Autor Tópico: D810 - melhorou muito a qualidade de vídeo  (Lida 3057 vezes)

marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Setembro de 2014, 21:30:15
Pope, você que disse que pretende começar a filmar com Nikon, é um artigo bem interessante.

http://www.eoshd.com/2014/09/nikon-d810-video-quality-leapfrogs-canon-5d-mark-iii/
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2014, 22:11:18
Pope, você que disse que pretende começar a filmar com Nikon, é um artigo bem interessante.

http://www.eoshd.com/2014/09/nikon-d810-video-quality-leapfrogs-canon-5d-mark-iii/
Vou lee! :ok:
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2014, 23:16:51
Muito bom saber que a Nikon finalmente ultrapassou a Canon em relação a vídeo. O autor do post não só atestou isso, como foi bem contundente: "So Canon are playing catch up to Nikon in video now. In fact they are behind Nikon, Sony, Panasonic and even Samsung with their consumer cameras and video. They are content with the knowledge that Cinema EOS caters for pros and that consumers don’t really care about shooting soft video that barely passes for 1080p".

Agora, o triste foi essa resposta que a Canon deu a ele: "I have a different view of that, told them so very politely at Photokina and was met with a nasty and arrogant response which I actually have recorded onto my iPhone. It was unprofessional of Canon to respond in that way, and for me it told me volumes about how they see the readers of my blog. 'Silly little enthusiast filmmakers. We don’t care about them'.”
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Setembro de 2014, 23:21:10
A C500 filma pior que a D810?

Duvido que a Nikon tenha "ultrapassado a Canon em vídeo". Apenas as DSLR tem um modo vídeo superior no momento.

http://www.dpreview.com/articles/9021555979/canon-eos-c500-cinema-eos-lenses

Testamos uma semana passada e a qualidade é de arrepiar. Pope, pra quem gosta de vídeo, não chegou a cogitar uma? Pra quem quer qualidade top, as objetivas PL são o bicho.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2014, 23:27:01 por Claudio Rombauer »


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2014, 23:32:30
A C500 filma pior que a D810?

Duvido que a Nikon tenha "ultrapassado a Canon em vídeo". Apenas as DSLR tem um modo vídeo superior no momento.

http://www.dpreview.com/articles/9021555979/canon-eos-c500-cinema-eos-lenses

Testamos uma semana passada e a qualidade é de arrepiar. Pope, pra quem gosta de vídeo, não chegou a cogitar uma? Pra quem quer qualidade top, as objetivas PL são o bicho.

O cara quis dizer, obviamente, no seguimento de DSLR. A linha C da Canon é outra história, são câmeras voltadas especificamente para cineastas.
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2014, 23:33:24
Pra animar o pope, veja as objetivas!
http://youtu.be/M5Qz0cKLBkU


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2014, 23:37:38
O cara quis dizer, obviamente, no seguimento de DSLR. A linha C da Canon é outra história, são câmeras voltadas especificamente para cineastas.

Ah sim, agora entendi, é que como sabemos que a canon está anos luz à frente da Nikon em vídeo e cinema, me assustei com a frase contrária.

Se analisar apenas câmeras fotográficas que filmam, até a panasonic gh4 filma melhor que a canon, não sei como se sai esta micro 4/3 é em relação à Nikon d 810.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2014, 23:43:37 por Claudio Rombauer »


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2014, 00:05:03
Ah sim, agora entendi, é que como sabemos que a canon está anos luz à frente da Nikon em vídeo e cinema, me assustei com a frase contrária.

Se analisar apenas câmeras fotográficas que filmam, até a panasonic gh4 filma melhor que a canon, não sei como se sai esta micro 4/3 é em relação à Nikon d 810.

Caro, perdoe-me se eu lhe entendi errado, mas não há necessidade de ficar na defensiva por causa disso. Não sei se você se deu o trabalho de clicar no link e ler o post, mas se não o fez, sugiro que o faça. Não fui eu quem fez aquela afirmação, foi Andrew Reid, logo no título: "Nikon D810 video quality leapfrogs Canon 5D Mark III".

Ora, se ele falou em D810 e 5D Mark III, devo presumir que ele está falando apenas do segmento de DSLR, correto? E se estamos falando apenas sobre DSLR, não vejo onde há erro em afirmar que a Nikon ultrapassou a Canon em qualidade de vídeo. Será que é realmente necessário adicionar uma ressalva, afirmando que a Canon reina soberana com sua linha C, apenas para que algumas pessoas não fiquem melindradas?
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2014, 00:21:27
Isto, entre canon 5d mk3 e Nikon d810, eu entendi, vi o vídeo e concordo com ele. Não podemos amplificar isto para a real posição entre canon e Nikon em relação a vídeo. Inclusive pelo fato da canon não colocar toda o seu know how de vídeo na 5d por já ter um segmento de vídeo profissional desenvolvido. Para quem trabalha com vídeo e já usou a linha C, é estranho ouvir isto. Mas agora entendi sua afirmação, sem levar em conta a linha de vídeo profissional da canon, a Nikon é superior em vídeo, considerando a linha da canon.

Só pra constar, tenho a 5dmk3 e considero ela péssima em vídeo. A D810 com certeza deve ser muito superior.

Fui analítico demais e peço desculpas pelo transtorno.

Mas se considerarmos a GH4, podemos afirmar que a Panasonic é muito superior à canon e Nikon juntas?
« Última modificação: 25 de Setembro de 2014, 00:33:08 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2014, 02:07:25
Outra coisa que temos que levar em conta é que estamos comparando câmeras de gerações diferentes. A D810 substituiu a d800, lançada junto com a canon 5dmk3, é de se esperar que tenha evoluído. Se a canon seguisse a nova tendência de velocidade de lançamento de câmeras, já deveria estar lançando a 5dmk4, com melhorias no sistema de vídeo, pelo menos.

Voltando a falar sobre a qualidade de vídeo da D810, o próprio Pope estava reclamando de câmeras novas que não filmam em 4k, uma vez que várias novas câmeras já filmam nesta resolução, incluindo até compactas. Então por mais que a d810 bata em cachorro morto, poderia filmar em 4k.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2014, 02:09:36 por Claudio Rombauer »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2014, 06:43:28
Pô Claudio...
Eu não vou investir em lentes de cinema! Uma lente chega fácil nos 40K dólares.
A minha intenção é fazer alguns vídeos familiares e tutoriais das cirurgias que eu faço! Eu tinha a GH3 que vendi com a intenção de comprar a GH4, porém o Kit que eu quero GH4 + 12-35 custa o preço de uma D750. Já estava pensando em comprar uma D7100 ou D5300 e aproveitar as lentes que eu tenho da Nikon.com isso eu estaria reduzindo meu set de lentes e volume de equipamento. Mas, confesso que as DSLR estão muito atrás das mirrorless no quesito vídeo! A GH4 te entregar um vídeo sem limite de tempo, Prores 4:2:0 4K direto no cartão... A Canon que faz isso é a 1Dc de 10K ou a C500 de 20K. E colocando mais 4000 dólares (base e um Shogun) a GH4 faz ProRes 4:4:4 10 bit 4K, podendo receber uma infinidade de lentes cinema via adaptador.
O mercado hoje está muito bom, se eu tivesse a quantidade de lentes Canon que eu tenho da Nikon eu compraria uma 5D MkIII e estaria muito feliz!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2014, 06:54:13
Agora, o triste foi essa resposta que a Canon deu a ele: "I have a different view of that, told them so very politely at Photokina and was met with a nasty and arrogant response which I actually have recorded onto my iPhone. It was unprofessional of Canon to respond in that way, and for me it told me volumes about how they see the readers of my blog. 'Silly little enthusiast filmmakers. We don’t care about them'.”
Essa resposta da Canon é triste mesmo, ainda mais que esses entusiastas fizeram muito a fama da Canon em relação a vídeo. E eu duvido que eles vendam 1 C500 a cada 6 5D! Mas pelo que eu estou vendo esses silly enthusiasts estão migrando para Sony, Blackmagic e Panasonic, então acho que Canon está certa mesmo em não ligar para eles, porque eles também não estão dando a mínima para ela!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2014, 08:16:58
Acho que vc's tão precisando ver um vídeo feito em RAW com a 5DMKIII
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2014, 08:31:09
Nikon e Canon estão tão atrás da pana GH4 que essa briga é do ruim contra o menos pior.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 25 de Setembro de 2014, 10:25:53
Acho que vc's tão precisando ver um vídeo feito em RAW com a 5DMKIII

Em RAW a 5DMKIII continua ótima. Mas o workflow é complicado e você precisa comprar dúzias de HDs para armazenar os filmes - um cartão de 64gb enche em 12 minutos (o que traz mais uma limitação, a de tempo, caso você vá filmar eventos).

A tendência atual é utilização de codecs mais eficientes, como o que a Panasonic implementou na GH4, o ProRes ou agora o H.265 que a Samsung colocou na NX1.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci