Autor Tópico: O assunto aqui é MAKE MONEY  (Lida 4107 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 02 de Outubro de 2014, 10:22:46
A gente sempre está atrás de alguma "fórmula mágica", digamos assim, algo que seja infalível e que nos renda dinheiro. Não só na fotografia, em qualquer área. Mas, como todos sabem, não existe fórmula mágica e nem nada infalível, senão todos já seríamos ricos, rsrs...

Eu sou a favor de fazer meu trabalho de forma bem feita e eficiente. É um investimento a longo prazo, mas que eventualmente vai dar frutos. Mas uma coisa que certamente ajuda na empreitada são as parcerias. Com outros fotógrafos, com assessores, com locais, com decoradores, etc... Depois que comecei a fazer parcerias é que o negócio começou realmente a funcionar, acho isso quase que essencial.

De resto, oferecer algo diferente do que o resto dos fotógrafos oferece é sempre um chamativo. Mas não é nem um pouco garantido, e também não pode ser algo artificial, tem que ser natural, da sua personalidade mesmo. Senão fica com cara de artificial, de falso, não tem jeito, rsrs.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 03 de Outubro de 2014, 16:39:57
Humberto Yoji, conta um pouco de como funciona a parceria que vc faz, tipo, o buffet recomenda você? Ele ganha algo em troca? diga ai, não nos poupe... :snack:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 06 de Outubro de 2014, 16:32:41
Eu penso assim, eu escolhi a fotografianpara ser fotografo e nao vendendor de produtos.

Ok, toda profissao precisa vender seu trabalho e todo profissional independente precisa vender a sua imagem, para conseguir trabalhos. Mas se tem algo que me deixa totalmente broxa eh procurar outras vias de ganhar dinheiro que nao seja fotografando e vendendo impressoes tradicionais. Ou seja, criando. E olha que o que eu mais preciso no momento eh dinheiro.

Apesar de vender produtos (fotos) para convidados de festas e casamentos, como renda extra do servico prestado em si, eh uma alternativa para conseguir fazer com que um negocio que nao esta se sustentanso consiga se sustentar.

Mas buscar ganhar mais dinheiro por dinheiro, ou vender produto pelo mero interesse monetario, acredito que existam muitos outros meios melhores do que no negocio da fotografia. A nao ser que vc ja tenha chegado em um estatus de destaque na industria e reconhecimento popular, onde qualquer coisa que vc faca, so por ser seu, ja se vende sozinho.

Mas eu sou do tipo de pessoa que nao consegue dividir a atencao. Se eu focar minha atencao em prazer monetario, eu perco meu foco no prazer da fotografia, da criacao e consequentemente na qualidade e interesse do que tenho em criar.




Um tempo atras eu estava na rua parando pessoas para fazer retratos aleatorios quando parei um casal, que na hora de pegar o contato para mostrar a fotografia a ele, ele perguntou se eu era Britanico por causa do meu sotaque. Mas o interesse dele em saber era pq o cara em seguida se apresentou como ator e cineasta, que estava na mesma epoca participando de um festival de filmes em Cork na Irlanda.

Eu fiquei interessado e perguntei se ele tinha um site onde eu pudesse ver algo do trabalho dele. E a resposta tipica de americano cacador de dinheiro foi "nao, pq eu mostraria meu trabalho de graca na internet. Eu vendo meu trabalho". O fato eh que ele nao tinha entendido que eu apenas queria ver alguns trailers e portfolios.

Mas essa faz parte da cultura americana do cacador de fortunas. O que eu ate gosto no aspecto das pessoas serem mais motivadas em procurar fazer algo que gosta e se arriscar sair do padrao e tradicao do que "todo mundo faz", e com o proprio estado sendo aberto a aventureiros as coisas acontecem. Algo semelhando ao ambiente Irlandes, mas totalmente oposto a cultura do apego as "regras", controle e burocracia alema. Mas o lado negativo esta esse apelo monetario e formentacao da cultura da produtividade constante como valorizacao pessoal.


Eu entrei no site do cara e eu reconheci ele. Eh um ator californiano muito estrabico que apesar de nao ter feito grandes filmes, ele eh de certa forma bem conhecido para quem axompanha o cinema popular/local americano.



Curiosamente, eu vi em outro forum, um topico falando de como esta ficando cada vez mais comum mulheres de classe medi, bem criadas, virarem garotas de programa, como forma de conquistar a liberdade e independencia financeira o mais cedo possivel. E junto veio alguns debates morais sobre a questao de vender o sexo para ganhos financeiros. Engracado que esse mesmo disxurso moralista ja foi feito sobre o dinheiro em um mundo ocidental dominado pela igreja catolica e suas leis (divinas segunda ela). Mas o que antes ja foi considerado imoral, a venda do corpo como mao de obra para ganhos financeiros, ou a exploracao da mao de obra alheia para ganhos financeiro pessoal, hoje eh visto como algo digno e homroso, gracas a moral protestante pregada por burgueseses buscando interesses monetarios junto ao interesse religioso (ou em outras palavras, quebrar o monopolio do poder monetario da igreja e dos monarcas.


Dois pesos duas medidas? O quanto imoral eh a xomercializacao do sexo e o quanto digno eh a exploracao da mao de obra alheia para ganhos pessoais?
Obviamente nao estou procurando respostas... (nao aqui).
So estou enrolando antes de ir para a cama... :D
Mas eh algo interessante a se pensar.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 06 de Outubro de 2014, 17:04:46
Eu jamais permitiria que o fotógrafo que fotografou meu casamento usasse a imagem dos meus convidados, seja pro que for.



edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 06 de Outubro de 2014, 18:07:15
Citar
O que eu ate gosto no aspecto das pessoas serem mais motivadas em procurar fazer algo que gosta e se arriscar sair do padrao e tradicao do que "todo mundo faz", e com o proprio estado sendo aberto a aventureiros as coisas acontecem.

Valew C R O I X

Citar
acredito que existam muitos outros meios melhores do que no negocio da fotografia.

Tem de ter um jeito de melhorar isso, sem agredir ou invadir o espaço e a privacidade, sendo cordial e dando para as pessoas o que elas querem, as fotos delas.

Tá cheio de gente que vem aqui e escreve que não gosto disso e daquilo, já sabemos que tem gente que gosta e não gosta, é o que mais tem, o tópico foi feito para idéias novas.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 07 de Outubro de 2014, 01:47:31
Valew C R O I X

Tem de ter um jeito de melhorar isso, sem agredir ou invadir o espaço e a privacidade, sendo cordial e dando para as pessoas o que elas querem, as fotos delas.

Tá cheio de gente que vem aqui e escreve que não gosto disso e daquilo, já sabemos que tem gente que gosta e não gosta, é o que mais tem, o tópico foi feito para idéias novas.

Mas eh ai que entra o meu apelo. Eu tambem procuro ideias novas. Mas nao ideias novas de pura monetarizacao. Mas sim ideias novas de criacao e servicos ligados a criacao que possam trazer minetarizacao extra.

Apenas apresentei meu perfil para ampliar o debate e as possibilidades. E nao para ocamente dizer sobre o que eu gosto e o que eu nao gosto.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 07 de Outubro de 2014, 02:28:59
Eu tinha escrito mais falando de diferentes maneiras de ganhar dinheiro fotografando ou com atividades paralelas como venda de impressoes para convidados, workshops, compra e revenda de vameras e lentes, atracoes turisticas e parques, etc. mas na hora de enviar deu um erro na pagina e a mensagem foi perdida.

Mas nao tem importancia.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 07 de Outubro de 2014, 11:53:54
Citar
Mas nao tem importancia.

Pra mim teria muita! Se um dia tiver tempo de re-escrever...
Sempre que escrevo muita coisa dou um ctrl+c antes de postar, sempre deu pau.

Toda idéia pode ser lapidada...

Estou para fazer uma formatura de uma escolinha infantil em dezembro, e estou depositando atenção e energia neste cliente, para que seja criada uma afinidade com eles, e todo ano me chamem, é como a compra de um ativo, do audiolivro que postei neste tópico. Quero expandir isso com outras escolas, como uma escola de dança onde tenho umas amigas, tenho certeza de se eu fizer um bom trabalho, todo ano vão me chamar para cobrir suas apresentações, e depositar energia para aferecer álbuns, quadros etc.

« Última modificação: 07 de Outubro de 2014, 11:55:36 por edugandolfe »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 07 de Outubro de 2014, 14:13:44
Pra mim teria muita! Se um dia tiver tempo de re-escrever...
Sempre que escrevo muita coisa dou um ctrl+c antes de postar, sempre deu pau.

Toda idéia pode ser lapidada...

Estou para fazer uma formatura de uma escolinha infantil em dezembro, e estou depositando atenção e energia neste cliente, para que seja criada uma afinidade com eles, e todo ano me chamem, é como a compra de um ativo, do audiolivro que postei neste tópico. Quero expandir isso com outras escolas, como uma escola de dança onde tenho umas amigas, tenho certeza de se eu fizer um bom trabalho, todo ano vão me chamar para cobrir suas apresentações, e depositar energia para aferecer álbuns, quadros etc.
Eu costumo escrever por impuldo interior. As vezes tenho e eu saio escrevendo igual louco e as vezes nao tenho e nao da vontade de falar sobre o assunto. Vou esperar o impulso bater de novo pq escrever com ma vontade nao deve ser uma boa ideia. :)

Mas sinceramente, nao era novidade alguma o que eu tinha escrito, so reforcando o que ha de opcoes mais populares de se ganhar dinheiro com atividades paralelas do fotografar em si.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #24 Online: 07 de Outubro de 2014, 14:22:54
Aos fotógrafos, profissionais e entusiastas: vocês são também consumidores de serviços de fotografia? Além do casamento, em que praticamente sempre há um fotógrafo contratado, costumam contratar ensaios de família, newborn, fotógrafos para festas de seus filhos e comprar a foto no hotel fazenda ou no parque de diversões, ou o pratinho com foto no cristo redentor?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 07 de Outubro de 2014, 15:56:56
Citar
Além do casamento, em que praticamente sempre há um fotógrafo contratado, costumam contratar ensaios de família, newborn, fotógrafos para festas de seus filhos e comprar a foto no hotel fazenda ou no parque de diversões, ou o pratinho com foto no cristo redentor?

Sim...sempre que é me oferecido um produto acabo ficando com ele, se for personalizado, melhor ainda, este é o ponto "x", as pessoas querem más não tem tempo de fazer ou arquitetar algo, então o modo e a abordagem são importantes, um exemplo é uma loja de vestidos de noiva, daquelas que se fazem os vestidos, é claro que esta loja (de alto nível) ganha dinheiro, e gostaria de ter seus vestidos fotografados bem, em vários ângulos, e impressos em um folder ou um álbum de portifólio da loja, más o dono da loja tem tempo de arquitetar o projeto? ou ele sabe fazer isso? não, então se vc pensar e gastar um tempo em casa fazendo este projeto, com quantidade de fotos, tratamentos, preços justos, a contratação das modelos, e dar na mão do dono descritivo do projeto, bem escrito e detalhado, onde ele só precisa pagar, e vc cuidar de tudo, as chances de fechar são melhores do que ficar especulando, ligando e tentando explicar...o mapa da mina são as revistas de noivas, onde se reúnem todas as lojas, buffet's, salões, ou seja, tudo sobre casamento da mesma cidade junto...aqui em Sorocaba é a Revista Enlace...

Sabe que criar uma revista assim em uma cidade onda ainda não tenha é uma chance de rasgar dinheiro tb...
« Última modificação: 07 de Outubro de 2014, 15:59:20 por edugandolfe »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 07 de Outubro de 2014, 16:28:14
Aos fotógrafos, profissionais e entusiastas: vocês são também consumidores de serviços de fotografia? Além do casamento, em que praticamente sempre há um fotógrafo contratado, costumam contratar ensaios de família, newborn, fotógrafos para festas de seus filhos e comprar a foto no hotel fazenda ou no parque de diversões, ou o pratinho com foto no cristo redentor?

Quase nunca. Eu gosto de comprar cartoes postais historicos (com fotos de epoca e da epoca). E em parque de diversoes quando mostra a minha cara na parte mais emocionante da montanha russa. E fotos que donsidero mais artisticas. Mas essa ultima eu nao tenho comprado tanto por estar quebrado no momento quanto por nao querer acumular mais coisas dentro de casa do que ha tenho (na verdade estou querendo me livrar de muita coisa).

Mas fotos de familia, de cerimonias e festas de aniversario ou o que for, nao tenho nao passa em minha cabeca contratar fotografos para isso. Talvez para casamento se um dia eu me casar, se for uma cerimonia grande (para a noiva). Pq eu mesmo nao faco questao de cerimonias.

Mas eu danco quadrilha em festas juninas se me chamarem.



althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 10 de Outubro de 2014, 07:08:07
Estou absorvendo todas as opiniões, todas são válidas!

Segue a quem interessar o Audiobook

Pai Rico Pai Pobre.zip
https://emerson.sendthisfile.com/c.jsp?t=BGzS7BeIJL3sFwr7KL7Nya8i&n=vMKUXulNyiEXWNd5tOx2Hrl2

Vou repensar este assunto de oferecer as fotos separadamente, ainda não o fiz, foi bom discutir antes com vocês, continuem...
Outro detalhe, esta estratégia não inclui casamento, só aniversários infantis...
ouvi o livro e me fez pensar de modo diferente. onde encontro mais audiolivros sobre o tema?
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Patagonico

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.979
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 11 de Outubro de 2014, 18:48:37
Quer ganhar mais?
Em minha humilde opinião, existem outros caminhos.
Desenvolva seu trabalho a um nível superior em qualidade geral ( trato com os clientes, pontualidade, descrição, responsabilidade e logicamente alta qualidade ). Crie uma "assinatura" do seu trabalho, saia do feijão com arroz, desenvolva sua arte pessoal, invista em boas ferramentas de trabalho. Se você for capaz de ótimos resultados o retorno será certo. Valorize ( elitize ) seu trabalho, não precisará de métodos como os que citou para ganhar mais.  Clientes de nível privam por cordialidade e privacidade e seu meio social também.
A abordagem  que você citou funciona? Sim, mas pode ser a curto prazo e esta mais para outro nível de trabalho, logo nível de clientes. Esse é o inchaço no mercado que tantos falam, mas esse inchaço começa com o aumento de clientes ( classe social emergente ) que exigem antes de tudo bom preço, aí o profissional se vê forçado a entrar nesse mercado popular de eventos. Conheço profissionais que faturam muita grana com apenas um evento por mês, mas para as pessoas certas. Que tipo de trabalho vai oferecer que abordagem técnica e artística vai dedicar para os clientes que clima vai ser o trabalho, conhecer mais os clientes. Marcam reuniões, trocam ideias e decidem pontos que os clientes gostariam muito que fossem destacados no evento, tudo isso para exceder as expectativas dos contratantes. Essa dedicação pré-evento se alastra como rastilho de pólvora e a agenda fica cheia por muito $tempo$.  Mas isso não é apenas um atendimento personalizado que agrada o cliente, valoriza o profissional e seu trabalho.
Abs


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #29 Online: 11 de Outubro de 2014, 18:53:17
Muito boa observação.
Muito, mesmo!
No mesmo nível das fotografias que aprendi a apreciar.