Autor Tópico: help! resolução da fotografia  (Lida 1067 vezes)

Beatriz Calil

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 01 de Outubro de 2014, 00:49:02
olá pessoal!
não sou profissional e preciso muito de uma ajuda: tenho uma câmera nikon d3000 e costumo fazer fotos (raw) que até ficam boas no computador, porém, na hora de imprimir elas nunca podem ficar maiores que 30 cm (em média) pq aí perdem toda a resolução. Eu preciso fazer umas fotos para imprimir em, pelo menos, 1m! e estou com dúvidas sobre o que tenho que fazer para conseguir isso. Uma câmera melhor? a nikon d3000 não faz imagens maiores? alguma configuração específica (foco/abertura..) que devo estar fazendo errado? o que define esse tamanho de imagem?
:) agradeço quem puder ajudar!
valeu, gente!


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2014, 00:58:43
Vc deve está tendo dificuldade na hora de exportar. Procure no youtube exportando fotos lightroon. :ok:
« Última modificação: 01 de Outubro de 2014, 00:59:01 por Hamilton Sousa »
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2014, 16:36:51
olá pessoal!
não sou profissional e preciso muito de uma ajuda: tenho uma câmera nikon d3000 e costumo fazer fotos (raw) que até ficam boas no computador, porém, na hora de imprimir elas nunca podem ficar maiores que 30 cm (em média) pq aí perdem toda a resolução. Eu preciso fazer umas fotos para imprimir em, pelo menos, 1m! e estou com dúvidas sobre o que tenho que fazer para conseguir isso. Uma câmera melhor? a nikon d3000 não faz imagens maiores? alguma configuração específica (foco/abertura..) que devo estar fazendo errado? o que define esse tamanho de imagem?
:) agradeço quem puder ajudar!
valeu, gente!

Indo do começo: DPI são pontos por polegada. Pontos são pixels. Se a impressora que você vai usar trabalha na resolução de 300 DPI e a foto da sua D3000 tem 3872 x 2592 pixels, você consegue imprimir fotos com o maior lado igual a 3872/300=12,9 polegadas=32,8 cm.

Eu considero 300 dpi uma resolução muito boa; arrisco dizer que poucas pessoas são capazes de diferenciar a olho nu uma imagem em 300 dpi pra mesma imagem em 600 dpi, se ambas estriverem do mesmo tamanho. Se você usarm menos DPI, você conseguirá uma imagem maior, mas sem tanto detalhe (suponho que isto seja o que você disse que "perdem toda a resolução"). Mas esta imagem será vista de mais longe, então uma coisa compensa a outra.

As impressoras têm um método próprio de aumentar o tamanho da foto pra ficarem no tamanho desejado. Este método pode ser melhor ou pior que se você aumentar no computador, dependendo de vários fatores. Se você quer que o lado maior tenha 1 metro, você pode fazer o seguinte: redimensiona sua foto pra que o lado maior tenha 50cm (metade), e deixe a impressora fazer o resto. Com isso, vc pode fazer um "upscale" da foto de 32,8 cm pra 50 cm, ou seja, aumentar o lado maior de 3872 pixels (perdendo algum detalhe) pra 50[cm]/25,4[polegadas em mm]*300[DPI]=5905 no lado maior. Nesta imagem, você aplica o unsharp mask e manda pra imprimir em 1 metro de comprimento.

Note que eu usei 300 dpi como exemplo. Se a impressora for capaz de 360 dpi, o cálculo é o mesmo, pro novo número.