Depois de tantas críticas, opinões, achismos, depoimentos sobre a questão de assistência e garantia no Brasil dos principais fabricantes de câmeras fotográficas, resolvi dar uma pesquisada em fontes confiáveis para poder ter uma base fundamentada para “conclusões”.
Agradeço ao Angelone pela detalhada análise da questão. Mas gostaria, de fazer alguns comentários:
Antes, acho importante ressaltar que o site da FUJI Brasil informa explicitamente que dá garantia a produtos comprados fora do pais:
http://www.fujifilm-latinamerica.com/br/contato/assistencia-tecnica-para-cameras-digitais/Em relação aos dados do Reclame Aqui, acho que são pertinentes, mas precisam de uma análise mais detalhada a ser feita por cada um, sobre que problemas estão reportados (ex: no caso da Olympus aparece reclamação por tênis e até por academia, possivelmente por nomes parecidos, e no da Fuji existem vários casos sobre filmes e papeis fotográficos). O que quero dizer é que o meu interesse é em câmeras fotográficas topo de linha e seus acessórios, e essas reclamações distorcem a análise estatística.
Quanto a assistência técnica no Brasil, vejo por dois aspectos. O primeiro é quanto à realidade e o investimento feito aqui pelas empresas e o tamanho do mercado que gera diversas facilidades paralelas. Se compramos Canon ou Nikon, temos não só uma assistência técnica completa com peças e acessórios oficiais, como também uma larga rede de fornecimento paralelo de produtos e peças, como também de serviços. Podemos reclamar de preço ou atendimento, mas há disponibilidade. Se eu vou no Av. Central aqui no Rio, posso comprar qualquer camera Nikon ou Canon, a preços muito competitivos com o exterior, e com garantia da loja (se você souber escolher a loja).
No caso da Olympus, é quase impossível comprar produtos novos no Brasil, não só pela disponibilidade, mas também pelo preço muito mais alto que no exterior. A assistencia técnica existe, mas não é voltada para os produtos que estamos falando. Quando enviei a minha EP3 para eles, conforme já relatei em outra ocasião, eles consertaram na garantia, e levaram 90 dias. Segundo o técnico o problema não era apenas a falta da peça, eles nunca tinham visto uma Olympus Pen no Brasil, e até o manual de reparo teve que ser enviado. É só fazer uma visita ao site da Olympus no Brasil e tentar achar qualquer coisa sobre as Pen ou OMD. Não sei qual é a realidade da Sony ou Panasonic, porque nunca me interessei, mas não acredito ser muito diferente.
A FUJI aparentemente está investindo aqui. Criou uma loja on-line para a linha X, e é a única a oferecer garantia mundial. Não sei dizer pela qualidade, e por isso postei uma pergunta sobre o assunto no grupo especifico deste Forum, mas não tive respostas suficientes ainda.
A minha outra forma de ver a questão, é a minha experiência pessoal. Fui usuário Olympus (4 SLRs e diversas lentes, flashes e acessórios) do final da década de 70 até o inicio da década de 90. Nas pouquissimas vezes que precisei de assistência ia direto na Tropical no Centro do Rio, e tinha um atendimento razoável. Como a Olympus não evoluia, passei para Canon na década de 90, e só me arrependi, lentes com problemas e até uma maquina seminova apresentou defeito no obturador, mas a Assistec resolveu rapidamente, embora a custo alto. Em 98, vendi tudo, e passei para Nikon. Desde lá foram 3 SLRs, 2 Coolpix e 4 DSLRs. Tenho todas comigo até hoje e funcionando perfeitamente, sem nunca terem apresentado defeito. Dos acessórios só o grip da D200 deu problema, e uma 50mm vazou óleo no diafragma, rapidamente consertados pela TTanaka. Em 2011 comprei uma Olympus EP-3, que com 3 meses de uso deu problema. Pode ser tudo uma questão de sorte ou azar, o fato é que já tive experiencias médias, muito ruins e muito boas, e não quero trocar um sistema que estou muito satisfeito e acabar me aborrecendo e gastando dinheiro à toa.
Em resumo, desde que comprei a EP-3 estou querendo uma mirrorless, para substituir a DSLR, unica e exclusivamente devido ao peso. Gostei da Olympus, e estava disposto a apostar na EM1, mas descobri que a maquina tem um problema de projeto (rear dial), basta ver na internet, do mesmo tipo que outros fabricantes tiveram (ex: 5D com espelho, D610 com sujeira, etc), e a Olympus até hoje não reconheceu o fato e ainda acabou com a garantia mundial, me deixando inseguro em gastar US$3000 (EM1 mais lentes).
Foi por esta razão que comecei a pensar em Fuji, apesar do investimento que já fiz em lentes Olympus. Não tenho certeza de nada, só estou trocando ideias com os colegas do forum. Para piorar, a Nikon lançou a D750, que exceto pelo tamanho e peso, seria a camera ideal para mim.