Autor Tópico: Substituta para a Canon G11. Qual???  (Lida 5000 vezes)

Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 25 de Abril de 2014, 14:42:16
Amigos, obrigado pelas sugestões.

No momento, estou pendendo mais para a Sony RX-100 ou RX-100II, apesar de serem mais caras do que a Olympus, por exemplo.

Uma dúvida:
A Canon 70D possui um recurso interessante que ficaria melhor ainda numa câmera compacta.
Trata-se de opção de tirar uma foto bastando clicar no LCD no local em que se deseja o foco.
Como a tela LCD é sensível ao toque, configurando-a com este recurso, ao clicar no rosto de uma pessoa, por exemplo, a câmera imediatamente faz o foco e tira a foto, não precisando clicar no botão do obturador.

Vocês conhecem alguma compacta de alta qualidade (entenda-se ótimas imagens) que possui esse recurso?

André, eu não conheço compactas que tenham esta função. Melhor esperar algum colega que tenha melhor conhecimento sobre isto, para te dar uma resposta concreta.

Quanto à sua definição de qual compacta comprar, você já deve ter percebido que há centenas de modelos com cada fabricante querendo vender seu peixe. No fundo, após verificar tecnicamente cada uma você irá perceber que sobrarão poucas, muito poucas que realmente entregam o que prometem.

Eu quando comprei a minha compacta tinha algumas premissas: que tivesse controles manuais, que fotografasse em RAW e Jpeg, que entregasse imagens de qualidade e neste quesito o tamanho do sensor é um dos elementos a ser considerado e finalmente que fosse COM PAC TA. Tive várias sugestões do pessoal daqui naquele momento, mas eu não abria mão dos quesitos acima e no final das contas a Sony foi a que melhor me atendeu naquele momento. Estava em vias de fazer uma viagem e não queria levar a D7000, pois queria algo portátil de verdade, que coubesse no bolso. Tive várias sugestões de outras câmeras que talvez fossem até melhores e mais baratas, mas que não eram compactas de verdade. Minha viagem foi longa e eu não poderia ter feito melhor escolha, pois a RX-100 esteve o tempo todo no meu bolso. Da calça jeans! Pequena e pesando apenas 160g, isto fez toda a diferença.

Sendo assim, você e somente você pode saber o que é importante, necessário, desejável ou imprescindível para sua compacta.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #16 Online: 25 de Abril de 2014, 14:55:08
André, eu não conheço compactas que tenham esta função. Melhor esperar algum colega que tenha melhor conhecimento sobre isto, para te dar uma resposta concreta.

Quanto à sua definição de qual compacta comprar, você já deve ter percebido que há centenas de modelos com cada fabricante querendo vender seu peixe. No fundo, após verificar tecnicamente cada uma você irá perceber que sobrarão poucas, muito poucas que realmente entregam o que prometem.

Eu quando comprei a minha compacta tinha algumas premissas: que tivesse controles manuais, que fotografasse em RAW e Jpeg, que entregasse imagens de qualidade e neste quesito o tamanho do sensor é um dos elementos a ser considerado e finalmente que fosse COM PAC TA. Tive várias sugestões do pessoal daqui naquele momento, mas eu não abria mão dos quesitos acima e no final das contas a Sony foi a que melhor me atendeu naquele momento. Estava em vias de fazer uma viagem e não queria levar a D7000, pois queria algo portátil de verdade, que coubesse no bolso. Tive várias sugestões de outras câmeras que talvez fossem até melhores e mais baratas, mas que não eram compactas de verdade. Minha viagem foi longa e eu não poderia ter feito melhor escolha, pois a RX-100 esteve o tempo todo no meu bolso. Da calça jeans! Pequena e pesando apenas 160g, isto fez toda a diferença.

Sendo assim, você e somente você pode saber o que é importante, necessário, desejável ou imprescindível para sua compacta.
Diogenes, estou interessado realmente em uma câmera compacta, menor inclusive do que a minha G11 pifada.
E além de uma ótima qualidade de imagem. Assim, a RX-100 parece ser uma boa solução.
Mas, enquanto há tempo, vou pesquisar as câmeras que os colegas mencionaram.


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 25 de Abril de 2014, 15:02:52
Diogenes, estou interessado realmente em uma câmera compacta, menor inclusive do que a minha G11 pifada.
E além de uma ótima qualidade de imagem. Assim, a RX-100 parece ser uma boa solução.
Mas, enquanto há tempo, vou pesquisar as câmeras que os colegas mencionaram.

A Nex indicada pelo colega Lord é de fato muito boa. Ter lentes cambiáveis pode ser uma boa ou uma ruim. Depende do seu ponto de vista. No meu caso, eu não queria isto, senão ela poderia deixar de ser compacta e eu deixaria de alcançar meu objetivo.

Veja este link onde você pode fazer comparativos de tamanhos das cams.

http://camerasize.com/compare/#332,492
« Última modificação: 25 de Abril de 2014, 15:03:52 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #18 Online: 25 de Abril de 2014, 16:06:47
A Nex indicada pelo colega Lord é de fato muito boa. Ter lentes cambiáveis pode ser uma boa ou uma ruim. Depende do seu ponto de vista. No meu caso, eu não queria isto, senão ela poderia deixar de ser compacta e eu deixaria de alcançar meu objetivo.

Veja este link onde você pode fazer comparativos de tamanhos das cams.

http://camerasize.com/compare/#332,492
Muito bom esse site. Obrigado.


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #19 Online: 25 de Abril de 2014, 16:55:09
Putz! Estava decidido em não comprar uma Canon.
Mas alguém aqui conhece a Canon S120?
Estou lendo o manual (em inglês) e a maquininha, além de estar num precinho razoável ($450), parece ser divertida (tela touch e outros recursos).
Será ela bem inferior em termos de qualidade de imagem em relação a uma RX-100, por exemplo?

« Última modificação: 25 de Abril de 2014, 17:10:17 por andresylva »


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 25 de Abril de 2014, 17:44:58
André, a Canon S120 é uma câmera com recursos semelhantes à Canon G15 ou G16. Claro, diferencia-se pelo tamanho mais compacto, lente mais escura, ausência de viewfinder, etc. Mas acredito eu que no quesito qualidade de imagem elas sejam semelhantes. Por USD 450.00, se me permite opinar, não vale a pena. Por cerca de USD 100.00 a mais você consegue comprar a Sony RX-100, que é bem melhor e ainda assim, é compacta.

Quanto a fazer o foco tocando-se na tela, a Olympus XZ-2 possui esse recurso. Veja aqui nesse vídeo: http://youtu.be/xlhtP0QebWw?t=1m44s
« Última modificação: 25 de Abril de 2014, 17:45:20 por Kuni »


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #21 Online: 26 de Abril de 2014, 09:54:40
Revi todo o tópico e resolvi dar uma pesquisada em algumas das câmeras sugeridas pelos amigos.

No meio de tantas opções, eu antes precisava definir o que quero para o momento. Então resolvi priorizar a portabilidade, sem abrir mão de fotos de qualidade satisfatória. Decidi que a minha próxima câmera deve ser menor do que a G11, pois, esta, apesar de pequena em comparação a uma DSLR, não proporcionava tanta portabilidade assim, tipo enfiar no bolso de uma calça, por exemplo.

Assim sendo...

1 - A Olympus OM-D E-M5 parece ser uma ótima câmera, porém o seu tamanho é maior do que as câmeras da linha G da Canon.

2 - A Samsung NX-300 também parece ser uma ótima câmera, tem tela touch, encontra-se disponível em sites nacionais, porém seu tamanho também foge às minhas pretensões, inclusive por conta da lente 18-55 do kit.

3 - A Sony RX-100 (ou RX-100II) é talvez a mais indicada por aqui. É pequena, parece possuir um sensor de ótima qualidade (devido ao tamanho???), porém o preço não é dos melhores e não tem tela touch.

4 - A Olympus XZ-2 é menor que a Canon G11, mas não muito, tem tela touch e o preço parece ser satisfatório.

5 - A Canon S120 é a menor delas e tem tela touch, mas e quanto à qualidade de imagem?

Em princípio estou pensando em escolher entre as três últimas: Sony RX-100, Olympus XZ-2 e Canon S120.

Sobre a S120, o amigo Kuni comentou que a lente é mais escura. Mesmo tendo uma abertura máxima de 1.8 (a G11 começa a partir de 2.8), ela é mais escura que as demais?

Quanto à ausência de viewfinder, parece-me que o viewfinder existentes nessas câmeras compactas não ajuda muito. O da minha Canon G11 e nada era a mesma coisa.

Atualmente, mais por falta de tempo, não tenho impresso fotos. Apenas exibo-as no próprio PC e posto algumas delas em redes sociais, mas pretendo passar a imprimir as melhores, porém creio que tamanho maior será 15x21.


rbusato

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
    • Ricardo Busato
Resposta #22 Online: 26 de Abril de 2014, 10:41:17
Na minha opinião não vale a diferença dela para a RX-100, pelas firulas que oferece.

A melhor relação custo benefício hoje é a RX-100. A qualidade de imagem entregue pela duas é absolutamente a mesma.

Me parece que o sensor da RX100II é diferente do da RX100. Olha um trecho do review na dpreview.com:

Now Sony has introduced the RX100 II, sold as a sister model to the existing camera. A new, back-illuminated 20MP sensor (the largest BSI chip we've yet encountered), gives a claimed 40% improvement in low-light sensitivity, which Sony says will allow the RX100 II to focus faster in low light than its predecessor, as well, of course, as producing cleaner high-ISO images.

As duas vantagens citadas, melhor qualidade em baixa luz e melhor velocidade de foco são importantes. Se vale a diferença de preço é outra discussão, mas são câmeras com características diferentes.


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 26 de Abril de 2014, 13:45:05
andresylva, a Canon S120 possui uma lente mais escura do que suas concorrentes, mas não em wide e sim em tele. Em 120mm (abertura máxima 5.7), ela é mais escura do que a sua antiga Canon G11 em 140mm (abertura máxima 4.5). Apenas para efeito de comparação, veja que a Canon G16 possui uma lente com as mesmas distancias focais que a G11, porém com uma lente cuja abertura varia de 1.8 em wide a 2.8 em tele. É aí que está o problema da Canon S120: é pouco mais barata que a Sony RX-100, possui lente mais escura em tele, e o sensor pequeno vai gerar bastante ruído quando utilizar ISOs altos.

Se encontrar a Canon S110 por uns USD 250.00, creio que valha a pena se você realmente precisa de portabilidade. Mas se der mais ênfase à qualidade de imagem, eu ficaria com a Olympus XZ-2, que deve sair uns USD 300.00 e entrega bem mais recursos.


Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 13 de Outubro de 2014, 01:06:40
Me permitam reaproveitar o tópico do colega André, também estou substituindo a minha G11, que não pifou, ao contrário, será apenas substituída, já que terei a oportunidade de trazer uma do exterior sem custos adicionais.

Pretendo adquirir a câmera para uso no dia-a-dia (não tenho outro equipamento) e também em fotos submarinas. Assim comprarei um kit composto pela câmera + caixa estanque.

Eu havia me decidido pela G16, escolha óbvia para quem tem a G11... mas olhando no site da B&H, notei uma oportunidade de adquirir a G1-X, primeira versão.

G1-X:

http://www.bhphotovideo.com/c/product/1059047-REG/canon_powershot_g1_x_digital.html

Valor da câmera + caixa:  $649.95

G16 - só câmera:
http://www.bhphotovideo.com/c/product/1000470-REG/canon_8406b001_powershot_g16_digital_camera.html

Caixa G16 (WP-DC52:
http://www.bhphotovideo.com/c/search?N=11000502&InitialSearch=yes&sts=pi

Valor da câmera: $499.00
Valor da caixa:    $ 258.00
Total:                   $ 757.00

Para quem vai precisar da câmera + caixa, o valor para o conjunto G1-X é mais interessante ($107.05, para ser mais exato).

Quando vi o anúncio, de imediato decidi pelo conjunto G1-X, mas aí, vendo as especificações técnicas e recursos adicionais, acabei ficando na dúvida.

A G1-X tem um sensor que dispensa comentários, é para ser sincero, é esse fator que insiste em fazer com que eu fique na dúvida. O que acho que conta pontos contra a G1-X são:

1. Tamanho e peso: consideravelmente maior e mais pesada que a G16;
2. lente: 28-112 mm G1-X contra 28-140 mm G16;
3. Distancia para fotos macro: 20.07 cm G1-X contra 1 cm G16;
4. Intervalos entre disparos: a G1-X é bem mais lenta que a G16, a G1-X chega a levar 6 segundos entre um clique e outro, em RAW. Em JPG não sei...
5. A G1-X não tem Wifi, a G16 tem.

Fiquei em dúvida com relação a abertura, já que a G16 tem f/2.8 (W) - 5.8 (T) e a G1-X f/1.8 (W) - 2.8 (T). O valor 2.8 como abertura mínima não é ruim?

Não entendo muito sobre fotografia, e gostaria que os amigos me ajudassem a decidir.

Abs
𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"