Autor Tópico: "Cropar" ou não "Cropar" ?  (Lida 3941 vezes)

Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Online: 28 de Setembro de 2014, 19:45:24
"Cropar" ou não "Cropar" ? Eis a questão !



Alguns (puristas) fotógrafos (Ex. Cartier  Bresson) são radicalmente contra!!!
Você é daqueles que aumenta o tamanho da fotografia só para poder "cropar" a vontade ?
Ou é daqueles que dá só uma "cropadinha" de leve ?
E, por último, prefere perder o indicador da mão direita do que "cropar" ?



O que vocês acham ? Há regras em relação a isso?
É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2014, 20:18:50
Acho que depende da foto....

Existem 'várias guias', algumas melhores do que outras em determinadas situações, agora mesmo estava cropando uma foto do meu filho, tentei várias guias e pessoalmente, achei que sem crop ficaria melhor. Para mim, não é uma regra definida, mas uma tendência.

Alguns crops exigem uma análise e planejamento cuidadosos antes de tomar a foto, e claro, tato e experiência, etc.

Em tempo, em relação a foto acima, prefiro a sem crop!
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2014, 20:19:12
Bom, eu não tenho qualquer noção artística ou histórica sobre a questão, então minha opinião é mais voltada ao lado prático da coisa...

Particularmente, procuro sempre compor da melhor forma possível utilizando o quadro todo, até para aproveitar melhor a área do sensor. Entretanto, em boa parte dos casos, faço correção sim de inclinação e, algumas vezes, algum crop para destacar melhor o assunto ou tornar a foto mais atraente, especialmente nos casos de fotos feitas com pressa, aquelas para não perder o momento.

E mesmo pensando em alguém profissional, acredito que isso deva ser bastante comum também. Agora se é certo ou errado, fico aberto a opinião dos colegas.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2014, 20:23:48
Não virando muleta, acho que não tem problema. hehehe Acho que ser radicalmente contra cropar é de um purismo exagerado, do mesmo tipo que motiva pessoas a não usarem raw. rsrsrs
D600 - E-M10


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2014, 20:29:28
Eu raramente cropo, na verdade quase nunca.

É um exercício pessoal querer resolver no clique. Tem gente que não tá nem aí, eu estou.

Mas são casos e casos. O instagram por exemplo, quando fotografo eu já faço o frame pensando em modo quadrado, ou então coloco bordas brancas pra valorizar todo o ele.


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2014, 20:59:35
Particularmente, procuro sempre compor da melhor forma possível utilizando o quadro todo, até para aproveitar melhor a área do sensor. Entretanto, em boa parte dos casos, faço correção sim de inclinação e, algumas vezes, algum crop para destacar melhor o assunto ou tornar a foto mais atraente, especialmente nos casos de fotos feitas com pressa, aquelas para não perder o momento.

Penso exatamente assim.

Procuro também sempre compor a foto sem pensar em um futuro corte, mas às vezes corrijo um pouco a inclinação da foto, sou até perfeccionista com isso de fotos desalinhadas, sempre procuro alinhar.

Em casos específicos, como nas fotos de miniaturas Hot Wheels, sempre faço um corte, para que o carrinho "encha" todo o quadro, se não fizer, não consigo foco pela distância mínima que a minha lente consegue.



- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2014, 21:47:43
normalmente uso o recurso só de leve, corrigindo inclinação torta, inclinação vertical e paralaxe.. a não ser foto de pássaros, porque nesse caso a gente nunca tem a Tele que precisa.

sinceramente, pela falta de prática, nem consigo "enxergar" um corte proposital que possa melhorar numa composição minha. São raros os casos em que realmente faço um corte que mude a composição.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2014, 22:30:11
Cropa se quiser, se não quiser, não cropa :)
« Última modificação: 28 de Setembro de 2014, 22:30:30 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 28 de Setembro de 2014, 23:07:31
Cropa se quiser, se não quiser, não cropa :)


É por aí mesmo. Opção de cada um, longe de existir uma unanimidade e muito menos um único modo correto.


Eu trabalho com eventos. Nem sempre a gente tem o tempo necessário para fazer o enquadramento desejado na hora de capturar alguma cena espontânea. Nesse tipo de foto, sempre que precisar eu corto depois. Mas obviamente faço de tudo para não precisar cortar. Primeiro porque é uma perda de tempo danada ter que ficar consertando enquadramento na pós. Segundo porque é um desperdício de sensor, rsrs.


Quando tenho tempo de planejar bem uma foto, enquadro já do jeito que quero. Mas se olhando no computador eu achar que um re-enquadramento pode melhorar a foto, corto sem dó.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2014, 11:59:46
Não virando muleta, acho que não tem problema. hehehe Acho que ser radicalmente contra cropar é de um purismo exagerado, do mesmo tipo que motiva pessoas a não usarem raw. rsrsrs

Concordo. Aliás, eu particularmente era mais radicalmente contra o crop, até que um dia me deparei com texto no "O Olho do Fotógrafo", que é considerado uma das bíblias quando o assunto é composição, onde o autor fala que uma das vantagens dos grandes formatos é justamente a possibilidade de - cropar  :shock: :shock: Aliás, existe um capítulo inteiro dedicado ao crop e  no mesmo livro ele coloca uma foto e várias opções de crop desta foto, inclusive a que ele escolheu e que foi parar em outro livro.

Em contrapartida, ele também escreve:

"It is important not to think of cropping as a design panacea or as an excuse for not being decisive at the time of shooting. The danger of having the opportunity to alter and manipulate a frame after it is shot is that it can lull you into imagining that you can perform a significant  proportion of photography on the computer. Cropping introduces an interruption in the process of making a photograph, and most images benefit from continuity of vision."

Acho que bate com a pensamento da maioria.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


carlosfim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2014, 15:13:58
Também penso da seguinte maneira: Fotografo para não precisar de corte. Mas, se precisar, não tenho problemas em fazê-lo.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 29 de Setembro de 2014, 16:54:11
Cropar sempre eu acho muleta só para alguém se vangloriar que só usa fixas mas na verdade está usando um zoom digital que é pior do que o ótico. Claro que os sensores novos de alta resolução acima de 20 MP permitem milagres quando o assunto é cropar.

Eu mesmo, cropo algumas vezes, outra não. É uma questão de gosto.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #12 Online: 29 de Setembro de 2014, 17:13:51
Cropa se quiser, se não quiser, não cropa :)

 :ok: ;)
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Fotobureau

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #13 Online: 29 de Setembro de 2014, 19:58:20
Sou do tempo da "antiga" e ao se fazer, principalmente, fotografia social, onde haveria necessidade de encadernação, e utilizando por exemplo uma Hasselblad 6x6, já se fazia a composição pensando na ampliação (20x25, 24x30...) e acho que de certa forma acabo fazendo fotografias pensando mais na saída que vou dar a ela. Produtos "table top" é indiferente mas ao se fazer uma fotografia para um editorial deve-se pensar no formato que será utilizado...
Não sei se era bem  disso que tratava a pergunta.

Grande abraço,


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Setembro de 2014, 20:04:46
Eu cropo as vezes. Seja pra colocar um produto em um layout, seja pra corrigir algum erro meu, seja pra alinhar alguma coisa que deixei torto sem querer, e as vezes eu mudo de ideia mesmo.

Mas como uso uma câmera limitada com um sensor ultrapassado, tenho que pensar bem no destino final das fotos, por exemplo, em produtos onde vou precisar de mais de um enquadramento, muitas vezes faço ele com uma objetiva 90mm e depois só troco por uma 50mm buscando um plano mais aberto, assim tenho o crop em alta resolução.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2014, 20:07:49 por Claudio Rombauer »