Autor Tópico: Evento em ambientes com variação de luz  (Lida 2772 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Setembro de 2014, 20:16:33
Pessoal,

Fiz uma festa semana passada em que o salão tinha 2 ambientes com iluminação bem diferente. Pergunto como agir em uma situação dessas ?

1 - Quando mudo de ambiente, mudo as configurações. Ex: Mudo a velocidade de 1/125s para 1/250s e vice-versa ?
2 - Trabalho com prioridade de velocidade
3 - Deixo configurada a câmera para o ambiente mais claro e quando for para o mais escuro, deixo o flash fazer o trabalho dele e acertar a exposição.

Valeu.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2014, 20:34:53
Também interessado e acompanhando. :snack: :snack:


Malino

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2014, 21:05:24
Acho que varia muito de fotógrafo pra fotógrafo. Cada um tem sei jeito de fotografar e seu gosto pessoal e também depende do equipamento, já que cada um tem suas limitações. Você não teria fotos para exemplificar as situações que enfrentou?
Nikon D50 | Nikkor 135mm 2.8 Ai-S | Sigma 18-50 2.8 Macro|
A6000 | SEL1650 | Nex F3| SEL1855| SEL1628 | VCL-ECF1 | VCL-ECU1 | SIGMA 30 F/2.8 EX DN | Mamiya/Sekor 2/50| Minolta Rokkor 1.4/50 | Super Takumar 1.4/50 egg | Super Takumar 4/50 Macro | Vivitar 2.8/28 | Jupiter 8 2/50 | HELIOS 44M-6 2/58


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2014, 21:30:31
Cara, "evento" e "variação na luz" é quase uma redundância,  kkk  :D
O que se pode fazer:
1-deixar as configurações travadas e o flah que se vire; isso vai te deixar numa zona de conforto tão
grande que pode ser que vc se acomode...
2-usar os modos de prioridade, que sao uma mao na roda em emergências,  mas podem te acomodar tbm...
3-usar os modos manuais das cameras, se conformando com a variação de luz que é inerente aos eventos.  :D

Euzinho costumo usar tudo em manual, inclusive o flash e wb.
mas isso é muito pessoal,  tem gente que nao gosta.
Um recurso bom que algumas cameras tem é aquele modo "C", onde vc salva uma configuração e quando precisar usar,
Ta facil. Eu uso quando vou fazer formatura, geralmente fico no estúdio,  ai ajusto e salvo as configurações
do estúdio no "C", e faço o evento em "M".  Quando preciso voltar pro estudio, boto no C e ja era.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2014, 21:59:13
Um recurso bom que algumas cameras tem é aquele modo "C", onde vc salva uma configuração e quando precisar usar


As 5D II, 5D III, 7D e 7D II possuem 3 modos personalizáveis (C1, C2 e C3). A 6D tem 2. Quando eu começo um evento, já verifico direito os ambientes e, se preciso, deixo cada ambiente em um C diferente. Todo evento eu uso os 3 C's, cada vez de um jeito, é bem prático mesmo.


A 5D clássica tem só 1 modo C, daí quando eu usava uma eu fazia igual ao Mike, ou seja, deixava uma configuração no C e outra no M. Se sua câmera não tem os modos C, acho que o melhor jeito é mudar as configurações a cada vez que muda de ambiente. Meça a luz antes do evento começar, daí você já memoriza o que tem que fazer quando muda de ambiente.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2014, 23:32:43
Acho que o melhor jeito é mudar as configurações a cada vez que muda de ambiente. Meça a luz antes do evento começar, daí você já memoriza o que tem que fazer quando muda de ambiente.
A T2i acho que não tem esse modo C, vou confirmar.  Eu comecei a trabalhar assim lá, mas fiquei com medo de errar a configuração em um momento de distração e perder alguma foto importante. Fiquei trabalhando na prioridade de velocidade. O problema é que nos ambientes de pouca luz, a câmera configurava a abertura para f/2.8, abertura muito grande para fotos com várias pessoas, fazendo com algumas fiquem fora de foco.


Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2014, 08:52:18
Eu variaria o ISO
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2014, 08:58:23
Eu variaria o ISO

Eu faço isso, só mudo o iso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2014, 09:12:31
Eu variaria o ISO
Acho que o ideal seria deixar o ISO no modo AUTO, mas na T2i, ele fica limitado a 400 quando no modo M.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2014, 09:59:56
Acho que o ideal seria deixar o ISO no modo AUTO, mas na T2i, ele fica limitado a 400 quando no modo M.

Você pode fixar o obturador próximo a 1/100, para deixar a luz ambiente entrar e não ficar com foto de fundo escuro. Também permite não tremer as fotos em 50mm e congela a maioria dos movimentos dos convidados.
De 17mm até 35mm, mesmo em 2.8, tem um dof razoável. Dá pra fazer fotos de grupos com 1 fileira tranquilamente.
Logo a unica variável que sobra para controlar a exposição é o iso.
Não tem porque deixar ele no AUTO.
Seu trabalho vai ser alterna entre 2 isos, 1 para cada ambiente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2014, 10:45:33
Acho que o ideal seria deixar o ISO no modo AUTO, mas na T2i, ele fica limitado a 400 quando no modo M.
Tem certeza?? Vale uma consulta ao manual...
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2014, 19:24:08
Tem certeza?? Vale uma consulta ao manual...

Algo assim. Vou consultar e posto aqui.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #12 Online: 24 de Setembro de 2014, 22:37:07
Eu mudo tudo toda hora, de acordo com a foto.

Tem foto que eu quero que desfoque muito, então uso a abertura máxima. Tem foto que eu quero uma maior profundidade de foco, então eu fecho. Tem foto que eu quero luz do flash para corrigir a luz do ambiente e fazer uma luz mais "certinha". Tem foto que eu quero usar só a luz do ambiente..

Enfim, não se prenda a receitas. Use M e tente criar de foto em foto...

Nunca usei esses modos "C", mas vou testar...rs

Só uso prioridades quando tem uma variação muito grande de luz num tempo muito curto (exemplo: saída dos noivos em casamento de dia, em igreja. Os noivos saem da igreja - escura - para a rua - super clara).

abs,

Vini
« Última modificação: 24 de Setembro de 2014, 22:38:21 por viniciustb »


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Setembro de 2014, 22:49:08
Eu mudo tudo toda hora, de acordo com a foto.

Meu medo é na mudança de ambiente, esquecer de mudar a configuração. Fiz isso em outro evento e algumas fotos ficaram estouradas. Eu estava em um ambiente escuro com ISO alto e quando fui para outro mais iluminado, esqueci de mudar o ISO. Já viu, né ?
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 25 de Setembro de 2014, 08:18:06
Eu mudo tudo toda hora, de acordo com a foto.

Tem foto que eu quero que desfoque muito, então uso a abertura máxima. Tem foto que eu quero uma maior profundidade de foco, então eu fecho. Tem foto que eu quero luz do flash para corrigir a luz do ambiente e fazer uma luz mais "certinha". Tem foto que eu quero usar só a luz do ambiente..

Enfim, não se prenda a receitas. Use M e tente criar de foto em foto...

Nunca usei esses modos "C", mas vou testar...rs

Só uso prioridades quando tem uma variação muito grande de luz num tempo muito curto (exemplo: saída dos noivos em casamento de dia, em igreja. Os noivos saem da igreja - escura - para a rua - super clara).

abs,

Vini

Eu tb trabalho dessa maneira, quase sempre em Manual e em alguns casos específicos usos os modos de prioridade.


Meu medo é na mudança de ambiente, esquecer de mudar a configuração. Fiz isso em outro evento e algumas fotos ficaram estouradas. Eu estava em um ambiente escuro com ISO alto e quando fui para outro mais iluminado, esqueci de mudar o ISO. Já viu, né ?

Para isso serve o lcd, eu costumo olhar muito o lcd, e mesmo fotografando em manual quase não olho o fotômetro, é tudo meio instintivo, tiro uma foto, dou uma olhada no lcd e já sei o que preciso mudar para ficar do jeito que quero. :ok: