Autor Tópico: Canon: nós vemos o impossível  (Lida 13881 vezes)

ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #135 Online: 08 de Outubro de 2014, 21:05:12
Armando eu trabalhei muito com uma 30D fazendo fotos publicitárias. Ganhei um bom dinheiro e não lembro de ter esbarrado em resolução. Depois troquei por uma 5Dc e foi só alegria. Naquela época não tínhamos muitas opções, então a expectativa não era tão grande quanto é hoje, qualquer câmera que não filme direito em ISO80.000 é uma porcaria. Antes nem filmar elas filmavam. Antes a gente tinha que acertar exposição, agora o DR é tão alto que é puxa daqui, puxa dali, é tudo fabricado na conversão e não tem quase foto perdida. E quando o DR for quase infinito? Vai sair tudo tipo um HDR, e aí a gente vai ter saudades da época em que o DR era baixo.
Verdade meu caro, o que era o sonho de ontem se tornou o "lixo" atual. Eu já gosto do oposto, tirar leite da pedra! rsrsrs
Não uso fotômetro da câmera, só fotografo pelo Sunny 16 e penso na luminosidade/refletividade da cena em EV's, somente em pontos inteiros, tanto para velocidade, abertura e ISO.
A pós é importante para enaltecer a beleza do clique e não para consertar uma técnica ruim, efeitos não superam os conceitos! Abraço meu caro.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.647
  • Sexo: Masculino
Resposta #136 Online: 08 de Outubro de 2014, 21:11:21
Verdade meu caro, o que era o sonho de ontem se tornou o "lixo" atual. Eu já gosto do oposto, tirar leite da pedra! rsrsrs
Não uso fotômetro da câmera, só fotografo pelo Sunny 16 e penso na luminosidade/refletividade da cena em EV's, somente em pontos inteiros, tanto para velocidade, abertura e ISO.
A pós é importante para enaltecer a beleza do clique e não para consertar uma técnica ruim, efeitos não superam os conceitos! Abraço meu caro.

Sunny 16, nossa. Faz tempo que não ouço falar nisso. A última vez que eu usei foi quando emprestei uma pentax analógica do meu pai.



ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #137 Online: 08 de Outubro de 2014, 21:42:59
Sunny 16, nossa. Faz tempo que não ouço falar nisso. A última vez que eu usei foi quando emprestei uma pentax analógica do meu pai.
Depois que aprendi e "ensinei" meu cérebro a identificar os EV's, assim tudo fica fácil demais, para mim uma foto ou é 1/60 ou 1/125, não tem meio termo, rsrsrs

Estou na cena e penso:  "Aqui está 2 EV's abaixo da cena anterior", abriu mais o sol, compenso mais um EV. Nesta horas confesso, uma câmera com 2 dials faz diferença.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #138 Online: 08 de Outubro de 2014, 23:27:08
Depois que aprendi e "ensinei" meu cérebro a identificar os EV's, assim tudo fica fácil demais, para mim uma foto ou é 1/60 ou 1/125, não tem meio termo, rsrsrs

Estou na cena e penso:  "Aqui está 2 EV's abaixo da cena anterior", abriu mais o sol, compenso mais um EV. Nesta horas confesso, uma câmera com 2 dials faz diferença.
Show de bola Armando, eu também penso assim quando uso minha Olympus OM-1 onde as Zuikos nao possuem abertura "meio-termo", é F2.8 ou F4, F5.6....Velocidade idem e não perdi nenhuma foto por conta da fotometria nos ultimos 2 anos.
Minhas configurações para um filme ISO/ASA 100 eu uso 1/100s e:
1 - F11-16 no Sol;
2 - F5.6-8 na sombra;
3 - F2.8-4 escurecendo;
4 - 1/30s e F4 noitezinha;
5 - 1/15s e F1.8 ou F2 dependendo da lente dentro de casa.

Claro, usando Filme 400 aumentam as possibilidades de usar o F1.8 e 1/15s em locais mais escuros e mantem o 1/ASA.

Acho que sua técnica do EV é mais ou menos isso porém traduzindo as configurações para EV certo? Terias uma forma simples se explicar como usas na prática.
Essa minha aí dá mais ou menos uns 9 pontos (+4 a -4) que eu resumi em 5 usando ali as compensações.
Agora isso aí em filme é tranquilo, agora no digital a amplitude é BEM maior por conta do ISO ir para a extratosfera, então eu não consigo pensar da mesma forma no digital, até porque o digital é mais "sensivelzinho", qualquer variaçãozinha já caga a foto.

Ultimamente na 5d eu uso 3 ISO's, 100 no SOL (ou 50 dependendo se quiser abertura grande), 800 na sombra e 1600 nas demais. Entrou em lugar fechado é 1600 sempre.

Sobre os 2 dials, já pensou em usar lentes manuais na digital? :) Eu uso e gosto justamente disso, de poder mudar a abertura na lente, falando nisso, engenheiros BURROS da Canon, Nikon, Sony etc.... Se perdeu muita coisa boa da epoca de filme... Na minha OM-1 eu mudo Abertura, foco e velocidade tudo na mesma mão no mesmo lugar....A ergonomia vamos combinar que piorou muito.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2014, 23:28:58 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A




ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #140 Online: 09 de Outubro de 2014, 10:16:38
Acho que sua técnica do EV é mais ou menos isso porém traduzindo as configurações para EV certo? Terias uma forma simples se explicar como usas na prática.


Sem fugir do tópico e bem resumido, eu parto do princípio de um dia de sol, em ambiente aberto, na referência da tabela - EV 15 em ISO 100 (base).

ISO 100 | 1/125 | f/16

Devido à difração mais presente no mundo digital eu compenso os pontos de luz na velocidade, abrindo o diafragma para f/5.6 ou f/8 (normalmente os picos de nitidez, o sweet spot de cada lente).

ISO 100 | 1/500 | f/8 ou ISO 100 | 1/1000 | f/5.6 - Ainda estamos em EV 15.

A fotometria ainda é a mesma, apenas mudamos as variantes, com lentes mais claras onde se precisa de mais velocidade ou maior abertura as possibilidades são grandes:

ISO 100 | 1/2000 | f/4 ou ISO 100 | 1/4000 | f/2.8 - Ainda estamos em EV 15 ou Sunny 16.

O importante é manter a mesma relação, podendo-se mudar as variáveis de ISO, velocidade e abertura como preferir, vai depender do que o fotógrafo precisa no momento (velocidade, menor ou maior DOF, luz disponível etc).

O EV (Exposure Value - Valor de Exposição) tem valores maiores/positivos quando a incidência/refletividade da cena é maior ou valores menores/negativos quando ocorre o oposto.

Ou seja, EV 14 é um ponto de luz mais escuro que EV 15 e EV 16 um ponto de luz mais claro.

Quando estou ao ar livre e saio de uma área aberta para uma área de meia sombra, normalmente uso EV 14 ou EV 13. Quando estou na praia, devido a maior refletividade da areia e da água uso EV 16 ou 17.

A forma como vou configurar este EV vai depender do que preciso para o momento, por exemplo, fui para sombra e caiu para EV 13, posso usar:

ISO 100 | 1/250 | f/5.6 - EV 13

Mas Armando, a velocidade é baixa, quero congelar meu filho correndo neste mesmo cenário de sombra... vamos tentar 1/1000, nem sempre congela...  :shock:  preciso compensar na abertura e ISO


ISO 200 | 1/1000 | F/4 - EV 13

Ou ainda, quero um DOF mais curto, vou de:

ISO 100 | 1/1000 | f/2.8 - EV 13

Não congelou, mais velocidade!!!

ISO 200 | 1/2000 | f/2.8 - EV 13

Vou deixar uma tabela que serviu de orientação para mim mas o ideal é treinar os olhos, errando e acertando, depois disso acredito que você não vai usar mais os modos de prioridade de abertura ou velocidade, ou o modo "P" de profissional do Ken Rockwell....  :hysterical: , vai ter mais prazer em estar no controle da fotografia e não a câmera fazendo isso por você.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Valor_de_exposi%C3%A7%C3%A3o


Desculpem-me fugir tanto do tópico, não vejo isso como obrigatório mas muita gente não sabe a relação básica de fotografia, gente com mais de 20.000 de equipamento que só usa no automático, qual a graça disso? Mesma coisa flash, só uso manual, mas é outro assunto... rsrsrsrs  :ok:

Abraços fraternos meus caros, espero ter ajudado;




Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #141 Online: 09 de Outubro de 2014, 10:50:12
Essas dicas do Armando e do Silvano mereciam um tópico à parte   :clap:


Bruno Souto

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 319
Resposta #142 Online: 09 de Outubro de 2014, 12:42:46
Acompanhando...
Canon EOS 6D user


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.511
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #143 Online: 09 de Outubro de 2014, 15:07:11
a conversa já descambou pra outro lado, mas voltando ao assunto principal do post, http://www.proxxima.com.br/home/criacao/2014/10/07/Com-filmes-digitais-Canon-conta-historias-de-seus-clientes.html

infelizmente, com a internet que tenho, ainda não consegui ver o site interativo... humpf!


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #144 Online: 10 de Outubro de 2014, 21:06:19
Essa foi boa rsrsrsrssrsr

Director Featured in Canon Ad Says He Used Sony, Tells Canon to Get ‘Its Facts Right’
Published on October 10, 2014 by Michael Zhang

Update: Canon tells us that “The ‘Director’ spot bears no relation to the individual profiled in this story,” and that it is “a completely fictional character.”

Canon’s big “See Impossible” marketing push has received quite a bit of mockery from the creative community, as people hoped for more from the hyped-up countdown than an ad campaign and a couple of inspirational videos.

There’s also a new development that hurts Canon’s efforts even more: it turns out that one of the two people featured by Canon didn’t actually shoot with Canon, and he’s calling the company out on it.

The video above is simply titled “Director,” and is one of two videos released in the campaign (the other is called “Writer“). While no names and specific details are mentioned in the spot, it’s pretty clear that it’s based on the journey of Uruguayan film director Fede Alvarez.

Alvarez was an unknown aspiring filmmaker back in 2009 when he released a short film titled Ataque de Pánico! (“Panic Attack!” in English) on YouTube:

The video racked up millions of views and a great deal of press attention. Alvarez was soon offered $30 million by Hollywood to direct a full-length movie. (He says, “I uploaded Panic Attack! on a Thursday and on Monday my inbox was totally full of e-mails from Hollywood studios.”)

He has since gone on to become a director of Hollywood films (he wrote and directed the 2013 Evil Dead remake), and “Panic Attack!” is now cited as a pioneering example of how the Internet can help Hollywood discover emerging talent.

Given the striking similarities between Canon’s advertisement and Alvarez’s life, it seems clear that the former is based on the latter. Even Alvarez thinks so, but he isn’t too happy with the ad. The director publicly commented on the YouTube video saying that he didn’t use Canon’s equipment to launch his career:

"I actually used a Sony camera to shoot "Panic Attack"... Get your facts right Canon."

Oops. Looks like Canon should have chosen a different director’s life to base their ad on.
D600 - E-M10


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #145 Online: 10 de Outubro de 2014, 21:12:47

Sem fugir do tópico e bem resumido, eu parto do princípio de um dia de sol, em ambiente aberto, na referência da tabela - EV 15 em ISO 100 (base).

ISO 100 | 1/125 | f/16

Devido à difração mais presente no mundo digital eu compenso os pontos de luz na velocidade, abrindo o diafragma para f/5.6 ou f/8 (normalmente os picos de nitidez, o sweet spot de cada lente).

ISO 100 | 1/500 | f/8 ou ISO 100 | 1/1000 | f/5.6 - Ainda estamos em EV 15.

A fotometria ainda é a mesma, apenas mudamos as variantes, com lentes mais claras onde se precisa de mais velocidade ou maior abertura as possibilidades são grandes:

ISO 100 | 1/2000 | f/4 ou ISO 100 | 1/4000 | f/2.8 - Ainda estamos em EV 15 ou Sunny 16.

O importante é manter a mesma relação, podendo-se mudar as variáveis de ISO, velocidade e abertura como preferir, vai depender do que o fotógrafo precisa no momento (velocidade, menor ou maior DOF, luz disponível etc).

O EV (Exposure Value - Valor de Exposição) tem valores maiores/positivos quando a incidência/refletividade da cena é maior ou valores menores/negativos quando ocorre o oposto.

Ou seja, EV 14 é um ponto de luz mais escuro que EV 15 e EV 16 um ponto de luz mais claro.

Quando estou ao ar livre e saio de uma área aberta para uma área de meia sombra, normalmente uso EV 14 ou EV 13. Quando estou na praia, devido a maior refletividade da areia e da água uso EV 16 ou 17.

A forma como vou configurar este EV vai depender do que preciso para o momento, por exemplo, fui para sombra e caiu para EV 13, posso usar:

ISO 100 | 1/250 | f/5.6 - EV 13

Mas Armando, a velocidade é baixa, quero congelar meu filho correndo neste mesmo cenário de sombra... vamos tentar 1/1000, nem sempre congela...  :shock:  preciso compensar na abertura e ISO


ISO 200 | 1/1000 | F/4 - EV 13

Ou ainda, quero um DOF mais curto, vou de:

ISO 100 | 1/1000 | f/2.8 - EV 13

Não congelou, mais velocidade!!!

ISO 200 | 1/2000 | f/2.8 - EV 13

Vou deixar uma tabela que serviu de orientação para mim mas o ideal é treinar os olhos, errando e acertando, depois disso acredito que você não vai usar mais os modos de prioridade de abertura ou velocidade, ou o modo "P" de profissional do Ken Rockwell....  :hysterical: , vai ter mais prazer em estar no controle da fotografia e não a câmera fazendo isso por você.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Valor_de_exposi%C3%A7%C3%A3o


Desculpem-me fugir tanto do tópico, não vejo isso como obrigatório mas muita gente não sabe a relação básica de fotografia, gente com mais de 20.000 de equipamento que só usa no automático, qual a graça disso? Mesma coisa flash, só uso manual, mas é outro assunto... rsrsrsrs  :ok:

Abraços fraternos meus caros, espero ter ajudado;

Se eu parar para pensar nisso tudo eu paro de fotografar kkk
Ricardo Ghion


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #146 Online: 10 de Outubro de 2014, 22:50:21
Faz tempo que não vejo tantos decepcionados num mesmo tópico.  :hysterical:


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #147 Online: 11 de Outubro de 2014, 01:11:59
Se eu parar para pensar nisso tudo eu paro de fotografar kkk


Que nada, 3 giros do dial para esquerda ou direita... cada um 1 EV, parece complicado mas é bem simples.  :)
É como decorar algo, tabuada por exemplo, olha a cena é já pensa na fotometria antes mesmo de clicar, hoje eu não penso necessariamente no EV, mas na fotometria para a cena, não fico contando em qual EV está.
Abraço meu caro


Danilo Odilon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #148 Online: 11 de Outubro de 2014, 01:35:04
Cansei de ler na sétima página. .

Zuado ver tanta gente frustrada.... Se ta tão ruim vende os equips e troca de marca... Se isso vai resolver a fotografia de quem ta reclamando, bora trocar e ser feliz!

Do meu ponto de vista tem  exagero desnecessário nas reclamações, certeza que com boa vontade da pra contornar muitas coisas .. Mas vai de cada um, tem gente que simplesmente prefere nao fazer nada e, reclamar!rs

Boa noite ae!


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #149 Online: 11 de Outubro de 2014, 08:03:36


Do meu ponto de vista tem  exagero desnecessário nas reclamações

Quanto seria um exagero necessário?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube