Autor Tópico: Tocha para fotos de Gastronomia / Produtos  (Lida 3542 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Online: 05 de Novembro de 2014, 09:54:30
 Bom dia,

 Farei um trampo de gastronomia (cardápio) e quero fazer outros, por isso (e outros trampos que faço em casa) quero investir em uma (1) tocha boa.
 Não entendo delas...melhores marcas, principais características e tal...podem me ajudar?

 A única dica que já tenho e quero que ele tenha, é mais regulagens do que apenas carga total e meia carga...e tb na quero marcas de qualidade duvidosa em detrimento de economia.

  Dicas?

  Obrigado!
  M Rezende


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2014, 10:27:09
Rezende, eu fiz algumas fotos de doces já, tem dois tipos de situação, a primeira são alimentos que não variam o "momento", você não precisa de nada mto forte, por poder usar uma exposição um pouco mais longa (Esse tipo que fiz e já utilizei lâmpadas brancas comuns e papel manteiga)
A segunda são alimentos que variam esse "momento", como doces com uma calda, pratos feitos na hora, que se esfriarem um pouco perdem aquela textura, etc, voce vai precisar de uma iluminação um pouco melhor
Para a segunda, aquelas tochas da greika já devem dar conta, mas recomento usar softbox e alguns outros acessórios específicos para cada foto, como garra caso queira fazer foto com algo derramando em cima
Voce vai precisar de pelo menos duas fontes de iluminação, o indicado são três
Outras coisas que voce pode precisar, são acessórios decorativos para a sua composição (Caso a foto não seja still), e talvez uma mesa de madeira rústica bem trabalhada (dependendo do tipo de foto, da um tom mto bonito à foto)

É isso que lembro agora, mas tenha em mente que não vai depender só de você, para uma foto sair boa o alimento tem que estar perfeito também, não queira apressar nada. Já levei um dia e varias tortas até sair uma com aparência satisfatória :ok:
Não tenho tanta experiencia assim pra te ajudar mais, espero que mais alguém apareça


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2014, 10:50:39
Que tipo de fotos de gastronomia vc pretende fazer, tem algum exemplo? dependendo como for pode ser mais interessante fazer até com "luz natural", vinda da janela mesmo, ou luz contínua... nesses dois casos vai poder trabalhar com uma gama maior de abertura dependendo do tempo de exposição, ja no caso do flash se for usar aberturas muito grandes para desfoques maiores talvez precise de tochas com menor potência, por isso ou é interessante ter de tudo um pouco ou se esta limitado no orçamento definir pelo menos como vai ser sua linha de trabalho. Existem dezenas de outros tópicos já falando um pouco sobre tochas, não conseguiu tirar base por nenhum deles? Nacionais com ajuste fino tem a Mako, Atek e Digiflash (pode achar mais informações sobre elas em outros tópicos)  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2014, 12:04:00
Rezende, eu fiz algumas fotos de doces já, tem dois tipos de situação, a primeira são alimentos que não variam o "momento", você não precisa de nada mto forte, por poder usar uma exposição um pouco mais longa (Esse tipo que fiz e já utilizei lâmpadas brancas comuns e papel manteiga)
A segunda são alimentos que variam esse "momento", como doces com uma calda, pratos feitos na hora, que se esfriarem um pouco perdem aquela textura, etc, voce vai precisar de uma iluminação um pouco melhor
Para a segunda, aquelas tochas da greika já devem dar conta, mas recomento usar softbox e alguns outros acessórios específicos para cada foto, como garra caso queira fazer foto com algo derramando em cima
Voce vai precisar de pelo menos duas fontes de iluminação, o indicado são três
Outras coisas que voce pode precisar, são acessórios decorativos para a sua composição (Caso a foto não seja still), e talvez uma mesa de madeira rústica bem trabalhada (dependendo do tipo de foto, da um tom mto bonito à foto)

É isso que lembro agora, mas tenha em mente que não vai depender só de você, para uma foto sair boa o alimento tem que estar perfeito também, não queira apressar nada. Já levei um dia e varias tortas até sair uma com aparência satisfatória :ok:
Não tenho tanta experiencia assim pra te ajudar mais, espero que mais alguém apareça

Lucas,
Esse trampo serão doces e lanches para cardápio. No local já tem uma mesa rustica que usaremos, e os itens de decoração serão do local para dar autenticidade. Como não estou atuando nesse mercado  não tenho meus itens de produção, mas já sei que algumas coisas é legal que tenhamos conosco.
O cliente e meu amigo e vai colaborar, não será com pressa não!

