Autor Tópico: Ajuda/Dicas Foco T3i  (Lida 1945 vezes)

Danilo Rogerio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Setembro de 2014, 12:16:33
Pessoal, boa tarde.

Pesquisei sobre foco aqui no fórum e tem muita coisa porém mais avançada e gostaria de apenas algumas dicas que possam me ajudar em relação ao foco.
Primeiramente utilizo a lente do kit em 100% do tempo o seletor está em AF.
Mas tenho tido dificuldade no seguinte: utilizo o ponto central de foco, pois acho que demora um pouco mudar os pontos de foco para algo mais exato quando não vamos tirar fotos posadas e aí muitas fotos saem com foco errado.
As vezes pessoas não estão no mesmo plano focal (o que já sei que algo sairá fora de foco).
Enfim, que dicas poderiam me dar para trabalhar melhor com o foco?

Canon T3i + 18-55mm


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2014, 12:27:05
Perder um pouco de tempo e selecionar o melhor ponto de foco quando a foto já estiver definitivamente enquadrada.
Fechar um pouco a abertura para ampliar o DOF.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Danilo Rogerio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2014, 12:53:08
Mr. Hyde obrigado.

Esta de mudar o ponto de foco ainda é um dilema para mim, pelo receio justamente de perder a cena.

Sobre a abertura, não tinha parado para pensar, mas as fotos onde perdi um pouco do foco foram feitas a noite e eu estava buscando exatamente o contrário: maiores aberturas para não mexer muito no Iso e velocidade.

Há a necessidade de se usar o Foco Manual da lente? Você e o pessoal do fórum utilizam?
Canon T3i + 18-55mm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2014, 13:19:37
Entendo seu drama.
Você precisa de uma câmera com aquele joystick de selecionar o foco.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2014, 13:35:50
Na minha T4i eu selecionava o ponto de foco sem tirar o olho do OVF! Basta apertar aquele botão de seleção e girar a rodinha próxima ao shutter até chegar no ponto que você quer. No começo é estranho, mas logo acostuma. Tanto acostuma que hoje, mesmo tendo o joystick com seleção direta do ponto de foco, continuo querendo usar esse esquema que tinha na T4i...

Agora, se tiver pessoas (ou assuntos) em planos diferentes, não tem ponto de foco que faça milagre. Vai precisar é de profundidade de campo mesmo.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2014, 14:09:56
Que lente esta usando? a 18-55 ou uma cinquentinha?


Danilo Rogerio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2014, 14:42:36
Olá Pedro, é a 18-55
Canon T3i + 18-55mm


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Outubro de 2014, 15:23:26
Vamos lá...

Você esta precisando de foco rápido com pessoas em movimento ou em motivos estáticos? Se for com pessoas em movimento é meio dificil porque geralmente a lente do kit é lenta e escura.

Teste o foco em algo parado selecione o ponto central e depois analise a foto no PC pra ver se esta cravando, se estiver aconselho a comprar uma cinquentinha pra imagens rápidas. A 18-55 que veio no meu kit é horrivel pra movimentos a não ser que tenha muita luz no ambiente.


thiago.paz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Outubro de 2014, 20:23:27
Na minha T4i eu selecionava o ponto de foco sem tirar o olho do OVF! Basta apertar aquele botão de seleção e girar a rodinha próxima ao shutter até chegar no ponto que você quer.

Que botão é esse? A rodinha deve ser o dial..
Canon EOS 650D | Canon EOS Rebel SL1 | Canon EF 85mm f/1.8 USM | Canon EF 50mm f/1.8 II | Tamron 17-50 f/2.8 (non VC) | Yongnuo YN-568ex II | Yongnuo YN-560ex III | Yongnuo RF-603 II | Yongnuo YN-300 | Sekonic L-308s


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 01 de Outubro de 2014, 21:40:45
Que botão é esse? A rodinha deve ser o dial..

O botão é aquele que tem um retângulo xadrezinho... segunda função do botão que tem a lupa com um negativo. Ao pressionar ele aparecem os 9 pontos de foco tanto no LCD quanto no viewfinder e aí basta ir rodando o dial até chegar no que você deseja.



Na dúvida, consulte o manual.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C