Autor Tópico: MACRO Lente ivertida + empilhamento de foco  (Lida 2539 vezes)

Dougllas Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Agosto de 2013, 21:41:23
Espécie de bicudo
21 fotos empilhadas com Zerene Stacker
Encontrei o inseto morto no quintal de casa.



Equipamento:
Nikon d5100
Nikon 18-55mm invertida em 18mm
Flash da câmera com difusor artesanal
Nikon D5200


Reicon

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 07 de Agosto de 2013, 13:54:44
Olá Douglas,

Como funciona o processo do Zerene Stacker? Cada foto tinha um DOF diferente?
Vc comprou o software?
O resultado é bem interessante.


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2013, 14:20:50
Bacana ! Suas macros sempre são muito boas! Tb tenho interesse em saber o processo de empilhamento de foco, ele é utilizado somente com macro?  Qto custa o software?

 :ok:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


JcDaSilva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
  • "Registrando o melhor da vida"
Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2013, 16:38:29
Bacana ! Suas macros sempre são muito boas! Tb tenho interesse em saber o processo de empilhamento de foco, ele é utilizado somente com macro?  Qto custa o software?

 :ok:

O preço do programa pelo que andei consultando é uma fortuna e meia rsss o original pelo menos...

Tem algumas versões disponível, com variados preços, mais provavelmente também com funções limitadas.
To order a Zerene Stacker license, click one of these links:

Professional Edition, $289 USD
Prosumer Edition, $189 USD Important: You must also update your software to the latest version to use this type of license. Versions older than Build T201305212130 do not recognize Prosumer Edition licenses.
Personal Edition, $89 USD
Student Edition, $39 USD

Mais para quem gosta desse tipo de imagem... certamente é um investimento que parece ser interessante...
"Registrar em fotos os momentos que registro em minha mente."
Equipamento:
Nikon D3100 Lente Nikon DX AF-S Nikkor 18-55mm 1:3.5-5.6G
Lente Nikon DX AF-S Nikkor 55-200mm 1:4.5-6G ED
Lente Nikon 50mm 1.8D


clauschmidt

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2013, 16:40:22
Gostei bastante.. parabéns..
@claudio.capella


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2013, 23:23:23
O preço do programa pelo que andei consultando é uma fortuna e meia rsss o original pelo menos...

Tem algumas versões disponível, com variados preços, mais provavelmente também com funções limitadas.
To order a Zerene Stacker license, click one of these links:

Professional Edition, $289 USD
Prosumer Edition, $189 USD Important: You must also update your software to the latest version to use this type of license. Versions older than Build T201305212130 do not recognize Prosumer Edition licenses.
Personal Edition, $89 USD
Student Edition, $39 USD

Mais para quem gosta desse tipo de imagem... certamente é um investimento que parece ser interessante...

 :ok:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Dougllas Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2013, 00:18:30
Olá Reicon e Palmeida,
O processo de empilhamento é o seguinte... Faço varias fotos do inseto com focos em todas as partes do corpo, depois coloco todas as fotos no programa e ele "junta" todas as fotos formando uma só, porém ele preserva todas as partes focadas, no caso dessa foto fiz 21 fotos com focos diferentes, mesmo assim as duas patas do inseto (do fundo) estão sem foco, nesse caso seria mais umas 5 a 8 fotos para sair as patas focadas.

Mas este inseto encontrei morto, se fosse um inseto vivo seria impossível fazer o empilhamento, pois ele se mudaria de posição ou um mínimo mexido de antenas já atrapalharia o empilhamento.

Quanto ao software, trabalho em uma usina de cana-de-açúcar, e tem um consultor de pragas que vem todo ano e faz varias fotos de insetos que são pragas da cana, ele usa o programa pra fazer as fotos, eu nem conhecia esse programa, mostrei minhas fotos macro e certo dia ele me passou o programa com a chave de licença.
Nikon D5200


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2013, 00:34:03
Olá Reicon e Palmeida,
O processo de empilhamento é o seguinte... Faço varias fotos do inseto com focos em todas as partes do corpo, depois coloco todas as fotos no programa e ele "junta" todas as fotos formando uma só, porém ele preserva todas as partes focadas, no caso dessa foto fiz 21 fotos com focos diferentes, mesmo assim as duas patas do inseto (do fundo) estão sem foco, nesse caso seria mais umas 5 a 8 fotos para sair as patas focadas.

Mas este inseto encontrei morto, se fosse um inseto vivo seria impossível fazer o empilhamento, pois ele se mudaria de posição ou um mínimo mexido de antenas já atrapalharia o empilhamento.

Quanto ao software, trabalho em uma usina de cana-de-açúcar, e tem um consultor de pragas que vem todo ano e faz varias fotos de insetos que são pragas da cana, ele usa o programa pra fazer as fotos, eu nem conhecia esse programa, mostrei minhas fotos macro e certo dia ele me passou o programa com a chave de licença.

Legal Douglas.  :ok:

Obrigado!
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


paulorocha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
    • Diletante Compulsivo
Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2013, 09:28:23
Realmente o resultado é impressionante!

Em astrofotografia é utilizado um programa chamado Registax (http://www.astronomie.be/registax/) que talvez possa ser adaptado para uma função semelhante. Na astrofotografia, um dos métodos é fazer uma filmagem da observação, decompor este vídeo em frames individuais e utilizar o registax para selecionar os melhores frames e combiná-los em uma única imagem com maior nível de detalhamento.
Já adianto que eu não sou usuário deste programa. E não sei se realmente dá para fazer o mesmo trabalho do programa utilizado pelo colega Dougllas Oliveira. A vantagem é que o programa é grátis. :D Fica a ideia...


cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2013, 09:45:53
Impressionante!!!  :clap: :clap: :clap:
Suas fotos de macro são humilhantes!  :D

Legal esse difusor na frente da câmera. Você quem fez? Que material é esse? Aliás você é o mestre em achar soluções criativas para os problemas das fotos macro. O lance do cotonete foi de mestre e eu sempre ando com um bocado deles e uma tesoura na bolsa para o caso de precisar...  :D
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


Dougllas Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Agosto de 2013, 18:08:07
Impressionante!!!  :clap: :clap: :clap:
Suas fotos de macro são humilhantes!  :D

Legal esse difusor na frente da câmera. Você quem fez? Que material é esse? Aliás você é o mestre em achar soluções criativas para os problemas das fotos macro. O lance do cotonete foi de mestre e eu sempre ando com um bocado deles e uma tesoura na bolsa para o caso de precisar...  :D

Obrigado pelas palavras cquevedo:ok:
Rsrsrs... Também ando com cotonetes e tesoura, rsrs.. de vez em quando some o da lente.
O material é feito com um litro de amaciante, cortei e fiz o improviso. Por incrível que pareça, achei a luz melhor que a do flash externo com difusor que tenho. E justamente por estar na frente da lente, não gasto muito a bateria pois posso diminuir a intensidade do flash.

Litro de amaciante


Marcação do difusor


Difusor pronto
Nikon D5200


cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Resposta #11 Online: 10 de Agosto de 2013, 22:21:20
Cara, muito show.
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Setembro de 2014, 19:03:38
Que engenharia.Quem tem cabeça cria,quem não tem,copia.KKK,obrigado pela dica. :worship: :worship:


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #13 Online: 21 de Setembro de 2014, 19:07:49
Impressionante a foto.
Mais ainda a criatividade.