Autor Tópico: Fujifilm S2800 - Iniciante, AJUDA?  (Lida 5101 vezes)

Igor_Breder

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 21 de Setembro de 2014, 23:51:16

Olá amigos ! Não sou fotográfo, muito ao contrário sou vendedor autonomo! Mais gosto de registrar qualquer momento qualquer coisa e ou objeto que acho lindo em imagem. Sendo assim comprei uma camera para dar inicio a esse hobby, comprei a Fujifilm S2800, e mais pra frente depois que pegar uma parte do jeito correto de fotografar pulo para outro modelo atual pois apaixonei com outras cameras que tem no Mercado! Enfim tirei algumas fotos em um passeio que fiz pelo Zoológico, dei uma breve editada e vida nelas no Lightroom 5.3, mais ainda sim, não foi as fotos que eu esperava tirar de ínicio, por exemplo, já li manual, baixei umas apostilas mais como não tenho experiência com isso fiquei muito perdido na hora, queria por exemplo aprender a tirar foto e igual como podem ver umas minhas aqui de alguns pássaros eles atrás da cerca e a cerca se mostrou bastante na imagem, e de uma outra imagem que não está aqui eu consegui dar o foco no animal por trás da cerca, e a cerca ficou praticamente invísivel na imagem, e eu não sei como fiz isso e seria fundamental pra mim ! Agora outra coisa que queria muito aprender é em como a foto registrar mais rápido bater a foto mais rápido para que eu possa tirar várias seguidas sem intervalo. E tirar fotos no Claro por exemplo de um objeto com a luz do sol batendo dele e tirar uma foto onde a luz do sol que está direcionada ao objeto não vá atrapalhar. E por fim umas fotos a noite sem flash e queria saber se tem como eu registrar por exemplo uma folha caindo ou um pássaro voando pegando todos os detalhes certinhos, por exemplo um pássaro voando, pegar as asas dele como congeladas no ar sabem? Se puderem me ajudar ficarei muito agradecido como disse estou procurando a aprender cada dia mais, só que as vezes quando os textos ficam complicados de entender a melhor forma é recorrer a parte prática de quem tem ou teve e conhece do que eu queria me aprofundar! Muito obrigado a todos, abraço.

Ah detalhe rs nunca mexi com o Flickr então coloquei as fotos lá espero que por esse link vocês consigam visualizar perfeitamente

https://www.flickr.com/photos/127286790@N08/


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2014, 08:47:02
Olá, Igor, seja bem-vindo ao forum.

Quanto às suas dúvidas.
A foto que vc comenta que conseguiu deixar a cerca quase invisível tem a ver com o foco.
Olhe essas duas fotos:

 

A primeira foto, o foco está na rede, na segunda foto, o foco está na estrutura de madeira atrás, fazendo a rede ficar quase invisível.
Isso se faz escolhendo o que vc quer que a câmera faça o foco (ver a página 80 do manual), bloqueando a focagem (pág. 34)
e refazendo a composição para vc ter o que vc quer em toda a imagem.

A foto contra a luz, vc deve usar a medição da luz (fotometria) SPOT. (ver na página 78).
A câmera medirá a luz em quem está no primeiro plano e não em toda a cena.
Depois é só recompor a cena.

Muitas fotos rapidamente, vc deve usar o modo contínuo da sua câmera (pág. 34 do manual).

Cenas de movimento, vc deve aumentar a velocidade do obturador da sua câmera, utilizar o modo "S" - no disco de seletor superior. Ver como funciona o modo de prioridade de obturador na página 27 do manual. O "congelamento" de imagens em movimento se dá com velocidades de obturador (tempo que o sensor fica exposto à luz) mais elevadas. Acho que velocidade de obturador em torno de 1/800 vc consegue congelar.

Fotos noturnas sem flash, vc precisa usar velocidades baixas, mas lembre-se que nesse caso, qualquer movimento que vc faça na câmera vai "borrar" a cena, portanto é necessário o uso de tripé para fotos boas sem flash. Vc utilizaria o modo "S" da câmera tbm, escolhendo uma velocidade baixa.

Increva-se nesse canal e assista aos vídeos, estes que cito são os iniciais que valem a pena assistir, não se prenda apenas a estes.

http://youtu.be/JDoKN-_JmYQ?list=UUqobeXYxfg3DXnArty-phzQ

http://youtu.be/FNb8360D4gE?list=UUqobeXYxfg3DXnArty-phzQ

http://youtu.be/2CObC62PgI4?list=UUqobeXYxfg3DXnArty-phzQ

Acrescentando algo que lembrei depois:

Quando entrar em uma foto no Flickr que vc gostou, abra a foto logo abaixo dela, aparece os dados EXIF da foto. Não se preocupe muito com o modelo de câmera, mas olhe a abertura (f/...), a velocidade do obturador, o ISO, assim vc vai vendo como determinado tipo de foto foi feita e isso te ajuda muito nas tuas futuras fotos.


« Última modificação: 22 de Setembro de 2014, 08:55:57 por Alexandre Ranieri »

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2014, 09:04:58
Fotos em sequencia rápida nessa câmera? ESQUEÇA

Essa câmera tem sensor CCD, que apesar de ser bom é lento, você jamais conseguirá tirar mais de 1 foto por segundo, ao contrario de cameras com CMOS que tiram 9, 10, 12 fotos por segundo.

ps: alguem mova pra a sala de cameras compactas.


Andersonn

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2014, 20:37:16
Fotos em sequencia rápida nessa câmera? ESQUEÇA

Essa câmera tem sensor CCD, que apesar de ser bom é lento, você jamais conseguirá tirar mais de 1 foto por segundo, ao contrario de cameras com CMOS que tiram 9, 10, 12 fotos por segundo.

ps: alguem mova pra a sala de cameras compactas.

Qual que é melhor CCD ou CMOS?


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2014, 20:56:38
Qual que é melhor CCD ou CMOS?

CCD consome mais energia, sua produção é mais cara e não lida bem com ISO alto, porém a qualidade de imagem e as cores são superiores. O CMOS foi preferido para desenvolvimento pelas empresas por ser mais barato e suportar ISO alto com menos ruído, além de proporcionar um range dinâmico maior, porém na minha opinião produz imagens mais lavadas e com cores pouco saturadas, de modo geral.
Enfim, cada um tem seus pontos fortes e fracos.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2014, 20:57:35 por Sunriser »


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2014, 22:18:03
CCD consome mais energia, sua produção é mais cara e não lida bem com ISO alto, porém a qualidade de imagem e as cores são superiores. O CMOS foi preferido para desenvolvimento pelas empresas por ser mais barato e suportar ISO alto com menos ruído, além de proporcionar um range dinâmico maior, porém na minha opinião produz imagens mais lavadas e com cores pouco saturadas, de modo geral.
Enfim, cada um tem seus pontos fortes e fracos.

Como o projeto do CCD e sua construção em geral é mais cara, como disse o colega, o CMOS foi o escolhido pela indústria na produção das câmeras. Como a captação de luz do CMOS acaba sendo mais compensatória por conta de aceitar ISOs altos e ter boa velocidade em geral, as fabricantes melhoraram a técnica de construção e otimização do sistema de cores. Hoje, a grande maioria das câmeras de alta performance utilizam sensores CMOS. Desta forma, a tecnologia do CCD acabou ficando para câmeras de aplicações bem específicas ou nas câmeras compactas mais baratas. Ainda nas câmeras de sensor pequeno, houve grande evolução do sensor CMOS, com aprimoramentos de iluminação dos sensores pela parte de traz do mesmo, os chamados sistemas BSI, ou EXR, EXMOR, ou ainda HS (essas nomenclaturas mudam de acordo com cada fabricante). De qualquer forma, acredito que, dependendo muito da aplicação, cada um traz suas vantagens.
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


Andersonn

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2014, 22:46:15
Sunriser e marotomt, obrigado pelas repostas, achei bem interessante, vou me aprofundar no assunto..