Autor Tópico: Minha primeira foto com TS  (Lida 4461 vezes)

Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #30 Online: 02 de Outubro de 2014, 20:15:39
Sério que ela vai fazer shift no sensor???

Puxa, queria tanto o tilt...
O cara não perdoa... :D
Eu me referia ao tilt mesmo...
Como o sensor da E-M1 movimenta em 5 eixos, acho que seria possível fazê-lo ajustar a perspectiva fazendo o moviento do tilt...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 02 de Outubro de 2014, 21:13:45

O cara não perdoa... :D
Eu me referia ao tilt mesmo...
Como o sensor da E-M1 movimenta em 5 eixos, acho que seria possível fazê-lo ajustar a perspectiva fazendo o moviento do tilt...

Acho quase impossível isso.

Deve ser algo digital.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 02 de Outubro de 2014, 22:41:19
Acho quase impossível isso.

Deve ser algo digital.

A correçao keystone in body,  nao é o mesmo que correçao no sensor. Só bem depois que foi mencionado correçao no sensor  que  me dei conta do que isso implica.  Se fosse correçao no sensor seria um sonho, descartando totalmente as lentes tilt-shift, mas imagina o quanto o sensor teria que se movimentar para fazer as correçoes que essas lentes fazem, vários milimetros e talvez centimetros, creio que nao temos essa tecnologia ainda. O movimento para correçao IBIS de 5 eixos no sensor deve ser de ordem abaixo da milimetrica, provavelmente micrométrica, e que por isso nao tem, ou teria, como corrigir distorções lineares, etc, basta ver o quanto as lentes TS se movimentam. Em outras palavras, a correçao é digital mesmo (no processador, mas in body rs..), confirmei isso no site  do Robin Wong, onde ele faz um rápido comentário sobre esse novo recurso http://robinwong.blogspot.com.br/2014/09/multiple-olympus-announcements-mzuiko.html.
Pelo exemplo de correçao dele (vide imagem abaixo) o resultado ficou muito bom;  além de corrigir perfeitamente (na minha percepção),  nao houve praticamente nada de crop da imagem original para a final. Creio que a grande vantagem desse recurso é podermos ajustar a perspectiva enquanto enquadramos (Live View), isso é muito bom. Algo meio limitante, mas nem tanto, é que a saída somente em jpg, já que o tratamento é digital. Mas quem quiser o raw original basta habilitar a câmera para salvar raw e jpg simultâneos..




ps.: sei não, mas acho que esse tópico cairia melhor na área de equipamentos, dado o rumo das discussões
« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 23:00:35 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 02 de Outubro de 2014, 22:56:26
Angelone, isso se dá em tempo real, no evf? É simplesmente fantástico, ainda que digital.

Apesar de ser feita apenas no jpg, ela dá uma garantia do potencial do arquivo Raw que pode ser feito simultaneamente, que é o mais importante.

Porque a minha 5d3 não vem com isso no LV? Me ajudaria um monte.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 23:03:15 por Claudio Rombauer »


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 02 de Outubro de 2014, 23:31:45
..
Porque a minha 5d3 não vem com isso no LV? Me ajudaria um monte.

Porque nao é Olympus e nao tem a patente deles.. :D :D


Citar
.. isso se dá em tempo real, no evf? É simplesmente fantástico, ainda que digital.

Apesar de ser feita apenas no jpg, ela dá uma garantia do potencial do arquivo Raw que pode ser feito simultaneamente, que é o mais importante.

Também acho demais de bão, rss.. O interessante disso é exatamente se dar em tempo real, no Live View.. Certamente no LCD e muito provavelmente no EVF também.. Ah q inveja de quem tem E-M1  :D

A gravação simultanea jpg/raw, espera-se que continue funcionando com o recurso Keystone correction habilitado. Poxa, com tanta gente aqui no forum com E-M1, bem que alguém poderia conferir esses detalhes.. 

p.s: uma idéia Claudio: porque vc nao compra outra E-M1 e me vende a sua que esta na assistência? Eu nao  tenho pressa, rss....
« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 23:41:29 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 03 de Outubro de 2014, 19:14:00
Angelone, eu não cheguei a vender a em5, então tô fotografando com ela.