Autor Tópico: Dúvidas NIKON D5200: exposição, modos  (Lida 6489 vezes)

Barrueco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Online: 24 de Setembro de 2014, 22:24:32
Boa noite, caros

Esse é meu primeiro tópico, entrei nesse universo há pouquíssimo tempo, espero contar com a ajuda dos colegas e depois poder contribuir! Estou com algumas dúvidas com a minha Nikon D5200 (lente 18-55 do kit): em fotografias noturnas no modo manual, muitas vezes olho pelo viewfinder e o fotômetro está positivo, um ou dois pontos; porém quando vou conferir a foto na tela, ela fica escura, aí altero os parâmetros, o fotometro continua positivo, e depois vejo que consegui uma boa exposição. Esse "erro" do fotômetro (ou meu?) é normal?

Outra coisa, pelo que entendi no modo prioridade de abertura, por exemplo, você define esse parâmetro e a câmera escolhe os outros para uma exposição adequada, certo? Entretanto em fotografias noturnas internas, só iluminação do ambiente, quando uso esse modo as fotos também ficam escuras, consigo uma exposição melhor no manual. É normal essa "ineficácia" desse modo nessa situação?

Só mais uma, a última: não entendi para que serve o modo P exatamente: no manual diz que nele a câmera escolhe tudo para uma exposição adequada à maioria das situações; isso não seria o mesmo que o Automático? Qual a diferença entre eles?

Obrigado, espero não ter abusado nas perguntas!

Abraço


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2014, 22:45:32
Boa noite, caros

Esse é meu primeiro tópico, entrei nesse universo há pouquíssimo tempo, espero contar com a ajuda dos colegas e depois poder contribuir! Estou com algumas dúvidas com a minha Nikon D5200 (lente 18-55 do kit): em fotografias noturnas no modo manual, muitas vezes olho pelo viewfinder e o fotômetro está positivo, um ou dois pontos; porém quando vou conferir a foto na tela, ela fica escura, aí altero os parâmetros, o fotometro continua positivo, e depois vejo que consegui uma boa exposição. Esse "erro" do fotômetro (ou meu?) é normal?

Veja como está a mediação, se matricial, pontual, etc. Isso vai mudar como o fotômetro interpreta a cena.

Outra coisa, pelo que entendi no modo prioridade de abertura, por exemplo, você define esse parâmetro e a câmera escolhe os outros para uma exposição adequada, certo? Entretanto em fotografias noturnas internas, só iluminação do ambiente, quando uso esse modo as fotos também ficam escuras, consigo uma exposição melhor no manual. É normal essa "ineficácia" desse modo nessa situação?

O A é um modo automático onde você escolhe a abertura. Eu uso só o M para tudo, e escolho todos os parâmetros. Mas se você tem certeza da abertura que quer, para ter determinada profundidade de campo, e não quer se preocupar com outras regulagens, pode usá-lo. Se suas fotos estão saindo escuras, significa que os outros parâmetros não estão dando conta para captar luz com a abertura que usou. O ISO pode estar travado num valor baixo, por exemplo (embora isso faria aumentar a exposição). Por isso ainda suspeito do tipo de fotometragem que está fazendo. Para saber qual o problema, só vendo uma foto com exif.

Só mais uma, a última: não entendi para que serve o modo P exatamente: no manual diz que nele a câmera escolhe tudo para uma exposição adequada à maioria das situações; isso não seria o mesmo que o Automático? Qual a diferença entre eles?

Obrigado, espero não ter abusado nas perguntas!

Abraço

O P é um automático um pouco menos automático. Geralmente ele te deixa escolher o ISO e os pontos de foco, coisa que o AUTO não deixa.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2014, 22:52:58 por Márcio A.A. »
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


Joalpe

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2014, 23:29:39
O manual é pouco claro sobre o uso do P. Seu funcionamento é simples e prático. Se você escolhe a abertura, ele escolhe a velocidade; se você escolhe a velocidade ele escolhe a abertura.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Setembro de 2014, 23:57:41
Zerar o fotometro nem sempre é o correto.

Na verdade, temos que saber  o que você quer priorizar nessa medição e como vai ser essa medição (matricial, centro ponderada, etc....) . Além do fato que o fotômetro da câmera mede a luz refletida, e não a incidida sobre o assunto, o que requer uma compensação.

Aqui tem um discussão interessante:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=98201.0
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2014, 10:59:10
Zerar o fotometro nem sempre é o correto.

Na minha opinião nunca.

Como o Versiano colocou, vc precisa saber qual resultado quer pra fazer a coisa corretamente. Se usar medição matricial em fotos noturnas ( embora não sei o que vc está fotografando ) esqueça
a norma de "zerar o fotômetro". Já fiz fotos noturnas com 30 minutos de exposição e ainda ficaram escuras no geral, olhando no monitor. Claro que esse era o objetivo, uma vez que mesmo que fizesse subexposição nesse tipo de captura ainda aconteceria de ter vários pontos estourados, como luzes e pontos mais iluminados. O zero no fotômetro é uma média, uma referência.


 


fleury

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2014, 16:16:17
Outra coisa, pelo que entendi no modo prioridade de abertura, por exemplo, você define esse parâmetro e a câmera escolhe os outros para uma exposição adequada, certo?

Entretanto em fotografias noturnas internas, só iluminação do ambiente, quando uso esse modo as fotos também ficam escuras, consigo uma exposição melhor no manual. É normal essa "ineficácia" desse modo nessa situação?

Sim, tanto P, A e S são modos automáticos (com algumas selećões manuais). O fotômetro vai fazer o que achar "correto". Porém, caso não concorde com a escolha, você pode usar o "ajuste de exposicão" e colocar +1EV, +2EV, até a foto ficar tão clara quanto quiser.

No modo M o que você escolher é o que vai ser feito. Note que caso o Auto ISO esteja ligado a câmera ainda vai usar o fotômetro pra tentar deixar a foto do jeito dela. Se não quiser, desligue o Auto ISO ou, mais uma vez, use o ajuste de exposicão.


Só mais uma, a última: não entendi para que serve o modo P exatamente: no manual diz que nele a câmera escolhe tudo para uma exposição adequada à maioria das situações; isso não seria o mesmo que o Automático? Qual a diferença entre eles?

O "P" é um automático um pouco mais avancado. Por exemplo, no automático "verde" o flash sobe sozinho, já no P você precisa subir o flash caso queira utilizá-lo. Outras configuracões como ponto de foco, flash em segunda cortina, etc, não estão disponíveis no verde, só no "P".

A idéia é que o "verde" vai ser sempre café com leite, no P você ainda pode configurar alguma coisa.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2014, 16:16:35 por fleury »
X-T3 | 33mm f/1.4 | 56mm f/1.2


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2014, 09:10:23
Eu estava lendo sobre exposição e encontrei esse site com coisas bastante interessantes que podem lhe ser úteis também:

http://photography.tutsplus.com/series/exposure--photo-7407

« Última modificação: 26 de Setembro de 2014, 09:11:02 por Carlos HP »


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2014, 09:14:39
Eu estava lendo sobre exposição e encontrei esse site com coisas bastante interessantes que podem lhe ser úteis também:

http://photography.tutsplus.com/series/exposure--photo-7407

Excelente!!  :ok:
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


dsfextreme

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Setembro de 2014, 15:02:51
Nikon D3100 e aprendendo ....
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/dsfextreme/
NIKKOR Lenses Simulator: http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/
"A capacidade de pensar não é memória.Os idiotas podem ter uma memória muito boa."
Rubem Alves


Barrueco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #9 Online: 08 de Outubro de 2014, 16:02:37
Obrigado, pessoal! Realmente o problema da exposição nos modos semiautomáticos é o iso que está travado no último valor que eu defini. Vou estudar os links citados, abraço!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 12 de Outubro de 2014, 08:44:36
Realmente sua experiência e conhecimento está bem cru.
Sugiro você entrar nos canais do YouTube sobre fotografia. Entre eles, tem o Zona da Fotografia que ensina o básico de teoria é básico sobre operação de uma DSLR.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales