, e que nunca foram distribuídas oficialmente pelos fabricantes no país e que, para piorar,  tem raríssimos  exemplares “importados” no país? Realisticamente falando: não!! Encontrar peças e/ou quem arrume câmeras fora de linha por aqui é quase um milagre.. Será que um fabricante que não importou tais produtos teria alguma obrigação de ter peças, equipamentos,  técnicos treinados e estrutura para tal assistência? Mesmo que desejássemos isso, parece ser que não combina muito com o sistema (capital sustentável/sobrevivencia/lucro/prejuízos..).  Mas  segundo alguns usuários  aqui do fórum, a Fuji seria um caso a parte, resolveria “tudo”, tem uma eficiente assistência, preocupação com o consumidor, etc.. Nesse tópico em especial não faltam  reclamações  sobre a  “rede” de assistência técnica no Brasil,  Olympus principalmente, mas como é a "rede" da Fuji? Bom, lamento, mas  também não tem rede alguma (muito menos a Sony para cameras), somente um departamento localizado em SP (Av. Ver. Jose Diniz) que atende a todo o território nacional.  Pelo que dizem, parece que eles são eficientes em resolver os problemas de garantia, mas seria o mesmo levando  uma Fuji “antiga”, fora da garantia e de linha, e que eles nunca importaram oficialmente para o Brasil, como o exemplo de uma Olympus do post1? Com 99,9%  de probabilidade eles não  darão assistência e não terão peças, o que parece mais do que óbvio,  em termos estritamente comerciais.  Anos atrás, eu mesmo levei uma Fuji AF Date lá e eles não quiseram pegar nem para avaliação. Por essa minha experiência deveria concluir que a Fuji não dá assistência, não presta, etc, etc..? Absolutamente não! Tenho consciência que vivo no Brasil e em um mundo consumista em que tudo se torna descartável em pouco tempo (vide smartphones).  E as opiniões esparsas negativas e positivas que vemos nos fóruns podem ser consideradas a ponto de as tomarmos como regra e generalizar a partir de tão poucos exemplos?  Para responder e ter uma base um pouco mais fundamentada,  resolvi pesquisar reclamações de usuários sobre as principais marcas de câmeras no RECLAME AQUI e no PROCON. O resultado esta nos links abaixo, mas que em resumo  ficou assim:

- Fuji:  100% das reclamações atendidas e 69% solucionadas. http://www.reclameaqui.com.br/busca/?q=fuji

- Olympus: 100% das reclamações atendidas e 66,7% solucionadas. http://www.reclameaqui.com.br/busca/?q=olympus

- Nikon: 95% das reclamações atendidas e  54% solucionadas http://www.reclameaqui.com.br/5574342/nikon-do-brasil-ltda/garantia-nao-coberta-por-ser-produto-adquirido-no-exterior/

- Canon: 39,4% das reclamações atendidas e 59,4% solucionadas http://www.reclameaqui.com.br/busca/?q=canon
 
Com esses dados em mãos é possível afirmar  de forma mais segura  quem oferece melhor ou  pior  assistência no Brasil  e a Olympus esta longe de ser a pior, é segunda melhor,  basta conferir os números. No ranking 2013 do Procon a Olympus não tem sequer uma reclamação.
Quanto à garantia mundial e ao tempo pedido para  reparo, convém também  conhecer os termos, procedimentos e abrangência dos principais fabricantes, a partir  de documentos dos seus próprios sites,  para nao patinarmos na ignorância sobre o assunto  baseando-se em meras opiniões “achistas” e relatos emotivos.  Tomar como base de julgamento tais “fontes” para julgar um produto ou marca, ou seja, generalizar ou tornar “regra geral” a partir de poucos  casos particulares é um equivoco lógico.. Antes de nos indignarmos é melhor conhecer os termos e condições de garantia efetivos dos  fabricantes para podermos comparar e conhecer a “regras” que, infelizmente, sempre beneficiam mais os fabricantes em detrimento dos consumidores, principalmente nos países periféricos como o nosso.
Em termos comparativos menciono só um exemplo em relação ao prazo para conserto de 90 dias da Olympus (marca q tenho mais familiaridade e itens) para  garantia de determinados produtos comprados fora do país. Obviamente é muito, mas e a concorrência? Vejam o fragmento de um comunicado da Nikon do Brasil a um usuário:
"O reparo do equipamento pode levar até 180 (cento e oitenta) dias, contados da aprovação do respectivo orçamento e, o equipamento pode ser enviado para reparo pela Nikon dos Estados Unidos sem qualquer ônus para o cliente e sem aviso prévio, sob responsabilidade da Nikon do Brasil."
http://www.reclameaqui.com.br/5574342/nikon-do-brasil-ltda/garantia-nao-coberta-por-ser-produto-adquirido-no-exterior/.