Obrigado pelas dicas!
Abraço,
M Rezende
« Última modificação: 05 de Novembro de 2014, 12:05:32 por Rezende_SP »


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2014, 12:40:48
Que tipo de fotos de gastronomia vc pretende fazer, tem algum exemplo? dependendo como for pode ser mais interessante fazer até com "luz natural", vinda da janela mesmo, ou luz contínua... nesses dois casos vai poder trabalhar com uma gama maior de abertura dependendo do tempo de exposição, ja no caso do flash se for usar aberturas muito grandes para desfoques maiores talvez precise de tochas com menor potência, por isso ou é interessante ter de tudo um pouco ou se esta limitado no orçamento definir pelo menos como vai ser sua linha de trabalho. Existem dezenas de outros tópicos já falando um pouco sobre tochas, não conseguiu tirar base por nenhum deles? Nacionais com ajuste fino tem a Mako, Atek e Digiflash (pode achar mais informações sobre elas em outros tópicos)  :ok:

Leo,

A única fonte de luz natural e uma parede inteira de vidro, mas o sol bate ali no período em que faremos as fotos...é muito forte! muita luz! Sem contar que mudará a todo momento e eu gostaria manter uma mesma luz no mínimo para cada tipo de prato, para manter um padrão, uma mesma coerencia ...nesse caso a luz artificial me ajudaria mais.

Se não conseguir a tocha pensei em usar papel vegetal nesse vidro para amenizar e de outro lado rebatedores, e quando necessário. Alguma dica?

Nesse caso o cliente não quer que eu trabalhe com muito desfoques no produto, por ser um cardápio então o produto deve ser valorizado e o desfoque fica pro fundo, na decoração, na composição do cenário, que será curto tb. Essa e a ideia. Diferentemente de fotos de revista de gastronomia, que acho lindas e nas quais muitas vezes o próprio prato, ou produto já tem uma área desfocada. 

Obrigado!
M Rezende
« Última modificação: 05 de Novembro de 2014, 12:46:14 por Rezende_SP »


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2014, 12:54:55
Pode tentar amenizar com difusores, uma cortina branca... da uma olhada aqui, ve oq acha:

David Loftus Photography Masterclass - Lighting PART 1
https://www.youtube.com/watch?v=HNfi6xXecPw

David Loftus Photography Masterclass - Lighting PART 2
https://www.youtube.com/watch?v=61wyNAwgv80

David Loftus Photography Masterclass - Styling & Composition
https://www.youtube.com/watch?v=ZMxm2Mq861c

No http://strobox.com/ vc pode buscar por apenas fotos de comida, e ai ver os diagramas pra ter uma ideia do que mais lhe agrada, assim vc pode ter uma base pra definir como vc vai querer...

 :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #6 Online: 05 de Novembro de 2014, 13:23:38
Sensacional Leo!!!!

 :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:

Obrigado!
M Rezende


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #7 Online: 05 de Novembro de 2014, 21:44:40
Pode tentar amenizar com difusores, uma cortina branca... da uma olhada aqui, ve oq acha:

David Loftus Photography Masterclass - Lighting PART 1
https://www.youtube.com/watch?v=HNfi6xXecPw

David Loftus Photography Masterclass - Lighting PART 2
https://www.youtube.com/watch?v=61wyNAwgv80

David Loftus Photography Masterclass - Styling & Composition
https://www.youtube.com/watch?v=ZMxm2Mq861c

No http://strobox.com/ vc pode buscar por apenas fotos de comida, e ai ver os diagramas pra ter uma ideia do que mais lhe agrada, assim vc pode ter uma base pra definir como vc vai querer...

 :ok:

Leo,
Ótimo esses links!

Muito Obrigado!
M Rezende


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2014, 23:30:30
 :doh:

Foi horrível !!!

Conversei muito com o cliente sobre os cuidados. Ele deveria arrumar acessórios para compor as fotos, por exemplo talheres novos e não os de uso diário, uns jogos americanos não usados no dia a dia...tudo de acordo e combinando com o ar, com o aspecto e proposta do local, mas novo...talheres usados são horríveis em fotos. Ele concordou...mas não trouxe nada!!!!

Falei que cada prato deveria ficar pronto somente quando estivesse finalizado o anterior e que eu queria acompanhar a montagem dos lanches e dos pratos...enfim.

Seriam em duas tardes. Logo na chegada ele me disse que não poderia ser em duas tardes, que teríamos que fazer tudo naquele dia pq o sócio agendeu pq uma reforma no ambiente para o dia seguinte... :aua:

Enquanto eu testava um local e uma luz ele viu o visor na câmera e disse: é isso! Perfeito! (Eu estava testando o local com páo salgado...nem havia me preocupado com a composição) Vejam o bife que o cara colocou no prato...mano...eu gosto de cozinhar,faço muito mais bonito...vejam a mesa que ele escolheu..eu pedi algo para cobri-la e ele disse que gostava dela...então tá. enfim...me decepcionei...deixei de lado minha preocupação estética, ate tomei o chopp que  fotografei, ele ficou feliz, eu não! Peguei meu dinheiro de 2 tardes e vazei...


Untitled by Rezende_Varal, on Flickr

Untitled by Rezende_Varal, on Flickr

Untitled by Rezende_Varal, on Flickr

Untitled by Rezende_Varal, on Flickr

Untitled by Rezende_Varal, on Flickr


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #9 Online: 15 de Novembro de 2014, 13:35:00
Salve Rezende! Normal que aconteçam esses imprevisto, mas como você nunca tinha fotografado ja vale a pena pela experiência... sobre a luz eu sei que não é fácil, mas na hora tenta puxar um pouco do controle pra vc, mesmo o cliente tendo dado um ok se eu fosse você teria continuado a fazer os acertos que vc queria, e depois mostrasse pra ele, caso ele não gostasse ai vc poderia voltar no esquema que ele gostou  :ok:

Por coincidência ontem apareceu um trabalho de ultima hora pra fotografar uns pratos em um restaurante, tb foi minha primeira experiência com esse tipo de foto, particularmente senti mais dificuldade em achar o angulo ideal para cada foto do que o esquema de luz, alias, apanhei bastante nisso, com certeza é algo que vou estudar e trabalhar com mais calma na próxima vez, tb tive uma conversa com o contratante onde sugeri outros objetos para compor a cena (como talheres, copos com bebidas, acessorios...) mas no final ele acabou optando por fazer fotos apenas dos pratos montados... foram 20 pratos para serem fotografados em 2 horas, procurei trabalhar com um esquema de luz simples, uma fonte de luz (usei a tocha mais fraca que eu tinha, ng 45 mas digital com 10 divisões de carga de meio em meio ponto) atrás com um softbox grande, dois rebatedores grandes, alguns rebatedores pequenos e luz ambiente... segue duas fotos de um dos pratos e making-of do esquema que usei  :ok:

01


02


makinf-of
« Última modificação: 15 de Novembro de 2014, 13:38:48 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #10 Online: 15 de Novembro de 2014, 19:32:51
Entao Leo...não é que desisti do esquema na hora...mas tb deixei de me preocupar ao extremo...que é o meu normal rsrs

Legal seu esquema! Assisti ao curso do Diego Rousseaux e ele usava em algumas situações algo bem parecido.
Por isso que quero uma tocha. Ate da pra fazer com luz natural + acessórios, (no seu caso ai nem dava ne) faço uns produtos as vezes, tb quero investir mais nesses trampos, então ele se pagará.

Em relação a gastronomia, sempre gostei dessas fotos, gosto da cozinha tb...então quero investir nesse segmento...nem sei se pagam bem, mas eu gosto muito dessas fotos.

Vou investir um tempo em aprender esse troço de verdade rsrs

Abraço
M Rezende