Autor Tópico: Frase  (Lida 3208 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 28 de Setembro de 2006, 17:16:52
Permitam-me chamar a atenção para um dos mais freqüentes erros que se comete quando se trata de fotografia: o erro de se classificar trabalhos de alto nível como profissionais, e usar o termo amador para transmitir a idéia de produção imatura e para desculpar fotografias pobres e detestáveis. Na realidade, quase todos os trabalhos de alto nível estão sendo feitos — sempre foram feitos — por aqueles que estão seguindo seu amor pela fotografia, e não meramente por razões financeiras. Como o nome subentende, o amador é aquele que trabalha por amor; e visto sob este ângulo, o erro da classificação popular fica totalmente aparente.

Alfred Stieglitz

-----------------------
Transcrito do site do Ricciardi www.ricciardi.eng.br


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2006, 17:25:08
Perfeita colocação!!!!  :thmbup:

E isso não vale só para fotografia...  
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2006, 21:09:05
Já tinha lido essa frase do Stieglitz. Ela faz bastante sentido, ainda hoje. Claro que ela não vale para tudo; imagine se fôssemos comparar um médico "profissional" e um médico "amador". Mas na fotografia, até o produto final do profissional e do amador são muito diferentes.

É fundamental entender que o profissional atua em função de um resultado ideal esperado, muitas vezes pretederminado por outros (clientes, diretores de arte) e não por ele mesmo. Já o amador tem a vantagem de poder atuar de acordo com o que lhe interessa e lhe agrada.

É muito mais fácil ter um bom resultado quando se tem um escopo mais amplo de possibilidades de atuação do que dentro de um roteiro.


Guga

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 423
Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2006, 10:05:09
Po, verdade...Boa colocação! Nunca tinha reparado isso!

Quase todos aqui, então, vão ser sempre amadores! Mesmo que sejam profissionais (como profissão, claro  :laughing: )!

Abraços!
« Última modificação: 29 de Setembro de 2006, 10:07:48 por Guga »
Gustavo Vasques
Rio de Janeiro - RJ
Canon Powershot A520
http://gvasques.multiply.com
http://www.fotolog.net/gvasques


AluiZio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
  • Sexo: Masculino
  • D800 105 1:2.8G ED 28~300 1:3.5-5.6 G 50 1:1.4D
    • https://www.flickr.com/photos/aluizioderizans/
Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2006, 22:43:25
ALELUIA!!!
« Última modificação: 29 de Setembro de 2006, 22:43:53 por AluiZio »
AluiZio -


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2006, 14:40:52
:clap:  :clap:  :clap:  Adorei Ivan!
"Film is not dead, it just smells funny."



LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2006, 10:14:19
Já conhecia esta idéia, embora não me lembre de ter lido propriamente a frase citada.
Justamente para evitar o senso-comum pejorativamente direcionado ao termo Amador é que me defino como um Entusiasta.

Não tenho o rigor, o equipamento e o controle de qualidade que um profissional precisa. Busco a qualidade que posso com o que tenho. Fotografo muito, fotografo porque gosto, fotografo porque quero mostrar algo às pessoas, fotografo com entusiasmo. Sou mesmo um entusiasta.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2006, 10:17:30
Bem, eu sou um amador. Não existe razão prática nenhuma para fotografar a não ser meu desejo de fazê-lo.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2006, 11:50:10
Citar
Bem, eu sou um amador. Não existe razão prática nenhuma para fotografar a não ser meu desejo de fazê-lo.
Interessante, já tinha visto a frase ou a idéia mas não conhecia o autor.

"Não existe razão prática nenhuma para fotografar a não ser meu desejo de fazê-lo."
Exatamente. Perfeito. Conseguiu expressar com exatidão meu sentimento. Acho que eu não conseguiria uma melhor definição.

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2006, 13:08:04
Citar
Bem, eu sou um amador. Não existe razão prática nenhuma para fotografar a não ser meu desejo de fazê-lo.
Ivan, permita-me provocá-lo um pouco, pois acho que a motivação para a fotografia rende assuntos muito interessantes. Dentro da maior parte das abordagens psicológicas, dizemos que nossas ações são determinadas; o que varia entre elas é onde está essa determinação. Ou seja, dizer que "eu faço isso porque gosto", na verdade é uma explicação que passa ao largo do que seria o real motivo para agirmos. De onde vem (ou para onde vai) o seu desejo de fotografar?


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 02 de Outubro de 2006, 13:40:08
Rodrigo:

As pessoas tendem a gostar das coisas que para elas são fáceis, mesmo quando propositalmente as fazem de forma difícil (é um difícil fácil, um colocar a vara em uma altura que sabe ser ultrapassável).

Tenho uma longa história ligada à forma. Desenho desde criança, provavelmente naquele tempo desenhava para ganhar afagos e elogios de meus pais e avôs, como toda criança. Isso criou talvez um "sucesso" pequeno, sucesso infantil, que com caracteristicas de imprinting criou uma tendência de desenhar, de lidar com forma, de interessar-me por artes plásticas, arquitetura. Da mesma forma, também creio por circunstãncias familiares (pai arquiteto e avô engenheiro), tornei-me mais ou menos adestrado em ciências exatas, em mecanismos, em funcionamentos. De certa maneira, a fotografia é uma junção do desenho com a tendência técnica, ao qual foi acrescido o aspecto oriundo da leitura no que tange ao drama e narrativa da cena.

A resposta: "Por que fotografo?", eu responderia: "Porque hoje tenho grande parte das formações necessárias para fazer isso com alguma facilicdade.". Por outro lado, isso mantido em um nível impreciso de exigência, isto é, sem necessidade de produzir esta ou aquela foto para vender e viver dela, permite-me brincar em um território vasto, interessante e sem compromisso".

Dizendo a coisa de forma mais gaiata: "Fotografo porque não sou fumante!" -risos. É um espaço de brincadeira e divertimento.

Já maduro, talvez a resposta certa seja: "inventamos aventuras para viver a vida"
« Última modificação: 02 de Outubro de 2006, 17:12:03 por Ivan de Almeida »


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Outubro de 2006, 14:16:56
Ivan, acho bastante interessante a sua resposta. Acho acertado ir além do "faço porque gosto" e procurar na história de vida, nas influências pessoais e nos erros e acertos os porquês daquilo que fazemos.

Gostaria de aproveitar estender a pergunta aos outros, também.  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 02 de Outubro de 2006, 17:11:32
Rodrigo:

Então vamos fazer o seguinte... E você? Por que fotografa? Por que fotografa e pensa na fotografia como pensa?


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #13 Online: 02 de Outubro de 2006, 17:26:49
Gostei do desafio... mas precisarei pensar por um tempo até formular uma resposta concisa.
Creio que já comecei a forjar a resposta no último post... mas ainda cabe algumas colocações.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 02 de Outubro de 2006, 17:34:38
Citar
Gostei do desafio... mas precisarei pensar por um tempo até formular uma resposta concisa.
Creio que já comecei a forjar a resposta no último post... mas ainda cabe algumas colocações.
Manda ver!