Autor Tópico: OS 50 PASSOS SUGERIDOS PARA INICIANTE SEGUIR  (Lida 9024 vezes)

edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 13 de Maio de 2015, 15:10:33
Citar
Vejo apenas a dica 6 como uma mera opinião/gosto. Podemos dizer que fotografia de filme também é passado??? :o :no:

Muitas dicas foram sendo inclusas mas não houve um filtro para organizar, pretendo fazer isso um dia com a ajuda dos colegas.


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #61 Online: 20 de Maio de 2015, 10:44:33
Show esse vídeo. Inspirador.
Dá vontade de sair testando todas essas técnicas


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #62 Online: 20 de Maio de 2015, 11:33:56
Citar
1- Inclinar-se para Canon ou Nikon pela facilidade e melhores preços de lentes e equipamentos.
2- Leia o MANUAL de sua câmera por pelo menos 2 vezes antes de pedir ajuda e orientação.
3- Não há necessidade de começar pelo equipamento mais caro. O olhar fotográfico é mais importante que a câmera.
4- Ler, pesquisar, correr atrás. Hoje com a internet, qualquer coisa está a disposição para se aprender, e quanto mais, melhor.
5- Com uma busca rápida no Google, encontre canais de fotografia no YouTube - nacionais e internacionais - e assista quantas vezes achar necessário.
6- Reflex é coisa do passado. Mirrorless é muito melhor!
7- A lente do kit é pensada para ser versátil e possibilita fotografar na grande maioria das situações de um usuário comum. Portanto, antes de sair comprando lentes antes mesmo de ter começado a fotografar, use a lente do kit por um tempo e a partir daí veja quais situações ela não te atende para comprar um lente nova.
8- Entender a luz, olhar, enxergar e perceber a luz com os seus degradês e nuances, entender como a luz incide em uma cena e as diferentes fontes de luz.
9- Nunca, jamais, em hipótese alguma pare de estudar, se acomodando num mesmo patamar.
10- Não deixe o dial nos modos automáticos. Aprenda a usar o M e vai conseguir deixar as fotos do jeito que você quer, não do jeito que a câmera decidiu.
11- Procure boas referências, leia muito, treine o olhar, assista filmes observando a composição visual e a luz, seja crítico e curioso, domine algum software de tratamento, mas saiba que o menos as vezes é mais e por ultimo mas não menos importante, jamais desanime, o aperfeiçoamento só se dá através de muito esforço e estudo.
12. Fotografia é o resultado entre o equipamento e a luz. Procure entender um e outro. Quanto mais você souber da luz e do seu equipamento, maior o domínio sobre a fotografia.
13 - Repare qual distancia focal mais utilizada com sua lente do kit. Isso te ajudará a compor melhor as cenas e também na escolha das objetivas futuras.
14 - Estude arte em geral. Pintura, escultura, música, cinema... Todas têm elementos que se aplicam à fotografia.
15 - Não trate o flash como inimigo, ele será o seu maior aliado, sempre!
16 - Não se esqueça de estudar gamut de cores e perfis de papeis, afinal foto é para ser mostrada
17 - Desligar o LCD da cam para aperfeiçoar a fotometria.
18 - Visite com mais frequência sites de fotógrafos que te inspiram, e visite menos os sites de reviews de equipamentos.
19 - Aprenda a realizar um bom tratamento na pós produção.
20 - Espante a preguiça, faça bastante fotos, pratique muito, seja criativo.
21 - Porém perca o hábito da "tentativa e erro", fotografe com consciência, planeja suas fotos antes do clique. A fotografia começa antes de você ligar a câmera!
22 - É perfeitamente possível se tornar um grande fotógrafo sem saber uma única palavra de inglês. Mas grande parte do conhecimento fotográfico foi escrito nessa ou traduzido para essa língua. Vale a pena!
23 - Em 99% dos casos a melhor opção é fotografar em formato RAW.
24 - Eventualmente e sem compromisso profissional, saia da zona de conforto, e fotografe em JPG para aperfeiçoar a fotometria.
25 - Não ache que quem faz a foto é a câmera, não o fotógrafo. Se você acha que precisa comprar uma Leica M9, ou uma Canon 1Dx pra começar a fotografar, esqueça a fotografia.
26 - Não comece na fotografia cobrando, pratique, estude quando estiver pronto saberá!
27 - Se você é iniciante, crie uma conta no Flickr e crie seu portifólio, siga as pessoas que inspiram você e tenha idéias novas.
28 - Analise suas fotos e antes de mostrá-las, tente identificar onde você errou.
29 - Consuma muito material estético. Quadros, gravuras, xilogravuras, escultura, alto e baixo relevos, fotos, fotos, fotos... Habitue seu olhar a ver a estética no mundo ao seu redor.
30 - O melhor equipamento é aquele que está na sua mão!
31 - Tampe o LCD da sua câmera e saia por uma tarde para fotografar em modo M. Isso fará você pensar antes de clicar!
32 - A fotografia não nasceu já na era digital. Estudar sobre os processos analógicos é muito importante - e isso inclui os processos mais alternativos/antigos que se possa imaginar.
33 - Sem Luz não há registro, então, estude-a como fator principal. A maior parte das fotos belas, lindas ou estupendas não existiria sem a iluminação adequada.
34 - Não pense que escrever "Fulano de tal Photographer" no Facebook te fará o melhor e mais bem sucedido profissional da área. Se estiver pensando em trabalhar com fotografia, prepare uma (boa) reserva financeira, porque os cliente demoram um pouco a aparecer.
35 - Lembre-se, no mercado fotográfico, saber "se vender" e administrar o dinheiro (ou a falta dele) é tão importante quanto fotografar bem.
36 - A fotografia como negócio requer investimento, seja em equipamentos bons (Não necessariamente a 1Dx ou D4s) e principalmente, reserva. Além disso, computadores potentes e confiáveis, e cópias de segurança de todos os arquivos. Em pelo menos duas mídias independentes, além do seu computador de trabalho. Não vale comprar um HD gigante e particioná-lo, pra ter duas cópias.

37 - O importante não é a abundância de luz, e sim a qualidade da luz (Cliff Mautner), lembre se desta frase e aproveite a beleza da luz de janela e domine a luz para criar e dar volume ao objetivo.
38 - Se você não tem a obrigação de entregar fotos limpas e sem artefatos evidentes, desapegue da tara pela foto limpa. Não há qualquer demérito em granular ou 'ruidar' uma foto, desde que combine com a cena. Encarre o ruído como mais uma opção estética disponível para sua fotografia.
39 - Gaste mais tempo entendendo a LUZ e não fique bitolado em equipamentos.
40 - Aprenda as principais regras de como tirar uma boa foto( composição, perspectiva, foco, etc. ) mas não fique preso a elas. Quebrar regras significa criar seu próprio estilo. Uma foto extremamente nítida não é necessariamente uma foto boa. Além disso, não tente aprender tudo ao mesmo tempo. Aprenda o que cada parâmetro ajustável( abertura, velocidade, ISO, WB, distância focal, etc. ) faz para saber como altera-lo de forma a obter a foto que imaginou. O conhecimento só vem na prática, e com o tempo.
41 - Aprenda a usar o Lightroom ou outro software de edição para corrigir suas fotos, más não deixe isso ser seu braço direito, tente errar menos no click e não ficar dependente dos programas.
42 - Para evitar dar aquele branco no momento do ensaio, leve consigo um tablet com um banco de fotos para uma referência e inspiração.
43 - Busque fazer amizade e contato com outras pessoas que também gostam de fotografar. A troca de experiências é engrandecedora e estimulante.
44 - Não seja um sabe tudo arrogante, compartilhe sempre o conhecimento.
45 - Não deixe de ler o livro LUZ, CIÊNCIA E MAGIA
46 - Estude, veja fotos que te inspiram e siga um estilo que te agrade, se não achar, crie o seu!
47 - a fotografia é uma arte, mas para que seja feita com perfeição, é preciso que se estude com muita entrega e dedicação, só assim a cada dia se aprendera mais...
48 - Lembre-se sempre que é mais provável que o limitador dos seus resultados seja você e não o seu equipamento - portanto domine o seu equipamento, invista em conhecimento, participe de fóruns e veja fotos registradas com equipamento similar ao seu, provavelmente perceberá que ainda tem muito a melhorar!
49 - Não tenha medo do flash. Ele é seu aliado, para quando faltar a luz natural que você precisa, ou para complementá-la. Saber fotografar com flash é tão importante quanto saber fotografar sem ele.
50 - Leia os passos anteriores, pense, pratique e tire suas conclusões.

Bom gente acho que cada um poderia ter da uma dica só mas tudo bem.

Selecionei com cores iguais as que eu achei que tem o mesmo sentido e alguém poderia dar uma resumida e
listar apenas como 1 numero as que estão com cores correspondentes.


a 2 eu achei de extrema importante, mais de 80% das pessoas que eu conheço não leram os manuais.
E a última é pra fechar com chave de ouro, achei bacana é motivacional.

É só minha opinião  :ok:

Teve uma ou outra que fiquei meio assim mas, se todos ajudarem acho que o resultado final vai ficar fino.
Gostei muito das dicas !
"O importante é o que importa e vice-versa"


jonesalves

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia, é enxergar a vida após a lente!
    • Perfil Google - Todos os meus links
Resposta #63 Online: 20 de Maio de 2015, 12:02:27
Muito legal ficou.

Concordo com o ultimo comentário, muita coisa repetida e redundante, mas estou curtindo!