Autor Tópico: Preço para ensaio com 2 crianças  (Lida 1400 vezes)

Bárbara Bertagnoli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Feminino
  • Fotógrafa de Casamentos, família e Retratos
Online: 17 de Setembro de 2014, 23:01:02
Oi gente, uma moça pediu um orçamento para fazer um ensaio com os 2 filhos dela, mas nunca fiz para 2 pessoas juntas, eu devo cobrar o mesmo preço? ou mais caro? 
eu devo fazer tambem fotos individuais dos dois neste ensaio? Obrigada


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2014, 00:30:45
Olá!
Bom, acho que o melhor os mais experientes falar para você, mas penso que o ideal seria cobrar o mesmo preço que você cobraria normalmente e fotografar algumas fotos com os filhos individuais e outras com eles juntos.

Você poderia oferecer um álbum com mais fotos. Tipo, Se para uma pessoa você oferece 12 fotos, como é para duas pessoas, você poderia oferecer 24 fotos.

Se fosse o meu caso, acho que eu ia oferecer uma quantidade pré-determinada de fotos (um pacote) e sugerir o ensaio com quatro etapas: Duas etapas com os filhos individuais, a terceira etapa com os dois juntos, e a última a mãe com os filhos. Nem que seja uma foto só com a família inteira.

É verdade que quanto mais gente na foto o desafio é maior, mas normalmente acho que um fotografo cobraria por foto, independente da quantidade de pessoas, ou então cobraria por hora trabalhada.

Bom, acho que é mais ou menos isso :)


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2014, 00:31:10
vai ser um ensaio de "amigas" no caso, um ensaio só? Ou sera dois ensaios diferentes porém no mesmo dia e mesmo local?

Se for um ensaio de amigas, mesmo preço, as duas vao receber a mesma coisa e voce cobra os valores do album/fotolivro/impressao pra cada uma igual, ja que ensaio de crianças nao gera tanto custo (nao tem salao, maquiagem..), agora se forem dois ensaios no mesmo local e tudo o mais, eu ou nao faria, ou daria um desconto de uns 20% apenas
@jacobfotografiacriativa


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2014, 23:17:42
Hoje eu calculo meus preços com o mesmo critério que um pedreiro deveria cobrar... :hysterical:

Primeiro eu calculo o valor da minha hora e estimo aproximadamente quantas horas vou perder com o serviço, aí depois eu incluo o meu "gasto": valor do livro, dvd etc etc. Isso facilita as coisas pois é mais fácil discriminar o que eu fiz ou não fiz e também para me safar em eventuais contratempos que pode vir a rolar reembolso de quantias, objetivo dessa metodologia: Se em 1 hora eu fotografar 100 pessoas ou 1 pessoa para mim dá no mesmo.

Mas claro que a dificuldade do serviço também reflete no valor, mas no geral minha regra se aplica a 90% dos casos. :D E, como o amigo ali em cima disse, se essas pessoas estão em um mesmo contexto, não vejo necessidade de cobrar nada, mas se forem 2 ensaios distintos, aí serão 02 trabalhos distintos.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2014, 23:18:38 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Bárbara Bertagnoli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Feminino
  • Fotógrafa de Casamentos, família e Retratos
Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2014, 18:24:43
Obrigada a todos pelas respostas!

Alcure,

 :hysterical: realmente é o que temos que fazer para cobrar, também faço isso, temos que botar tudo no papel para ver gastos pra nao sairmos no prejuizo,

daí rolou essa duvida de fotografar duas pessoas, mas faz sentido o que disse, a quantidade de pessoas nao influencia tanto quanto outros fatores como a hora, alias o ensaio é um só, temos que levar em conta o trabalho que teremos no ensaio..acho q é isso mesmo, obrigada pela dica! me esclareceu as duvidas :)