Autor Tópico: O assunto aqui é MAKE MONEY  (Lida 4080 vezes)

edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Outubro de 2014, 16:29:06
Olá!

Pessoal, depois do audiobook do Curso Dale Carnegie que ensina a influenciar as pessoas, estou ouvindo o audiobook do livro "Pai Rico, Pai Pobre" e este está abrindo minha mente em uma certa educação financeira.

O ponto que quero chegar é como fazer dinheiro, a expressão americana Make Money.

Estou cansado de ver e ouvir falar que está difícil aqui, ali etc...prostituíção de preços, boomm de fotógrafos, etc...e estou abrindo este tópico para discutir idéias e formas de fazer dinheiro com a fotografia, ir além, depois de fechar um evento, persuadir os convidados da festa, fazê-los comprar, achar maneiras de vender algo a mais...para desfazer o mito de que fotografia é um ramo difícil, e que com o trabalho duro e energia gasta nos clientes possa fazer dinheiro.

Semana passada eu fiz um aniversário (filha de um amigo de 1 aninho) e como sempre, tentei fazer o meu melhor, acabei por captar ótimos momentos de família, mães com filhos, crianças brincando, etc...e depois, na pós produção, juntando as idéias do audiobook, fiquei pensando em como posso fazer mais dinheiro além do que recebi para fazer a cobertura do evento, de ir além, e fazer com que cada evento renda mais.

A primeira idéia foi postar algumas fotos no Face e atrair as abelhas (os convidados dos quais tenho fotos boas), depois postar no Flickr o trabalho completo com marca d'agua no meio da foto (sem dó). Depois que as abelhas aparecem no Face, entro em contato com eles no inbox e envio lhes um croqui feito no PS da foto do filho dele em uma moldura de madeira, tamanho 20x30cm, bem próxima do real, e lhes ofereço o quadro a um valor de aprox. R$50,00. (qual pai vai negar 50 reais por uma foto impressa do filho em uma moldura?).

Se ele não aceitar, ele vai ter pedir ao dono do evento a foto em alta sem a marca dágua na frente, e ter de ir imprimir e comprar a moldura, mas a maioria topa, pois o croqui é tão parecido com o real que dá a impressão que já está pronto...nisso quero levantar mais dinheiro e dobrar o valor cobrado pela cobertura do evento.

Tenho outras idéias cozinhando, más antes gostaria de saber do pessoal a opinião e outras idéias...vamos discutir isso? Abraços


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2014, 16:50:39
Não sou profissional de fotografia, portanto leia com cautela e redobrada criticidade meus comentários.
Mas eu teria muita reserva em contratar um profissional de qualquer ramo que fosse abordar meus convidados. Ou mesmo que usasse a imagem deles no FB.


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2014, 17:44:31
Citar
Mas eu teria muita reserva em contratar um profissional de qualquer ramo que fosse abordar meus convidados. Ou mesmo que usasse a imagem deles no FB.

Eu entendo o que vc quer dizer, e respeito sua opinião e seu modo polido de abordagem. Apenas retificando, previamente conversado com os contratantes, eles permitiriam postar as fotos deles na sua pagina, e automaticamente os convidados e amigos irão ver, aí vc entra em contato e mostra o croqui no inbox, na minha opinião, não é algo tão agressivo, é até um modo de fazer um elogio sutil ao convidado, dizendo que tem uma foto linda dele e se preocupa ao ponto de entrar em contato e oferecer-lhe esta ótima lembrança...são pontos de vista diferentes.
Mesmo que seja feito do modo mais arriscado, os convidados em 99% dos casos gostam se se ver e até mesmo postam suas fotos (horríveis de celular) antes da festa acabar, o que ele pensaria de ver uma foto de qualidade na página de um fotógrafo? A maioria gostou e agradeceu.

Em resumo, para fazer dinheiro precisamos assumir alguns riscos, certo? Se a maioria gosta, é só retirar no caso de alguém solicitar...bom, más essa é apenas uma idéia simples, podemos discutir aqui o melhor modo de fazer várias coisas, de oferecer um álbum impresso, como enviar orçamentos, uma maneira diferenciada de entregar o trabalho ao cliente, etc...aberto a tudo que possa render frutos...
« Última modificação: 01 de Outubro de 2014, 17:47:39 por edugandolfe »


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2014, 21:05:42
audiobook do livro "Pai Rico, Pai Pobre"

Onde vc baixou ??? :D
Fábio Pedro.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2014, 22:29:36
Gosto da ideia de negócios que geram negócios. Não tenho aversão a isso, claro.
E acho louvável desejar empreender, o que sempre traz um componente de risco. Jamais, porém, pensei em oportunidades de negócio quando o assunto é fotografia.
Sou, como disse, um amador. E novato, ainda por cima.
Não me sinto qualificado para debater.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2014, 01:17:26
Acrescente na sua leitura/áudio, "Quem mexeu no meu queijo" referente a mudanças que 99% das vezes acontecem independente de sua vontade.

Depois a "bíblia" da famigerada reengenharia , A Meta (pra fazer as mudanças)

Quando vc crescer como empresário, vá com "A empresa de corpo, alma e mente" (não lembro se é esta a ordem) sobre organização industrial.

Nenhum deles é técnico

Não sei se tem em audiobook mas são bem interessantes de se ler

Referente ao Make Money o mais difícil é o primeiro contato o que "tumaticamente" avalia a eficiência de sua  prospecção. Rede social é uma ótima ferramenta para isso

Neste contato, um profissional com mais recursos a oferecer, mesmo que mais caro, acredito ter mais chances de sucesso.











« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 01:20:46 por spositom »


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2014, 01:31:52
 :snack:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2014, 08:06:36
Não sou profissional de fotografia, portanto leia com cautela e redobrada criticidade meus comentários.
Mas eu teria muita reserva em contratar um profissional de qualquer ramo que fosse abordar meus convidados. Ou mesmo que usasse a imagem deles no FB.


No meu casamento, eu tinha acabado de me mudar por questões de trabalho, já não morava mais na cidade. Ficou combinado que iria pegar as fotos somente uns 3 a 4 meses depois quando voltasse lá. O fdp do fotógrafo andou vendendo as fotos do meu casamento pros convidados, antes mesmo de eu pegar ou ver as prévias com ele.

E aí pra minha surpresa dias depois da festa começo a ver pipocar no orkut (em 2004) fotos da minha festa que os convidados iam comprando!

Achei uma tremenda falta de profissionalismo. Eu era "inocente" na época e deixei passar.. E ainda convenci 02 amigos que iam casar a procurar outro profissional de lá. Hj isso não passaria despercebido, se eu fosse contratar já estaria uma cláusula dessa em contrato!

Um absurdo EU pagar pro fotógrafo ir lá e depois ele vender foto minha pra quem não ajudou a pagar o cachê dele!! Me desculpe mas eu não concordo com essa atitude, A NÃO SER que seja combinado de antemão na hora de fechar o negócio.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 08:11:43 por Luciano.Queiroz »


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2014, 08:17:57

Citar
Onde vc baixou ??? :D

Um amigo me passou, vou upar e por o link aqui!  :ok:


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2014, 08:26:50
Citar
A NÃO SER que seja combinado de antemão na hora de fechar o negócio.

Isso deve ser conversado sempre com atencedência, afinal todos estamos na mesma batalha e com uma conversa prévia poucos não concordariam...

Más não vamos nos prender neste nicho de venda, podemos atacar em várias outras idéias para fazer dinheiro, como parcerias em lojas de roupas, o modo de oferecer uma proposta, etc...há vários casos. Uma vez conversei com uma moça que disse ter sido abordada na cidade por uma fotógrafa, ela ofereceu fazer 5 fotos em estúdio sem compromisso, destas 5 fotos 2 ela iria dar. Se ela gostasse do resultado, ela poderia fechar um book impresso. Ela fez e gostou, voltou lá e fechou um book assim como mais amigas dela...são idéias básicas que nos fazem gerar persuasão...
« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 08:27:44 por edugandolfe »


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #10 Online: 02 de Outubro de 2014, 08:35:17
Acompanhando  :ok:
Não sou profissional da área, mas gosto sempre de aprender esses assuntos. Se surgir alguma boa ideia também, postarei aqui.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #11 Online: 02 de Outubro de 2014, 09:14:18
Isso deve ser conversado sempre com atencedência, afinal todos estamos na mesma batalha e com uma conversa prévia poucos não concordariam...

Más não vamos nos prender neste nicho de venda, podemos atacar em várias outras idéias para fazer dinheiro, como parcerias em lojas de roupas, o modo de oferecer uma proposta, etc...há vários casos. Uma vez conversei com uma moça que disse ter sido abordada na cidade por uma fotógrafa, ela ofereceu fazer 5 fotos em estúdio sem compromisso, destas 5 fotos 2 ela iria dar. Se ela gostasse do resultado, ela poderia fechar um book impresso. Ela fez e gostou, voltou lá e fechou um book assim como mais amigas dela...são idéias básicas que nos fazem gerar persuasão...

Particularmente acho que muitos não concordariam, mas essa é minha opinião como consumidor, eu ja acharia um absurdo alguém me fazer uma proposta dessas, mesmo explicado que só faria isso se eu concordasse eu já procuraria outro profissional... Quanto abordar as pessoas e oferecer um ensaio free pra ver se gosta e se interessar em comprar as fotos já é uma pratica bem antiga no "mercado", e bem mal vista, mas de repente pode montar na sua página social um banner com essa proposta e vincular entre seus amigos e seguidores para que eles venham até vc com interesse em fazer, e eles compartilharem a ideia para que outras pessoas de repente possam se interessar, melhor do que abordar as na rua ou mesmo em redes sociais  :ok:
« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 09:17:31 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Outubro de 2014, 09:15:16
Acompanhando  :ok:
Não sou profissional da área, mas gosto sempre de aprender esses assuntos. Se surgir alguma boa ideia também, postarei aqui.

 :snack:
2x
« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 09:17:22 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 02 de Outubro de 2014, 09:58:16
Particularmente acho que muitos não concordariam, mas essa é minha opinião como consumidor, eu ja acharia um absurdo alguém me fazer uma proposta dessas, mesmo explicado que só faria isso se eu concordasse eu já procuraria outro profissional...

Eu penso a mesma coisa.. Como consumidor eu não aceitaria. Tem que tomar muito cuidado! Fazer isso pode ser um tiro que sai pela culatra!

Se é pra vender as fotos depois, o Fotógrafo que fosse lá no meu casamento/ aniversário/ evento DE GRAÇA e tentasse me vender as fotos individuais depois.. A partir do momento que eu pago e dou exclusividade pro o fotógrafo estar na festa, quero exclusividade das fotos!
« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 10:00:53 por Luciano.Queiroz »


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Outubro de 2014, 10:20:11
Estou absorvendo todas as opiniões, todas são válidas!

Segue a quem interessar o Audiobook

Pai Rico Pai Pobre.zip
https://emerson.sendthisfile.com/c.jsp?t=BGzS7BeIJL3sFwr7KL7Nya8i&n=vMKUXulNyiEXWNd5tOx2Hrl2

Vou repensar este assunto de oferecer as fotos separadamente, ainda não o fiz, foi bom discutir antes com vocês, continuem...
Outro detalhe, esta estratégia não inclui casamento, só aniversários infantis...
« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 10:21:04 por edugandolfe »