Nesse caso, e provavelmente em outros semelhantes em que  ela não tenha peças nem equipamentos, a Nikon não recusa  prestar assistência,   apesar dos absurdos 180 dias de prazo  e de não reconhecer a garantia internacional da câmera. Portanto, os 90 dias de prazo da Olympus para produtos que ainda estejam na garantia internacional é “aceitável”, considerando as imensas limitações burocráticas e de logística do país. 
Afinal, quais fabricantes de câmeras e lentes oferecem  garantia mundial para seus produtos e em quais termos?  No artigo abaixo do Photoprice  temos uma relação geral. Pelo que consta no artigo,  somente a Pentax e Sigma, mas convém conferir os certificados de cada produto e se eles tem representantes no país. Dei uma rápida pesquisada nos termos gerais de garantia  e coloquei um resumo abaixo com os links para quem quiser conferir:
 
Resumo de garantia dos principais fabricantes de câmeras:
http://www.photoprice.ca/article/warranty-us-canada-grey-market

Nikon: garantia mundial somente para Lentes, Flash e Cameras de Filme:
-https://support.nikon.com.br/app/answers/detail/a_id/17339/~/garantia-da-nikon-digital-imaging
-https://mynikonlife.com.au/buy/warranty-policy/
-http://nikonasia-en.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/4723/~/things-to-consider-before-purchasing-a-nikon-product

- FUJI: não tem garantia mundial (texto extraído de pdf do site Fuji USA)
- "This warranty applies only to Fujifilm brand products imported to the U.S.A. by Fujifilm
U.S.A. and sold by Fujifilm U.S.A. to authorized dealers. This warranty does not apply to
Fujifilm U.S.A. brand products imported and sold in the U.S.A. by unauthorized dealers,
distributors, or other sellers. Fujifilm U.S.A. Inc. may at its sole discretion, refuse to
honor the warranty of any such unauthorized product that may be presented for repair"
.

- OLYMPUS: nao tem mais garantia mundial irrestrita para linha de cameras, que agora depende do produto e do certificado de garantia que o acompanha (o que dá margem para n combinações de modelo com local  e influencia regional)
“Our World Wide Guarantee for digital cameras and accessories has been valid since 1 April 2004, and now, as of September 2014, it will become a European Service Warranty. Whether your OLYMPUS product is eligible or not depends on the model and the card that was enclosed with the product. http://www.olympus.co.uk/site/en/c/cameras_support/repair_service/warranty_regulation/

- SONY: não tem garantia internacional para os seus produtos, somente local e desde que os produtos tenham sido adquiridos de distribuidores oficialmente. Como Fuji e Olympus,  a Sony tem uma única autorizada para câmeras fotográficas para atender todo o território nacional, que fica em Taubaté (o mesmo da Olympus, que atende a cameras mais sofisticadas - nome e endereço esta em um tópico do forista Luiz, q nao consegui localizar).

- PENTAX e SIGMA: pelo artigo do Photoprice as únicas que oferecem garantia internacional explicita (mas não sei se tem representante no Brasil).

- CANON: não tem garantia internacional (segundo o Photoprice)


Espero que essas informações sirvam de subsídios para avaliações mais fundamentadas sobre marcas e suas assistências. Em termos de garantia mundial sabemos que não mais é irrestrita e que depende do produto, do certificado que o acompanha, do mercado ao qual foi destinado, da concorrência, da abrangência comercial, etc..  Podemos ainda contar com a boa vontade do fabricante para resolver localmente defeitos de fabricação para linhas profissionais, mesmo que não conste garantia mundial no  certificado, como mostra alguns relatos de usuários.  Para quem quer comprar tranquilidade, deve considerar seriamente avaliar os termos do certificado de garantia,  pois ele pode variar para um mesmo produto, dependendo da sua origem e destino, comprados no Brasil ou exterior.
Mas se quisermos economizar deixando de comprar de vendedores oficiais, aqui ou fora, se preferirmos recorrer ao  “importabando”  ou comprar no mercado paralelo,  melhor comprar como se fosse um  “usado”,  com os riscos inerentes.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2014, 19:13:58 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 20 de Setembro de 2014, 19:14:07
Bom saber que não é só a Olympus, pelo jeito não adianta nada o pessoal mudar pra fuji, pelo menos quanto ao problema de garantia não vai melhorar nada.

Como falei antes, eu enviei minha câmera, eles me responderam rapidamente e me passaram um prazo grande, eu aceitei, então pra ser honesto só posso reclamar mesmo quando este prazo passar e eles não resolverem meu problema. Eu acredito que irão resolver o nosso problema do dial, mesmo sendo um cara pessimista, acho que será resolvido.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #29 Online: 21 de Setembro de 2014, 11:49:23
Depois de tantas críticas.........

Interessante  :clap:

Quanto aos dados de reclamações, apesar da fonte confiável, sinto que não refletem a realidade. Tá bom que seja puro achismo, mas acho mesmo que os usuários não se utilizam do Reclame Aqui para resolverem estes problemas. E não estou defendendo NENHUMA marca  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI