Autor Tópico: Fotos lindas sem photoshop  (Lida 3158 vezes)

Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.498
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 25 de Setembro de 2014, 10:12:56
Excelente distinção, AlexandreS. Concordo com tudo e também estou no barco dos que tratam 100%, editam 10~20%, e manipulam praticamente 0%, uma ou outra que tento, repito, teeeento usar a remoção de manchas para retirar algum objeto que não gostaria que estivesse lá! :D
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


carloura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Feminino
    • Testando com a Carla
Resposta #16 Online: 25 de Setembro de 2014, 20:27:08
Eu não sou contra. Acho incríveis aquelas "fotos" com composições impossíveis. Só acho que seria bacana ajustar o termo para imagem, montagem, ilustração... não fotografia. Esta, no meu conceito, pode ter sim tratamento, mas não montagem que insiram elementos, excluam algo significativo do quadro, etc etc... Tratamento, pra mim, é corte, ajustes de brilho, contraste, nitidez... curva de tons, tonalização dividida... e até eventualmente tratamentos localizados como realce nos olhos, clareamento nos dentes (pensando em retratos), ajustes diferenciados para o céu e para a terra (numa landscape), coisas assim. Agora pegar 3 ou 4 fotos diferentes, corte de uma, junta da outra, insere um elemento artificial, e essa coisa toda, pode até gerar um resultado fantástico aos olhos, mas pra mim perde o nome de fotografia.

Gostei do que falou.


carloura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Feminino
    • Testando com a Carla
Resposta #17 Online: 25 de Setembro de 2014, 21:21:57
Existem uma série de ações que podem ser feitas em uma fotografia digital, normalmente todas sob o termo "edição".

Estes dias vi um blog em que o fotógrafo caracterizava estas ações em três tipos: Manipulação, Edição e Tratamento.

A grosso modo, manipulação seria o ato de inserir ou retirar elementos, transformando a fotografia.

Edição seria o ato de recortar, endireitar, alisar a pele, realçar a cor dos olhos, etc..

Tratamento é a parte inerente à fotografia digital, e que existe sempre, mesmo nas fotos feitas em JPG, com a diferença que quando feita em pós é feita de forma mais controlada, e com mais opções. É a correção do balanço de branco, contraste, saturação. Isso é feito sempre, seja em pós, seja no processo de geração do JPG pela câmera. Claro que em pós podemos ir muito mais longe que isso, podemos dosar aplicação da nitidez de acordo com o tipo de foto, a redução de ruído feita também pode ser feita sob medida, pode-se  fazer o levantamento das sombras ou recuperação dos highligths para fazer a cena mais próxima daquela que vemos a olho nú.

Achei bem interessante esta separação.

Das minhas fotos, 100% tem tratamento em pós, mesmo da minha S110 que também fotografa em RAW. E como disse o Thales, é coisa de minutos ou menos em cada foto, as vezes nem é necessário tratamento algum, mas eu repasso de qualquer forma. Já edição é muito raro (salvo alguma correção de perspectiva) e manipulação, mais raro ainda.

Adorei a explicação. Muito completa.  :clap:


carloura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Feminino
    • Testando com a Carla
Resposta #18 Online: 25 de Setembro de 2014, 21:27:35
"O Photoshop melhora uma grande imagem , mas nao salva uma imagem pobre."

Adorei isso.  :ok:


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #19 Online: 25 de Setembro de 2014, 22:57:51
Acho que antes de pensar em Photoshop é mais importante pensar e se desenvolver como fotógrafo/a, aprimorar técnica, sentidos, senso estético, agregar referências, enfim, acumular bagagem para produzir imagens que muito mal precisem de Photoshop para ficarem "lindas". Photoshop é fim, não começo.


carloura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Feminino
    • Testando com a Carla
Resposta #20 Online: 02 de Outubro de 2014, 10:58:22
Gostei também da resposta.  :ok: