Autor Tópico: Recuperar P&B antigas  (Lida 1746 vezes)

AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Online: 13 de Outubro de 2006, 15:21:17
Preciso recuperar cerca de 200 fotos p&b de um album muito antigo e o cliente tem urgência.

Procuro uma software que facilite este trabalho.

Se alguém conhecer, por favor, me avise.
AluiZio -


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2006, 15:31:58
Depende do grau de recuperação. Se for do nível que precise de clone, healing e atenção especial a certos detalhes, eu não sei.

Agora, se for questão de levels, color, contraste, etc. Photoshop usando actions.
Principalmente se as fotos precisarem de um ajuste bem similar.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2006, 15:40:47
Citar
Depende do grau de recuperação. Se for do nível que precise de clone, healing e atenção especial a certos detalhes, eu não sei.

Agora, se for questão de levels, color, contraste, etc. Photoshop usando actions.
Principalmente se as fotos precisarem de um ajuste bem similar.
Basicamente é para melhorar a visibilidade e colocar todas na mesma tonalidade de p&b, se possível.
Em seguida padronizar em um tamanho único (Fast Stone Resizer) e montar um cd ou dvd.
AluiZio -


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2006, 17:02:37
Muito fácil então se elas estiverem +- na mesma tonalidade já.

É só fazer um action com os seguintes passos:

1. Desaturate
2. Aplicar um levels, curves, contraste ou o que preferir pra melhorar a imagem.
3. Se quiser adicionar um leve sépia, ou quaquer duotone (opcional)
4. Image Size para o tamanho padrão desejado.
5. Um leve sharpen para compensar o resize

Depois de gravado, só aplicaro o batch na pasta, aguardar uns minutos e pronto.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2006, 17:11:21
Citar
Muito fácil então se elas estiverem +- na mesma tonalidade já.

É só fazer um action com os seguintes passos:

1. Desaturate
2. Aplicar um levels, curves, contraste ou o que preferir pra melhorar a imagem.
3. Se quiser adicionar um leve sépia, ou quaquer duotone (opcional)
4. Image Size para o tamanho padrão desejado.
5. Um leve sharpen para compensar o resize

Depois de gravado, só aplicaro o batch na pasta, aguardar uns minutos e pronto.
Desculpe, amigo, mas, eu sempreprocuro uam alternativa pronta pois não sei criar as actions.

De qualquer forma muito obrigao pela ajuda.
AluiZio -


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2006, 10:27:26
Ao invés de ficar procurando "Alternativas Prontas" é melhor e mais rápido aprender a usar o PS.
Os programas que conheço são pagos e não muito flexiveis e acredito que ficariam longe da agilidade e flexibilidade do PS.
Aloizio, a alternativa proposta pelo GMarigo é extremamente fácil, rápida e eficiente e flexivel e poderosa ao te permitir controle total.
Não vejo razão para procurar outra solução, salvo quase total desconhecimento   do PS. Se for este o caso deixe a preguiça de lado ou então ache um tempinho livre e aprenda a usar o PS, pois o que no ínicio parece perda de tempo logo se reverte em ganho de produtividade e qualidade. Aumentando com isso seu faturamento e economizando tempo, que no seu casso parece ser precioso.
Por favor não me ache indelicado, não é esta a minha intenção, mas veja: com o tempo que vc perdeu colocando esta mensagem, aguardando resposta, mais o tempo que vc vai ficar procurando e testando um programa que faça exatamente o que vc quer , vc aprende sozinho a fazer o que foi proposto pelo colega e no futuro este conhecimento vai render outros frutos.
Então, senta na frente do computador, acessa o Help do PS ou então um tutorial na internet, tem aos montes, que vc vai aprender facinho criar actions e colocar as imagens no tamanho adequado.
Hoje em dia saber usar um programa de manipulação (PS principalmente) é tão fundamental quanto saber manipular a máquina fotografica.

 
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2006, 12:27:27
Citar

Hoje em dia saber usar um programa de manipulação (PS principalmente) é tão fundamental quanto saber manipular a máquina fotografica.

 
Vou aceitar o conselho e procurar um tutorial em portugues.
AluiZio -


DavidBat

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2006, 11:44:42
Restauração é arte, photoshop é o pincel... sempre procure fazer com que seus clientes entendam que magia só no Harry Potter, perfeição e qualidade demanda trabalho, e Photoshop bem aplicado em restaurações é isso. . . trabalho.. arte... Pratique PS diariamente e seus clientes ficarão impressionados com o resultado, a pressa é inimiga da perfeição, com certeza.

Muito bom seu portfolio, parabéns!

Boa sorte!
« Última modificação: 15 de Outubro de 2006, 11:50:25 por DavidBat »


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #8 Online: 15 de Outubro de 2006, 18:29:02
Citar
Restauração é arte, photoshop é o pincel... sempre procure fazer com que seus clientes entendam que magia só no Harry Potter, perfeição e qualidade demanda trabalho, e Photoshop bem aplicado em restaurações é isso. . . trabalho.. arte... Pratique PS diariamente e seus clientes ficarão impressionados com o resultado, a pressa é inimiga da perfeição, com certeza.

Muito bom seu portfolio, parabéns!

Boa sorte!
Oi, pessoal,

Também tenho uma foto, muito antiga, do meu bisavo, que foi rasgada, colada com durex, e que perdeu a goma mas deixou a marca no meio da foto. Já procurei quem fizesse um trabalho de recuperação aqui no rio , mas não achei. Acho que tb não procurei nos lugares certos. Vc acha que, sozinho, com os tutoriais, clone, carimbo, etc, consigo fazer ? Qual a versão do Pps vc usa?

Abraços

 
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 15 de Outubro de 2006, 19:20:17
Citar
Citar
Restauração é arte, photoshop é o pincel... sempre procure fazer com que seus clientes entendam que magia só no Harry Potter, perfeição e qualidade demanda trabalho, e Photoshop bem aplicado em restaurações é isso. . . trabalho.. arte... Pratique PS diariamente e seus clientes ficarão impressionados com o resultado, a pressa é inimiga da perfeição, com certeza.

Muito bom seu portfolio, parabéns!

Boa sorte!
Oi, pessoal,

Também tenho uma foto, muito antiga, do meu bisavo, que foi rasgada, colada com durex, e que perdeu a goma mas deixou a marca no meio da foto. Já procurei quem fizesse um trabalho de recuperação aqui no rio , mas não achei. Acho que tb não procurei nos lugares certos. Vc acha que, sozinho, com os tutoriais, clone, carimbo, etc, consigo fazer ? Qual a versão do Pps vc usa?

Abraços
Dá uma olhada neste tópico. O Pictus postou um link de um e-book bem interessante sobre restauração de fotos, e acho que deve te ajudar.

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=7860

abraços! :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG