Autor Tópico: Olympus - assistência técnica...  (Lida 18724 vezes)

efilho

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Resposta #30 Online: 21 de Setembro de 2014, 11:57:32
...mas acho mesmo que os usuários não se utilizam do Reclame Aqui ...

"Reclame Aqui" nunca foi base para estatística de equipamentos sofisticados. É um site visando uma camada popular que deseja reclamar de produtos de consumo. Usuário de X100S, X Pro, XT, D7100, D610, 6D, 5D Mk 3 , 70D, E-M1, E-M5, GX7, GH3 não aparece por lá, normalmente...  Como essas empresas atendem vários segmentos de poder aquisitivo, colocar percentual por marca sem discriminar por modelo não tem nada a ver no âmbito da discussão, em minha opinião.  ;)


Claudio Rombauer

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Resposta #31 Online: 21 de Setembro de 2014, 13:39:38
Por este motivo a Apple não responde nenhuma reclamação neste site.


angelone

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Resposta #32 Online: 21 de Setembro de 2014, 13:49:11
"Reclame Aqui" nunca foi base para estatística de equipamentos sofisticados. É um site visando uma camada popular que deseja reclamar de produtos de consumo. Usuário de X100S, X Pro, XT, D7100, D610, 6D, 5D Mk 3 , 70D, E-M1, E-M5, GX7, GH3 não aparece por lá, normalmente...  Como essas empresas atendem vários segmentos de poder aquisitivo, colocar percentual por marca sem discriminar por modelo não tem nada a ver no âmbito da discussão, em minha opinião.  ;)

No post me referi ao Procon e ao Reclame Aqui nao como fontes indiscutíveis, mas apenas como exemplo de base estatística que permite alcançar algumas conclusões fundamentadas, mesmo que não definitivas, bastante diferente da lógica elementar de concluir alguma coisa fundada em  meras opiniões, antipatia ou simpatias pessoais. Lá se encontra dados para estatística (acumulados de 1 ano), por exemplo, no caso da Fuji 183, Nikon 340, Olympus 30 (poucas reclamaçoes), Canon 203.. Se fizermos um apanhado de reclamaçoes aqui no fórum, por exemplo  da Olympus, quantas temos?  Duas, quatro? E quantas delas tem fundamento real, como  defeito não resolvido, garantia não atendida? As que vi neste post não convencem, ou pelo equipamento ser “antigo” e fora de linha e não ter sido importado pelo fabricante, ou no caso de garantia mundial (que esta sendo respeitada) pelo prazo que é igual ou menor do que os dados por outros fabricantes..

A intenção, portanto, não foi “provar” que os dados do Reclame Aqui ou Procon são absolutos, mas “apenas”  conferir o  nível de assistência técnica dessas marcas de cameras no Brasil (o que independe do modelo, pois se é ruim para uns é para todos). Para tanto  tais bases estatísticas servem perfeitamente bem. Considerando SUA deduçao de que a estatistica do Reclame Aqui refere-se a cameras das "camadas populares" (Nikon, Fuji, Canon e Olympus) será que quem atende  muito bem as câmeras das “camadas populares”  não atenderia igual ou melhor as da “classe alta”? 

Começo a convencer-me  que nada como ter uma X100S, X Pro, XT, D7100, D610, 6D, 5D Mk 3 , 70D, E-M1, E-M5, GX7ou  GH3 para elevar meu “status”, claro, sem esquecer de participar de ambientes da “alta”, como o nosso fórum  rsrs.. (como tenho uma E-M5, sou da classe alta e nem tinha me dado conta kkkk...)

Por fim, os dados estatísticos do Reclame Aqui servem apenas para conferirmos o real nível da assistência técnica dessas marcas de câmeras. Mas meu post tratou de outras questões, creio também importantes, mostrando  alguns equívocos que normalmente são propagados, entre eles a pretensa deficiência da “rede de autorizadas” dos principais fabricantes, mas que de fato não existem e que no geral resumem-se a um único centro técnico para atender todo o território nacional (Fuji, Sony, Olympus..  as outras não pesquisei). Também comentei, com base em documentos oficiais, a questão da garantia mundial, que parece ter ficado reduzida somente a Pentax (falta pesquisar sobre); as variações dos termos de garantia atual em função dos mercados aos quais os produtos foram destinados e a importância que devemos dar, atualmente, ao certificado de garantia quando comprarmos câmeras no país ou no exterior, pois eles podem variar de loja para loja, na medida em que os produtos podem originalmente terem sido destinados a mercados diferentes e comercializados por importadores independentes ou ilegais, etc..

Por este motivo a Apple não responde nenhuma reclamação neste site.

Será Claudio? Ou não seria porque ela estaria expondo suas fraquezas em um site cada vez mais conhecido e utilizado? Nao se expor abertamente, para quem se crê  "sofisticado" como eles, é uma política de estratégia institucional bem inteligente, mas em benefício próprio.. Eles preferem o "diálogo" particular, entre as partes, sem que fique público as causas de descontentamento com seus produtos e/ou assistência..
« Última modificação: 21 de Setembro de 2014, 14:11:33 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Claudio Rombauer

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Resposta #33 Online: 21 de Setembro de 2014, 14:28:34
Concordo, foi isso que eu quis dizer. Eles preferem se ausentar do que não resolver.


Luiz

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Resposta #34 Online: 21 de Setembro de 2014, 14:34:43
Depois de tantas críticas, opinões, achismos, depoimentos sobre a questão de assistência e garantia no Brasil dos principais fabricantes de câmeras fotográficas, resolvi dar uma pesquisada em fontes confiáveis para poder  ter uma base fundamentada para “conclusões”.

Agradeço ao Angelone pela detalhada análise da questão. Mas gostaria, de fazer alguns comentários:

Antes, acho importante ressaltar que o site da FUJI Brasil informa explicitamente que dá garantia a produtos comprados fora do pais: http://www.fujifilm-latinamerica.com/br/contato/assistencia-tecnica-para-cameras-digitais/

Em relação aos dados do Reclame Aqui, acho que são pertinentes, mas precisam de uma análise mais detalhada a ser feita por cada um, sobre que problemas estão reportados (ex: no caso da Olympus aparece reclamação por tênis e até por academia, possivelmente por nomes parecidos, e no da Fuji existem vários casos sobre filmes e papeis fotográficos). O que quero dizer é que o meu interesse é em câmeras fotográficas topo de linha e seus acessórios, e essas reclamações distorcem a análise estatística.

Quanto a assistência técnica no Brasil, vejo por dois aspectos. O primeiro é quanto à realidade e o investimento feito aqui pelas empresas e o tamanho do mercado que gera diversas facilidades paralelas. Se compramos Canon ou Nikon, temos não só uma assistência técnica completa com peças e acessórios oficiais, como também uma larga rede de fornecimento paralelo de produtos e peças, como também de serviços. Podemos reclamar de preço ou atendimento, mas há disponibilidade. Se eu vou no Av. Central aqui no Rio, posso comprar qualquer camera Nikon ou Canon, a preços muito competitivos com o exterior, e com garantia da loja (se você souber escolher a loja).

No caso da Olympus, é quase impossível comprar produtos novos no Brasil, não só pela disponibilidade, mas também pelo preço muito mais alto que no exterior. A assistencia técnica existe, mas não é voltada para os produtos que estamos falando. Quando enviei a minha EP3 para eles, conforme já relatei em outra ocasião, eles consertaram na garantia, e levaram 90 dias. Segundo o técnico o problema não era apenas a falta da peça, eles nunca tinham visto uma Olympus Pen no Brasil, e até o manual de reparo teve que ser enviado. É só fazer uma visita ao site da Olympus no Brasil e tentar achar qualquer coisa sobre as Pen ou OMD.  Não sei qual é a realidade da Sony ou Panasonic, porque nunca me interessei, mas não acredito ser muito diferente.

A FUJI aparentemente está investindo aqui. Criou uma loja on-line para a linha X, e é a única a oferecer garantia mundial. Não sei dizer pela qualidade, e por isso postei uma pergunta sobre o assunto no grupo especifico deste Forum, mas não tive respostas suficientes ainda.

A minha outra forma de ver a questão, é a minha experiência pessoal. Fui usuário Olympus (4 SLRs e diversas lentes, flashes e acessórios) do final da década de 70 até o inicio da década de 90. Nas pouquissimas vezes que precisei de assistência ia direto na Tropical no Centro do Rio, e tinha um atendimento razoável. Como a Olympus não evoluia, passei para Canon na década de 90, e só me arrependi, lentes com problemas e até uma maquina seminova apresentou defeito no obturador, mas a Assistec resolveu rapidamente, embora a custo alto. Em 98, vendi tudo, e passei para Nikon. Desde lá foram 3 SLRs, 2 Coolpix e 4 DSLRs. Tenho todas comigo até hoje e funcionando perfeitamente, sem nunca terem apresentado defeito. Dos acessórios só o grip da D200  deu problema, e uma 50mm vazou óleo no diafragma, rapidamente consertados pela TTanaka. Em 2011 comprei uma Olympus EP-3, que com 3 meses de uso deu problema. Pode ser tudo uma questão de sorte ou azar, o fato é que já tive experiencias médias, muito ruins e muito boas, e não quero trocar um sistema que estou muito satisfeito e acabar me aborrecendo e gastando dinheiro à toa.

Em resumo, desde que comprei a EP-3 estou querendo uma mirrorless, para substituir a DSLR, unica e exclusivamente devido ao peso. Gostei da Olympus, e estava disposto a apostar na EM1, mas descobri que a maquina tem um problema de projeto (rear dial), basta ver na internet, do mesmo tipo que outros fabricantes tiveram (ex: 5D com espelho, D610 com sujeira, etc), e a Olympus até hoje não reconheceu o fato e ainda acabou com a garantia mundial, me deixando inseguro em gastar US$3000 (EM1 mais lentes).

Foi por esta razão que comecei a pensar em Fuji, apesar do investimento que já fiz em lentes Olympus. Não tenho certeza de nada, só estou trocando ideias com os colegas do forum. Para piorar, a Nikon lançou a D750, que exceto pelo tamanho e peso, seria a camera ideal para mim.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2014, 14:49:08 por Luiz »


Claudio Rombauer

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Resposta #35 Online: 21 de Setembro de 2014, 17:37:55
Lembrando que a olympus dá garantia de alguns produtos comprados fora, uma vez que aceitaram minha NF da BH. Apenas o prazo de reparo que é longo.

Parece que depois daquele processo com a Nikon, é obrigatório isso, podemos inclusive entrar na justiça.

E essa questão do prazo de 90 dias parece que não é só a olympus, tem um conhecido de um grupo no facebook que está com uma fuji x100 na assistência faz mais de dois meses.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2014, 17:39:55 por Claudio Rombauer »


angelone

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Resposta #36 Online: 21 de Setembro de 2014, 22:04:50
Agradeço ao Angelone pela detalhada análise da questão. Mas gostaria, de fazer alguns comentários:
Antes, acho importante ressaltar que o site da FUJI Brasil informa explicitamente que dá garantia a produtos comprados fora do pais: http://www.fujifilm-latinamerica.com/br/contato/assistencia-tecnica-para-cameras-digitais/
Em relação aos dados do Reclame Aqui, acho que são pertinentes, mas precisam de uma análise mais detalhada a ser feita por cada um, sobre que problemas estão reportados (ex: no caso da Olympus aparece reclamação por tênis e até por academia, possivelmente por nomes parecidos, e no da Fuji existem vários casos sobre filmes e papeis fotográficos). O que quero dizer é que o meu interesse é em câmeras fotográficas topo de linha e seus acessórios, e essas reclamações distorcem a análise estatística.
Quanto a assistência técnica no Brasil, vejo por dois aspectos. O primeiro é quanto à realidade e o investimento feito aqui pelas empresas e o tamanho do mercado que gera diversas facilidades paralelas. Se compramos Canon ou Nikon, temos não só uma assistência técnica completa com peças e acessórios oficiais, como também uma larga rede de fornecimento paralelo de produtos e peças, como também de serviços. Podemos reclamar de preço ou atendimento, mas há disponibilidade. Se eu vou no Av. Central aqui no Rio, posso comprar qualquer camera Nikon ou Canon, a preços muito competitivos com o exterior, e com garantia da loja (se você souber escolher a loja).
No caso da Olympus, é quase impossível comprar produtos novos no Brasil, não só pela disponibilidade, mas também pelo preço muito mais alto que no exterior. A assistencia técnica existe, mas não é voltada para os produtos que estamos falando. Quando enviei a minha EP3 para eles, conforme já relatei em outra ocasião, eles consertaram na garantia, e levaram 90 dias. Segundo o técnico o problema não era apenas a falta da peça, eles nunca tinham visto uma Olympus Pen no Brasil, e até o manual de reparo teve que ser enviado. É só fazer uma visita ao site da Olympus no Brasil e tentar achar qualquer coisa sobre as Pen ou OMD.  Não sei qual é a realidade da Sony ou Panasonic, porque nunca me interessei, mas não acredito ser muito diferente.
A FUJI aparentemente está investindo aqui. Criou uma loja on-line para a linha X, e é a única a oferecer garantia mundial. Não sei dizer pela qualidade, e por isso postei uma pergunta sobre o assunto no grupo especifico deste Forum, mas não tive respostas suficientes ainda.
A minha outra forma de ver a questão, é a minha experiência pessoal. Fui usuário Olympus (4 SLRs e diversas lentes, flashes e acessórios) do final da década de 70 até o inicio da década de 90. Nas pouquissimas vezes que precisei de assistência ia direto na Tropical no Centro do Rio, e tinha um atendimento razoável. Como a Olympus não evoluia, passei para Canon na década de 90, e só me arrependi, lentes com problemas e até uma maquina seminova apresentou defeito no obturador, mas a Assistec resolveu rapidamente, embora a custo alto. Em 98, vendi tudo, e passei para Nikon. Desde lá foram 3 SLRs, 2 Coolpix e 4 DSLRs. Tenho todas comigo até hoje e funcionando perfeitamente, sem nunca terem apresentado defeito. Dos acessórios só o grip da D200  deu problema, e uma 50mm vazou óleo no diafragma, rapidamente consertados pela TTanaka. Em 2011 comprei uma Olympus EP-3, que com 3 meses de uso deu problema. Pode ser tudo uma questão de sorte ou azar, o fato é que já tive experiencias médias, muito ruins e muito boas, e não quero trocar um sistema que estou muito satisfeito e acabar me aborrecendo e gastando dinheiro à toa.
Em resumo, desde que comprei a EP-3 estou querendo uma mirrorless, para substituir a DSLR, unica e exclusivamente devido ao peso. Gostei da Olympus, e estava disposto a apostar na EM1, mas descobri que a maquina tem um problema de projeto (rear dial), basta ver na internet, do mesmo tipo que outros fabricantes tiveram (ex: 5D com espelho, D610 com sujeira, etc), e a Olympus até hoje não reconheceu o fato e ainda acabou com a garantia mundial, me deixando inseguro em gastar US$3000 (EM1 mais lentes).
Foi por esta razão que comecei a pensar em Fuji, apesar do investimento que já fiz em lentes Olympus. Não tenho certeza de nada, só estou trocando ideias com os colegas do forum. Para piorar, a Nikon lançou a D750, que exceto pelo tamanho e peso, seria a camera ideal para mim.

Luiz,  muito bom seus comentários..   A fonte que encontrei na ocasião da minha rápida pesquisa foi o site da Fuji USA (nao me lembro de ter visto o link do Latin America) e a garantia mundial  parece que não tem validade por lá, pelos menos é que diz os termos expressos no site deles (só atendem itens  vendidos por autorizadas locais), o que é perfeitamente compreensível, pois deve visar  evitar a concorrência “desleal” da sua rede de revendedores com as do Grey Market. Sua  pesquisa foi importante, é bom saber que a Fuji oferece garantia mundial, tomara que continue assim e não siga o exemplo da maioria dos fabricantes. Gostaria de saber como fica a garantia mundial para uma camera comprada em um revendedor autorizado Fuji nos USA, como a BH: viria somente com garantia local ou com dois certificados, um mundial e outro local? Vale conferir.. Talvez seja o caso de comprar no Grey Market de lá (ou daqui rs..)

Não tive a pretensão de afirmar que os dados do  Reclame Aqui são inquestionáveis, mas apenas ter alguma base concreta para avaliar a qualidade das assistências técnicas dessas marcas. Não tenho dúvida de que esses dados, se não completos, são muito melhores do que  fundamentações em cima de  suposições, gostos, opiniões e experiências pessoais. Esses dados somados a alguns relatos que li, seu inclusive, permitem-me concluir que a assistência técnica da Olympus é normal, na pior hipótese,  atende corretamente e demora tanto quanto os outras..
Também pela estatística do Reclame Aqui, a Fuji se destaca pela atenção ao cliente na solução de problemas, batendo com as opiniões expressas aqui no fórum, apesar de não ter lido sobre relato algum sobre  utilização prática dessa assistência, mas  se pode inferir que é adequada ou boa.

Em relação a Canikon, também concordo  que é infinitamente mais fácil achar peças e comprar barato, principalmente pelas ofertas nas galerias de importabando,  que tem tudo a ver com  a disponibilidade desses itens no Paraguai. Bom, a "assistência técnica" desses comerciantes deve ser um chineizinho hábil enfurnado em algum cubículo, rss...  nao mais que isso. Lembrei-me de uma Canonzinha  A720 que comprei (bela máquina), faz tempo,  em uma galeria da av. Paulista e que deu defeito. Resumindo: foi um “Deus nos acuda” rsrs.. e tive que pagar uma grana, nem precisa dizer q a chinesa,  dona do box, fez de tudo para tirar o corpo fora, o q nao é de se estranhar. Acho q nesses casos é melhor comprar de "conhecidos" importabandistas como o Nelson, que imagino deva honrar a garantia, mas mesmo assim melhor ficar com um pé atrás.

Por outro lado, nem  no Brasil nem no Paraguai encontra-se Olympus OM-D, o que reflete diretamente no mercado paralelo daqui, mas encontra-se Panasonic (lentes e câmeras). Obviamente a Canikon  é muito mais conhecida e respeitada no Brasil. Por isso também a assistência pós garantia é maior, encontra-se muito mais peças disponíveis e a assistência técnica paralela é comum.  A Fuji não tem esse renome, mas esta estabelecida no Brasil há muito tempo, tem prédio próprio em região nobre (Moema) e tem vendido diretamente ao consumidor câmeras e lentes mais sofisticadas, com raros intermediários comerciais, o que resulta preços mais competitivos.  Se eu fosse profissional e tivesse opções Canikon ou Fuji para o produto que me interessa, não teria muito que pensar..

Mas,  particularmente, como meu “negócio” é landscape (e agora arquitetura) e street photo   e social não me atraem, o sistema m4/3 ainda é vantajoso para mim, pois meu uso implica carregar o equipo em longas trips junto muitas  tralhas e por longos períodos (dia inteiro, no mínimo, rsrs..). Para fotos handhelds também valorizo muitíssimo o  sistema de estabilização de 5 eixos, corpo e lentes seladas, caracteristicas  que tenho na minha E-M5, que me satisfaz plenamente, por equanto, rss... Mas se o recurso Digital Shift (correçao de linhas convergentes de distorçao trapezoidal em Live View) for o que promete ser com o novo firmware da E-M1, creio que ela será imbatível para fotos de arquitetura em termos de custo-beneficio, mais um motivo para eu querer ter uma dessas. Além disso o preço esta caindo e começa a ficar atraente: é possível encontra-la na faixa de 1.000 dolares nos states e a 12-40mm 2.8 Pro por 654 dolares (site da Olympus nessa semana, refurbished).  Se  não é de melhor IQ, pelo menos é um conjunto muito competitivo para determinados tipos de foto. Por tudo isso, sinceramente, abro mão da garantia e compraria uma como se compra um usado, melhor, até compraria uma usada nessa faixa de preço, caso alguém que tenha se disponha a vender ;)

« Última modificação: 21 de Setembro de 2014, 22:16:04 por angelone »
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van.siqueira

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Resposta #37 Online: 26 de Setembro de 2014, 22:11:05
Olá Mauro, sou nova no fórum e essa é a minha primeira participação porque seu tópico me chamou muito atenção.
Trabalho na Olympus e como alguns colegas disseram, não temos a parte de imagem/câmeras mais no Brasil e o que é encontrado (pouca coisa) no mercado é comprado via importação direta e até mesmo fora do Brasil (exceto no Japão)e realmente não é o foco da empresa. O foco é a parte médica (endoscópios e cirúrgicos) e  microscopia.
 Também possuo uma mirrorless EP-L1 e adquiri essa semana de uma colega de trabalho uma E 620 (justamente porque era somente o corpo e como ela não entende de fotografia não quer investir nisso). Inclusive se souberem de alguma lente 4/3 e m4/3 para vender me informem...
Se puder me passar mais detalhes sobre o problema posso tentar verificar com alguém de imagem.


 
Canon 60D +18-135m +50mm 1.8, Olympus EP-L1+14-42mm , Olympus E-620.
Procuro lentes claras Canon e lentes Olympus para compra.


Mauro.assis

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Resposta #38 Online: 27 de Setembro de 2014, 10:38:39

Olá Mauro, sou nova no fórum e essa é a minha primeira participação porque seu tópico me chamou muito atenção.
Trabalho na Olympus e como alguns colegas disseram, não temos a parte de imagem/câmeras mais no Brasil e o que é encontrado (pouca coisa) no mercado é comprado via importação direta e até mesmo fora do Brasil (exceto no Japão)e realmente não é o foco da empresa. O foco é a parte médica (endoscópios e cirúrgicos) e  microscopia.
 Também possuo uma mirrorless EP-L1 e adquiri essa semana de uma colega de trabalho uma E 620 (justamente porque era somente o corpo e como ela não entende de fotografia não quer investir nisso). Inclusive se souberem de alguma lente 4/3 e m4/3 para vender me informem...
Se puder me passar mais detalhes sobre o problema posso tentar verificar com alguém de imagem.
Ola,
A camera vai para fora mesmo. Meu amigo e eu temos um colega em comum que esta indo para o Canadá.
Eu tinha duas camera Epl-1,  a segunda dei de presenta para a minha esposa,  justamente para fazer o trabalho da faculdade e a sua monografia.
Para minha surpresa reparei que o lcd esta ficando do mesmo jeito que a outra,  ou seja escuro nas bordas,  não sei se é problema de lote do lcd ou outra coisa...
Sempre guardo as cameras em um recipiente fechado com silica e separado da lentes (luz e temperatura controlada ) , onde tambem tem uma outra camera compacta... E fiquei surpreso,  como estou mudando para outro fabricante. Agora é o de menos.
Mandei uma mp para vc.
Abs.
Mauro.


efilho

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Resposta #39 Online: 27 de Setembro de 2014, 11:37:25
Apesar de extensas e cansativas "pesquisas" teóricas, baseadas em documentos "pro-forma" e sites "não-zelite" na Internet, contra os fatos não há argumentos: até quem trabalha na Olympus do Brasil sofre com a "atenção" da marca. Exceto se vc estiver fotografando o Grand Canyon com um endoscópio, claro...  :D


Mauro.assis

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Resposta #40 Online: 27 de Setembro de 2014, 13:52:07
Apesar de extensas e cansativas "pesquisas" teóricas, baseadas em documentos "pro-forma" e sites "não-zelite" na Internet, contra os fatos não há argumentos: até quem trabalha na Olympus do Brasil sofre com a "atenção" da marca. Exceto se vc estiver fotografando o Grand Canyon com um endoscópio, claro...  :D
  :assobi: :assobi: :assobi: :hysterical: :hysterical:


angelone

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Resposta #41 Online: 27 de Setembro de 2014, 14:00:04
Apesar de extensas e cansativas "pesquisas" teóricas, baseadas em documentos "pro-forma" e sites "não-zelite" na Internet, contra os fatos não há argumentos: até quem trabalha na Olympus do Brasil sofre com a "atenção" da marca. Exceto se vc estiver fotografando o Grand Canyon com um endoscópio, claro...  :D

Nao tenho dúvida que qualquer base de dados aliado a alguma lógica elementar é válido para fundamentar argumentos. Opinioes, simpatias e antipatias pessoais entram no campo  da irracionalidade, sentimentalismo barato travestido de discurso racional, validade zero! A idéia nao é defender, e sim mostrar que devemos pesquisar e ter dados antes de falar tolices sem fundamento, como a de que a assistencia técnica era horrivel, nao existe e coisas do tipo.
Agora,  analisando o texto da funcionaria da Olympus, o que é dito no seu post? Por acaso que de algum modo "sofreu" com o atendimento da marca, nao foi atendida pelo suporte, assistência técnica na, ou fora da garantia? Em lugar algum do texto existe qualquer tipo de referencia a essa possibilidade. Será que eu tenho alguma limitação de entendimento de texto e nao notei tais colocações? Talvez, pois nao percebi em momento algum qualquer tipo de referencia, implícita ou explicita,  que ela tenha tido, mesmo sendo funcionaria da empresa. Devido a "minha" limitaçao somente entendi que é dito que a Olympus nao tem o seu foco em câmeras no Brasil, nao  importa seus produtos diretamente, nao tem mais o setor que comercializa cameras no país, s.. o que nao deixa de ser uma noticia desagradável aos apreciadores da marca.  Além disso, também nao mencionou nada sobre o SAC e assistência técnica para cameras, o tema de que trata o tópico. Portanto, ficou "devendo" esse esclarecimento, o que pode levar  desinformados a crerem que não existe assistência técnica e que a empresa nao dá suporte aos seus produtos. O fato é que ela existe, consta no site, é e foi utilizado por vários usuários conhecidos e outros desconhecidos, como mostram os dados apresentados anteriormente..
« Última modificação: 27 de Setembro de 2014, 14:20:34 por angelone »
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Claudio Rombauer

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Resposta #42 Online: 27 de Setembro de 2014, 14:40:55
Eu tenho um tripé manfrotto, há 2 anos procuro uma assistência pra trocar um tubo que empenou. É um tripé top de linha de 1600 reais. Nada, ninguém troca, ninguém conserta. Me aconselharam a procurar um ferreiro, encomendar a peça eu mesmo da itália.




Kokimoto

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Resposta #43 Online: 27 de Setembro de 2014, 17:57:59
Nao consegui ler as ultimas postagens. Estao muito extensas rsrsrs

A conclusao eh q a assistencia olympus eh um lixo, mas como todas sao, tudo bem? Kkk
D600 - E-M10


Claudio Rombauer

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Resposta #44 Online: 27 de Setembro de 2014, 18:05:30
Nao consegui ler as ultimas postagens. Estao muito extensas rsrsrs

A conclusao eh q a assistencia olympus eh um lixo, mas como todas sao, tudo bem? Kkk

Tudo bem nada, temos que reclamar. Eu tive problemas sérios de descaso com assistência da apple, sempre reclamo! Embora sempre apareçam os defensores das marcas dizendo que as empresas são perfeitas.

Só estou esperando o desfecho do meu problema com a EM1 pra botar a boca no trombone.

« Última modificação: 27 de Setembro de 2014, 18:06:21 por Claudio Rombauer »