Refletindo sobre essas questões de de assistencia técnica ocorreu-me que as paralelas nada mais são do que técnicos habeis que mexem com qualquer máquina, independente da marca, pois nao tem qualquer suporte ou maquinário fornecido pelos fabricantes. Mesmo assim eles podem resolver muitos problemas de hardware e software: soldas frias, mal contatos, resets, instalaçao de firmware, troca de componentes simples (ou nem tanto) etc.. O problema é encontrar peças: para as famosas mais tradicionais deve ser mais fácil, inclusive via importabando. Já modelos novos dessas marcas deve ser quase impossivel conseguir componentes, restrito às autorizadas, qdo muito. Portanto, são assistências técnicas totalmente genéricas e podem dar manutençao em qualquer câmera, incluindo Olympus, porque não? Certamente nao terão manual técnico e ferramentas, muito menos componentes, mas a maioria dos problemas simples podem ser resolvidos, seja de que marca for a camera. Quem quiser economizar fugindo das autorizadas, nao tem alternativa de assistência oficial e nao quer mandar para fora do país, é a "soluçao".
Agora dificil mesmo é resolver problemas como o do Cláudio: equipamento grande, raro, caro, especializado e Apple, que tem um arquitetura super fechada, nao se consegue quase nada fora de autorizadas, enfim, são ótimos produtos, mas ficamos totalmente na mão do fabricante, praticamente sem alternativas e como nada é perfeito, qdo da zica é preju garantido, rsrs...