Autor Tópico: O que fazer quando pega um trabalho pra longe e até lá vai reajustar os valores?  (Lida 3066 vezes)

leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
O que eu acho é que a forma como montam o preço não é claro!
Na composição do serviço você tem que incluir:
TUa hora de trabalho X horas trabalhadas
Mão de obra extra (Assistente, Cabeleireiro, Maquiador, Figurinista, locação de roupa, Hora do local da locação, 2º fotógrafo, equipe de vídeo...)
Custos de transporte de equipamento e deslocamento
Depreciação do equipamento utilizado (Carro, Flash, Modificadores de luz, câmera, etc)
Percentual para reposição de equipamento.

Se você conseguir colocar tudo dentro deste raciocínio você terá um preço que será constante ao longo dos anos e terá apenas que corrigir as perdas no inicio do ano.

Exatamente, tb acho que se não esta conseguindo calcular um valor pra daqui um ano é por que não esta calculando certo tb os valores de hj, eu faço assim como o Pope disse  :ok: e tb coloco ai um reajuste anual, como se fosse um dissídio, por isso não vejo problema algum fechar um valor hj para trabalho daqui a dois anos, oq não pode ser é um orçamento feito pra esse mês e o cliente vir um ano depois querendo o mesmo valor, esse sim tem validade, normalmente deixo 30 dias, mas se for um valor que calculei para ser feito a longo prazo não vejo problema  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Exatamente, tb acho que se não esta conseguindo calcular um valor pra daqui um ano é por que não esta calculando certo tb os valores de hj, eu faço assim como o Pope disse  :ok: e tb coloco ai um reajuste anual, como se fosse um dissídio, por isso não vejo problema algum fechar um valor hj para trabalho daqui a dois anos,

 :clap: :clap: :ok:

Exatamente, por isso a importância de saber quando vai ser o evento ANTES de mandar o orçamento.

Se o casamento vai ser em 2016 (E já tenho eventos fechados pra 2016 :) ) faça o orçamento com previsão de custos e ganhos em 2016. É o que tenho feito e tem funconado pra mim.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Pessoal, só um detalhe, pela postagem inicial, ela não está preocupada com o aumento dos preços devido à inflação, mas sim porque pretende fazer um upgrade de equipamentos e um aumento da equipe. Assim, o aumento dos custos vai ser muito maior do que se fosse apenas devido à inflação...


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Pessoal, só um detalhe, pela postagem inicial, ela não está preocupada com o aumento dos preços devido à inflação, mas sim porque pretende fazer um upgrade de equipamentos e um aumento da equipe. Assim, o aumento dos custos vai ser muito maior do que se fosse apenas devido à inflação...

Então, justamente por isso que em cada trabalho tem que ser colocado um "Percentual para reposição de equipamento", que normalmente é direcionado para um upgrade do equipamento, e na verdade o valor da depreciação do equipamento tb entra nesse upgrade, se se vai aumentar a equipe tb tem que calcular isso no orçamento :ok:
« Última modificação: 26 de Setembro de 2014, 10:40:36 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Pessoal, só um detalhe, pela postagem inicial, ela não está preocupada com o aumento dos preços devido à inflação, mas sim porque pretende fazer um upgrade de equipamentos e um aumento da equipe. Assim, o aumento dos custos vai ser muito maior do que se fosse apenas devido à inflação...

Aí entra uma questão importante, Teté. O cliente que vai fechar o contrato hoje não quer saber disso. O cliente tá contratando baseado nas fotos que ele vê hoje, com o equipamento e equipe atual.
Não se aumenta o preço para melhorar o serviço/equipamento, e sim se aumenta o preço porque já melhorou o serviço/equipamento.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Aí entra uma questão importante, Teté. O cliente que vai fechar o contrato hoje não quer saber disso. O cliente tá contratando baseado nas fotos que ele vê hoje, com o equipamento e equipe atual.
Não se aumenta o preço para melhorar o serviço/equipamento, e sim se aumenta o preço porque já melhorou o serviço/equipamento.


Sim, eu concordo, tanto que nos meus posts eu disse que tem que manter o preço atual. Só escrevi isso porque tá todo mundo falando que tem que já pensar na inflação, e tal, mas não é a pergunta dela...


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Pessoal, só um detalhe, pela postagem inicial, ela não está preocupada com o aumento dos preços devido à inflação, mas sim porque pretende fazer um upgrade de equipamentos e um aumento da equipe. Assim, o aumento dos custos vai ser muito maior do que se fosse apenas devido à inflação...
Já eu entendi de outra forma. Imagino que ela pretende estar com equipamento novo e por isso seu trabalho vai valer mais.

Seria bom esclarecer isso só pra fins de discussão...
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Sinceramente, legalmente, só vejo possibilidade do contrato conter reajuste por índices oficiais de inflação, não pode se exigir um reajuste sem índice, baseado apenas que seu trabalho na época do evento vale mais, isso me soa bem ilegal, especialmente considerando o Código de Defesa do Consumidor...
« Última modificação: 26 de Setembro de 2014, 22:52:49 por jesusbft »
W. Jesus - Flickr


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Já eu entendi de outra forma. Imagino que ela pretende estar com equipamento novo e por isso seu trabalho vai valer mais.

Seria bom esclarecer isso só pra fins de discussão...

Então a foto vai valer mais porque ela comprou uma câmera nova?

Vamos supor que ela tivesse fechado o contrato, não tivesse upgrade de equipamento planejado, uma semana antes do evento dá pau no obturador da câmera e ela resolve comprar uma nova. A "culpa" é do cliente? O cliente não quer nem saber disso. Vale o preço acordado e ponto.

Outro ponto: Um fotógrafo cobra mais caro porque usa câmera mais cara? Concordo que a manutenção será mais cara, mas o mais caro do trabalho não é a hora trabalhada? Não é o conhecimento do cabra? Afinal de contas, o fotógrafo vende serviço, e não vende a câmera propriamente dita. :ponder:


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.


Então a foto vai valer mais porque ela comprou uma câmera nova?

Sim. O Sindicato dos Fotógrafos tem uma tabela de valor cobrado por hora x valor do equipamento.

#sempaciênciacomosindignadosde plantão



ALGUÉM entendeu o que eu quis dizer?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Outro ponto: Um fotógrafo cobra mais caro porque usa câmera mais cara? Concordo que a manutenção será mais cara, mas o mais caro do trabalho não é a hora trabalhada? Não é o conhecimento do cabra? Afinal de contas, o fotógrafo vende serviço, e não vende a câmera propriamente dita. :ponder:

Então quer dizer que eu tenho que cobrar um tanto usando um equipamento de entrada de R$1.700,00 e cobrar o mesmo tanto usando um equipamento de, vamos supor, R$12.000,00? Pra que fazer upgrade então né, é só fazer muuuuitos cursos e workshop e sair cobrando R$2.000,00 por evento com um equipamento não muito bom e entregar fotos razoáveis.

Ao pessoal que respondeu, meu muito obrigada, me ajudou bastante, já falei com a cliente que ainda está analisando orçamentos pela cidade e combinei com ela que se ela fechar esse ano eu faço o valor atual, caso feche ano que vem já vai estar com valores novos por causa das mudanças.

Beijos e mais beijos ;D
« Última modificação: 29 de Setembro de 2014, 18:02:42 por ligiadias »