Autor Tópico: Seguro equipamentos fotográficos  (Lida 4068 vezes)

ahchagas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 23 de Setembro de 2014, 19:04:16
Olá a todos,

Vi no fórum que muitas pessoas possuem dúvidas sobre o seguro de equipamentos fotográficos e gostaria de ajudá-los a entender um pouco mais sobre o assunto.

Meu nome é Afonso Chagas e sou especializado, há mais de 15 anos, em seguros para produções e equipamentos audiovisuais, inclusive fotográficos, através de minha corretora AHC Seguros para Entretenimento.

O seguro de equipamentos cobre quaisquer perdas ou danos decorrentes de causa externa, incluindo ROUBO (assalto com emprego de violência ou intimidação), FURTO QUALIFICADO (arrombamento do local de guarda dos bens, com vestígios), QUEDA E QUEBRA (se provocado por acidente) e DANOS ELÉTRICOS (surto ou oscilação de tensão), enquanto estiverem sendo usados em externas ou guardado, em todo território nacional, incluindo traslados.

O seguro também cobre viagens ao exterior, mediante aprovação prévia.

O seguro não cobre FURTO SIMPLES, que é o desaparecimento do bem sem explicação ou sem emprego de violência ou intimidação, ou quebra de barreiras. Exemplo: A pessoa deixa o equipamento numa bancada, sai do local, volta e o equipamento sumiu. O seguro não cobre, portanto não tire os olhos de seus equipamentos.

O seguro também não cobre equipamentos deixados no interior de veículos, sem a presença do condutor.

Franquia para a cobertura básica: 10% dos prejuízos apurados, num mínimo de R$ 500,00.

Franquia para a cobertura de danos elétricos: 10% dos prejuízos apurados, num mínimo de R$ 1.500,00.

A franquia só é aplicada em caso de perda parcial (conserto ou reparo). Não é aplicada em caso de perda total. A franquia é por evento, ou seja, se mais de um equipamento sofrer perdas ou danos, a franquia é aplicada apenas uma vez e não por equipamento.

Em caso de sinistro, a seguradora irá solicitar um comprovante de pré-existência do equipamento. Pode ser nota fiscal, recibo de compra ou invoice de importação. Se não houver tais documentos, o que é comum, temos um acordo onde a seguradora aceita fotos aparecendo os números de série, previamente enviadas ao corretor.

Espero ter ajudado a entender melhor este tipo de seguro e qualquer outra dúvida, terei o prazer de atender.

Grande abraço e sucesso a todos.

Afonso Chagas


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2014, 21:35:59
Esse seguro cobre lentes?


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2014, 00:02:30
Pergunta minha e de muitos: exige nota fiscal?


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Setembro de 2014, 13:33:14
AHChagas

Qual os documento aceitos como evidencia de propriedade do equipamento ?


Abraços
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2014, 13:38:38
ta no texto:

m caso de sinistro, a seguradora irá solicitar um comprovante de pré-existência do equipamento. Pode ser nota fiscal, recibo de compra ou invoice de importação. Se não houver tais documentos, o que é comum, temos um acordo onde a seguradora aceita fotos aparecendo os números de série, previamente enviadas ao corretor.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ahchagas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2014, 16:58:05
O seguro cobre qualquer equipamento audiovisual ou fotográfico, incluindo cameras, tripés, lentes, filtros, etc. Cobre também lap-tops, se utilizado profissionalmente.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2014, 17:00:28
O seguro cobre qualquer equipamento audiovisual ou fotográfico, incluindo cameras, tripés, lentes, filtros, etc. Cobre também lap-tops, se utilizado profissionalmente.


Repito a pergunta feita anteriormente por outro integrante do Fórum:

Pergunta minha e de muitos: exige nota fiscal?


ahchagas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2014, 18:50:37
Se não houver nota fiscal, a seguradora aceita fotos aparecendo os números de série, previamente enviadas ao corretor.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #8 Online: 26 de Setembro de 2014, 16:53:52
Há mais de uma ano fiz o seguro de todo meu equipamento com a corretora Liame, corretor Leandro, seguradora RSA.
Solicitaram apenas fotos detalhadas dos equipamentos. Ótimo atendimento. Recomendo.

Ps.: não ganho nada, apenas indico pois fiquei satisfeito com o serviço.


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Setembro de 2014, 19:18:37
Há mais de uma ano fiz o seguro de todo meu equipamento com a corretora Liame, corretor Leandro, seguradora RSA.
Solicitaram apenas fotos detalhadas dos equipamentos. Ótimo atendimento. Recomendo.

Ps.: não ganho nada, apenas indico pois fiquei satisfeito com o serviço.

A RSA esta saindo do mercado de equipamento fotografico / eletronico.
A informação foi obtida de uma empresa da área de fotografia , que receberam a informação do proprio correto.

Alguem tem algo a acrescentar ?

Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


ahchagas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2014, 16:18:54
De fato a RSA saiu do mercado de equipamentos audiovisuais.

Mas temos parceria com outra seguradora do mesmo nível e com condições e taxas competitivas.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Abraços

Afonso Chagas


ahchagas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #11 Online: 06 de Outubro de 2014, 20:42:30
Pessoal,
Qualquer dúvida, me falem.
Abraço
Afonso


Saul

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #12 Online: 14 de Outubro de 2014, 20:23:08
como funciona para fazer uma cotação de meus equipamentos


PIERRE MOREIRA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Outubro de 2014, 10:48:09
Fiz o meu na Porto Seguros... espero nunca precisar...


ahchagas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #14 Online: 16 de Outubro de 2014, 16:47:40
Pessoal,
A Porto Seguro exige apresentação de nota fiscal em caso de sinistro.
Fiquem atentos!
Abraços.