Autor Tópico: "Cropar" ou não "Cropar" ?  (Lida 3940 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 30 de Setembro de 2014, 05:47:45
Existem fotografos que fotografam para o momento e tem que fotografam para a pos edicao. E tem que misture os dois.

Bresson nao eh o melhoe exemplo para se ouvir sobre o "depois do click". Pelo que eu seu ele nunca trabalhou as proprias fotos. E nunca soube.
Mas sem duvida ele tinha um excelente olhar para o enquadramento no viewfinder, percepcao geometricas e equilobrio em composicao.
Mas as fotos dele em geral sao cruas. Nao que isso seja algo ruim ou bom. Apenas eh. Apesar de muitos serem intolerantes com tal aspecto de "cru" quando veem em fotos que nao seja de Bresson. Mas nas fotos de Bresson nem reparam.

Sobre esse aspecto do topico eu prefiro ouvir a opiniao de Ansel Adams e Helmut Newton, em que a foto nao eh apenas o registro composicional/geometrico do momento do click, mas um meio de criacao visual alem do mero registro do momento e suas caracteristicas do momento.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2014, 05:50:04 por C R O I X »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #16 Online: 30 de Setembro de 2014, 07:57:02
Sobre esse aspecto do topico eu prefiro ouvir a opiniao de Ansel Adams e Helmut Newton, em que a foto nao eh apenas o registro composicional/geometrico do momento do click, mas um meio de criacao visual alem do mero registro do momento e suas caracteristicas do momento.


Eu ia citar justo o Ansel Adams aqui, que é um fotógrafo que trabalhava bem o negativo, fazia tratamentos bem rebuscados, inclusive com bastante crop... Eu sei que hoje em dia todo mundo usa o Adams como desculpa para tratamentos mais pesados, rsrs, mas acho que é sempre um bom exemplo a ser citado, pois além de trabalhar muito antes da captura, ele trabalhava bastante depois também.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #17 Online: 01 de Outubro de 2014, 11:34:51
Penso eu que o melhor é não cropar ou cropar o mínimo possível. Mas esse é um exercício e um desafio bastante intenso.
Então, faça uma boa foto na captura e se for absolutamente essencial cropar, crope sem dor na consciência.
Se até HCB cropou, pq eu não poderia cropar um pouquinho?!?!  :D

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova