Autor Tópico: dúvida sobre lentes/abertura  (Lida 1560 vezes)

alexmorales

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Setembro de 2014, 09:24:09
Amigos, vejo muito o pessoal falando sobre sempre ter lentes mais claras, com abertura maiores. Fotografei a festa de aniversário de minhas filhas, e somente quando fiz fotos dos enfeites e dos docinhos que usei a maior abertura de minha lente do kit. O restante da festa, usei quase que todas as fotos com abertura maior que 5. Quando ia tirar fotos dos convidados então, era sempre f8 prá cima. Fiz as fotos todas com flash.
Aí surgiu uma dúvida, estava querendo comprar uma Tamron 17-50, 2.8. Mas prá esse tipo de foto que fiz, qual a real necessidade de uma lente mais clara, se fiz quase que todas as fotos com abertura pequena, para não desfocar os cantos da foto?
Um exemplo, se eu tirar uma foto com minha lente 18-55, por exemplo em 35mm e com f5, e tirar a mesma foto com uma tamron no mesmo 35mm  com o mesmo f5. Dá diferença na imagem? Qualidade seria a mesma?
Nikon D3100: 18-55mm, 55-200mm, tamron 17-50mm 2.8, flash yongnuo 468II


ngbrito

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • Fuji XE2S + 35mm 1.4 + 18mm 2.0
Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2014, 09:38:58
acompanhando
You Better not look down \ If you want to keep on flying \ Put the hammer down
Keep it full speed ahead \ Better not look back \ Or you might just wind up crying
You can keep it moving \ If you don't look down


dsfextreme

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2014, 09:45:57
Levando em consideração que a tamron é uma lente que tem uma melhor ótica que a lente do kit, sim , diferença nas cores contraste e nitidez.
Eu não uso...mas é o que a galera por aqui fala que é uma lente melhor que a do kit.
Me corrijam se estiver errado....pois uso uma 35mm fixa ....e a diferença dá para notar em relação a lente do kit :snack:
« Última modificação: 25 de Setembro de 2014, 09:47:20 por dsfextreme »
Nikon D3100 e aprendendo ....
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/dsfextreme/
NIKKOR Lenses Simulator: http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/
"A capacidade de pensar não é memória.Os idiotas podem ter uma memória muito boa."
Rubem Alves


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2014, 09:50:18
f/8 é muito exagero para foto de convidados....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2014, 09:51:53
Eu acho melhor ter uma abertura maior e usar só de vez em quando do que não ter e não poder usar nunca... Dito isso, eu uso e abuso de aberturas grandes, um dos motivos de atualmente eu usar apenas objetivas fixas. Em fotos de grupos realmente não tem como usar f/2.8, geralmente fico entre f/3.5 e f/5.6. Mas em muitas outras fotos dá pra usar, se souber explorar bem.

Além disso, no geral as objetivas f/2.8 são melhores. Já usei bastante essa Tamron 17-50/2.8 e ela é bem superior à 18-55, mesmo quando comparadas na mesma abertura.

Se vale a pena a diferença de preços, aí vai de cada um. Pra quem trabalha com fotografia, acho recomendável pois limita menos. Pra quem é apenas hobbista, não vejo tanta necessidade.


Fotobureau

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2014, 20:54:08
Caro Alexmoraes,

Traçando um paralelo, seria como se você tivesse um carro com 500 CAVALOS. Não é só potência mas o conjunto que acompanha um carro desses.  Pneus melhores, freios melhores, acabamento melhor...
Com as lentes acontece a mesma coisa. As lentes luminosas sempre foram destinadas à alta performance. Melhor acabamento e robustez, (normalmente) mais lâminas no diafragma (provocam um desfoque melhor e pontos de luz mais interessantes também) sem contar, é claro, do melhor tratamento ótico.


Abs,


Bruno Souto

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 319
Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2014, 23:07:27
Queria fazer a ressalva, que tem gente, como eu, que evita usar flash... Portanto, lentes com boa abertura são as minhas preferidas.
Canon EOS 6D user


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2014, 23:44:14
Como lentes mais claras, vc pode colocar menos força no flash,  ganhando fundo e perdendo aquele ar de foto feita com compacta. Alem disso, esando aberturas maiores, vc tem um recurso a mais pra por a criatividade em pratica: a profundidade de campo.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Setembro de 2014, 00:43:45
Cara,

A diferença é enorme. Tenho uma e te digo que valeu cada centavo.  Se você usar ambas em 35mm e na mesma abertura, vai notar a diferença de qualidade sim.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Setembro de 2014, 08:07:30
Cara,

A diferença é enorme. Tenho uma e te digo que valeu cada centavo.  Se você usar ambas em 35mm e na mesma abertura, vai notar a diferença de qualidade sim.

2x.

A lente do kit dá bons resultados, não digo que não faz fotos excelentes.... mas quando usamos uma lente com qualidade ótica superior, e comparamos aí sim podemos perceber...


Como lentes mais claras, vc pode colocar menos força no flash,  ganhando fundo e perdendo aquele ar de foto feita com compacta. Alem disso, esando aberturas maiores, vc tem um recurso a mais pra por a criatividade em pratica: a profundidade de campo.

2x

Talvez essa 'aversão' ao flash seja mesma relativa aos resultados dos flashs de compactas e pop-ups.

Um flash dedicado e bem utilizado traz muitos benefícios à imagem sim. Podemos preencher sombras, usar velocidades e ISOs menores, e ainda não ficarmos restritos a uma profundidade de campo muito curta, quando temos que aumentar a abertura, etc.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #10 Online: 26 de Setembro de 2014, 08:23:57
Já devia ter trocado :D Vale a pena sim, eu fiz a troca e não voltaria pra do kit.
Sem contar que são só algumas situações que você vai fechar em 4.5 ou 5.6
na maior parte do tempo você vai estar em 2.8 mesmo, inclusive em 50mm que é onde faz mais diferença


Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Outubro de 2014, 19:00:58
Boa noite AlexMorales ... bom ... vou comentar algumas coisas aqui , mesmo que não te ajude , mas é minha opnião e pode te ajudar a analisar direito essa dúvida sua ...

o que vc disse sobre tirar uma foto com 35 mm 5.6 com uma lente mais clara por exemplo e com a sua 18-55 kit ... em questão de profundidade de campo , aparentemente sim é a mesma coisa ..
mas não podemos confundir algumas coisas que devemos levar em importancia:

vamos lá

...uma lente fixa ou com abertura maior , tem inumeras vantagens a mais do que uma de kit por exemplo...

primeiramente por ter menos elementos , ela capta mais facilmente luz do que uma zoom por exemplo ..isso em questão de fixa ...
outra coisa , tem a parte do range de uma zoom como essa que disse da tamrom , pois ela é 2.8 em todo o range .... isso pra quem faz evento é importantíssimo ...

alem de tudo , toda lente tem a sua nitidez máxima em certa abertura , onde geralmente é dois Stops acima da maior ... um exemplo dessa tamrom , seria lá pelo f.5.6 a maior nitidez , e sua lente do kit , creio que lá pra f9 ou até f11 , vc terá melhor nitidez nela ...

isso é muito importante sim ...demais até...

por exemplo :

com a minha fixa 35 mm 1.8 , tirando uma foto em f4 ...ja tenho uma nitidez absurda em relação quando uso minha zoom 18-50 2.8 , na mesma posição de 35 mm com f4 ... ou seja ... a nitidez tirada com a fixa é totalmente melhor do que a zoom no caso ...

resumindo : se for pra eventos , procure comprar o melhor que puder em lentes claras sim ... se possível as fixas .... e com maior abertura possível ... se conseguir todas f 1.4 pra baixo ....melhor ....

espero que analise direito sobre isso de lentes mais claras em relação 'as de kit ...


grande abraço , bons estudos , e ótimas fotos ...
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900